Buscar

Apol 1 Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais E Gestão da Sustentabilidade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais
A bolsa de valores é um local, um ambiente de negociações, onde são negociados os ativos mobiliários das empresas de capital aberto.
Avalie as afirmativas a seguir e assinale a que indica somente afirmativas corretas em relação as Bolsas de Valores:
I – A bolsa de valores procura promover as negociações de forma transparente, líquida e segura.
II – A maioria dos negócios na bolsa de valores brasileira corresponde ao mercado de ações e em menor número as negociações no mercado de juros e moedas.
III – Na bolsa de valores brasileira são negociadas ações, commodities e fundos.
IV – Objetivando a maior transparência possível nas negociações, a bolsa oferece um canal de comunicação com os investidores, em que todos os participantes possuem as mesmas informações disponíveis.
V – A bolsa de valores brasileira é uma companhia privada de capital fechado, com fins lucrativos.
São corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV, somente.
Você acertou!
Alternativa A.
A alternativa II é incorreta, pois a maioria dos negócios na bolsa brasileira envolvem o mercado de juros e moedas. A alternativa V é incorreta, pois a BM&FBovespa é uma companhia privada de capital aberto. Aula 1, Tema 3, pág. 10 a 12.
	
	B
	I e II, somente.
	
	C
	I e III, somente.
	
	D
	III, IV e V, somente.
	
	E
	I, II, III e IV, somente.
Questão 2/5 - Gestão da Sustentabilidade
Em muitos de seus princípios, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (documento elaborado durante a Rio 92) – que reafirma a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) estabelece a necessidade imperativa da cooperação entre os Estados visando a preservação ambiental, equidade social e o crescimento econômico das diferentes nações.
Em uma avaliação das conjecturas atuais e considerando o assunto abordado em rota de aprendizagem, que desafios o direito ambiental tem para enfrentar na atualidade.  Em sua análise considere as colocações apresentadas pela UNEP – o programa da ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento:
(  ) A defasagem de tempo entre o entendimento das problemáticas ambientais e a criação de legislações de proteção;
(  ) Legislações ambientais desatualizadas e defasadas;
(  ) Falta de legislação ambiental adequada, sobretudo em países em desenvolvimento;
(  ) Capacidade insuficiente na aplicabilidade da legislação existente, principalmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F e V
	
	B
	F, F, F e F
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	V, V, V e V
Você acertou!
Aula 2, páginas 17 - A reposta para esta questão é a letra (d). No entanto, de acordo com a UNEP – o programa da ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o direito ambiental tem desafios para enfrentar. Podemos citar como exemplo (UNEP, 2016):
A defasagem de tempo entre o entendimento das problemáticas ambientais e a criação de legislações de proteção;
Legislações ambientais desatualizadas e defasadas;
Falta de legislação ambiental adequada, sobretudo em países em desenvolvimento;
Capacidade insuficiente na aplicabilidade da legislação existente, principalmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
	
	E
	F, V, V e V
Questão 3/5 - Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais
Os países emitem títulos de dívida em moeda interna e também emitem dívidas em moeda estrangeira. Quando o Brasil emite títulos de dívida em outra moeda, como o dólar, o país toma emprestado dólares e deverá pagar, no vencimento, também em dólares.
Assinale a alternativa que indica a nomenclatura correta desse tipo de dívida:
Nota: 20.0
	
	A
	Dívida Interna.
	
	B
	Ativos Livre de Risco.
	
	C
	Dívida Pública Interna.
	
	D
	Dívida Privada.
	
	E
	Dívida Externa.
Você acertou!
Alternativa E.
Aula 2, Tema 1, página 4 e 5.
Questão 4/5 - Gestão da Sustentabilidade
Sobre os princípios da Sustentabilidade, avalie as assertivas a seguir.
I. Os princípios que norteiam uma sociedade dita sustentável requerem a adoção de políticas públicas que vão de encontro com antigos dogmas capitalistas.
II. Para uma sociedade tradicional, o crescimento econômico e a industrialização, são compreendidos como sinônimos de desenvolvimento, no entanto, esta mesma visão desconsidera a finitude dos recursos naturais e privilegia a exploração da força trabalhista e a acumulação de capital.
III. O desenvolvimento sustentável é aquele que está integrado ao meio ambiente, com respeito à biodiversidade e a diversidade sociocultural de uma localidade além de promover o exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição igualitária de todas as riquezas.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	I, II e III.
Você acertou!
Todas as assertivas estão relacionadas aos princípios da Sustentabilidade, onde a construção de uma sociedade igualitária é um dos pilares. Devem-se levar em consideração, além dos aspectos ambientais, os aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais da sociedade em questão, respeitando os limites da natureza no que se refere a exploração dos recursos.
Aula 1, Tema 5, p. 20  23.
Questão 5/5 - Gestão da Sustentabilidade
SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente), uma estrutura político-administrativa que tem por função a proteção e melhoria da qualidade ambiental. O SISNAMA é formado pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público.
Identifique na estrutura do SISNAMA, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) o Órgão Superior, Órgão  Consultivo e Deliberativo e Órgão Executor nesta ordem.
Nota: 20.0
	
	A
	CONAMA, IBAMA e ICMBio
	
	B
	ICMBio; Seccionais e Locais:
	
	C
	Conselho de Governo; CONAMA e IBAMA
Você acertou!
Aula 2, páginas 11 e 12 - A reposta para esta questão é a letra (c). O SISNAMA é formado pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público. A estrutura do SISNAMA, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), é a seguinte: Órgão Superior: Conselho de Governo; Órgão Consultivo e Deliberativo: CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente; Órgão Central: Ministério do Meio Ambiente; Órgão Executor: IBAMA e ICMBio; Órgãos Seccionais: os dos estados responsáveis pela execução de programas. projetos e controle/fiscalização de atividades degradadoras do meio ambiente; Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais responsáveis pelo controle e fiscalização destas atividades, nas suas respectivas jurisdições.
	
	D
	IBAMA, Conselho de Governo e Seccionais
	
	E
	CONAMA, IBAMA e EIA;

Continue navegando