Buscar

caso clinico av2


Continue navegando


Prévia do material em texto

Dentro da abordagem da Gestalt-terapia, que visa o aqui e agora e tem com objetivo a awareness (consciência de si e a consciência perceptiva), analisamos o caso clinico da Fabiana, que cujo texto, procurou um psicólogo em razões de sintomas que a acometem há cerca de 10 anos.
Inicialmente buscaríamos mais informações sobre o seu caso, como saber se ela já procurou ajuda antes, devido ao fato do tempo em que ela vem sofrendo com os sintomas relatados (10 anos), quando exatamente ela começou a sentir esses sintomas, o que aconteceu há 10 anos, como estava a sua vida, sua rotina. Pediria que ela relatasse mais sobre a dinâmica de relacionamento que tem com os seus filhos e marido, mais informações da mãe e do pai, dos irmãos e do seu relacionamento com eles.
Uma questão importante a ser aprofundada, seria a tentativa de abuso sexual, pois no texto ela fala superficialmente do acontecido, saber como ela lidou com isso na época, o que de fato aconteceu. Averiguar os motivos pelo qual não aceitou inicialmente a gravidez e em qual momento os sintomas acontece ,quando, como e na presença de quem. 
Em consequência aos sinais relados como: taquicardia, dores no peito, respiração ofegante, tremores, transpiração excessiva, medo de morrer e ficar louca, seria uma hipótese diagnostica o transtorno de ansiedade, mais especificamente Síndrome do Pânico. Esses sintomas são os aspectos que mais chamam a nossa atenção, devido ao sofrimento que causa para a cliente deixando a reclusa e distante das pessoas. 
O atendimento clínico a ser feito a luz da teoria Gestáltica, seria ajudar Fabiana a entrar mais em contato com suas sensações e sentimentos, utilizando os métodos disponíveis, como a relação dialógica e algumas técnicas para ampliação da awareness (dar-se-conta) buscando a expansão da consciência dela sobre seu próprio funcionamento, identificando como se interrompe no seu processo de contato consigo e com o mundo. Gradualmente voltar às percepções das sensações presentes, para que uma necessidade genuína se torne clara, para sua realização. Por se tratar de um transtorno de ansiedade e o mesmo ser considerado grave, pelo sofrimento causado geralmente dramático imposto pelo Pânico, a indicação para o tratamento juntamente com um psiquiatra seria importante, a fim de ajudar a aliviar seus sintomas através da medicação.