Buscar

Av de Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0249_AV_201301933244 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301933244 - DEISE LUCIA DE MEDEIROS
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 11/11/2014 14:20:06
	
	 1a Questão (Ref.: 201302602575)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Coordenação Pedagógica de uma escola de ensino fundamental está organizando o trabalho de apoio e suporte que deve oferecer para alunos incluídos na Educação Especial. Para tal, deve pensar nas adaptações que deverá oferecer para alunos com:
		
	 
	 deficiências físicas e mentais, sensoriais, com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
	
	 deficiências mentais.
	
	 transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
	
	deficiências físicas e sensoriais.
	
	 deficiências físicas e mentais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302068371)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades. Entretanto, Pietra, a outra professora- defende que ao nascer deficiente, independente do tempo histórico ou da sociedade, a pessoa está fadada à exclusão. Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia.
		
	 
	Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação.
	
	A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apóiem.
	
	A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de remédios cada vez mais potentes.
	
	Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades.
	
	Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado em função das incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302296456)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma escola inclusiva é aquela que:
		
	
	inclui o aluno com deficiência intelectual somente se ele se comportar adequadamente.
	 
	reestrutura-se para atender às necessidades decorrentes das diversas deficiências.
	
	acolhe alguns alunos, dependendo das suas necessidades.
	
	admite alguns alunos com deficiência apenas física.
	
	promove a inserção de alunos com deficiência nas salas de aula somente quando eles se encontram aptos para estudar com seus colegas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302068556)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inclusão do aluno cego no contexto da escola regular requer uma nova estruturação desse espaço. Assinale o conjunto de serviços, recursos e adaptações que devem ser oferecidos pela escola para facilitar o processo de ensino-aprendizado desse aluno:
		
	
	maquetes, LIBRAS, acesso ao Sistema Braille.
	 
	reglete, punção, acesso ao Sistema Braille.
	
	maquetes, LIBRAS, reglete.
	
	reglete, punção, cadeira de rodas.
	
	reglete, punção, LIBRAS.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302276559)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que:
		
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas.
	 
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados.
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida.
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física.
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302067936)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria possui um filho surdo e está em dúvida quanto à escolha da escola para ele. Atualmente, segundo a resolução nº 4 da Câmara de Educação Básica de novembro de 2009, a melhor orientação é:
		
	
	Frequentar somente as sala de recursos multifuncionais de uma escola pública.
	
	Frequentar somente a escola regular com as adaptações curriculares necessárias.
	
	Matrícula em escolas católicas voltadas para a campanha da fraternidade.
	
	Matrícula na Escola Especial para surdos, com garantia de transporte para seu filho.
	 
	A inclusão de seu filho em turma de uma escola regular com o acompanhamento pelo professor especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, no turno inverso.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302068851)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os anos 90 foram marcados pela adoção de políticas públicas voltadas para a valorização da diversidade e promoção de igualdade de oportunidades para as pessoas com necessidades educacionais especiais. Criaram o paradigma da inclusão educacional, mas ele reflete muito mais que uma ação educativa diferenciada. Ele reflete a inclusão social e democrática das pessoas com necessidades especiais na sociedade, com seus direitos assegurados legalmente. Discuta sobre a mudança de mentalidade a respeito da pessoa com uma deficiência diferenciando às épocas da Antiguidade e da Contemporaneidade.
		
	
Resposta: As pessoas que possuíssem alguma deficiência na antiguidade era considerada um peso morto, isto é, alguém que não seria capaz de produzir fisicamente e nem intelectualmente algo de útil à sociedade. A inclusão vem mostrar que todos são capazes de diversas produções não somente para a socidade em que vive, mas como qualquer pessoa normal estéticamente. A sociedade tem o seu papel de adequadação com essas pessoas e não o contrário como era visto bem antes da década de 90.
	
Gabarito:
Na antiguidade a pessoa deficiente não era sequer considerada humana e inexistia enquanto problema, porque era exterminada, exposta, abandonada ao relento até a morte ou criada pelos pobres e escravos, para ser explorada como pedinte.
Na contemporaneidade o deficiente é visto como uma pessoa dinâmica e com possibilidades de mudança, com direitos e deveres iguais aos das demais pessoas, com direito a oportunidades iguais do ponto de vista educacional e social.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302088258)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Rafael tem 7 anos de idade e foi trazido para um posto de saúde para avaliação neurológica por insistência da mãe que nunca considerou o filho normal¿. Desde que nasceu Rafael só gostava de ficar no berço e passava muitas horas observando o movimento repetitivo das hélices dos ventiladores de teto. Sua mãe ficava muito triste porque ele não olhava nos olhos e até hoje, não falava palavras claras e nem atendia pelo nome. Durante o atendimento com o médico, Pedro relutou em entrar no consultório, chorou muito ao ser examinado e ficava balançando os braços num movimento estereotipado que parecia imitar um pássaro. Muito ansiosos e parecendo amedrontado, ficava gritando e se escondendo atrás da roupa da mãe. A mãe já tinha tentado colocá-lonuma escola pública, mas ele não se adaptou porque não falava e nem interagia com as outras crianças. Até que a mãe soube da escola Vila Cruzeiro que recebia e fazia um trabalho diferenciado com crianças que apresentam necessidades educativas especiais. Ao procurar a escola, a mãe foi informada que toda a rede pública regular de educação deve estar preparada para receber alunos como Rafael e desenvolver um trabalho com ele, sua família e toda a comunidade chamado de Inclusão, mas esta escola, em si, não teria condições de recebê-lo porque não tem professores especializados em deficiência mental. A mãe procurou o Ministério Público de sua cidade e foi orientada a escrever uma carta utilizando um dos princípios da Declaração de Salamanca (1994) para fundamentar sua queixa.
Se você fosse ajudar essa mãe a escrever a carta, qual dos princípios abaixo poderia usar (escolha 1 princípio) e escreva um parágrafo em que usa a lei para exigir escolarização gratuita na rede regular para Rafael.
Princípios:
a)Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem;
b)Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas;
c) Sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades;
d) Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades;
e) Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos; além disso, tais escolas provêem uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de todo o sistema educacional.
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Escolheria o princípio: Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades.
Carta: Rafael precisa, antes de mais nada, ser observado pelos profissionais de educação e a partir disso, os profissionais devem tentar fazer um planejamento de como Rafael pode se beneficiar do espaço e das atividades educativas dentro de suas particularidades de desenvolvimento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302067903)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pedro nasceu a termo, mas em seu exame clínico dos primeiros minutos de vida foi considerado que ele teve uma anóxia durante o parto. O que vem a ser anóxia?
		
	
	Prematuridade
	
	Infecção causada pela instrumentação cirúrgica inadequada.
	 
	Falta de oxigênio em algum momento causando lesão cerebral.
	
	Sensibilidade à temperatura do centro cirúrgico.
	
	Problema muscular
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302068137)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marta é uma professora da educação infantil e está especialmente intrigada com Igor - um menino de 5 anos de idade que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com suas tarefas escolares, desenvolvimento intelectual acima do esperado para a sua faixa etária, e liderança sobre os seus colegas. Igor apresenta característica de qual condição que é tratada na Educação Inclusiva?
		
	
	Oligofrenia
	
	Transtorno de Personalidade
	
	Autismo
	
	Síndrome de Asperger
	 
	Altas Habilidades
	
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Continue navegando