Buscar

Questão aberta Ergonomia e segurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão aberta – Ergonomia e Segurança
Existem situações que consistem em irregularidades ou deficiências existentes no ambiente de trabalho. Dessa forma, estas situações constituem riscos para a saúde e a integridade física do trabalhador. Essas irregularidades ou deficiências são chamadas de condições inseguras e fazem parte das causas de acidentes do trabalho.
Cite cinco (5) exemplos de condições inseguras que existem ou podem vir a existir no laboratório de química de uma empresa qualquer. Na sequência, para cada uma destas condições, discorra sobre medidas prevencionistas que podem ser implementadas para corrigi-las e/ou eliminá-las.
As condições inseguras são:
1 - Execução de ensaios arriscados sozinhos, sem o conhecimento de outro colega de trabalho ou fora de horário de trabalho.
Em caso de acidente, pode haver problema em obter ajuda, então, os experimentos perigosos não devem ser executados fora do horário de trabalho. Informar aos colegas de trabalho quando for executar um experimento de risco.
2 - Acidente provocado por uso indevido de agente/produto químico.
A grande maioria dos agentes/produtos de laboratório é tóxico. É importante que se conheçam bem todos agentes/produtos químicos armazenados e utilizados no laboratório, utilize todos os equipamento de segurança necessário ao manusea-los, e siga todas as exigências de segurança indicadas. 
3 - Substâncias tóxicas na pele.
Pode ser causada por rotulagem inadequada e/ou falta de treinamento do funcionário, que pode ser resolvido com campanhas de treinamento apropriado, equipamentos com manutenção regular, rotulagem correta e acesso a informações adequadas. 
4 - Incêndios.
Um laboratório químico é repleto de agentes químicos inflamáveis que podem provocar incêndios. Podemos prevenir o acidente com capacitação adequada dos funcionários, um bom sistema anti-incêndio e caso ainda assim ocorra o acidente, devemos ter um sistema eficiente de contenção já que muitos agentes químicos são extremamente tóxicos mesmo sem entrar em combustão.
5 - Contaminação por material biológico.
Todo material contaminado por vírus, microrganismos, qualquer organismo geneticamente modificado ou derivado biológico que ofereça risco à saúde deverá ser autoclavado (pelo tempo adequado) ou tratado com solução de hipoclorito ou lisofórmio antes do descarte. Utilizar todos os equipamentos de segurança indicados e o descarte correto poderá evitar a contaminação pelo agente biológico.

Outros materiais