Buscar

Prova e Respostas - Historia do Pensamento Geográfico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Formação de Professores
Departamento de Geografia
Professor: Astrogildo de França
1° Avaliação de Historia do Pensamento Geográfico
Questão 1- Em Moreira, Rui (2008) encontramos a definição de matriz como fundamento para a compreensão da formação do pensamento geográfico acadêmico. Apresente a definição feita pelo autor, a sua contraposição à noção de “escolas nacionais” e quais as repercussões da matriz francesa para a Geografia no Brasil.
Resposta da Questão 1: De acordo com o autor, as matrizes seriam pensamentos e teorias que parte de um mesmo núcleo comum, ou seja, desenvolvem seus discursos utilizando-se de métodos similares, e objetos de análise também similares com preocupações próximas, mas diferenciando-se pelas ideias pessoais de seus autores. Para Rui Moreira a ideia de matriz supera a das “escolas nacionais” por permitir que as ideias de pensadores da área deem continuidade os trabalhos anteriores, agregando ao que já foi produzido novos pensamentos e não sendo apenas meros reprodutores de um pensamento, além disso, as “escolas nacionais” forçam uma uniformização dando a entender que toda a produção intelectual está ligada a um único tema e que também estariam diretamente legadas ao Estado.
Provas do pensamento de Rui Moreira seriam por exemplo, Ratzel que apesar de ser extremamente nacionalista apenas tratava o Estado como parte de uma civilização e atentava seus estudos no “território(ligado principalmente ao contexto em que estava inserido) mas desenvolveu seus estudos em outras diversas áreas, tal como a sociologia e outras áreas dentro da própria geografia. E quando a LaBlache, ele era um pensador universal, que inicialmente trabalhou como historiador, desenvolvendo a partir dai suas diversas teorias na geografia. 
A matriz francesa foi trazida para o Brasil no momento da formação da geografia acadêmica nacional, os ideais franceses de regionalização, os métodos e analise foram postos em prática aqui através das missões francesas, que estavam envolvidas na fundação da USP e da UDN.
Questão 2- A ideia de ciência corresponde a uma determinada forma de organização da construção do conhecimento que começa se definir a partir da própria Modernidade, derivando, inclusive, a definição de Geografia Cientifica, distinguindo-a da Geografia enquanto forma de pensamento produzida até o século XVIII. Comente as distinções fundamentais entre essas duas Geografias e aponte os geógrafos entendidos como fundamentais na construção dessa Geografia Moderna ocidental.
Resposta da Questão 2: A geografia enquanto forma de pensamento existe desde a antiguidade, com cada civilização desenvolvendo suas formas de observação, porém esse pensamento não apresenta métodos bem definidos, com a chegada do século XVIII, e a ascensão do positivismo, a geografia enquanto pensamento estava passando pelo processo de institucionalização, e com forte influência do positivismo, houve a fragmentação da geografia em diversas áreas (geografia física: geologia, geomorfologia e geografia humana: geografia agraria e geografia urbana como exemplos), houve também a ideia que para que a geografia fosse considerada uma ciência real, ela deveria formular leis gerais, seguindo um padrão proposto pela física e matemática, porém houve o fracasso dessa abordagem, a geografia física conseguiu formular algumas leis, mas a humana não conseguiu seguir esse padrão, e a partir dai para que fosse ciência a geografia deveria definir seu objeto de estudo (o espaço) e ter uma tradição acadêmica, ou seja, a geografia enquanto pensamento permeia o imaginário de uma civilização como conhecimento comum, enquanto a Moderna é altamente institucionalizada e fragmentada.
Dos principais fundadores é possível citar Kant, que apesar de não se geógrafo de formação, contribuiu para a geografia dando a ela o método de classificação taxonômico. 
Karl Ritter em sua geografia geral criou as análises de paisagens enquanto Humboldt em sua teoria regional aprimorou os métodos propostos por Kant.
É necessário citar também LaBlache e Ratzel. LaBlache desenvolveu a regionalização através das comparações das paisagens pelo método da análise do relevo, clima e vegetação do local, LaBlache é considerado o fundador da matriz francesa.
Ratzel se preocupou com questões sobre o território, espaço vital (o território tem que ter para suprir as necessidades e requisitos para seu próprio crescimento), propôs que os diferentes níveis de civilização estariam ligados a forma como a civilização organiza-se dentro de seu território além das características do território.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando