Buscar

Questionario sobre Estado, sociedade e Poder

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A questão é única e vale um total de 10 pontos. Cada alternativa respondida corretamente vale um ponto, se for respondida incorretamente, a equipe perderá meio ponto, e se for marcado como “não sei”, a equipe não pontua pela alternativa e nem perde. Não é permitido o uso do livro para pesquisas. Boa sorte!
A partir da apresentação do tema abordado pelo grupo classifique as sentenças com (V) para verdadeiro, (F) para Falso e (N) para não sei.
O operariado não se considerava representado nas decisões tomadas nas câmaras legislativas e nas políticas adotadas pelo governo, estando então satisfeito com a economia e a política, não havendo incentivos para fazer reivindicações. ( )
Segundo Marx, o estado não deve ser legitimado, mas superado. ( )
Para Marx, ao conquistar poder absoluto, um revolucionário, com o passar do tempo irá tornar-se pior que aquele que ele tirou do poder. ( )
Proudhon defendia a propriedade privada, já que ela foi conquistada com o trabalho honesto do cidadão e que na sociedade comunista cada um tinha direito ao que conquistou de forma justa e honesta, sendo à favor da igualdade. ( )
Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o “estado de natureza” descrito por Thomas Hobbes ( )
Rousseau considerava que a fundação da sociedade civil se deu na primeira vez que o ser humano cercou uma área e disse "Isto é meu", e encontrou aceitação por parte de seus semelhantes. ( )
No estado de natureza concebido por Locke os seres humanos seriam governados pela lei natural da razão sendo este princípio de preservação da vida por tantas pessoas agredidas e matariam distintamente apenas para impor suas vontades e tomar propriedade de alguém ( )
De acordo com Locke, antes do contrato social não havia povo: havia uma multidão, que não era um corpo político porque não tinha uma unidade. Foi o pacto coletivo que transformou a multidão em povo, em unidade política com um projeto comum ( )
Locke fala na necessidade de separar e articular os poderes legislativo que elaborava as leis; executivo que arbirtra as práticas das leis; judiciário que colocar em prática as leis elaboradas ( )
os contratualistas, o ser humano possuía uma forma de vida anterior à que vivemos hoje em nossas sociedades, um estado onde apenas os instintos e as qualidades intrínsecas do ser humano serviam de mediadores de nossas ações. ( )

Continue navegando

Outros materiais