Buscar

Hidroginástica 139 slides completo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
HIDROGINÁSTICA
Prof. Ms. Ronaldo Celso de Abreu
*
*
A hidro através dos tempos
Conceitos Iniciais:
Histórico:
A palavra Hidroginástica vem do grego e significa “Ginástica na água”. Esta atividade aquática surgiu antes de Cristo. Hipócrates (460-375 A. C.) já utilizava banhos de contraste (água quente e fria) no tratamento de algumas doenças.
*
*
A hidro através dos tempos
Os romanos utilizavam a água com finalidades recreativas e curativas. Existiam quatro tipos de banhos:
FRIDARIUM: banho frio utilizado para fins recreativos;
TEPIDARIUM: banho com água morna, num ambiente com ar aquecido;
CALDARIUM: banho quente;
SUDATORIUM: um aposento saturado de ar úmido quente, a fim de causar a sudorese.
*
*
A hidro através dos tempos
Os gregos realizavam as caminhadas na água. Em 1697 (Inglaterra) Sir John Flayer, médico, arrendou terras e construiu piscinas compridas com água pelo joelho e pedras no fundo. Ele fazia caminhadas terapêuticas e segundo se sabe, com resultados positivos.
Em 1830, na Hungria, surgem os banhos em águas sulfurosas com exercícios de calistenia.
Mais tarde, médicos americanos (EUA) desenvolveram os primeiros programas de fisioterapia na água – Hidroterapia. Em 1903 foi aberto o primeiro centro de reabilitação na água, em Boston.
Ainda nos Estados Unidos, surgem mais tarde os programas para grupos de terceira idade (ACM).
*
*
A hidro através dos tempos
Hotéis começam a trabalhar com exercícios na água com fins recreativos (jogos) e logo depois os SPA adotam a Hidroginástica e incluem a atividade em seus programas.
Clubes e Academias introduzem a Hidroginástica gradativamente em seus programas. Nos clubes, através de programas recreativos, e nas academias, como aquecimento nas aulas de natação, até que finalmente a Hidroginástica conquistou seu espaço próprio.
*
*
A hidro através dos tempos
A Hidroginástica já é aplicada nos EUA há mais ou menos 50 anos e no Brasil chegou na década de 80.
No início houve uma grande controvérsia de nomes, que determinavam a atividade, tais como: Aquanástica, Hidroaeróbica, Aquaginástica, etc.
Porém, o nome que sem dúvida nenhuma define a atividade é “Hidroginástica”.
*
*
HIDROGINÁSTICA
HIDROGINÁSTICA: ''É toda atividade física espontânea e consciente executada na água, aproveitando suas qualidades e propriedades, visando complementar e aperfeiçoar o homem em todas as suas dimensões.'' (Roberto Pável).
Destacamos no conceito acima, as palavras qualidades e propriedades da água, como pontos diferenciais no trabalho de hidroginástica.
*
*
HIDROGINÁSTICA
 Pontos negativos da hidroginástica:
Refração - visão opaca e distorcida;
Não permite medição visível e controle exato;
Dispersão de calor;
Doenças transmissíveis;
Desconhecimento científico;
Não saber nadar (não irá usufruir todo o potencial dos movimentos no meio líquido);
Não desenvolve força pura.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Qualidades desenvolvidas e aprimoradas pelas atividades aquáticas.
 Divididas para melhor compreensão em:
Físicas (cardio-respiratórias, neuromusculares e motoras);
Psíquicas;
Sociais;
Recreativas;
Terapêuticas, e
Preventivas.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Densidade relativa (gravidade específica):
A densidade relativa de um objeto é a propriedade que determina se ele vai flutuar. É a relação entre a massa do objeto e a igual massa de volume de água deslocado.
Se este valor for maior que 1,0, o objeto afundará; se for menor que 1,0, o objeto flutuará. Se o valor for exatamente igual a 1,0, o objeto flutuará logo abaixo da superfície da água.
A gravidade específica também indica a porção do volume de um objeto que irá flutuar. Por exemplo, se uma pessoa em flutuação tem gravidade específica de 0,96, então 4% do corpo estará sobre a superfície da água e 96% abaixo.
Gravidade específica da massa gorda é 0,8, dos ossos é 1,5 e da massa magra é 1,0.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Flutuação:
A flutuação e a densidade relativa estão muito relacionadas. O princípio de Archimedes estabelece que quando um corpo está total ou parcialmente imerso em um fluído em repouso, ele experimenta um empuxo de baixo para cima igual ao volume de fluído deslocado.
A flutuação pode ser assistida (facilita qualquer movimento em direção a superfície da água), resistiva (dificulta qualquer movimento em direção contrária a superfície da água) e de suporte (serve como apoio para qualquer movimento).
*
*
HIDROGINÁSTICA
Resistência do fluído:
A resistência do movimento através de um fluido é causada pela fricção entre as moléculas do fluido, é conhecida com ''viscosidade''. Esta resistência é mínima e usualmente é ignorada quando o meio é o ar. Na água, esta resistência tende a reter o movimento, tornando-o mais difícil.
Na hidroginástica, devemos trabalhar no sentido de criar resistência na água. Para isto deve-se ter em mente os três tipos de resistência encontrados e saber como atuar para obter efeitos no movimento. São elas:
*
*
HIDROGINÁSTICA
Resistência do fluído:
Resistência de superfície - produzida pelo contato direto da água com o corpo;
Resistência de forma - é a oposição gerada pela área transversal do corpo imediatamente á frente do fluído;
Resistência de onda - também chamada de aspirador posterior.
Algumas formas de aumentar a resistência aos movimentos na água: aumento da velocidade do movimento (Lei do quadrado), aumentando a amplitude do movimento, aumentando a superfície de contato.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Pressão hidrostática:
''É a pressão que a água exerce sobre cada parte da superfície de um corpo submerso a uma dada profundidade'' (Lei de Pascal).
A pressão é exercida igualmente em todas as direções e é aumentada de acordo com: a densidade do líquido e a profundidade - quanto maior ela for, maior será a pressão exercida.
É responsável pela primeira contribuição observada nos praticantes de hidroginástica. Os benefícios iniciam imediatamente após a entrada na água, são eles:
Estimulação imediata da circulação periférica,
Aumento da resistência sobre a caixa torácica, fazendo com que o aparelho respiratório trabalhe mais, estando a água na altura dos ombros.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Durante os exercícios na água, o retorno venoso será facilitado e a resistência ao movimento dificultado, devido ao fato da pressão exercida ser aumentada nas regiões inferiores do corpo.
Deslocamento do volume sangüíneo periférico para a região central do corpo, o que para alguns explica a diminuição da freqüência cardíaca na água.
A pressão mais a resistência da água provocam um agradável massageamento do corpo durante o seu deslocamento nas várias direções, que além de relaxar a musculatura, melhora a circulação periférica da região atingida.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Temperatura da água:
A temperatura da água é uma característica que chama a atenção dos alunos, variando com seus costumes e sensibilidade.
Para uma aula agradável e relaxante, sugere-se uma temperatura em torno de 27 à 31º C. Exercícios rigorosos executados em água aquecida (em torno de 32º C) resultam em um aumento da temperatura corporal central e fadiga prematura. Exercícios rigorosos em água fria (em torno de 18º C) levam a uma queda da temperatura corporal e uma inabilidade de contração muscular.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Temperatura da água:
Uma das propriedades físicas da água é o calor específico (condutibilidade térmica). A perda de calor na água é 25 vezes maior que a do ar.
Esta perda de calor pode acontecer tanto por condução (movimento da energia térmica de algo mais quente para algo mais frio), ou por convecção (perda de calor causada pelo movimento da água contra o corpo mesmo se a água e o corpo estiverem na mesma temperatura).
*
*
HIDROGINÁSTICA
3. Elaboração de um Programa de Hidroginástica:
Programa de hidroginástica nada mais é que a determinação dos aspectos importantes das aulas que devem ser seguidos, como objetivos,
estratégias, materiais, grupamentos musculares e música utilizada.
Uma das grandes dificuldades do professor é não deixar suas aulas caírem na rotina para que os alunos não percam a motivação. Para que isso não ocorra é preciso criatividade e versatilidade, além, é claro, de muito conhecimento da técnica, porque não podemos fugir dos objetivos previamente estabelecidos.
Existem muitas estratégias para alcançarmos a melhoria cárdio-respiratória, força e resistência muscular.
A primeira medida é estabelecer o objetivo a longo, médio e curto prazo.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Estrutura da aula:
Seguindo a didática tradicional, a aula de hidroginástica divide-se em três partes:
Parte inicial ou aquecimento (de 5’ a 7’) – é fundamental que se faça um aquecimento antes de começar a aula propriamente dita. Dessa forma, evita-se que alguém sofra algum tipo de lesão. Ele prepara a musculatura, articulações, o coração e sistema respiratório para o treinamento mais intenso que virá a seguir.
Parte principal (de 35’ a 40’) – é dividida em dois tipos de trabalho:
*
*
HIDROGINÁSTICA
Estrutura da aula:
Trabalho aeróbico ou cardio-pulmonar (de 20’ a 25’) – o objetivo é atuar no sistema cardio-respiratório, melhorar o ritmo, agilidade e diminuir o percentual de gordura;
Trabalho localizado ou neuromuscular (de 10’ a 15’) – o objetivo é melhorar a resistência muscular localizada e a força.
Parte final ou volta à calma (de 5’ a 7’) – visa à diminuição da freqüência cardíaca até a volta ao normal. Executamos alongamentos, relaxamentos e atividades de descontração
*
*
HIDROGINÁSTICA
. Aquecimento:
Entende-se por aquecimento, todas as medidas que servem como preparação para o esporte (seja para o treinamento ou para competições). O aquecimento visa a obtenção do estado ideal psíquico e físico, a preparação cinética e coordenativa e a prevenção de lesões.
Um aquecimento específico para uma modalidade esportiva deve preparar o esportista física e emocionalmente para o desempenho garantindo também profilaxia de lesões.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Tipos de aquecimento:
Aquecimento geral: deve possibilitar um funcionamento mais ativo do organismo como um todo. Este tipo de aquecimento é realizado através de exercícios que mobilizam grandes grupos musculares.
Aquecimento específico: consiste de exercícios específicos para uma modalidade. Estes exercícios prestam para o aquecimento de pequenos grupos musculares que são especificamente ativados numa determinada modalidade esportiva.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Bases fisiológicas do aquecimento:
Efeitos do aquecimento geral: obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e para o desempenho.
Efeitos do aquecimento específico: dá continuidade ao aquecimento geral ativo. Este aquecimento tem um importante papel em modalidades que requerem muita coordenação.
*
*
HIDROGINÁSTICA
A Eficácia do aquecimento: diversos fatores:
Aquecimento e idade: O aquecimento é semelhante em qualquer faixa etária (primeiramente aquecimento geral, em seguida, aquecimento específico), mas o tempo de aquecimento e sua intensidade variam de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa submetida ao aquecimento, mais cuidadoso e gradual é o aquecimento (a musculatura da pessoa mais velha é mais suscetível a rupturas e lesões).
*
*
HIDROGINÁSTICA
A Eficácia do aquecimento: diversos fatores:
Aquecimento e estado de treinamento: a intensidade e a abrangência de um aquecimento devem ser ajustadas ao estado de treinamento do esportista. Um aquecimento muito intenso 
pode causar fadiga em um esportista pouco treinado, aumentando a fadiga muscular, o risco de lesões e reduzindo o desempenho.
Aquecimento e disposição psíquica: grande motivação e disposição psíquica enfatizam os efeitos do aquecimento (uma boa disposição psíquica no início de um treinamento ou de uma atividade física prepara o organismo para um maior desempenho).
*
*
HIDROGINÁSTICA
A Eficácia do aquecimento: diversos fatores:
Aquecimento e período do dia: durante o sono, muitas funções corporais são muito reduzidas e algumas até cessam completamente. Por esta razão, um aquecimento de manhã deve ser mais gradual e mais longo do que durante à tarde.
Aquecimento e temperatura ambiente: assim como os diversos períodos do dia têm influência sobre a duração e a intensidade do aquecimento, a temperatura ambiente também atua favorecendo ou desfavorecendo o aquecimento. Sob alta temperatura ambiente a duração do aquecimento deve ser reduzida, com o tempo chuvoso ou frio, ao contrário, prolongada.
*
*
HIDROGINÁSTICA
. Parte principal:
É o momento em que iremos desenvolver o objetivo principal de nossa aula. Nesta fase, procuraremos atingir o maior aproveitamento das capacidades físicas de nossos alunos, dentro dos objetivos propostos para os mesmos.
A parte principal da aula é responsável pelo desenvolvimento do sistema cardio-respiratório, resistência muscular localizada e da força muscular.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Desenvolvimento do sistema cardio-respiratório:
Não devemos trabalhar a resistência aeróbica quando:
Houver inflamações ou infecções agudas;
Deficiência cardíaca congênita ou adquirida;
Arritmias cardíacas que possam ser intensificadas em função da atividade física;
Hipertensão arterial não tratada (pressão diastólica acima de 110mmHg e pressão sistólica acima de 220mmHg);
Hipertiroidismo não tratado com quadro de perda de peso (hiperfunção da tireóide);
Distúrbios hepáticos e renais graves, crônicos ou descompesados;
*
*
HIDROGINÁSTICA
Doenças progressivas crônicas e destrutivas (neoplasias = câncer);
Doenças pulmonares ou cardiopulmonares avançadas.
Devemos levar em consideração no trabalho cardio-respiratório:
O aumento da intensidade e volume deve ser gradual e cauteloso;
Não deixar ocorrer aumento brusco da intensidade;
Os iniciantes devem ditar o seu próprio ritmo;
O trabalho deve ser relaxante, e não um estresse adicional à vida profissional;
Deve ser realizado em continuidade, sem longos períodos de interrupção.
 
*
*
HIDROGINÁSTICA
A freqüência cardíaca é um bom parâmetro para a verificação da intensidade do trabalho, conforme tabela abaixo. Não é recomendável exercícios que aumentem a freqüência cardíaca acima de 200 batimentos/minuto. As pessoas não habituadas ao esporte devem no início, realizar atividades compatíveis com uma freqüência cardíaca de 110 a 120 batimentos/minuto.
*
*
HIDROGINÁSTICA
*
*
HIDROGINÁSTICA
Trabalho Localizado:
É determinado em grande parte pela força específica e pela capacidade anaeróbica;
Desenvolve a coordenação neuromuscular;
É influenciada significativamente pela capacidade cardiovascular, que pode reduzir o desempenho;
Aumenta a flexibilidade;
Aumenta a tonicidade muscular;
Fortalece toda musculatura do corpo;
Aumenta a amplitude articular.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Parte final:
Visa à diminuição da freqüência cardíaca até a volta ao normal. Aqui se vai alongar, relaxar, descontrair. Também podemos chamar esta fase de volta à calma.
Relaxamento:
Os exercícios de relaxamento podem ser semelhantes ao que você fez em seu treinamento, mas devem ser executados mais lentos e com menor intensidade.
Pode ser afetada pela temperatura da água.
Relaxar completamente aumenta seu conforto depois da aula.
Alivia as tensões musculares e reduz qualquer chance de dor muscular.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Alongamento:
Também sofre a influência da temperatura da água.
Após a aula o alongamento é chamado de pós-alongamento.
Atenção aos músculos que você trabalhou durante a aula.
Primeiro alonga-se os grandes grupos musculares e depois os grupos médios.
O alongamento deve ser feito até um ponto de tensão suave e mantenha durante 20 segundos.
Não deve haver movimentos bruscos ou dor.
Alongamento longo e lento é o melhor modo de ficar elástico
e flexível.
A respiração deve ser profunda durante todo o alongamento.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Outras formas de volta à calma:
Podemos realizar na parte final da aula além do relaxamento e do alongamento, alguns tipos de recreação, massagem em duplas, atividades em grupo, etc.
Não podemos esquecer que nesta parte da aula, é importante a intensidade de execução dos movimentos.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Recursos materiais:
Os recursos materiais são um ótimo meio de tornar a aula divertida, diversificada e até mesmo intensa. Podem-se ser usados os equipamentos no treinamento aeróbico, para fortalecimento e tonificação, para o aumento da flexibilidade, ou apenas para relaxamento.
Uma palavra de precaução: a água é um lugar seguro para o exercício, até que você introduza algo que altere os princípios básicos dela. Tenha certeza de usar o equipamento de forma correta e segura.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Classificação: flutuadores, resistivos, mistos e neutros.
Equipamentos flutuadores:
São fabricados em material pouco denso, atua contra a força de empuxo e seu uso pode ter várias finalidades:
Sustentar o corpo nas posições suspensas;
Criar maior sobrecarga em exercícios “localizados”;
Proporcionar maior equilíbrio e segurança para alunos não adaptados ao meio líquido;
Adicionar variedade ao programa de exercícios aquáticos;
Aumentar a intensidade dos exercícios no segmento aeróbico da aula;
Os equipamentos de flutuação mais utilizados hoje são os coletes, aquatubos, halteres, caneleiras, etc.;
*
*
HIDROGINÁSTICA
Equipamentos resistivos:
Geralmente fabricados em plástico rígido (exceto as luvas), estes equipamentos presos ao corpo aumentam a sua superfície, dificultando o deslocamento e aumentando a intensidade do exercício.
Equipamentos de resistência ao deslocamento como é o caso dos aquafins, luvas, palmares, etc., uma vez que não flutuam, não é necessário empurra-los pra baixo, portanto há uma grande liberdade na escolha dos movimentos e exercícios.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Equipamentos mistos:
Possuem grande área de superfície e são flutuantes. Tem por características a ação de resistência. Permitem tanto movimentos contra o empuxo como aumentando a resistência de superfície.
Equipamentos neutros:
Tem o mesmo funcionamento dentro e fora da água. A vantagem é o predomínio de contrações dinâmicas excêntricas, dificilmente conseguidas com a mesma intensidade na utilização de outros materiais.
Poderíamos considerar uma desvantagem o tempo de vida útil destes equipamentos. Como exemplos podemos citar: dyna-bands (tiro ou faixa elástica), tubos cirúrgicos, steps, etc.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Posições básicas na hidroginástica:
Uma das características mais interessantes da hidroginástica é a versatilidade, a quantidade imensa de movimentos e formas de programação que se pode adotar para as aulas. Nesta linha de raciocínio, utilizar diferentes posições de trabalho significa explorar ao máximo todas as possibilidades de exercício que podem surgir para trazer maior variedade e equilíbrio à programação das aulas. Sugerimos a utilização de quatro posições de trabalho:
*
*
HIDROGINÁSTICA
Rebote ou saltitamento:
Semelhante à ginástica aeróbica de alto impacto, onde se executam saltitos e há uma “fase aérea”, ou seja, em determinado momento os dois pés encontram-se fora do chão. Apesar de ser a posição de trabalho mais utilizada de maneira geral pelos instrutores, o rebote ou saltitamento não é necessariamente a opção mais intensa para as aulas de maneira geral.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Posição neutra:
Nesta posição, a flutuação auxilia o movimento. Os ombros permanecem na linha de superfície da água o tempo todo, e os pés tocam o chão sem empurra-lo para baixo como acontece no saltitamento. O que difere esta posição da posição anterior é que no saltitamento o corpo é impulsionado para cima e para fora da água, enquanto na posição neutra isto não acontece, proporcionando movimentos mais suaves e com menos impacto.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Posição suspensa:
Nesta opção os pés não tocam o chão e o corpo flutua com ou sem auxílio de um equipamento específico (ex: colete). Entre outras vantagens a de trabalhar toda a sua musculatura postural e eliminar o impacto sobre as articulações (tornozelos, joelhos, coluna), características dos saltitamentos.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Posição ancorada:
Este nome caracteriza a não existência de uma “fase aérea”, ou seja, um dos pés estará sempre em contato com o solo. Isso acontece na execução de caminhadas, agachamentos laterais e movimentos que requerem equilíbrio, com um dos pés no chão e outro elevado.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Tipos de Trabalho:
Como a possibilidade de movimentação na água é muito grande, torna-se necessário estabelecer formas para se movimentar, ou tipos de trabalho, que podem ser elaborados de acordo com as possibilidades de movimentações existentes em cada parte da aula. Na elaboração dos tipos de trabalhos, leva-se em consideração a classificação dos movimentos, os grupamentos musculares que serão utilizados e as formas como poderá ser alcançado o objetivo de cada parte da aula.
*
*
HIDROGINÁSTICA
*
*
HIDROGINÁSTICA
Estratégias de trabalho:
As estratégias de trabalho são artifícios criados para tornar a aula diferente, diversificada e dinâmica. São técnicas, formas de realizar o trabalho, de explorar os movimentos a fim de alcançar os objetivos propostos.
Na utilização da estratégia escolhida deve-se obedecer ao tipo de trabalho estabelecido. Ela poderá atuar na intensidade e duração dos movimentos, bem como na socialização e descontração de seus praticantes.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Estratégias de trabalho:
Exemplos:1. Circuito - Aeróbico ou Localizado;
2. Séries – Progressivas (número crescente de repetições)/Regressivas (número decrescente de repetições)/Repetitivas (o mesmo número de repetições);
3. Trabalho Intervalado – Descanso Ativo (há movimentação do grupo muscular trabalhado) ou Descanso Passivo;
4. Blocos – Alterna exercícios aeróbicos/localizados/aeróbicos/localizados;
*
*
HIDROGINÁSTICA
Estratégias de trabalho:
Jogos;
6. Exercícios em dois grupos;
7. Exercícios em dupla/trio;
8. Deslocamentos;
Fartlek – Fraco/Forte;
Exercícios aeróbicos de alta intensidade (normalmente curto, rápidos e saltados) ou baixa intensidade.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Como montar um programa:
Os programas poderão ser elaborados, de acordo com as necessidades apresentadas, número de profissionais envolvidos, os recursos disponíveis e as exigências da clientela. Os programas deverão conter informações claras sobre o trabalho a ser seguido. É importante ser feito periodicamente uma reformulação do programa a partir do feedback oferecido pelos alunos e professores.
Alguns passos devem ser seguidos na formulação de um programa:
*
*
HIDROGINÁSTICA
Como montar um programa:
1º) Determinar a estrutura básica das aulas e definir cada parte, com seu tempo aproximado de duração e objetivos a atingir.
2º) Listar todos os recursos materiais disponíveis e distribuí-los, combinados (dois a dois, três a três) ou não, semanalmente, de forma que ao final de um mês todos os implementos tenham sido explorados.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Como montar um programa:
3º) De acordo com a estrutura da aula, indicar, a cada dia, um tipo de trabalho a ser desenvolvido em cada parte da aula ou apenas nas partes escolhidas para serem determinadas. A distribuição do tipo de trabalho deverá ser feita na semana, de forma a evitar repetições, e levando-se em consideração as turmas que ser formam.
Obs. Normalmente determina-se o tipo de trabalho a ser realizado pelo menos na parte principal da aula.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Como montar um programa:
4º) Montar de três a quatro semanas (grupos) diferentes, indicando o tipo de trabalho a ser desenvolvido.
5º) Indicar pelo menos uma estratégia para ser utilizada
a cada dia em uma das partes das aulas.
Obs. Pode-se indicar também uma estratégia para cada parte da aula ou deixar que o professor indique a estratégia que utilizará em seu quadro de planejamento.
6º) Planejar a aula de acordo com os dados fornecidos no programa.
*
*
HIDROGINÁSTICA
. Música:
A música é um fator de muita importância e influência na hidroginástica, na medida em que alegra o ambiente, dá ritmo aos movimentos, motiva a aula e distrai o aluno, dentre outros fatores. Nem sempre ela é utilizada como deveria, pois normalmente não se percebe seu devido valor, deixando assim de explorá-la por completo.
Muitas vezes, a música se torna apenas um fundo musical, ao invés de comandar e dar ritmo à movimentação na água.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Música:
A música deve agradar a alunos e professores, motivando-os e envolvendo-os no ambiente da aula. A seleção musical (diretamente relacionada ao planejamento do trabalho), suas variações e altura conveniente do som estarão determinando a qualidade do trabalho. A combinação das musicas deverá atender o planejamento da aula, sendo condizente com cada parte da aula. Devemos ainda estar atentos as datas especiais (carnaval, festa junina, dia das bruxas e outras), além da clientela (terceira idade, gestantes, jovens e outros).
*
*
HIDROGINÁSTICA
Música:
Da mesma forma que a aula deve ser variada e diferente a cada dia, também o repertório escolhido deve ser variado. Esteja sempre atento ao gosto musical dos alunos e evite repetir o mesmo repertório vários dias seguidos. Seguindo o mesmo cuidado que com os materiais, faça também uma relação dos repertórios disponíveis, para que na hora do planejamento semanal seja escolhido repertório diferente, que atendam os objetivos das aulas.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Público alvo e linhas de trabalho:
A hidroginástica é uma atividade física muito mais abrangente e eficaz do que normalmente se imagina. Melhora a resistência muscular localizada, a flexibilidade e diminui o percentual de gordura. Ela nos dá variadas possibilidades de trabalho. Pode-se criar várias linhas de trabalho, estabelecendo planos de ação e objetivos de acordo com a clientela ou vice-versa. Portanto, definir e conhecer o público-alvo, elaborar um plano de trabalho de modo a evitar turmas excessivamente heterogêneas é de extrema necessidade.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Bibliografia Básica:
ROCHA, Júlio César Chaves, Hidroginástica - Teoria e Prática, Editora Sprint, Rio de Janeiro: 1999.
GONÇALVES, Vera Lúcia, Treinamento em Hidroginástica, Editora Ícone, São Paulo: 1996.
BONACHELA, Vicente, Manual Básico de Hidroginástica, Editora Sprint, Rio de Janeiro: 1999.
SKINNER, Alisson T., Duffield - Exercícios na água, Editora Manole, São Paulo: 1985.
FIGUEREDO, Suely Aparecida Salles, Hidroginástica - Acadêmica e Estética, Editora Sprint, Rio de Janeiro: 1999.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Bibliografia Básica:
BATES, Andrea, Exercícios aquáticos terapêuticos, Editora Manole, SP: 1998.
CASE, LeAnne, Condicionamento físico na água, Editora Manole, SP: 1998.
WHITE, Martha D., Exercícios na água, Editora Manole, São Paulo: 1998.
Leituras Complementares:
COLETÂNEA, Manual do treinador de natação – nível trainee, Edições FAM, Belo Horizonte: 1999.
PAULO, Mercês Nogueira, Ginástica Aquática, Editora SprintRJ: 1994.
BONACHELA, Vicente, Hidro localizada, Editora Sprint, Rio de Janeiro
*
*
HIDROGINÁSTICA
Prof. Ms. Ronaldo Celso de Abreu
*
*
A hidro através dos tempos
Vem do grego = “Ginástica na água”
Hipócrates (460-375 a.C) Banhos de contraste
Romanos = termas
EUA = programas para a terceira idade (ACM)
Hotéis = fins recreativos
SPAs = programas de atividades físicas.
Clubes e academias
Nomes controversos: aquaginástica, hidroaeróbica, aquaginástica, etc
Inicialmente ministrada por professores de ginástica
*
*
Definição: atividade física aquática realizada na posição vertical, constituída de exercícios específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água e que, através das características e benefícios dessa, melhora os aspectos bio-psico-sociais.
*
*
“É toda a atividade física espontânea e consciente executada na água, aproveitando suas QUALIDADES E PROPRIEDADES, visando complementar e aperfeiçoar o homem em todas as suas dimensões”. (Roberto Pável)
*
*
VANTAGENS:
Diminuição da sobrecarga nas articulações dos membros inferiores;
Facilita o aumento da amplitude articular;
Facilita o retorno venoso (empuxo e pressão arterial);
Propicia a reeducação respiratória aumentando o trabalho respiratório;
Melhora a performance global = sobrecarga em todas as fases do movimento.
*
*
PONTOS NEGATIVOS
Refração = visão opaca e distorcida;
Não permite medição visível e controle exato;
Dispersão de calor (temperatura ideal 27º e 29º);
Doenças transmissíveis;
Desconhecimento científico (professores);
Não saber nadar (limita as movimentações);
Não desenvolve a força pura.
*
*
DESENVOLVE:
Qualidades físicas (cardio-respiratórias, neuro-musculares e motoras);
Capacidades psíquicas;
Aspectos sociais;
Atividades recreativas;
Atividades terapêuticas;
Ações preventivas.
*
*
PROPRIEDADES FÍSICAS:
FLUTUAÇÃO:
Princípio de Arquimedes = Empuxo;
Flutuação pode ser:
Assistida: facilita o movimento para a superfície;
Resistida: dificulta o movimento para o fundo;
Suporte: apoio para o movimento.
*
*
FLUTUAÇÃO:
UTILIZAÇÃO BÁSICA:
Fortalecimento inicial para “músculos fracos”;
Distencionamento articular;
Diminuição do estresse biomecânico;
Suporte de parte da massa muscular;
Auxílio e resistência ao movimento;
Retorno venoso facilitado.
*
*
PROPRIEDADES FÍSICAS:
2. RESISTÊNCIA DO FLUÍDO:
Conhecida como viscosidade;
Fricção entre as moléculas do fluído;
Três tipos de resistência:
Resistência de forma;
 Resistência de onda.
Resistência de Atrito
*
PROPRIEDADES FÍSICAS:
FORMA: 
causado pelas formas que o corpo dos nadadores toma ao se mover na água
Posição do corpo / movimentos laterais e verticais excessivos > espaço < fluxo laminar 
Redução: Corpo próximo à superfície 
Movimentos adequados (p/cima;p/baixo;/laterais) 
Posição adequada da cabeça
Streamline
*
*
PROPRIEDADES FÍSICAS:
ONDA: 
 Causada pela turbulência na superfície da água. Aumento do tamanho das ondas cria-se uma “muralha”. No fluido a resistência de ondas é devastador: proporcional ao quadrado da velocidade/ Natação ao cubo: dobro da velocidade = aumento por fator de oito
Aumento: Raias inadequadas
 Entrada dos braços na água com violência
 Movimentos laterais e verticais excessivos ao corpo 
 
*
*
PROPRIEDADES
ATRITO: 
 O atrito entre o corpo do nadador e as moléculas de água que entram em contato com ele, interrompe o fluxo laminar destas moléculas.
Redução: Superfícies calmas < atrito
 Raspar os pelos
 Trajes aderentes / óleo
*
*
*
RESISTÊNCIA:
FORMAS DE AUMENTAR A RESISTÊNCIA:
Aumento da velocidade (Lei do Quadrado);
Aumento da amplitude do movimento;
Aumento da superfície de contato.
*
*
PROPRIEDADES FÍSICAS:
3. PRESSÃO HIDROSTÁTICA:
Lei de Pascal;
Estimula a circulação periférica;
Aumenta a resistência sobre a caixa torácica;
Favorece a diminuição da freqüência cardíaca = retorno venoso.
*
Lei de Pascal;
*
PROPRIEDADES FÍSICAS:
A lei de Pascal, também conhecida por princípio de Pascal, foi formulada em 1653, pelo matemático, físico e filósofo francês Blaise Pascal. 
Segundo esta lei, a pressão aplicada a um fluído fechado num recipiente, transmite-se uniformemente em todas as direções. 
*
PROPRIEDADES FÍSICAS:
Quando se exerce uma força sobre o êmbolo de pequena superfície produz-se em todo o líquido uma pressão de igual valor que faz com que sobre o êmbolo de maior superfície atue para cima uma força muito
maior do que aquela que se exerceu para baixo sobre o êmbolo de superfície pequena.
Se a relação entre a área das superfícies mencionadas for de 1:100, é possível, produzir com uma força de 10 N (Newton) aplicada ao êmbolo pequeno, uma força de 1000 N (Newton) no caso do grande.
...
*
*
PROPRIEDADES FÍSICAS
*
*
*
Elaboração de um programa:
Determinar:
Os objetivos;
As estratégias;
Os recursos materiais;
Os grupamentos musculares;
A música utilizada.
*
*
Estrutura da aula:
Didática tradicional:
Parte inicial ou aquecimento (5’ a 7’);
Parte principal (35’ a 40’):
Trabalho aeróbico e/ou trabalho localizado;
c) Parte final ou volta à calma (5’ a 7’).
*
*
RECURSOS MATERIAIS:
Flutuadores:
Fabricados em material pouco denso;
Atua contra a força de empuxo;
Mais utilizados:
Espaguete,
Halteres de EVA;
Coletes.
*
*
RECURSOS MATERIAIS:
Resistivos:
Fabricados em geral de plástico rígido (exceto as luvas);
Aumentam a superfície;
Mais utilizados:
Aquafins;
Luvas;
Palmares.
*
*
RECURSOS MATERIAIS:
Mistos:
Possuem grande área de superfície e são flutuantes;
Características flutuantes e resistivas;
Mais utilizados:
Bola;
Prancha.
*
*
RECURSOS MATERIAIS:
Neutros:
Mesmo funcionamento dentro e fora d’água;
Favorece as contrações dinâmicas excêntricas;
Mais utilizados:
Steps;
Tubos cirúrgicos;
Faixa elástica.
*
*
*
*
*
*
*
*
POSIÇÕES BÁSICAS:
Rebote ou saltitamento: há uma fase aérea, ou seja, os dois pés saem do chão. Ex.: saltitos;
Posição neutra: os pés tocam o chão sem empurra-lo. Ex.: trabalho abdominal;
Posição ancorada: não existe uma fase aérea. Ex.: caminhadas e corridas;
Posição suspensa: os pés não tocam o chão. Utiliza-se o colete ou espaguete. Ex.: pedalar.
*
*
TIPOS DE TRABALHO:
*
*
Elevação da temperatura corporal.
Aumento do fluxo sangüíneo nos músculos.
Preparação do corpo para praticar o exercício.
Prevenir lesões.
Mobilização Articular
Alongamento
Deslocamento
Articular + deslocamento
Recreativo
*
*
			Exercícios Aeróbios
Aumentar a capacidade cardiorrespiratória.
Melhorar o VO2 máx.
Diminuir o % de gordura.
	Exercícios Localizados
Desenvolver a resistência muscular localizada. 
Aumentar a força muscular.
Melhorar o tônus muscular.
PARTE PRINCIPAL
*
*
Proporcionar a soltura muscular.
Baixar a freqüência cardíaca.
Restabelecer o equilíbrio respiratório.
	
VOLTA À CALMA
Reduzir a tensão muscular.
Aumentar a amplitude articular.
Prevenir lesões.
Manter a elasticidade.
Preparar o corpo para uma nova sessão de exercícios.
Minimizar o risco de dor muscular.
RELAXAMENTO
ALONGAMENTO
*
*
ESTRATÉGIAS DE TRABALHO:
Artifícios criados para tornar a aula diferente, diversificada e dinâmica;
Na utilização da estratégia escolhida deve-se obedecer ao tipo de trabalho estabelecido;
Atua na intensidade e duração dos movimentos, bem como na socialização e descontração de seus praticantes.
*
*
AULAS AERÓBIAS
TEMPO
COM OU SEM
MATERIAL
PROGRESSIVO
REGRESSIVO
DESLOCAMENTO
FC
*
*
AULAS LOCALIZADAS
Membros inferiores
Membros superiores
Abdominal
CIRCUITOS
Aeróbio
Aeróbio + Localizado
Localizado
*
*
AULAS INTERVALADAS
AULAS EM DUPLA
Número de estímulos
Intervalos
Com material
Sem material
AULAS COREOGRAFADAS
AULAS DE RELAXAMENTO
AULAS DE ALONGAMENTO
*
*
Hidro Boxe/Combat
Hidro Axé
Hidro Step
Hidro Deep Water
Hidro spinning
Hidro Jump
Hidro Ball
Hidro Power
Aulas temáticas
*
*
*
*
ESTRATÉGIAS DE TRABALHO
Hidro Spinning
Hidro Power
*
*
MONTAGEM DE UM PROGRAMA:
De acordo com os objetivos, número de profissionais, recursos disponíveis e clientela.
Etapas da formulação de um programa:
Estabelecer os objetivos da turma;
Estruturar a aula;
Escolher o tipo de trabalho para cada parte da aula;
Definir as estratégias a serem utilizadas;
Escolher o repertório musical;
Planejar três a quatro semanas;
Realizar o feedback.
*
*
1o ensinar o movimento de membros inferiores.
Estes movimentos são considerados básicos.
2o ensinar o movimento de membros superiores unido ao movimento dos membros inferiores. A variação de movimentos de braços é muito ampla.
Como ensinar os exercícios:
*
*
Quanto maior a superfície de atrito – maior a resistência – maior o esforço.
Quanto maior a alavanca, maior a resistência.
Quanto mais veloz - maior o arrasto – maior a oposição ao movimento.
Fluxo turbulento – maior a resistência.
Movimentos com fase concêntrica e excêntrica diferente dos exercícios fora da água.
Utilização de materiais e posicionamento adequado.
Posição da mão caracteriza o esforço.
*
*
	Membros Inferiores
Corrida: pernas à frente
Corrida: pernas na lateral
Corrida: pernas para trás
Chute à frente
Chute lateral
Pêndulo
Ântero-posterior
Movimentos em suspensão: uma ou as duas pernas.
Twist
Sapinho
Abdução e adução
Pequena Amplitude
Grande Amplitude
*
*
	Membros Superiores
Braços alternados para frente.
Braços para frente.
Braços para o lado.
Braços atrás.
Afunda o braço até que o ombro também afunde.
Braço de peito.
Puxa e empurra no fundo: braços juntos ou alternados.
Puxa e empurra na superfície estando os braços estendidos.
Puxa até o peito flexionando os braços e empurra para fora.
*
*
	Membros Superiores 
Abre e fecha com a palma e o dorso da mão.
Braço de peito ao contrário, abraçando a água.
Braços para um lado e para o outro, juntos e na superfície.
Afunda os braços: juntos ou alternados.
Cruza os braços abaixo da coxa.
Leva o braço oposto abaixo da coxa.
Cotovelo contrário ao joelho que eleva.
*
*
EXEMPLO: Senhoras meia idade
*
*
MÚSICA:
Usada para motivar, manter o ritmo ou alcançar a intensidade desejada.
Deve agradar a alunos e professores, motivando-os e envolvendo-os no ambiente da aula.
Seleção musical, suas variações e volume determinam a qualidade de trabalho.
Deve atender o planejamento da aula.
O repertório deve ser o mais variado possível.
Fazer um check-list dos repertórios.
Datas comemorativas.
*
*
PÚBLICO ALVO:
Definir e conhecer o público-alvo;
Evitar turmas heterogêneas;
Atende a todos os tipos de clientes: adolescente, adultos, idosos, gestantes, atletas, portadores de necessidades especiais, etc.
*
*
AVALIAÇÃO FÍSICA
Primeiro passo antes de se iniciar um programa de hidroginástica.
Anamnese = levantamento de risco.
Encaminhamento para exame médico, se necessário.
Devemos levantar: pressão arterial, freqüência cardíaca em repouso, peso, altura, IMC, relação cintura-quadril, etc.
*
*
Anamnese
		
		DADOS PESSOAIS
		NOME:
		NASC.:										PROFISSÃO:
		PESO:								ALTURA:						IMC:
		
		ANAMNESE
		
		Pratica atividade física regularmente?								não ( )		sim ( )		Freqüência:
		Qual atividade física?										Local:
		Algum tipo de lesão?				sim ( )		não ( )		Qual?
		Probl. posturais?				sim ( )		não ( )		Qual?
		
		DOENÇAS PESSOAIS OU NA FAMÍLIA
		
		Doenças cardíacas?				sim ( )		não ( )		pessoal ( )				na família ( )
		Hipertensão arterial?				sim ( )		não ( )		pessoal ( )				na família ( )
		Diabete?		sim ( )		não ( )		pessoal ( )				na família ( )
		Colesterol?				sim ( )		não ( )		pessoal ( )				na família ( )
		Problemas alérgico?				sim ( )		não ( )		pessoal ( )				na família ( )
		Problemas respiratórios?						sim ( )		não ( )		pessoal ( )				na família ( )
		
		PERFIL PSICOLÓGICO
		
		Ansioso?		sim ( )		não ( )				Inseguro?		sim ( )		não ( )
		Nervoso?		sim ( )		não ( )				Estressado?				sim ( )		não ( )
		Sofre de insônia?				sim ( )		não ( )				Fobias?		sim ( )		não ( )
		
		HÁBITOS
Fuma?		sim ( )		não ( )						Quanto?
		Faz uso de bebidas alcoólicas?						sim ( )		não ( )
		Tem alimentação adequada?						sim ( )		não ( )
		Qual seu objetivo?
		
		TESTES FÍSICOS
		
		PA:						FC rep.:						FC max.:				(220-idade)
		Relação cintura-quadril:						Cintura:				Quadril:				Resultado:
		Aptidão cardiorrespiratória:
		Flexão de braço:
		Força abdominal:
		Sentar-e-alcançar:
		
		TERMO DE RESPONSABILIDADE
		
		Declaro que todas as informações prestadas acima são verdadeiras. Esclareço ainda, que isento o DEPARTA-
		MENTO AQUÁTICO DO ESTRELA DO OESTE CLUBE, sobre o meu condicionamento físico e psicológico.
		Atesto que estou em condições físicas para participar da atividade acima e que gozo de boa saúde, compatível
		com os esforços a que vou me submeter.
		Afirmo ainda, que respondi todas as questões acima de livre e espontânea vontade, me responsabilizando por
		quaiquer informações omitidas ou parcialmente verdadeiras.
		Me comprometo a realizar exames e avaliações mais detalhadas, se assim for necessário.
		
		Divinópolis,____,_______________________de 20__.
		
		
		
		Assinatura do Aluno
*
*
			Freqüência Cardíaca
AEA – Aquatic Exercise Association indica a			Fórmula de Karvonen 
 FCT = [ % da intensidade x (FC máx. – FC repouso) + FC repouso ] 
 Redução de 10 a 17 batimentos para exercícios aquáticos.
Escala de Percepção Subjetiva do Esforço
Escala de Borg
IPE – Índice de Percepção subjetiva do Esforço 
	Escala de graduação do esforço em categorias relacionada com as variáveis de intensidade de esforço.
*
*
*
*
*
*
	Fatores importantes a serem considerados
para avaliar o esforço
Hiperventilação.
Vasodilatação.
Alunos que utilizam beta-bloqueadores.
FC – local de verificação e tempo de medição.
Diálogo com o aluno – feedback.
*
*
HIDRO GESTANTE:
Deve ser tratada de forma individualizada;
Decisão quanto a prática deve ser de consenso (gestante, médico e profissional de Ed. Física);
Geral se inicia após o 3º mês;
Parada a critério da gestante ou necessidade clínica.
*
*
HIDRO GESTANTE:
Transformações orgânicas e psicológicas nas gestantes:
Aumento do peso e adiposidade;
Acentuação da cifolordose;
Alterações do CG e equilíbrio;
Aumento do volume sangüíneo (+/- 30%);
Aumento da FC (15 a 20 bpm);
Alteração súbita do humor.
*
*
BENEFÍCIOS:
Melhora o controle do peso corporal;
Diminui o inchaço e câimbras;
Diminui a incidência de varizes;
Diminui o índice de diabetes;
Melhora a capacidade respiratória;
Melhora a postura e o equilíbrio;
Melhora a auto-imagem e a ansiedade;
Melhora a disposição e bem-estar;
Facilita a recuperação pós-parto, etc.
*
*
PROGRAMA DE HIDRO GESTANTE:
Semelhante ao programa normal;
Intensidade de leve a moderada (entre 50 e 70% do VO2máx.;
FC max. em torno de 140 bpm (de acordo com a idade);
Prática deve ser regular e de no mínimo 3x por semana;
Acompanhar as alterações da FC durante vários momentos da aula;
Evitar saltos acentuados, principalmente no 1º e 3º trimestres;
*
*
PROGRAMA DE HIDRO GESTANTE:
Para as gestantes iniciantes no programa, aumentar o volume e intensidade de aula de forma gradual;
Evitar exercícios muito fortes que possam levar a fadiga;
Evitar ambientes muito quentes e sem ventilação;
Estar sempre alerta às possíveis alterações corporais e físicas durante a aula;
Orientar sobre o controle alimentar e hidratação;
Oportunizar ao máximo o “curtir” a fase, pois ela é passageira.
*
*
HIDRO 3ª IDADE:
Não utilizar somente a idade cronológica para determinar este período;
O aumento da expectativa de vida sugere um dia-a-dia mais ativo;
A prática regular de exercícios proporciona uma vida mais saudável e produtiva;
*
*
HIDRO 3ª IDADE:
Um envelhecimento digno é motivado por um uso constante dos componentes físicos e mentais do organismo;
Deve-se estimular que a prática de exercícios físicos não seja interrompido no avançar da idade;
Ninguém se degenera na 3ª idade.
*
*
MODIFICAÇÕES:
Diminuição da FC máxima;
Perda de massa muscular;
Diminuição do metabolismo basal;
Aumento do percentual de gordura;
Aumento da pressão arterial;
Aceleração do processo de osteoporose;
Perda da coordenação e equilíbrio;
Reflexos mais lentos.
*
*
BENEFÍCIOS:
Redução das dores (artrite, nas costas, etc.);
Aumento da capacidade pulmonar;
Melhora da flexibilidade, força e tônus muscular;
Manutenção de uma boa composição corporal;
Controle da pressão sangüínea;
Manutenção da densidade óssea;
Melhora das funções mentais;
Melhora a disposição e o bem-estar;
Aumenta a perspectiva de vida.
*
*
PROGRAMA DE HIDRO 3ª IDADE:
Ter sempre em mente as degenerações que ocorrem com o envelhecimento;
Pode ser mantido o mesmo programa básico, incrementando algumas particularidades necessárias a atividade com idosos;
As atividades visam: descontração, diversão e socialização;
Não deixar de lado o condicionamento físico aeróbico e os trabalhos musculares;
*
*
PROGRAMA DE HIDRO 3ª IDADE:
Freqüência de 03 a 05 sessões semanais;
Trabalho desenvolve-se progressivamente, aumentando gradualmente as demandas do corpo;
Os exercícios devem ser praticados numa intensidade que possa ser mantida durante toda a aula;
A seleção musical deve ser variada, não exclusivamente em músicas da época dos alunos.
*
*
HIDRO E OBESIDADE:
Grande procura em academias, clubes e spas;
Sempre é acompanhada da pergunta: “HIDROGINÁSTICA EMAGRECE?”
Déficit calórico.
*
*
HIDRO E OBESIDADE:
Apresenta baixo risco de lesões, principalmente as relacionadas as articulações inferiores e coluna;
Facilita a movimentação do obeso;
Boa parte do corpo está camuflado pela água.
*
*
MODIFICAÇÕES:
Menor motivação para atividades motoras;
Sobrecarga nas articulações e coluna;
Várias complicações orgânicas (pressão alta, diabetes, doenças respiratórias, doenças cardíacas, etc.);
Diminuição das funções físicas (resistência muscular, cardio-respiratória, etc.);
Limitação dos movimentos;
Diminuição das funções psicológicas e sexuais.
*
*
BENEFÍCIOS:
Aumento do gasto energético;
Contrabalança o declínio metabólico produzido por dietas;
Aumenta a capacidade de mobilização e oxidação de gorduras;
Minimiza a perda de massa magra e aumenta a perda de gordura;
Regula a pressão sangüínea, controla a taxa de colesterol e triglicérides;
Melhora a auto-estima, a auto-imagem, a ansiedade e a depressão.
*
*
PROGRAMA DE HIDRO OBESIDADE:
Evitar que ocorra o abandono nas primeiras semanas ou meses;
Motivar que a prática de exercícios se torne uma rotina;
O programa deve ter eficiência, segurança e continuidade;
Aulas dinâmicas, utilizando-se os grandes grupos musculares; 
Levar o aluno a perceber seus progressos;
*
*
PROGRAMA DE HIDRO OBESIDADE:
Freqüência de 03 a 05 sessões semanais;
Incentivar a praticar outras atividades físicas, caso o aluno não possa fazer aulas todos os dias;
Intensidade dos exercícios deve ser de leve a moderada, com aumentos gradativos;
A FC deve ser mantida entre 50 e 70% da FC máxima.
O prazer na atividade será a chave para o sucesso e continuidade do programa.
*
*
Adaptado de Almeida et al
*
*
O que é o índice de massa corpórea (IMC):
O Índice de Massa Corpórea é um cálculo que leva em consideração tanto o peso corporal como a altura da pessoa para determinar se ela está abaixo, acima ou no peso ideal, é calculado em quilogramas por metro.
 
A fórmula é assim:
peso em quilos (altura em metros) x (altura em metros)
Ex.: Uma pessoa que pesa 99,79 quilogramas e tem 1,905 metros (190,50 centímetros) de altura possui um IMC de 27,5.
  99,79 kg     (1,905 m) x (1,905 m) = 27,5 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Ter consciência do que esta fazendo;
Atenção total aos alunos;
Planejar as suas aulas;
Ritmar a aula de acordo com as atividades propostas e capacidade dos alunos;
Ser apaixonado pelo que faz.
*
*
Postura.
Vestimenta adequada (cabelo, roupa, tênis,...).
Expressão verbal: procurar ser claro e explicar os exercícios ou o planejamento da aula.
Horário das aulas – materiais – música.
Demonstração e execução correta do movimento e velocidade adequada.
*
*
Controle do tempo de duração de cada exercício e de cada parte da aula.
Correção dos exercícios: sempre corrigir o aluno para que ele execute da maneira mais correta obtendo os benefícios da atividade. 
Nunca subestimar o potencial de aprendizado do aluno (estímulo e motivação).
Atualização profissional.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais