Buscar

av2 seg do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408311434)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A presença de Agrotóxicos nos alimentos que ingerimos diariamente oferece grande risco a saúde devido a presença dos seguintes componentes:
		
	 
	Organofosforados, Organoclorados e Carbamatos.
	
	Enxofre e dissulfetos.
	
	Hipoclorito de sódio.
	
	Monóxido de carbono e metano.
	
	Polimixina B.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408309392)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atividade , prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade:
		
	
	Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
	
	Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
	 
	Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
	
	Programa de Controle de Resíduos Industriais (PCRI).
	
	Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408312471)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O adicional de periculosidade se aplica para:
		
	 
	radiação, explosivos, inflamáveis e eletricidade.
	
	eletricidade, ambientes confinados e alturas elevadas
	
	eletricidade, trabalho sob pressão e risco de vida
	
	eletricidade, ambiente poluído, iluminação deficiente
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408309455)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	'' É o campo de atuação voltado para a prevenção ou eliminação de situações de riscos biológicos inerentes às atividades de prestação de serviços, pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento tecnológico em saúde que podem comprometer a saúde dos profissionais atuantes nesses setores, além de contaminar ambientes e animais " . O enunciado acima se aplica a :
		
	
	Microbiologia .
	
	Biotecnologia.
	
	Toxicologia ocupacional.
	
	Bioergonomia .
	 
	Biossegurança.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408791074)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador, sendo também seu dever prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular. Em caso de acidente a empresa deverá emitir a CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho. Sobre essa comunicação assinale a assertiva FALSA:
		
	
	A empresa que não informar acidentes de trabalho está sujeita à multa, Se ficar caracterizado que o acidente ocorreu por culpa do empregador ele deve indenizar o trabalhador por danos materiais, físicos e morais
	 
	Ao comunicar o acidente de trabalho à Previdência Social, receberão cópia fiel o acidentado e seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda sua categoria.
	 
	Deverá ser comunicado os acidentes ocorridos com todos os segurados empregados: doméstico, o trabalhador avulso, o segurado especial e o médico residente.
	
	Todas as empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados tem a obrigação de emitir a CAT em caso de ocorrência de acidente de trabalho ou de suspeita médica de doença do trabalho. Caso ela não o faça, o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu, ou ainda, qualquer autoridade pública podem comunicar o acidente à Previdência Social, conforme artigo 22 da Lei 8213/1991.
	
	A empresa deverá comunicar acidente de trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408791102)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Qual atividade é FALSA, não é da competência dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT?
		
	
	Promover programas permanentes de proteção prevenção de acidentes.
	 
	Selecionar os futuros profissionais da área de serviços especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
	
	Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente;
	
	Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;
	
	Esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408465853)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação a CIPA é correto afirmar:
		
	
	A CIPA terá reuniões ordinárias anuais, de acordo com o calendário preestabelecido.
	
	dispensar as cópias das CAT emitidas.
	
	Receber plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
	 
	A CIPA terá por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.
	
	elaborar o PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408309419)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional,incidente sobre o salário mínimo da região.Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequência correta.
1- 40% (quarenta por cento)                            ( ) Para insalubridade de grau mínimo
2- 20% (vinte por cento)                                  ( ) Para insalubridade de grau máximo
3- 10% (dez por cento)                                   ( ) Para insalubridade de grau médio
		
	 
	3-1-2
	
	2-1-3
	
	3-2-1
	
	1-3-2
	
	1-2-3
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408362313)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a relação do PDCA com a OHSAS 18001?
		
	
Resposta: A certificação OHSAS 18001 faz se valer através do cliclo PDCA, onde temos que Planejar, Agir, Verificar e Controlar as atividades/ações de segurança do trabalho para atingir eficiencia nos processos, fazendo que a segurança do trabalhadores esteja em constante melhoria continua.
	
Gabarito: Os requisitos da Norma OHSAS 18001 seguem o CICLO do PDCA, com ênfase no desenvolvimento continuo.A OHSAS 18001 é baseada na metodologia PDCA( PLAN< DO < CHECK< ACT = Planejar; Fazer;Verificar; Agir.): Planejar:estabelece objetivos e processos para atingir os resultados conf. a política de Saúde e Segurança Ocupacional da empresa; Fazer: Implementar os processos já definidos; Verificar:Monitorar e medir os processos implantados; Agir: executar as ações para melhorar a política de SSO. "
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408312625)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Defina com clareza o objetivo e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA) em uma empresa e como se dá a sua composição :
		
	
Resposta: O objetivo da CIPA é identificar no ambiente de trabalho irregularidades que possam contribuir para ocorrências de acidentes, relatar tais condições e solicitar as medidas corretivas. Tem como atribuição realizar Inspeções de segurança, SIPAT, Orientar os trabalhadoressobre a AIDS, fazer mapas de riscos, ou seja, cumprir a NR 5. Sua composição se da por representantes do empregador e representante dos empregados. O número da sua composição depende do grau de risco e número de empregados conforme o quadro da NR. Os representantes dos empregados serão por eles eleitos.
	
Gabarito: O objetivo da CIPA é observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas no Quadro da NR-5 .

Outros materiais