Buscar

REDAÇÕES DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
A terceira fase, que é a atual fase da Psicologia Organizacional e do Trabalho, tem como objetivo a atuação na questão da saúde e do bem-estar do trabalhador, questões como ergonomia, soluções de conflitos, relações de poder, entre outros pontos dentro das organizações, buscando estudar e compreender o trabalho humano em todos os seus significados e manifestações e, assim, buscar uma atuação que atenda aos objetivos mencionados. Escreva uma redação com o tema: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO E SUAS AÇÕES PRÁTICAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.
RESPOSTA ESPERADA:
A sua atuação pode acontecer de forma individual ou em equipe multiprofissional, realizando atividades nas relações de trabalho, sejam elas nas organizações sociais formais ou nas informais. Compreende e intervém em fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações. Explora, analisa, compreende e interage com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações.
O psicólogo organizacional aplica os conhecimentos da psicologia para:
* Realizar atividades relacionadas à análise e desenvolvimento organizacional.
* Ação humana nas organizações.
* Desenvolvimento de equipes.
* Consultoria organizacional, seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal.
* Estudo e planejamento de condições de trabalho.
* Estudo e intervenção dirigidos à saúde do trabalhador.
* Desenvolver, analisar, diagnosticar e orientar casos na área da saúde do trabalhador, observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde.
* Participar de programas e/ou atividades na área da saúde e segurança de trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais para proporcionar melhores condições ao trabalhador.
* Atuar como consultor interno/externo, participando do desenvolvimento das organizações sociais, para facilitar processos de grupo e de intervenção psicossocial nos diferentes níveis hierárquicos de organizações.
* Planejar e desenvolver ações destinadas a equacionar as relações de trabalho, no sentido
de maior produtividade e da realização pessoal dos indivíduos e grupos inseridos nas
organizações, estimulando a criatividade, para buscar melhor qualidade de vida no trabalho.
* Participar do processo de desligamento de funcionários de organizações, em processos
de demissões e na preparação para aposentadorias.
* Elaborar, executar e avaliar, em equipe multiprofissional, programas de desenvolvimento de recursos humanos.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
A Revolução Industrial foi responsável por grandes transformações mundiais, inclusive relacionadas com o ambiente de trabalho. Surgiram fábricas, produção em série e salários para os funcionários. Sobre as mudanças na estrutura e a história da organização do trabalho, escreva uma redação com o tema: O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO.
RESPOSTA ESPERADA:
A Revolução Industrial iniciou na Inglaterra no final do século XVIII. Ela proporcionou, principalmente, o surgimento das fábricas, a diminuição da carga horária de trabalho e a inserção da máquina para facilitar o trabalho das pessoas.
A Revolução Industrial foi um dos fatos históricos que contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia Organizacional. A psicologia, neste processo, surgiu para contribuir na seleção de pessoas com o perfil esperado para esta nova realidade.
Na I Guerra Mundial, foram utilizados testes para medir a habilidade mental dos soldados. Na II Guerra Mundial, a psicologia atuou de forma a inserir testes para a seleção de soldados para diferentes trabalhos. Neste período, também foram iniciados os trabalhos relacionados a treinamento, avaliação de desempenho e desenvolvimento de equipes.
Neste sentido, podemos afirmar que a Psicologia Organizacional passou por três diferentes fases/períodos históricos. Na primeira fase, ela era denominada de Psicologia Industrial, utilizou-se de psicometria, estudo sobre as condições de trabalho e orientação vocacional. Na segunda fase, a psicologia organizacional focou suas atividades em clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. A partir de 1990, passou a ser designada Psicologia Organizacional e do Trabalho. Preocupa-se com o bem-estar do trabalhador, ergonomia e estudos sobre poder e conflito.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
As pessoas são diferentes umas das outras. Uma organização é constituída por pessoas, portanto, dentro das organizações, não há homogeneidade, pois todas elas possuem diferenças. Uma destas diferenças pode ser com relação aos valores de cada um. Escreva uma redação com o tema: OS VALORES PESSOAIS E SUAS POSSIBILIDADES DE CONVIVÊNCIA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.
RESPOSTA ESPERADA:
Valor é uma concepção do desejável explícita e implícita, característica de um indivíduo ou grupo, e que influencia a seleção de modos, meios e fins de ação. Um valor é uma crença em que o homem se baseia para atuar por referência.
Na Psicologia, o estudo dos valores está relacionado com a questão do comportamento e das atitudes das pessoas, pois os valores que cada pessoa possui exercem influência significativa em suas atitudes e comportamentos.
Conhecer os processos que fazem parte dessas diferenças e bem aproveitá-las contribui para a criação de um ambiente de trabalho inovador, humano, voltado para o crescimento e para a criatividade. Portanto, a aquisição desses conhecimentos também poderá ajudá-lo(a) a desenvolver um novo olhar para as pessoas que estão à sua volta e que convivem com você. Poderão facilitar o trabalhar em grupo, a comunicação interpessoal, entre outros.