A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Alfabetizao e Letramento porfolio 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

Claretiano
Pedagogia
Taís B. Insaurriaga
	
Alfabetização e Letramento
	
	
	
10 de Outubro de 2017
Descrição da atividade
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) A sociedade não precisa mais de alguém que traga a informação. Isso o computador pode fazer. No entanto, a sociedade precisa cada vez mais de um mestre que ensine a pensar, a resolver problemas, a produzir conhecimento” (CHARLOT, 2013). Os cursos de formação de professores estão preparando seus alunos para serem profissionais críticos e reflexivos?
2) Você acha que os alunos, nas escolas, estão percebendo um sentido para aprender? O que a escola pode fazer para que a leitura e a escrita adquiram esse sentido?
 
 Respostas:
1)Acredito que os cursos de formação de professores tentam da melhor forma possível, preparar seus alunos para serem profissionais críticos e reflexivos, porém muitas vezes é a prática, que os torna.
Ser professor não é uma tarefa fácil exige perseverança, força de vontade e acima de tudo ele deve amar o que faz, pois a cada dia aparece um desafio e um problema diferente em salas de aulas, e cabe ao professor tentar entende-lo e resolve-lo. Sabemos que ser professor é ter um grande compromisso, é passar conhecimentos e conteúdos, é ser um exemplo em sala de aula, tentando sempre entender as dificuldades dos alunos e ensinando á todos sem exclusões, por isso acredito que os cursos de formação tentam preparar um professor, com trabalhos reflexivos, estágios, palestras, porém somente a prática, de dar aulas todos os dias, que vão realmente formar esse aluno, tornando-o realmente um professor.
2) Acredito que há dois tipos de alunos nas escolas, aqueles que querem , gostam de aprender e percebem a importância do aprendizado e aqueles que não vêm razão para aprender e querem só brincar em salas de aulas. Por isso para que a leitura e a escrita adquiram um sentido para os alunos, acredito que as escolas devem promover atividades diversificadas, com palestras, cinemas, teatros e programas que mostrem o quanto é importante saber ler e escrever. 
A cada dia fica mais claro a importância da escrita no mundo, pois torna a pessoa um cidadão com direitos e deveres, possibilita na busca de um melhor emprego, auxilia na percepção das pessoas em relação ao mundo e faz com que todos se sintam incluídos na sociedade.
 O papel da escola é de ensinar, é de mostrar aos alunos a importância da escrita e da leitura, em um mundo que a cada dia tem mais avanços. Por isso é fundamental que ela junto com o professor mostre ao aluno sua importância.
Referencias
Site utilizado:
http://sga.claretiano.edu.br/ead/salavirtual/index.jsp
http://www.junior.te.pt/servlets/Gerais?P=Pais&ID=2436
http://ipp.org.br/main/index.php?option=com_content&view=article&id=103:a-importancia-da-leitura-para-o-entendimento-e-a-escrita-do-dia-a-dia-&catid=43:newsletter&Itemid=46