Buscar

DIREITOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que são direitos humanos?
A ONU define os direitos humanos como “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”. Os direitos humanos são, pois, garantidos internacionalmente, juridicamente protegidos e universais, porque baseados num sistema de valores comum. Centram-se na dignidade do ser humano, obrigando os Estados e agentes estaduais e protegendo indivíduos e grupos. Não podem ser suprimidos nem negados e são iguais e interdependentes: isto é, nenhum deles é mais importante que os demais e o gozo de qualquer um afeta o gozo dos restantes.
Qual a fundamentação dos direitos humanos?
A fundamentação dos Direitos Humanos teve sua solução com a aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada em 10 de dezembro de 1848 pela Assembléia-Geral das Nações Unidas. Mas atualmente existe uma crise dos fundamentos dos Direitos Humanos, e, o problema fundamental dos direitos do homem, hoje, não é tanto o de justificá-los, mas o de protegê-los. Trata-se de um problema não filosófico, mas político.
A fundamentação jusnaturalusta: A fundamentação jusnaturalista dos direitos humanos tem por base que tais direitos, antes de serem positivados nas Declarações de Direitos e nas Constituições, constituem verdadeiros direitos morais,
Intrinsecamente relacionados com a própria existência da humanidade e de seu desenvolvimento histórico, político, econômico e social. São direitos universais, válidos universalmente, inalienáveis, imprescritíveis, e, que garantem a dignidade do homem perante os demais e também sua autonomia, emancipação e liberdade frente ao poder do Estado.
A fundamentação histórica: A fundamentação histórica dos direitos humanos tem por base a assertiva que os direitos humanos manifestam-se e são variáveis e relativos a cada contexto histórico e de desenvolvimento da sociedade. Segundo o pensamento de Norberto BOBBIO[22], os direitos humanos são direitos históricos, e, foram conquistados ao longo dos tempos, a medida da evolução e necessidade da própria sociedade, daí o estudo e a teorização dos direitos humanos em direitos de primeira, segunda e terceira geração.Para os defensores da fundamentação histórica dos direitos humanos a temática específica dos mesmos estará fundada nos valores constituídos em uma comunidade histórica concreta, segundo fins que essa mesma comunidade pretende realizar. Os direitos assegurados e positivados seriam resultados de reivindicações e lutas pela afirmação dos mesmos e refletem o grau de desenvolvimento alcançado em determinada sociedade na afirmação de seus direitos enquanto cidadãos.
A fundamentação ética: Para a fundamentação ética dos direitos humanos tem-se como ponto de partida que a fundamentação dos mesmos não pode ser apenas jurídica, mas baseada em valores, em uma fundamentação ética ou axiológica. Nesta fundamentação, os direitos humanos aparecem como direitos morais como exigências éticas e direitos que os homens tem pelo fato de serem homens, e, portanto, com um direito igual a seu reconhecimento, proteção e garantia por parte do poder político e jurídico. Direitos esses iguais, obviamente embasados na propriedade comum de todos eles enquanto seres humanos e iguais independentemente de qualquer contingência histórica ou cultural, característica física ou intelectual, poder político ou classe social.
Origem e desenvolvimento dos direitos humanos
De acordo com Celso D. de Albuquerque MELLO, as origens dos Direitos Humanos têm constituído um ponto de discórdia entre os juristas, sendo que pode-se apontar uma classificação em três categorias:
A tese da origem política, sendo que os direitos humanos teriam surgido de uma vontade de protesto coletivo, uma vez que havia uma ameaça do arbítrio ou riscos de despotismo.
2- A tese de origem religiosa, segundo a qual os direitos do homem têm origem essencialmente religiosa, fundamentando-se no pensamento protestante reformado anglo-saxão desenvolvido no Novo Mundo, defendendo a separação da Igreja e do Estado e afirmando a liberdade de religião do indivíduo perante a autoridade política.
3- A tese que os direitos humanos tem uma origem histórica, meramente contingente, sendo que as primeiras formulações teóricas dos Direitos do Homem constituíram a expressão doutrinária dos direitos históricos dos colonos ingleses da América e um momento privilegiado da história de suas relações com a metrópole.
Sendo que dependendo da fundamentação que se dê aos mesmos, teria-se uma origem diferenciada, como na fundamentação jusnaturalista, onde os direitos humanos são atemporais, universalmente válidos, ditados pela razão, e fazem parte da natureza humana, existindo desde a mesma. Na concepção histórica dos direitos humanos, tem-se que os mesmos são frutos de determinado momento histórico, político e econômico-social de desenvolvimento da humanidade e positivados nos ordenamentos jurídicos através de reivindicações e lutas. O problema da origem dos direitos humanos está atrelado ao problema de sua fundamentação. De acordo com a fundamentação aludida aos mesmos, teríamos uma explicação de sua origem, desenvolvimento, afirmação e aplicação.
 Direitos humanos de primeira, segunda e terceira geração: 
 
Os direitos fundamentais não surgiram simultaneamente, mas em períodos distintos conforme a demanda de cada época, tendo esta consagração progressiva e sequencial nos textos constitucionais dado origem à classificação em gerações. Como o surgimento de novas gerações não ocasionou a extinção das anteriores, há quem prefira o termo dimensão por não ter ocorrido uma sucessão desses direitos: atualmente todos eles coexistem.
Os direitos fundamentais de primeira dimensão são os ligados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado, seu principal destinatário.
Ligados ao valor igualdade, os direitos fundamentais de segunda dimensão são os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.
Os direitos fundamentais de terceira geração, ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação. São direitos transindividuais, em rol exemplificativo, destinados à proteção do gênero humano.
Considerações finais:
Os Direitos Humanos podem ser definidos como o conjunto de princípios e de normas fundamentadas no reconhecimento da dignidade inerente a todos os seres humanos e que visam assegurar o seu respeito universal e efetivo.

Outros materiais