Buscar

Relatorio ES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
 FUNDAMENTAL Il
SERTÃOZINHO
2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
 FUNDAMENTAL Il
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Fundamental lI, sob orientação da professora-tutora presencial Eliana Manzan.
SERTÃOZINHO
2017
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do Aluno.....................................................................04 
Introdução........................................................................................................05
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil................................................................................................................06
Observação e interação na escola..........................................................08
Entrevista com o responsável pelo processo ensino aprendizagem na Escola.....................................................................................................11
Plano de Aula..........................................................................................13
Regência.................................................................................................17
Considerações Finais......................................................................................18
Referências Bibliográficas..............................................................................19
INTRODUÇÃO
O atual relatório do estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental ll (3º 4º e 5º ano) irá relatar uma experiência realizada na Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Sempre Viva localizada na Rua Macir Ramazuni nº 842 no centro da cidade de Pontal São Paulo, totalizando no total de 25 horas. No mesmo consta as observações e as atividades desenvolvidas durante o período do estágio e como se desenvolve o ensino em sala de aula e de que maneira se conduz à aprendizagem dentro do centro escolar diante das atividades realizadas.
O estágio é de extrema impenitência para a formação do profissional na educação, assim podendo ter a mera oportunidade sobre uma realidade definida e próxima. Portanto serão descritos as caracterizações das turmas observadas e os trabalhos dos professores, relatando as práticas pedagógicas a partir do que foi observado e vivenciado, assim pode considera-se que a finalidade do estágio e fundamental e de extrema importância para a produção de novos conhecimentos que refere-se, à capacidade de articular dialeticamente o saber teórico. 
Dessa forma o objetivo do relatório e por todas as exigências do processo de ensino-aprendizagem considerando o desenvolvimento do aluno como um ser cognitivo, afetivo e social e por todas as condições que o atual estágio supervisionado, requer sobre a experiência do estagiário em prática. 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO E REGÊNCIA:
O estágio supervisionado é o momento de se adquirir e transforma difíceis situações enfrentadas na sala de aula em estimulo para atual profissão, assim podendo construir uma aprendizagem profissional e a melhoria das salas.
As atividades foram desenvolvidas e observadas no 3º, 4º e 5º ano dos iniciais do fundamental ll durante 3 horas no turno matutino de segunda à sexta-feira. O presente relatório é uma analise das observações realizadas em uma escola particular que vai do berçário ao ensino médio, porém o atual relatório avalia a turma do 4º ano da professora Sara Maisa totalizando 24 alunos que na mesma foi desenvolvidas ás atividades, as observações e os planos de aula. 
Quando apresentei-me para a realização da observação, fui recebida com grande satisfação da professora e com curiosidade pelos alunos que ali estavam. A escola onde realizei o estágio é uma referência por desenvolver habilidades e integrar os conteúdos às atividades extracurriculares, facilitando a construção do conhecimento de forma mais atrativa como: o desenvolvimento do lúdico, jogos pedagógicos, saúde, higiene pessoal, leitura e escrita, acessam as tecnologias, regionalismo e cultura, essas são as atividades aplicadas obtendo á atenção dos alunos para o ensino aprendizagem. 
Durante o estágio, pude analisar que as aulas foram interativas e dinâmicas onde as atividades imposta pela professora, permitiram que os alunos tivessem livre arbítrio para, inventar, criar, aprender e errar. A capacidade de construção é caracterizada pelo entusiasmo e curiosidade que proporciona o desenvolvimento da experimentação, deixando com que toda verdade seja reinventada ou reconstituída pelos alunos e não simplesmente transmitida assim como Piaget privilegia o desenvolvimento das habilidades. 
“ O conhecimento é a equilibração / requilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo. A assimilação é a incorporação dos dados da realidade dos esquemas disponíveis nos sujeitos, é o processo pelo qual as ideias, as pessoas e costumes são incorporadas à atividade do sujeito. ”
A sala de aula é ampla e confortável com boa ventilação e iluminação. Também existe móvel adequado, como lousa com tamanho próprio aos demais componentes das sala de aula conforme a faixa etária dos alunos. Na rotina a professora organiza rodas de conversas onde os alunos tem a liberdade de se expressar livremente. Nesta estratégia pude observar a integração e socialização que realmente acontece na roda de conversas, entretanto a professora passa a conhecer melhor o dia-a-dia de cada aluno. Durante o estágio foram desenvolvidas rodas de conversas, avaliações, simulados, preparação para a comemoração do dia 7 de setembro em que se comemora o dia da Independência do Brasil, atividades pedagógicas como musicalização, teatros, contos e outros para a chegada da primavera textos e leituras falando sobre o Brasil, meu Brasil brasileiro, desequilíbrios ambientais, e famílias que moram no bairro, pois tudo isso faz parte do nosso dia-a-dia e contribui para o desenvolvimento dos alunos. 
Também foram desenvolvidas e oferecidas outras atividades, que serve de estimulo para desenvolver a criatividade de raciocínio. A aula de informática também é inserida já que é de extrema importância no currículo escolar, pois vivemos no mundo da tecnologia que faz parte do nosso instrumento de trabalho. 
A escola é ampla constituída com duas unidades l e ll. O espaço físico da escola é formada por sala de direção, orientação, coordenação administrativa, secretário, recepção, laboratório de informática, salão para eventos e festas comemorativas, almoxarifado, refeitório, seis banheiros masculinos e femininos, cobertura ampla onde desenvolve algumas atividades lúdicas, 15 salas de aula sendo 5 direcionada educação infantil e 5 para o ensino fundamental l e ll.
A coordenação pedagógica da escola atribuiu semanalmente o planejamento dos professores com sugestões diferenciada que ajudam no currículo pedagógico da escola.
Nas aulas ministradas e aplicações de planos de aula foram inesquecíveis, nesse período descobri que estava no cainho certo, auxiliei alguns alunos que tinha dificuldades para desenvolver às atividades, tudo inesquecível e maravilhoso ao mesmo tempo apreensivo, minha terceira experiência como estagiaria em sala de aula, tive sugestões da professora Sara Mariza que em seguida me deixou livre para aplicas às atividades.
Primeiramente expliquei aos alunos a minha presença e o motivo em seguida fizemos a rotina diária: oração, musica, leitura um breve comentário e as instruções de como seria à atividade e em seguida distribui os recursos utilizados para cada plano de aula. Todosrealizaram com grandes expectativas e interação às atividades propostas, foram três aulas ministradas e para minha surpresa e satisfação consegui realizar e manter o ritmo e um resultado sensacional e satisfatório na sala de aula.
Como conta todo meu trabalho desenvolvido durante o estágio nesse relatório, sem nada a mais declarar encerra aqui todas as atividades e regências desenvolvido nos anos iniciais fundamentais l e ll e minha ilustre experiência como futura profissional da educação infantil neste presente relatório.
ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA ESCOLA:
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da Escola: Escola de Educação infantil, Ensino fundamental e Médio Sempre Viva
Endereço: Rua Macir Ramazini Nº 842 - Centro
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Particular ( x ) 
Horário de funcionamento: Manhã ( x ) Tarde ( ) Noite ( ) 
Séries ofertadas: Do Berçário ao Ensino Médio
Número de alunos: 434 Aproximadamente
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
1)	Ambientes físicos 
(x ) Salas de aula - Quantas? 05 salas
( x ) Secretaria	
( x ) Pátio interno
(x ) Pátio externo
( x ) Quadra coberta 	( ) Quadra aberta
( x ) Refeitório
( x ) Cozinha
( x ) Sanitário feminino
( x ) Sanitário masculino
(x ) Sanitários para professores
( x ) Biblioteca
( x ) Sala de vídeo e TV
( x ) Sala de leitura
( x ) Laboratórios. Especificar:
Outros: Laboratório de informática
2) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados:
( x ) Individualmente, sendo um atrás do outro.
( x ) Em grupos.
( ) Em duplas.
( ) Em trios.
( ) Em outra formação.
3) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula?
( x ) Jogos.
(x ) Livros didáticos.
( x ) Vídeos.
( ) Calculadoras.
(x ) Lousa e giz.
( ) Mapas, gráficos...
( ) Livros paradidáticos.
( ) Outros recursos. apostilas
4) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco:
( x ) Números e sistemas de numeração.
( x ) Espaço e forma.
( ) Grandezas e medidas.
( ) Tratamento da informação.
5) De modo geral, a aula:
( ) Partiu do conhecimento dos alunos.
( ) Foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro).
( ) Baseou-se apenas em reprodução de exercícios.
( x ) Foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções.
( ) Foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas.
6) Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que:
( x ) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos.
( ) Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los.
( x ) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários.
( x ) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas.
( x ) Tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola.
( ) Tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência.
7) Durante a aula, os alunos:
( x ) Demonstraram interesse.
(x ) Realizaram com facilidade as atividades propostas.
(x ) Cooperaram entre si.
( x ) Respeitaram o professor.
( ) Apresentaram dificuldades para realizar as atividades.
( ) Estavam desmotivados.
( ) Com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais.
( ) Demonstraram outro comportamento/atitude.
8) Quanto à avaliação:
( ) Foi realizada pelo professor.
( ) Foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo).
( ) Houve observação pelo professor.
( ) Ocorreu outra forma de avaliação. 
( x ) Não ocorreu avaliação.
9) Quanto ao ambiente escolar:
( x ) Preocupação com a prevenção de acidentes.
( ) Acessibilidade para alunos com deficiência.
( x ) Salas de recursos multifuncionais.
x ) Atendimento multidisciplinar.
( x ) Limpeza.
( ) Poluição sonora.
() Poluição visual.
10)	Reflexão Pessoal
Ensinar é como amar, cada um tem seu jeito....
Escrever os pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para o desenvolvimento da aula.
Toda criança em si necessita de conhecer e compreender o espaço em que vive. Para isso o ensino da matemática desde de cedo é de grande importância para a educação desde das operações, contagens, grandezas e medidas ao espaço e a forma. Pois é a partir do ensino de geometria e a matemática que a criança constrói um modo de conceber o espaço por meios das suas percepções, das soluções que encontram para os problemas e o contato com a realidade.
Então para melhorar ainda mais o trabalho com a matemática devemos colocar e praticar, desafios, tarefas que dizem respeito às relações habituais das crianças com o espaço em que elas vivem. Por exemplo Gabriel e Laura estão brincando com pinos e bolas no pátio da escola, Laura têm 3 pinos e 2 bolas, Gabriel têm 2 pinos e 1 bola quantos pinos e bolas têm os dois juntos? Todas essas situações podem acontecer na hora do recreio, e as crianças sem perceberem ao mesmo tempo em que brinca também aprendem. No entanto os brinquedos lúdicos, os quais utilizados no nosso dia-a-dia com as crianças nos mostra conhecimentos e aprendizado da criança dentro da matemática e da geometria.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio “ Sempre Viva”
NOME DA PROFESSORA OU COORDENADORA DA INSTITUIÇÃO: Terezinha Valmir Moro Buosi
1º) quais são as suas atribuições?
R: Coordenar todas as ações referente ao projeto pedagógico da escola, atender os professores no que diz respeito a parte pedagógica como também muitas vezes a disciplina dos alunos (quando esta influi no processo ensino-aprendizagem) atender os pais, em relação as devidas referentes ao relacionamento com os professores, avaliações e nas reuniões (encontro) de pais e mestres, assessorar o diretor da escola quanto aos assuntos pertinentes a alunos, professores e pais ou responsáveis; estar sempre presente em todas as atividades da escola, participando, assessorando e avaliando
2º Como se organiza o trabalho didático na escola (forma de planejamento, definições de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados e organizados de projetos?
R: No final do ano letivo, faz-se uma reunião, com todos profissionais da escola (professores e funcionários) para uma avaliação referente, a todos os projetos realizados durante o ano (projetos pedagógicos, culturais de lazer, sociais e outros). Após esta análise, em janeiro (2ª quinzena) temos o período da reciclagem e de planejamento onde professores e funcionários definem a proposta pedagógica para ano em curso. Neste período define-se também a grade curricular e o calendário escolar
3º) em que espaço e com qual frequência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?
R: Resposta inclusa no interior, acrescentando o período de reciclagem em julho as reuniões pedagógicas (04 ao ano) as reuniões do conselho da escola (02 ao ano) como também as reuniões do conselho de ano, classe e série. Os assuntos mais tratados nesses encontros, especialmente os últimos, diz respeito ao estudo e análise dos alunos (quanto a aprendizagem frequência e comportamento)
4º) você acredita que relacionar à teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar a prática utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?
R: Desenvolva com mais sustentabilidade contamos com um apoio muito importante que é a parceria com o sistema de ensino positivo que ajuda a coordenar em relação aos conteúdos distribuídos, por série bimestre e sua aplicabilidade como também avaliações. Como em nossa escola rotatividadedos professores e funcionários é relativamente pequena a dificuldade em aplicar a proposta pedagógicas se torna melhor, baseando-se nas dificuldades trazidas pelos alunos (advindos de outras escolas alunos que passaram por recuperação no ano anterior, alunos que ficam doente e outros).
Consigo orientar os professores e sugerir atividades através da análise dos semanários (conteúdos e atividades propostas pelo professor para decorrer de uma semana) das avaliações mensais e bimestrais propostas pela docente como também análise das avaliações desenvolvidas pelo próprio aluno, corrigida e avaliada pelo professor com esse procedimento tenho uma certa noção de como está a classe e o seu desenvolvimento tornando trabalho do coordenador mais eficiente.
PLANO DE AULA 01: 
Dados de Identificação
Nome da Instituiçaõ: Escola de Educação Infantil, Ensino fundamental e Médio “Sempre Viva”
Diretor (a): Marco Moro Buozi
Estagiário (a): Dartiléia Souza Oliveira
Série: 4º ano
Período: Matutino
Numero de alunos: 24 alunos
Data: 06/09/2017
Tema da aula: Desequilíbrios Ambientais
Disciplina: Ciências 
Objetivo: 
Conhecer as atitudes dos seres humanos que causam desequilíbrios ambientais; Adquirir conhecimento do meio em que vive para que possam transforma e produzir textos. 
Síntese e Procedimentos: 
Conhecer o meio ambiente em que vive e produzir uma história.
Relatar que a natura tem seu jeito próprio de seguir seu rumo.
Que a natureza procura um equilíbrio para uma boa sobrevivência.
Que a natureza é impedida muitas vezes de seguir seu ritmo e por consequência vem os desequilíbrios ambientais.
Leitura de uma música que fala da natureza, para que os alunos faça a interpretação. 
Regência:
Iniciar um texto relatando os problemas da natureza e mostrado que ela tem seu jeito próprio de seguir seu rumo, em que ela procura um equilíbrio para uma boa sobrevivência, pois muitas vezes nossa natureza é impedida de seguir sua sobrevivência, assim desencadeando os desequilíbrios ambientais.
Pedir que os alunos se organize em duplas e comecem a produzir um pequeno texto sobre o desequilíbrio ambiental e que, no final relatem uma solução do problema. Depois ilustrem essa história em quadrinhos. 
Recursos:
Lápis, borracha, giz de cera ou lápis de cor.
Avaliação / e ou Fixação:
A letra de uma música chamada Planeta Azul, pois descreve diversos problemas ambientais. Qual parte lhe chama mais atenção? Por que?
PLANO DE AULA 02:
Dados de Identificação
Nome da Instituiçaõ: Escola de Educação Infantil, Ensino fundamental e Médio “Sempre Viva”
Diretor (a): Marco Moro Buozi
Estagiário (a): Dartiléia Souza Oliveira
Série: 4º ano
Período: Matutino
Numero de alunos: 24 alunos
Data: 06/09/2017
Tema da aula: As famílias que moram no Bairro
Disciplina: Geografia 
Objetivo: 
Observar e descrever semelhanças e diferenças no modo de vida de diferentes grupos familiares.
Respeitar a cultura e o modo de vida de outras pessoas.
Desperta nos alunos a percepção sobre a família e o que faz especial.
Saber que a família é o primeiro grupo social que fazemos parte.
Síntese e Procedimento: 
Para aprimorar o assunto “ As famílias que moram no Bairro “, sugerimos as seguintes atividades.
Prepara tiras coloridas de papel cartão de aproximadamente 20cm x 5cm.
Depois uma roda de conversa, procuramos saber dos alunos o que uma família faz. Em cada tira de papel os alunos irão fazer uma frase com situações vividas com ele e sua família. Os alunos também irmão fazer uma lista com o nome de seus familiares e outra lista com os tipos de atividades, comemorações, comidas e costumes. Com essa atividade os alunos iram perceber que os elos de uma corrente, às situações que acontecem na família são encaixadas, portanto deve ser cultivado com amor, respeito e companheirismo.
Regência:
Criei um debate sobre valorizar as pessoas que convivem em nosso meio ,respeitar a natureza de cada um , interagir e relacionar com cada família que moram próximos ao nosso bairro, ou seja no mesmo bairro sabendo das igualdades e as diferenças mediante as interações estabelecidas, valorizando e reconhecendo o indivíduo. 
Após desenvolver está conversa, cada aluno produziu um texto ou um desenho sobre o que fez, o que aconteceu e o que aprendeu e quais as dificuldades encontradas no período em que às atividades foram desenvolvidas. Sendo assim todo conteúdo realizado foi de extrema importância e bastante proveitosa pelos alunos.
Recursos:
Fita adesiva ou cola, tesoura, canetinha e tiras coloridas de papel cartão.
Avaliação / e ou Fixação:
Conceituando o convívio do grupo social construindo o conceito de identidade e pondo em prática o conceito de organização familiar. 
PLANO DE AULA 03:
Dados de Identificação
Nome da Instituiçaõ: Escola de Educação Infantil, Ensino fundamental e Médio “Sempre Viva”
Diretor (a): Marco Moro Buozi
Estagiário (a): Dartiléia Souza Oliveira
Série: 4º ano
Período: Matutino
Numero de alunos: 24 alunos
Data: 06/09/2017
Tema da aula: Brasil, meu Brasil brasileiro
Disciplina: História 
Objetivos: 
Conhecer a história do nosso país, hipóteses da história do Brasil.
Síntese e Procedimento: 
Inicias o tema, questionando: O que é o Brasil para vocês? Quem faz parte do nosso país? Quem mora nele? Quais as características das pessoas que moram nesse país? Anotar no quadro todas as respostas citadas pelos alunos, afim de confronta sobre esse tema, ao final do estudo, o conhecimento prévio com os conhecimentos adquiridos durante as atividades. 
Após essa reflexão sobre o Brasil, mostrar ao alunos imagens diferentes dos povos que habitam em nosso país.
Regência:
Com esta proposta entendemos que é muito importante trabalhar sobre a importância do nosso Brasil revivendo histórias , ampliando conhecimentos e conscientizando às crianças que serão nossos futuros cidadãos, sendo capazes de restabelecer relações ,interagir, transformar e construir neste meio outras realidades. 
Iniciei um debate sobre as diversidades do nosso Brasil e em seguida pedi aos alunos que descrevesse em uma folha A4 todas informações que eles conseguiram captar com o nosso debate.
Recursos:
Lápis, caderno, borracha, jornais e revistas.
Avaliação / e ou Fixação:
Entregar uma folha branca, e pedir que eles registrem a própria imagem e as principais característica, por meio de desenho e de pintura.
CONSIDEREÇÕES FINAIS
O estágio supervisionado no fundamental ll, foi uma oportunidade de vivencia na prática a realidade escolar, fazendo uma observação participativa com procedimentos adequados. Assim o estágio supervisionado proporciona uma base conceitual sobre as teorias para refletir, pesquisar e discutir o processo de ensinar e aprender.
O estágio também proporcionou uma analise sobre o processo pedagógico desenvolvendo competências e habilidades na construção da identidade individual e coletiva, com o mesmo pôde-se compreender melhor o que se aprendeu durante o curso, e também buscar novos conhecimentos para que as habilidades profissionais com competência seja capaz de contribuir para aprendizagem doas alunos do ensino fundamental ll.
Os objetivos mais importantes para a formação do futuro professor deve ser visado em todas as áreas de conhecimento para apreciar com responsabilidade, diversos acontecimentos da escola e da comunidade. Assim pode-se afirmar que o referente relatório deixa aqui todos os contextos e abordagens, em relação ao trabalho pedagógico feito no período de estágio. 
Referências:
Piaget, Wallon e Vigotsky: algumas construções no ensino aprendizagem 
www.ufsm.br<cintia-lc4
Jean Piaget – Col...
www.coladaweb.com
http://wwwportaleducacao.com.br
www.uel.br<pages<arquivos<volu...
www.uesb.br
www.fesv.edu.br<109750
O que esperar do ensino fundamental ll – Estadão Educação
www.educacao.estado.com.br<blogs<o... 
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Continue navegando