Buscar

TÓPICOS EM LIBRAS AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

» TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV2 
	
	Professor:
	FABIANO GUIMARAES DA ROCHA
ALESSANDRA RIBEIRO BAPTISTA
	Turma: 9069/AZ
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 28/11/2014 15:42:01 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301463508)
	sem. N/A: Políticas Linguísticas e Bilinguismo
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Na perspectiva da Educação Bilíngue, qual status linguístico e político que a língua brasileira de sinais assume para o sujeito sinalizante? 
		
	
	
Gabarito: A língua brasileira de sinais é considerada a primeira língua do surdo sinalizante brasileiro enquanto o português é a sua segunda língua. A própria lei de LIBRAS assume a língua de sinais como meio oficial de comunicação dentro da comunidade surda.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301464444)
	sem. N/A: Literatura Surda
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Quais os argumentos utilizados para sustentar a ideia de que há uma literatura surda?
		
	
	
Gabarito: O fato de que nas comunidades surdas surgem ou podem surgir processos culturais específicos, como por exemplo, a literatura surda que começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301356636)
	2a sem.: Aula 2
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A fluência em LIBRAS não implica:
		
	
	O uso da expressão corporal e facial.
	
	A competência no uso e leitura da datilologia.
	
	A uso de leitura labial.
	
	A ampliação da consciência corporal e uso do espaço.
	
	O conhecimento dos sinais e competência em seu uso.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301462315)
	sem. N/A: Inclusão
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"Os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura, identidade próprias". Com base nesse trecho selecionado da aula 1, analise a seguinte situação: em uma escola regular onde há um aluno surdo matriculado realiza-se constantemente palestras sobre seus valores e entrelaçamentos culturais, linguísticos e identitários, para a conscientização da comunidade escolar acerca desse aluno. Pode-se afirmar que essa ação:
		
	
	Simplesmente existe para acalmar os mais ativistas, uma maneira de refrear as reclamações sobre exclusão.
	
	Nunca poderá mudar as barreiras atitudinais, porque não há participação ativa do Estado, sem mudança nas estruturas, pouco vale esse tipo de ação.
	
	Refere-se à participação legítima de todos os tipos de gente na escola, para que essa seja construída COM, POR e PARA todos, sob uma perspectiva inclusiva.
	
	Rejeita a identidade surda e só reconhece outros valores, outras normas, outros hábitos diferentes dos aspectos da comunidade surda
	
	Refere-se à participação dos ouvintes, criando um favoritismo à essa comunidade, sob uma perspectiva integradora
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301356629)
	3a sem.: Aula 3
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O Decreto 5.626/2005 regulamenta a Lei de LIBRAS. Assinale a alternativa que NÃO apresenta assunto tratados nesse Decreto:
		
	
	Garantia e atenção à saúde da pessoa surda e com deficiência auditiva
	
	A inclusão da LIBRAS como disciplina escolar.
	
	Acesso das pessoas surdas à educação.
	
	Formação de Tradutores e Intérpretes de LIBRAS.
	
	Possibilidade de implante coclear para surdos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301357113)
	5a sem.: Aula 5
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Várias perspectivas podem descrever a língua que privilegiam seus aspectos, suas formas de manifestação, etc. Podemos, por exemplo, pensar na língua como um meio de comunicação, como uma estrutura, como um valor social¿. Segundo a afirmativa supracitada, tem-se que : 
		
	
	A libras é a língua de sinais usada pelos surdos brasileiros. Quanto aos seus aspectos, é importante salientar que há variações em todos os níveis sociais, pois seu valor social difere a cada grupo, dentre os aspectos de variações, se destacam o regionalismo e a faixa etária dos surdos. 
	
	Na libras tais perspectivas linguísticas são indiferentes, porque seu uso na sociedade ainda é pequeno, inclusive, muitos surdos ainda fazem leitura labial. 
	
	A libras é uma língua intermediária, porque nem todos os surdos fazem boa leitura labial, assim o valor comunicacional da libras é como recurso ou apoio na conversação entre surdos e ouvintes. 
	
	A libras é uma língua avançada, porque nem todos os surdos fazem boa leitura labial, assim o valor comunicacional da libras é como recurso mínimo ou apoio na conversação entre surdos e ouvintes. 
	
	A libras como uma língua natural para as pessoas surdas e complexa para as pessoas ouvintes. Além disso, os aspectos mencionados só funcionarão na sociedade se todas as escolas incluírem a libras em sua grade curricular. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301462448)
	sem. N/A: Gramática da LIBRAS
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Na LIBRAS podemos produzir diferentes tipos de frases. De igual modo, na LIBRAS são utilizados recursos pragmáticos para expressar determinadas ideias, fatos e assim compor e estruturar as sentenças. Analise as afirmativas a seguir sobre a tipologia frasal da LIBRAS: I - Na forma Afirmativa: a expressão facial é neutra. II - Na forma Interrogativa: sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima. III - Na forma Exclamativa: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça, movimentando-se para direita e para esquerda. IV - Na forma negativa: a negação pode ser feita somente através de o sinal NÃO para produzir o sentido de negação na frase 
		
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301360670)
	4a sem.: Aula 4
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	 Marque a alternativa correta em que a datilologia abaixo apresentada corresponde ao nome de um eletrodoméstico:
		
	
	Aspirador
	
	Ventilador
	
	Circulador
	
	Geladeira
	
	Batedeira
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301462420)
	sem. N/A: Gramática da LIBRAS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As palavras das línguas são agrupadas e organizadas em classes específicas. Essa organização ocorre em categorias gramaticais. Na gramática da LIBRAS, os pronomes QUE e QUEM
		
	
	Não há concordância em relação ao gênero ou ao número. São fundamentais para a formação de classificadores descritivos, assumindo de maneira icônica a qualidade/forma de um objeto. São posicionados na frase logo após o substantivo
	
	São utilizados no início ou final da frase, dependendo do contexto, caracterizam-se, essencialmente, pela expressão facial interrogativa feita simultaneamente ao pronome.
	
	São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
	São duas categorias gramaticais, não apresentam diferenças, sendo possível diferenciá-las apenas a partir do contexto. As relações estabelecidas são as mesmas da norma padrão encontrada em boa parte das línguas orais.
	
	São os possessivos que não apresentam concordância de número (pelo menos não em relação ao objeto) e nem de gênero. Concordam sempre em relação à pessoa do discurso.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301358550)
	10a sem.: Aula 10
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O poeta surdo Rimar Segala no vídeo disponível no Youtube apresenta um poema escrito em língua portuguesa, do qual destacamos o seguinte fragmento: "Escute, são minhas mãos que te falam..." Assim:Para o poeta a LIBRAS deveria ser abandonada para que ele oralizasse. Seu desejo de ouvir é tão grande que faz utopia entre ouvir e sinalizar.
	
	O poeta exagera na importância da LIBRAS na vida dele. Porque a LIBRAS é uma linguagem , logo ele pode buscar outros meios de comunicação.
	
	O poeta nos desafia a entender a língua de sinais, que é de modalidade visual manual, para que possamos ter uma comunicação linguística comum, assim ele mostra o quanto a LIBRAS é essencialmente importante para ele; sua língua natural. Seu estilo de vida.
	
	O poeta é indignado por ser surdo.Na verdade ele queria ouvir, ao invés de nos perguntar se podemos escutar o que ele diz.
	
	O poeta expressa o desejo de ser oralizado.Isso está claro quando uso o termo "escute" que é parte perceptível das línguas de modalidade oral auditiva.

Outros materiais