Buscar

Exercícios 9 e 10 História da Educação no Brasil 2015

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0242_EX_A9_201410070123 
	Matrícula: 201410070123
	Aluno(a): RAFAELA OLVEIRA DA SILVA 
	Data: 07/03/2016 22:43:19 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201410762011)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia (1999), desenvolveu uma temática rica sobre a formação dos professores, defendendo reflexões a respeito de uma prática dialógica como uma exigência de humanização docente. Para tal, o professor deve 
		
	
	alcançar alto padrão de produtividade dos seus alunos.
	
	criar um ambiente agradável e sem conflito. 
	
	dominar o conteúdo. 
	
	manter um bom nível de avaliação entre os alunos. 
	
	desenvolver uma docência crítica. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201410762004)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Segundo Paulo Freire, em seu texto Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, ¿não posso ser Professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, mas não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos.¿ Com essa afirmação, o autor defende
		
	
	o testemunho ético, a coerência entre o que o professor diz, o que escreve, o que ensina e o que faz.
	
	a discussão indisciplinada em sala de aula.
	
	o desdenho e a humildade da prática docente.
	
	o autoritarismo do professor para legitimar sua ação.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201410319162)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O HOMEM TEM VOCAÇÃO PARA SUJEITO DA HISTÓRIA, E NÃO PARA OBJETO E, NO CASO BRASILEIRO, ESSA VOCAÇÃO NÃO SE EXPLICITAVA, POIS O POVO TERIA SIDO VÍTIMA DE AUTORITARISMO E PATERNALISMO. SERIA NECESSÁRIO ROMPER COM ISSO, LIBERTAR O HOMEM DO POVO, FORJAR UMA NOVA MENTALIDADE, TRABALHAR A SUA CONSCIENTIZAÇÃO E ENGAJÁ-LO NA LUTA POLÍTICA. NAS OPÇÕES ABAIXO IDENTIFIQUE O AUTOR DESSE TEXTO E A LINHA PEDAGÓGICA CORRESPONDENTE: 
		
	
	MARQUES DE POMBAL- PEDAGOGIA POMBALINA
	
	FRANCISCO FERRER- PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
	
	MANOEL DA NÓBREGA- PEDAGOGIA JESUÍTICA 
	
	LOURENÇO FILHO- PEDAGOGIA ESCOLANOVISTA
	
	PAULO FREIRE- PEDAGOGIA LIBERTADORA
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201410094693)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas idéias pedagógicas e a instauração de um paradigma de educação popular, quando uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste ganham projeção no cenário nacional da educação. O intelectual brasileiro que influencia tais idéias pedagógicas é:
		
	
	Anísio Teixeira. 
	
	Paulo Freire. 
	
	Lourenço Filho. 
	
	Fernando de Azevedo. 
	
	Francisco Campo. 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410770284)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	veja o trecho do livro de PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO a)o educador é o que educa; os educandos, os que são edu¬cados; b)o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem: c)o educador é o que pensa; os educandos, os pensados; d)o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente; e)o educador é o que disciplina; os educandos, os discipli. nados; f)o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educan¬dos, os que seguem a prescrição: g)o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que atuam, na atuação do educador; h)o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, jamais ouvidos nesta escolha, se acomodam a ele; i)o educador identifica a autoridade do saber com sua autoridade funcional, que opõe antagonicamente à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se às determinações daquele; j)o educador, finalmente, é o sujeito do processo: os educandos, meros objetos. Este modelo de educação é denominada :
		
	
	Educação Dialógica.
	
	Educação Bancária.
	
	Educação Emancipadora.
	
	Educação Marxista.
	
	Educação Libertadora.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201410094659)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Uma república nascida das camarilhas do poder de cores verde e amarelo elitista. A instrução pública avançará cada vez mais pelos rincões da jovem nação. Contudo, mesmo nas grandes cidades trabalhadores, nacionais e estrangeiros não terão o acesso ao ensino público. Quem nasce filho de operário no período da República Velha certamente terá a mesma função social que seu pai ou mãe. Contra este estado de coisas organizações de trabalhadores se organizam para oferecer aos seus companheiros uma educação que os tire da indigência educacional. Como se nota no texto acima, a questão educacional se caracteriza como um questão social e dessa forma não pode ser deixada à margem dos problemas que envolvem o país. Sendo assim três grandes correntes debateram sobre a educação e o modelo de homem que se desejava, foram elas: 
		
	
	Pedagoia Nova, Tradicional e Revolucinária
	
	Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Eurocêntrica
	
	Pedagogia Revolucinonária, Tradicional e Eurocentrica 
	
	Pedagogia Libertária, Tradicional e Eurocêntrica
	
	Pedagogia Libertária, Nova e Tradicional

Continue navegando