Buscar

3 VANTAGENS E DESVANTAGENS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. VANTAGENS E DESVANTAGEM
Por se tratar de um túnel de cerca de 1,5 a 2,5 metros de comprimento, a ressonância magnética não é indicada para pessoas que tenham claustrofobia. Além disso, o forte campo eletromagnético gerado pelo aparelho torna o exame contraindicado para pacientes com marca-passo e “clips” de aneurismas e exige que qualquer acessório metálico seja retirado antes de realiza-lo. Recomenda-se também que os indivíduos que irão passar por uma ressonância não utilizem maquiagens, pois estas podem conter metais em sua composição. Porém, os principais empecilhos para que a utilização desse método seja mais acessível são a disponibilidade restrita e o alto custo (1,2). 
Por outro lado, as principais vantagens da ressonância magnética se devem ao fato desta ser um método não invasivo e que, diferente da tomográfica computadorizada, não utiliza radiação ionizante, o que o torna seguro para mulheres em idade fértil, gestantes, crianças e para a realização de análises repetidas no mesmo individuo. Devido a sua alta acurácia e reprodutibilidade, a ressonância magnética é considerada o padrão-ouro para calibração de outros métodos. Além disso, por ser capaz de produzir imagens em alta definição, permite o estudo da atividade metabólica de órgãos e tecidos e da quantidade e distribuição da gordura corporal (1,2).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
1. JÚNIOR, E. A.; YAMASHITAB, H. Aspectos básicos de tomografia Aspectos básicos de tomografia. 23. ed. São Paulo: Rev Bras Psiquiatr , 2001.
2. MARTINS, C. Composição corporal e Função Muscular. Inst. C. Martins, 2009.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes