Buscar

1153470 Taciana Relatório 1 2 1036900

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
TACIANA DE PAULA CANDIDO, 1153470, TURMA 02/2016
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL
CURITIBA
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
TACIANA DE PAULA CANDIDO, 1153470, TURMA 02/2016
MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO
Memorial Reflexivo de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.	Comment by Rosmary Dondé: VERIFICAR NORMAS ABNT
CURITIBA	Comment by Rosmary Dondé: A CIDADE QUE DEVE CONSTAR NO TRABALHO É A DE ORIGEM E NÃO A DA UNINTER.
2018
a) Introdução: Contextualização do local de estágio 
Este Memorial Reflexivo apresenta o processo de realização do estágio supervisionado Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal “João Barbalho”. Esta escola está localizada na rua Coronel Carlos Caiafa, numero1280, no bairro Vila Nova, município de Campos Gerais, MG.
A escola apresenta estrutura física em bom estado de conservação, possuindo 15 salas de aula, 1 biblioteca, não possui quadra poliesportiva, 1 refeitório, 1 cozinha. A referida escola atende alunos desde a educação infantil até o ensino fundamental I e ensino fundamental II. Possui 400 alunos divididos em 2 turnos, sendo eles matutino e vespertino.
O estágio em questão foi realizado no período de 06-03-2018 a 17-04-2018 , onde foi possível participar de aulas e conhecer um pouco da rotina diária dos professores e alunos.
Durante este período, estagiei na sala da professora Beatriz de Cássia Aureliano, ela leciona para 19 alunos do 2o ano do ensino fundamental. A professora opta pela organização das carteiras em fileiras, colocando os alunos de frente para o quadro negro.
A sala não conta com alunos de inclusão escolar, porém a escola é uma escola inclusiva.
A professora trabalha com os alunos um modo tradicional de ensino, ela faz uso de giz e quadro negro, bem como cartazes explicativos. Os alunos são colocados em contato com livros didático e realizam as atividades sobre a supervisão e auxílio da professora.
Pude perceber que a sala é tranqüila e a professora apresenta domínio de tudo o que acontece dentro da sala de aula, porém o trabalho de cada aluno é individual, ou seja, não há a ajuda de um aluno ao outro de modo enérgico, talvez por conta do modo de disposição das carteiras dentro de sala de aula que pode dificultar essa interação.
b) Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa
	
	Durante meu estágio pude perceber o quão dinâmica é a rotina dentro de uma sala de aula. Através da ajuda com as atividades vi o quanto os alunos necessitam de atenção.
	Por se tratar de uma série onde muitos alunos ainda não conseguem ler e compreender o que é lido minha participação nas atividades foi bastante solicitada. Pude orientar e ajudar os alunos em suas atividades diárias e assim exercer um pouco da função da professora em sala de aula.
	Durante todo o período estagiado, percebi que os alunos têm no professor o espelho a ser seguida, prova disso é a atenção e a importância que os alunos dão para a opinião de sua professora.
	Durante o período de estágio dediquei parte do tempo para leitura do Projeto Pedagógico da escola e a partir da compreensão do mesmo foi possível perceber que descreve as prioridades e as necessidades escolares do ponto de vista pedagógico.
	Através da análise do Projeto Pedagógico da escola, foi possível compreender que a escola se preocupa com a formação de cidadãos de espírito crítico participativo e que além de se preocupar com a formação de cidadãos prioriza aqueles alunos que apresentam baixo desempenho diante das necessidades acadêmicas.
	A escola aborda a educação como elemento primordial para a construção do cidadão, abrange que a função da escola e construir e moldar caminhos que possam mostrar aos seus alunos a necessidade da atuação de cidadãos de bem que preservem o bem comum, respeitem o próximo e a sim mesmo.
	Pude compreender também, que a escola coloca o professor como o instrumento pelo qual a moldagem dos alunos será realizada. Compreendi que a relação do professor para com a escola e seus alunos é ferramenta primordial para o desenvolvimento da escola como um todo. 
	Percebi que a professora do 2o ano busca trabalhar dentro dos princípios norteadores da escola e que assim ela consegue colocar os alunos em um patamar de igualdade em tratamento e condições de ensino e aprendizagem dentro da escola.
	O modo com o qual a professora conduz as aulas faz com que os alunos possam interagir e aprender. Ela faz uso de músicas e jogos como material dourado, para ensinar e facilitar a aprendizagem de seus alunos. 
Como a sala tem alunos que apresentam rendimento escolar mais baixo, passei a acompanhar estes alunos e a auxiliá-los durante a realização de suas atividades. Enquanto acompanhava eu a auxiliava nas diversas atividades e assim podia interagir de modo mais efetivo com os alunos, percebendo que a metodologia que abordava, adotando uma aula tradicional, porém, com o uso do lúdico facilitava a compreensão dos alunos.
	Como a sala tem alunos que apresentam rendimento escolar mais baixo, passei a acompanhar estes alunos e a auxiliá-los durante a realização de suas atividades.
	Percebi que a professora trata os alunos com cordialidade e não se importa em repetir as explicações da matéria lecionada. A disposição da professora para com os alunos facilita o trabalho e aumenta o interesse dos estudantes pelo que lhes é transferido e isso foi o ponto que mais despertou minha atenção diante da postura da professora.
	Pude acompanhar também durante este período estagiando, alguns recreios. Onde os alunos brincam e interagem de forma livre, mas sempre com a supervisão de funcionários da escola que acompanham tudo de perto.
	Procurei fazer deste estágio uma experiência única que pudesse proporcionar experiência e me fizesse analisar o dia a dia de uma sala de aula como um todo, inserindo no contexto escolar todas as experiências vividas ao longo do conhecimento adquirido em sala de aula. 
Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso pude estabelecer conexões e relações entre pode-se dizer o estágio é uma etapa relevante na vida do acadêmico, pois ele funciona como um experimento na vida do futuro profissional, onde trabalhará com aprimoramento do educando como ser humano. Conhecendo o cotidiano e a dinâmica de uma sala de aula nas diversas áreas do conhecimento de um professor faz com que a atuação profissional possa ser algo mais simples e dinâmico na interação professor/aluno.
c) A realização da docência: os desafios de aprender a ser professor (a) 
	Para a docência em sala de aula contei com a ajuda da professora com a escolha do tema e das atividades a serem realizadas. Escolhi o tema leitura e interpretação, pois observei que é uma questão que necessita de bastante atenção. Juntamente com a professora fiz a seleção de um texto trabalhai a leitura e a compreensão deste texto.
	Fiz o plano de aula com base no que havia observado durante os dias de estágio, buscando colocar as atividades de acordo com a proposta que a professora passou. Para chegar a um plano que atendesse as necessidades dos alunos, pesquisei muitos textos e li bastante sobre o tema, assim guiei meus passos para dar aula par os alunos estando ciente de tudo que eu iria transmitir a eles.
	Optei pela abordagem direta, usando a metodologia de exposição para com os alunos. Inicialmente realizei a leitura individual da história, depois em grupo e em seguida iniciamos uma conversa sobre o que o texto contava. Usando materiais didáticos como folhas, caderno, lápis, livro.
	Depois desta etapa passamos para a compreensão do texto, onde foram abordadas questões que estavam evidenciadas na história contada. Os alunos gostaram da história e foram participativos.
	Alguns alunos apresentaram dificuldadeem resolver as questões e fazer as atividades, porém todos conseguiram realizar o que foi proposto.
	A maior dificuldade em colocar o plano de aula elaborado em prática remete-se ao domínio da sala, manter os alunos focados no que era transmitido configurou uma das maiores dificuldades.
	Fiquei bastante satisfeita com minha experiência na docência, meu plano foi colocado em prática, os materiais didáticos que planejei usar foram usados sem necessidade de nenhuma intervenção.
	Pude perceber que os alunos interagiram bastante e gostaram da história, querendo que outra fosse contada em seguida, o que me deixou bastante contente, configurando um dos pontos positivos de minha experiência.
	
	
d) Conclusões: dificuldades e superações
Depois de concluída mais esta etapa de minha formação sinto que a cada estágio que realizo, adquiro novos conhecimentos, vejo que a educação é algo vivo, palpitante e também em constante mudança e evolução.
Percebo também a grande responsabilidade que tem um professor. Ele têm, sem dúvida, uma influência direta sobre seus alunos, a partir de suas atitudes, crenças religiosas e políticas. Essas influências, algumas vezes podem acontecer sem que o professor perceba.
 	Acredito que essa versatilidade na vida de um professor possibilite á ele uma vivência maior de mundo dentro do contexto escolar. Estar ciente desta responsabilidade é um dos maiores desafios que um professor pode ter em sua experiência profissional. Adequar-se aos novos modos do sistema educacional e formar cidadãos são coisas que colocam qualquer professor em plena atividade um pouco estático e pensativo.
Com mais este estágio acredito cada dia mais na importância e na necessidade de um professor competente em sala de aula e que escolhi a profissão certa.
e) Referências 
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.	Comment by Rosmary Dondé: VERIFICAR NORMAS ABNT
	MODELO DE PLANO DE AULA – ENSINO FUNDAMENTAL 
IDENTIFICAÇÃO 
Estagiário (a): Taciana 
Escola: Escola Municipal “João Barbalho” 
Componente curricular: Língua Portuguesa
Turma: 2o ano do ensino fundamental 
CONTEÚDO 
Leitura e interpretação de texto.
OBJETIVOS 
Compreender a leitura e transmitir o que a história contada nos diz.
MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS 
Livro de histórias infantis, caderno, lápis, borracha, folha de textos e questões.
SÍNTESE DO ASSUNTO 
A aula foi baseada no texto de Sara Conn Bryan intitulada “A Margaridinha Branca”. Foi preparada com base no material disposto pelo portal do professor que está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37423
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO 
Inicialmente os alunos serão colocados em duplas. Primeiro será realizada a leitura individual pela professora, depois os alunos farão a leitura. Iniciaremos uma conversa sobre o texto e em seguida serão distribuídas folhas com atividades referentes a história trabalhada.
REFERÊNCIAS 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37423, acesso em 21/03/2018.
ANEXOS 
  Margaridinha Branca
            Margaridinha  Branca dormia na sua casa, embaixo da terra. Um dia, bateram à sua porta:
            _ Toc... toc...toc... Margarida, sou a Chuva! Quero entrar na sua casa!
            _ Não, não, Dona Chuva. Vou ficar toda molhada;
            A Chuva foi-se embora. A  Margaridinha  continuou dormindo. Passou o tempo. Bateram outra vez à sua porta:
            - Chu... Chu...chu... Margarida, sou o Vento! Quero entrar na sua casa!
            _ Não, não Senhor Vento. Vou ficar despenteada!
            O Vento foi-se embora. A margaridinha continuou dormindo até ouvir outro barulho.
            - Flap... flap...flap.. Margarida, sou o Sol!Quero entrar na sua casa.
            _ Não, não, Senhor Sol. Vou ficar toda queimada.
            O Sol foi-se embora. A Margaridinha continuou o seu sono.
            Mas, um dia, ela escutou três vozes alegres:
            _ Toc...toc..chu..chu..flap..flap..Margarida somos  a Chuva, o Vento e o Sol! Viemos buscar você para ver a primavera!.
            A Chuva pegou  a  mão  direita da Margaridinha, o Sol pegou a mão esquerda, o Vento soprou de mansinho e... Ó maravilha! Margaridinha estava num jardim cheio de flores. As crianças e os pássaros cantavam:
            “ A  primavera chegou... A primavera chegou..”
Compreendendo o Texto
 Responda com atenção!
1- Onde ficava a casa da Margaridinha Branca?
2- Quem queria entrar na casa da Margaridinha Branca?
3- Porque a Margaridinha Branca não deixou a chuva entrar?
4- Porque a Margaridinha Branca não deixou o vento entrar na sua casa?
5-Porque a Margaridinha Branca não deixou o sol entrar na sua casa?
6- Onde o sol, a chuva e o vento levaram a Margaridinha Branca?
7- O que os pássaros e as crianças cantavam?
Faça um desenho bem bonito sobre o texto!

Continue navegando