Buscar

apol 1 Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
No tema 3 da aula 1, vimos que o conceito de infância foi se moldando a partir do final do século XVIII e início do século XIX, pautado na compreensão de que as crinças são seres plenos, em desenvolvimento e não apenas mini adultos, incapazes e incompletos como eram vistos na antiguidade. Apesar desta mudança de paradigma, nem todas as crianças eram signatárias do direito a ter infância. O padrão de atenção à criança pelo Estado se consolidou com uma política  de atenção bastante distante da atual.  Estas políticas do início do século XX eram voltadas para quais crianças e adolescentes:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as crianças e adolescentes eram signatárias da política de atendimento.
	
	B
	A política de atendimento era voltada apenas aos chamados “desajustados”.
Você acertou!
As primeiras políticas públicas direcionadas às crianças eram voltadas aos chamados “desajustados”, como eram chamadas as crianças que praticavam crimes ou contravenções penais ou encontravam-se nas ruas em situação de abandono ou negligência por parte da família. O Estado agia com estas de forma repressora, institucionalizando-os indiscriminadamente, como forma de prática de higiene social.
	
	C
	A política de atendimento era voltada às crianças negras, indígenas ou de comunidades tradicionais
	
	D
	A política de atendimento era direcionada apenas àqueles que possuiam menos de doze anos de idade.
Questão 2/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
Estudou-se nos temas 4 e 5 da aula 1, que existem várias normativas internacionais que asseguram em âmbito mundial os direitos humanos de crianças e adolescentes, sendo que o Brasil é signatário de todas elas. Dentre estes tratados, um deles se destaca como o mais importante, visto que sustenta o modelo da Doutrina da Proteção Integral. Que tratado é este:
Nota: 0.0
	
	A
	Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
	
	B
	Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959)
	
	C
	Regras de Beijing (1985)
	
	D
	Convenção sobre os Direitos da Criança (1989)
 
A Convenção de 1989 assegura a proteção integral e a universalidade dos direitos, sendo o primeiro tratado a versar que TODAS as crianças e adolescentes, independente do país de origem, raça, etnia ou gênero, são signatários de todos os direitos humanos. No Brasil, deu origem ao Artigo 227 da Constituição Federal e ao texto do próprío Estatuto da Criança e do Adolescente.
Questão 3/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
Nos temas 4 e 5 da aula 1, vimos que a Organização das Nações Unidas – ONU, dedicou um órgão seu, criado em 1945, para cuidar especificamente dos assuntos afetos aos direitos humanos de crianças e adolescentes. Que órgão é este:
Nota: 20.0
	
	A
	Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF
Você acertou!
O UNICEF foi criado pela ONU em 1945, pensando nas crianças vítimas da guerra recém acabada à época, mais tarde expandindo seus objetivos para a segurança dos direitos em países pouco desenvolvidos, tendo atualmente uma atuação extensa sobre todos os assuntos afetos aos direitos humanos de crianças e adolescentes, incluindo trabalho infantil e condições de funcionamento das instituições que atendem a este público.
	
	B
	Organização Internacional do Trabalho – OIT
	
	C
	Organização Mundial de Saúde – OMS
	
	D
	Childhood
Questão 4/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
Conforme abordado na Aula 1, sobre o histórico de proteção à criança e ao adolescente, analise as assertivas abaixo e defina-as como V (verdadeira) ou F (falsa). Escolha a alternativa que corresponde a sequência correta:
 
(  ) O padrão de atenção e proteção à criança sempre foi o mesmo durante a história da humanidade.
(  ) O cuidado com a criança evoluiu de acordo com a evolução histórica e as descobertas da humanidade.
(    ) Criança e Infância são conceitos que são sinônimos.
(  ) Desde a antiguidade até por volta dos Séculos XV e XVI não havia uma preocupação com a criança ou sequer desenvolvia-se relações de apego devido a sua fragilidade, visto que poucas sobreviviam em razão dos altos índices de mortalidade infantil em todas as classes sociais.
Nota: 20.0
	
	A
	F, V, F, V
Você acertou!
O padrão de cuidado com as crianças evoluiu ao longo da história. Quando poucos chegavam à vista adulta, estas não eram tratadas como sendo da família, visto que aos pais era melhor que não se apegassem àquela criança que com grande chance não sobreviveria. Na medida em que as ciências evoluiram e as crianças começaram a sobreviver mais e ultrapassar a faixa dos seis anos de idade, estas passaram a ser objeto de atenção pela família e pela sociedade, mas não numa perspectiva de sujeito de direitos, mas sim de ser preparada para ser um adulto bom. Ser criança é uma categoria biológica (pessoas entre zero e dezoito anos) e ter infância é poder vivenciar plenamente o ser criança, vivendo o lúdico, o brincar, podendo usar a imaginação, sem ter responsabilidades inerentes ao mundo adulto.
	
	B
	V, F, V, F
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, F, F, V
Questão 5/5 - Políticas Sociais: Criança, Adolescentes e Mulheres
Conforme apresentado na conversa inicial da presente disciplina (aula 1), as politicas de direitos humanos de crianças e adolescentes e das mulheres são políticas consideradas:
Nota: 20.0
	
	A
	Setoriais
	
	B
	Afirmativas
Você acertou!
As políticas da criança e do adolescente e das mulheres são políticas afirmativas de direitos, que na transversalidade de todas as políticas setoriais (saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, lazer, habitação, segurança alimentar e nutricional, dentre outras), asseguram os direitos de uma parcela da população que historicamente teve seus direitos aviltados. As políticas afirmativas servem como uma espécie de reparação histórica para estas parcelas da população.
	
	C
	Públicas de Direito Privado
	
	D
	Monetária

Continue navegando