Buscar

Propriocepção e Cinestesia na Reabilitação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Curso: Fisioterapia
Disciplina: Cinesioterapia
Período: 4°
Prof.: Paulo Moura
Propriocepção
*
*
*
Quando se fala em recuperação funcional, pensamos nos exercícios chamados de propriocepção, importante ferramenta na reabilitação que o fisioterapeuta necessariamente deve utilizá-los com o objetivo de recuperar integralmente o paciente/atleta lesionado. 
*
*
*
É definido como propriocepção, qualquer informação postural, posicional, levada ao SNC pelos receptores dos músculos, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto e cuja função reflexa é locomotora ou postural. 
*
*
*
Propriocepção refere-se à percepção consciente e inconsciente do posicionamento articular;
Cinestesia é a sensação do movimento ou da aceleração articular. 
*
*
*
Vamos entender como funciona este mecanismo: Inicialmente, os sinais proprioceptivos e os cinestésicos são transmitidos para a medula espinhal por meio das vias sensoriais aferentes, a informação é processada em nível do córtex cerebral, que devolve em resposta eferente motora. A esta resposta chamamos de controle neuromuscular. 
*
*
*
Receptores Sensoriais
Os receptores sensoriais fazem parte do sistema sensorial somático, responsável pelas diferentes experiências sensoriais captadas e interpretadas pelo nosso corpo. 
A função mais elementar dos receptores sensoriais é prover o SNC com informações sobre o estado interno de estruturas orgânicas e do ambiente externo. 
São eles que definem o que chamamos de sentidos (visão, audição,sensibilidade corporal, olfação, gustação). 
*
*
*
Podemos classificar os receptores sensoriais de acordo com a sua função (mecanoceptores, termoceptores, fotoceptores, quimioceptores e nociceptores). 
Além da classificação funcional, podemos também classificá-los de acordo com a sua localização anatômica: exteroceptor, interoceptor e proprioceptor.
*
*
*
Proprioceptores
São receptores que se localizam mais profundamente nos músculos, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto. 
Podem gerar impulsos nervosos, conscientes ou inconscientes. 
Os primeiros atingem o córtex cerebral e permitem que, mesmo de olhos fechados, se tenha a percepção do próprio corpo, seus segmentos, da atividade muscular e do movimento das articulações. Sendo portanto responsáveis pelo sentido de posição e de movimento (cinestesia). 
Os impulsos inconscientes não despertam nenhuma sensação; são utilizados pelo sistema nervoso central para regular a atividade muscular, através do reflexo miotático ou dos vários centros envolvidos com a atividade motora, como o cerebelo. 
*
*
*
Além dos proprioceptores, o aparelho vestibular e o sistema visual também fornecem importantes informações somato-sensoriais. 
*
*
*
*
*
*
Lesão - déficit proprioceptivo - controle neuromuscular alterado - instabilidade funcional - lesão repetitiva. 
*
*
*
OBJETIVO 
O objetivo do treinamento proprioceptivo e cinestésico é restaurar as propriedades sensoriais das estruturas lesionadas e melhorar a sensibilidade dos nervos aferentes, que levam informação sensorial para o córtex cerebral, tendo como consequência um eficiente controle neuromuscular. 
*
*
*
Variáveis
Superfície plana ou inclinada; 
Equilíbrio estático e dinâmico;
Apoio bilateral e unilateral;
Olhos abertos e fechados;
Superfície estável e instável;
Velocidade;
Força;
Atividades controladas e descontroladas;
Uso de elementos externos: bolas,...
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Em grupo:
 Criar e aplicar 10 exercícios proprioceptivos;
 Ter criatividade e funcionalidade;
 Utilizar as variáveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais