Exercício para imprimir
11 pág.

Exercício para imprimir


DisciplinaHistória dos Povos Indígenas e Afro-descendentes2.087 materiais9.692 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Exercício
1.Uma das discussões mais presentes sobre a sociedades ameríndias no Brasil versa sobre o canibalismo. Relatos como o de Hans Staden dão tons tenebrosos a esta prática, vendidos no espaço europeu como a maior significação de seu atraso. Sobre esta prática podemos afirmar que entre os ameríndios:
R . Mais do que o fenômeno canibal, relatado em algumas sociedades, destaca-se a antropofagia.
2. O principal grupo/tronco linguístico encontrado pelos portugueses ao desembarcar no Brasil foram os:
R . Tupi-Guarani
3.Como você descreveria as relações entre portugueses e índios durante o período colonial?
R. os portugueses, sentindo-se superiores e necessitando de mão de obra para implementar a colonização escravizaram os índios.
4.Manuela Cunha analisa as diversas percepções construídas pelo europeu sobre os índios, visões que se diferenciam de acordo com as relações estabelecidas. Escolha a opção que melhor defina a mudança dessas percepções.
R . No início do Século XVI os europeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuíam fé, rei ou lei e porque as populações litorâneas aceitaram ser utilizadas como mão de obra na extração do Pau Brasil. No final do Século, com a implantação da plantation, a resistência indígena aumentou e passaram a ser chamados de traiçoeiros, canibais e infiéis;
5. Quem era responsável pela catequese?
R . Os padres jesuítas;
6. O que viabilizou o início da colonização brasileira?
R . A mão de obra indígena	
6.Sobre a relação das populações indígenas com os povos europeus que aqui chegavam, pode-se dizer: R . Que muitos embates ocorreram com algumas tribos se aliando aos colonizadores (portugueses), outras a comerciantes e possíveis conquistadores (franceses) e algumas que se recusaram a fazer alianças com qualquer um dos dois lados.
7. Os colonos que rumaram para outras capitanias, sobretudo aquelas localizadas ao sul da colônia, não respeitaram a lei de rei D. Filipe II. Se para a Coroa portuguesa e para os missionários jesuítas os índios passaram a ser vistos como gentios (ou seja, eram passíveis de salvação), para os colonos que viviam nas capitanias de São Tomé e São Vicente os grupos autóctones rapidamente passaram a ser vistos como negros da terra. Nessas localidades, os indígenas foram:
R . Escravizados sistematicamente e serviram de mão de obra fundamental na expansão levada a cabo pelos colonos paulistas.
8. As leis portuguesas do século XVI são dúbias com relação aos indígenas, proíbem a escravização do indígena, mas ao mesmo tempo abrem essa possibilidade em caso de "guerra justa". Para os portugueses "guerra justa" significava.
R. Aquela no qual o indígena tomava a iniciativa de agressão contra o branco;
8. A utilização do trabalho escravo foi uma das principais características da colonização portuguesa na América. Diante dessa afirmação, analise as opções abaixo e assinale a correta.
R. Nas primeiras décadas da colonização, a escravidão do índio foi fundamental para a consolidação da empresa mercantil na América Portuguesa.
9. Os colonos portugueses não lograram êxito em suas investidas em busca de ouro e prata. Mas a proposta do antigo governador acabou redimensionando os objetivos das expedições para o interior. A busca por ouro deu lugar ao aprisionamento de índios. Embora os colonos utilizassem a procura por metais preciosos frente à Coroa portuguesa - que baixava inúmeras leis proibindo a escravização de indígenas ¿ as expedições organizadas pelos colonos de São Paulo se transformaram em:
R. verdadeiras empreitadas escravizadoras de indígenas
10. Qual fator fez dos Guaranis uma cobiçada fonte de mão de obra pelos paulistas, espanhóis e jesuítas?
R . Por seu conhecimento e prática de formas de agricultura sedentária.
10. Sobre a rota de tráfico negreiro para o Brasil podemos fazer as assertivas abaixo, EXCETO:
R . Os negros vinham em boas condições , alimentados, para serem vendidos rápido. Mas apesar disso muitos morriam de banzo, saudade de casa.
11. Se estabelecermos uma comparação do modelo de escravidão indígena e africana no século XVI no Brasil podemos afirmar que eram:
R . Semelhantes
12. Sobre a substituição da mão-de-obra escrava indígena pela africana é correto afirmar que:
R .Que elas conviveram durante muito tempo juntas, existindo casos relatados até o século XIX.
13. O tráfico negreiro foi uma realidade no Brasil durante três séculos e meio. Sobre essa atividade é correto afirmar que:
I - Era extremamente lucrativo embora muito africanos morressem ao longo da viagem. 
II - Os africanos eram transportados em condições insalubres nos tumbeiros. 
III - A partir do século XVIII houve maior humanização no transporte dos africanos.
R .apenas I e II estão corretas
14. À medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena. Esta opção pode ser explicada, porque:
R . O uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comércio colonial.
15. Qual a importância econômica da escravidão indígena na era colonial?
R . A escravidão indígena tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
16. A religiosidade católica foi uma das principais caraterísticas da colonização portuguesa na América. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor aponta essa importância.
R . A Igreja Católica foi o fundamento das relações sociais tecidas na América Portuguesa, sendo o catolicismo apropriado também pela cultura africana, que o utilizou como forma de resistência à dominação colonial
17. As fugas que pretendiam negar a escravidão tinha como fim:
R. Uma alternativa para viver fora do cativeiro.
18.A resistência foi uma constante na vida de índios escravizados. Como exemplos de resistência indígena podemos citar: 
R .Isolamento, antropofagia e fugas.
18. A combinação de crenças dos tupinambás no paraíso terrestre, com a hierarquia e os símbolos do cristianismo deu origem a qual movimento de resistência? 
R . Santidade
19.Muitos senhores e a própria Igreja Católica viam com bons olhos a formação das irmandades negras, pois:
R . acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava e liberta, já que esses homens negros passariam a compartilhar a mesma religião que seus proprietários ou ex-senhores
20. Tal homem recebia o título de pajé ou de xamã e, graças à sua relação com forças sobrenaturais, ele gozava de posição de prestígio entre os seus, o que fazia deles um dos principais inimigos do movimento de catequese. Ainda que os missionários tentassem acabar com os poderes (simbólicos e políticos) que os pajés tinham, eles não conseguiam pois:
R . Existiam um panteão e uma gama de rituais religiosos arraigados na identidade e organização dos grupos.
21. Quem formulou a teoria acerca do "criminoso nato" que preconizava que, pela análise de determinadas características somáticas seria possível antever aqueles indivíduos que se voltariam para o crime?
R . Cesare Lombroso.
22. Sobre o romantismo brasileiro é correto afirmar que:
R . idealizou o índio, que foi considerado o principal representante da genuína nacionalidade brasileira
23. Além de atender uma demanda econômica, a entrada de imigrantes no Brasil integrava um ambicioso projeto de engenharia social dos intelectuais dessa época. Tomando a Europa como um grande modelo a ser copiado, muitos pensadores e políticos acreditavam que a imigração abriria portas para o gradual "branqueamento" da população brasileira. Nesse sentido, projetava-se a expectativa racista de diminuir a "negativa" presença de negros e mulatos na formação do povo brasileiro." Assinale a opção contendo somente intelectuais cujo pensamento pode ser identificado a essa afirmação?
R . Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Silvio Romero
24. Tal movimento trouxe
Rejane
Rejane fez um comentário
Boa noite ..não to conseguindo imprimir
0 aprovações
JÔ
fez um comentário
Boa Tarde. De qual disciplina e período, é esse material?
0 aprovações
Iomara
Iomara fez um comentário
Muito bom, obrigada.
0 aprovações
Rosane
Rosane fez um comentário
obrigada
1 aprovações
Nina
Nina fez um comentário
Este exercício refere a todos os assunto da aula de 1 a 10, aproveite todos com resposta são 100 questões.
4 aprovações
Carregar mais