Buscar

Aula 1 Relações entre gestão social e gestão empresarial.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 - Relações entre gestão social e gestão empresarial.
Qual o objetivo da empresa no contexto da adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?a razão de ser da empresa deve ser a maximização do bem-estar social e não mais a maximização do retorno para os acionistas. 
Que fatores têm contribuído para que as empresas busquem maior transparência na sua atividade empresarial e econômica?os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e de comunicação (TICs).
Diversos fatores têm contribuído nos últimos anos, para explicar a valorização da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na pauta das discussões nas empresas, entre eles destacam-se: as crises financeiras gerando ondas de instabilidade nos mercados globais, os desafios das mudanças climáticas, os problemas de geopolítica mundial e a diminuição da eficácia das políticas públicas. Nesse sentido, as empresas como força-motriz da economia, têm sido solicitadas que. Ampliem o seu papel como agente econômico, indo além da gestão empresarial eficiente mas também agregue valor social e ambiental que contribui para melhoria da qualidade de vida da população. 
Quais são as razões que têm contribuído para que as empresas passem a adotar, progressivamente, critérios sociais nas suas decisões?com a globalização e a mutação industrial em larga escala, surgem novos comportamentos por parte dos consumidores que recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos.
As empresas estão sendo pressionadas para melhorar o padrão de tratabilidade dos resíduos gerados em seus processos de produção. De maneira crescente, os cidadãos e as diversas entidades coletivas têm gerado formas de pressão. O conceito e aplicação da Gestão Social, constitui um bom caminho para a empresa melhorar a sua imagem corporativa diante das cobranças dos stakeholders? Sim, pois permite às companhias responderem com maior eficiência, na medida que vão implementar as ações considerando as prioridades definidas pela ordem de pressão dos stakeholders.
Por que a empresa Apple tem pressionado a Foxconn, a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores do mundo, a melhorar as condições de trabalho de seus trabalhadores?Devido às pressões exercidas pelo mercado sobre a Apple, em razão do tipo de relações trabalhistas adotadas pela Foxconn, serem incompatíveis com o padrão exigido de uma empresa americana.
O ponto de partida para melhor entendimento de como a Gestão Social se iniciou no mundo corporativo, se deve a que tipo de atitude na condução de seus negócios?as empresas começaram a se preocupar com os assuntos que iam além da Gestão Empresarial tradicional, que tinha como foco somente o lucro.
Sobre responsabilidade social corporativa. Marque a definição correta.A obrigação que uma organização tem de agir tanto para servir aos interesses próprios como aos interesses da sociedade.

Outros materiais