Buscar

Avaliação A1 - Liderança de Equipes - 2020.1 - padrão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO:
	Administração e Contabilidade
	Sissiliana Vilchez
	
	
	
	
	TURMA:
	CSA0201M
	VISTO DO COORDENADOR
	PROVA
	TRAB.
	GRAU
	RUBRICA DO PROFESSOR
	DISCIPLINA:
	Liderança de Equipes
	AVLIAÇÃO REFERENTE:
	A1 ☐x
	A2 ☐
	A3 ☐
	PROFESSOR:
	Eduardo Nogueira Rocha
	MATRÍCULA: 
	10102522
	Nº NA ATA:
	
	DATA:
	13/04/2020
	 NOME DO ALUNO:
	Eliane da Silva Honório
	UNIDADE:
	CLASSROOM 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1. Clareza e coerência na apresentação da escrita;
2. Escrita e atendimento a norma culta;
3. Correlação teoria prática;
4. Aplicação do conteúdo visto;
5. Domínio do conteúdo.
6. A atividade deverá ser feita individualmente.
7. A atividade deverá ser enviada pelo Classroom até o dia 13/04/2020 às 22:00 horas.
8. A atividade terá nota máxima de 8,0 pontos. Os outros 2,0 pontos serão referentes à APS1.
Aluno(a) Eliane da Silva Honório
		 
1. Gerente x líder
No site da empresa Meta Consultoria, que você pode acessar pelo link abaixo, tem uma matéria chamada “Liderança x Gerência: Entenda as principais características que diferenciam um líder eficaz de um gerente comum” que explica as principais diferenças entre o Líder e o Gerente. Nos vídeos 1 e 2 do Waldez Ludwig, em sua entrevista no “Programa Sem Censura” ele fala do gerente como um capataz que gosta de controlar as pessoas e que que as empresas modernas buscam os líderes. Com base no site da Meta Consultoria, nos vídeos do Waldez e no que foi falado em sala de aula, explique as principais diferenças entre o Líder e o Gerente e depois faça um paralelo entre os dois, mostrando 10 características de cada que os diferenciam na arte de lidar com as pessoas.
Resposta.
Líder👉Tem a capacidade de inspirar pessoas criando visão para que os seus funcionários admirem e façam seu trabalho correto, com alegria e vontade e determinação, fazendo assim a empresa que lidera crescer e ampliar o engajamento de seus colaboradores.
Gerente👉Sua habilidade é mandar, seguir o planejamento feito pela empresa para que nada fuja do seu controle e cumpre regras, o gerente manda e os funcionários obedece, assim dessa forma de gerenciar sua equipe acaba tendo medo e faz suas atividades sobre pressão, o gerente tem por fim de punir sua equipe e ele acaba não tendo um resultado que espera.
https://www.metaconsultoria.com/2019/10/02/lideranca-x-gerencia-entenda-as-principais-caracteristicas-que-diferenciam-um-lider-eficaz-de-um-gerente-comum/?gclid=Cj0KCQjw1Iv0BRDaARIsAGTWD1vkjWCOsdGN22YO9LPUwzde5HRbS0McSGpePoC6_xGIxH71oQnJBAEaApRDEALw_wcB
https://www.youtube.com/watch?v=uyMY2uo-iqQ&t=4s
https://www.youtube.com/watch?v=_ixT4MSxjmE&t=246s
2. Teorias comportamentais
Como vimos nos nossos estudos, as teorias comportamentais de Liderança buscaram identificar os tipos de comportamentos de maior impacto no aumento da eficácia do desempenho dos seus seguidores. Os estudos sobre Liderança Comportamental estão voltados para compreender o modo como as pessoas lideram suas equipes, suas técnicas de administração, dentre outras características.
A) Um dos primeiros estudos sobre o comportamento de liderança foi coordenado por Lewis, que identificou três estilos básicos. Pesquise o site a seguir para complementar o que vimos em sala de aula e responda quais são esses três estilos, descrevendo quais as características de cada um.
https://www.ibccoaching.com.br/portal/conhecendo-o-conceito-de-lideranca-comportamental-e-sua-aplicacao/
Resposta 
Estilo Autocrático 👉 Ele é centralizado, prefere ser responsável pelas decisões estratégicas da companhia ou de sua organização, não aceita sugestão ou conselho, dos demais membros da equipe.
Estilo Democrático 👉 Encorajar e ajudar a tomar decisões de grupo em todas as atividades, incentiva a realização dos planos e alcançar dos objetivos, ele deixa a direção do trabalho a escolha do grupo.
Estilo Laissez-faire ou Deixa de Fazer 👉característica é abordagem de não intervenção do líder profissionais encarregados da tomada de decisão, responsabilidade do líder e indivíduos capacitados e autônomos liberdade para os funcionários tomarem decisões, de acordo, claro, com as delimitações dadas pelo líder da equipe.
B) Em 1964 Blake e Mouton, pesquisadores da Universidade de Ohio, desenvolveram um programa de treinamento e desenvolvimento gerencial conhecido pelo nome de Grid Gerencial. Façam uma comparação desse modelo com os estilos identificados na questão anterior.
Resposta
Grid Gerencial 👉 O líder pode dar muita ênfase para as tarefas e pouca para pessoas. O ritmo de trabalho é confortável. As necessidades de trabalho e a manutenção da moral das pessoas em nível satisfatório.
Uso do menor esforço na realização do trabalho, eficiência do trabalho.
Os Estilos de hoje como o Autocrático, Democrático e Laissez-faire, tem objetivos de liderança como tomada de decisões, organizar sua equipe, aceita sugestão, encoraja seus colaboradores e faz deles um profissional.
3. Teoria da Liderança Situacional
A liderança situacional de Hersey e Blanchard (1977) é uma teoria contingencial cujo o foco está voltado para os seguidores. Segundo essa teoria o líder deve se comportar de acordo com as necessidades do grupo, a maturidade dos funcionários e as necessidades da produção. No modelo visto na aula, conforme unidade 2, existem quatro quadrantes: E1, E2, E3 e E4, nos quais os colabores de uma equipe de enquadram, de acordo com sua maturidade.
Você é um líder de uma empresa e tem quatro funcionários com o seguinte perfil de maturidade: 
· João – Já está na empresa há algum tempo, já passou por diversos treinamentos, já sabe bem o que fazer, mas ainda está um pouco inseguro quanto a suas tarefas e precisa ainda de alguém para lhe ajudar a tomar certas decisões.
· Maria – acabou de entrar na empresa e é uma funcionária com pouca experiência na função. Ela ainda está se adaptando à cultura da empresa.
· Paulo – é um jovem rapaz que entrou na empresa há alguns meses, já passou pelos primeiros treinamentos, já entendeu a cultura da empresa, mas ainda precisa de muito treinamento para aprender sua função.
· Renato – Já está na empresa há alguns anos, já passou por todos os treinamentos e sabe o que fazer. Tem um perfil muito proativo e até já ajuda aos colegas nas suas funções.
Diante do exposto acima, de acordo com a Teoria Situacional, relacione os nomes dos quatro funcionários com os quadrantes (E1, E2, E3 e E4), conforme o grau de maturidade de cada um e estabeleça um pequeno plano de trabalho para você lidar com cada um ao longo de uma semana de trabalho (explique como você vai atuar com cada um em termos de direção e apoio).
Resposta.
Renato como E1, ele já tem todos os treinamentos e desenvolvimento nas atividades para ensinar João, Maria e Paulo.
João como E2, um funcionário que já conhece alguns procedimentos da empresa e precisa de mais uns treinamentos para atender os requisitos da empresas.
Paulo como E3, pelo desenvolvimento que ele teve em pouco tempo dentro da empresa.
Maria como E4, pelo fato de ter iniciado a pouco tempo na empresa, ela precisa de muito treinamento para chegar no perfil da presa.

Outros materiais