Buscar

TRABALHO SOBRE GERENCIAMENTO DO STRESS

Prévia do material em texto

O que é o Stress e suas causas
 Todos temos stress. Os nossos corpos estão preparados para sentir stress e reagir. Ele mantém-nos em alerta para evitar o perigo. Mas nem sempre é possível evitar ou alterar as situações que nos podem causar um excesso de stress. Sentimo-nos presos e incapazes de alterar este sentimento. Quando o stress persiste, os seus efeitos criam desarmonia no corpo que enfraquece, perde resistências e pode adoecer. As dificuldades de lidar com as pressões do dia-a-dia como aturar problemas financeiros, questões familiares, violência urbana, problemas no trânsito, mau relacionamento com colegas de trabalho ou chefes, possibilitam o aparecimento do stress.
 A Organização Mundial de Saúde coloca os problemas cardiovasculares, sobretudo a hipertensão, em primeiro lugar na lista das doenças profissionais. Mas logo a seguir, surgem também as perturbações psíquicas e físicas diretamente relacionadas com o stress, que atingem mais de 50 por cento dos trabalhadores. De quem será a responsabilidade? A resposta pode estar nas exigências arbitrárias e abusivas da atual globalização da economia e o novo ritmo da nossa vida. A chave para lidar com o stress é identificar os sintomas e as causas na sua vida e aprender formas de eliminar e reduzir este excesso de energia acumulada.
O que é o stress?
 Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormonas, entre elas a adrenalina. O indivíduo fica em "estado de alerta" e em condições de reagir. Em segundos as hormonas espalham-se pelas células do corpo, a respiração e batimentos cardíacos aceleram; sintomas denominados "reação de luta ou fuga". Ao acalmar-se, o corpo reequilibra- se, o que não acontece quando os efeitos do stress já são graves.
 Stress é uma reação a qualquer mudança que requer um reajustamento ou resposta da nossa parte. Podemos controlar o stress, porque afinal, ele tem origem na forma como lidamos e respondemos às situações “estressantes”. Há ainda quem acredite que uma certa dose de stress pode ser um bom contributo para se trabalhar melhor. O stress permitiria manter as pessoas mais atentas e estimuladas. Talvez seja verdade. Mas o stress também serve para criar angústia, tensão e receio de falhar. E quando atinge níveis excessivos, o stress pode mesmo ser o maior responsável por situações depressivas.
O que causa o stress?
 O stress pode ser causado por algo que requer uma adaptação ou mudança no nosso meio habitual. O nosso corpo reage a estas mudanças com respostas físicas, mentais e emocionais.
Todos temos os nossos meios de reagir ás mudanças, por isso as causas do stress podem variar de pessoa para pessoa.
Mas existem causas comuns:
A morte
Multidões
Os congestionamentos de trânsito
Casamento
Gravidez
Prazos
Problemas judiciais
Mudança de emprego  
Acidentes
Divórcio
Novo emprego
Reforma
Problemas financeiros
Doenças
Agressões políticas e socais
Sinais de Alerta Do Stress
Quando o seu corpo emite sinais físicos, emocionais e comportamentais de stress.
Ansiedade
Distúrbios no sono/ insónias
Irritação
Falta de concentração
Preocupação excessiva
Tristeza
Alterações frequentes de humor
Sinais físicos de stress 
Postura curvada
Sudação nas palmas das mãos, suores frios
Fadiga/cansaço crónica/o
Aumento ou perda de peso
Tremores
Esgotamento
Taquicardia
Outros sintomas físicos que o médico não consiga identificar ou atribuir a outras condições físicas.
Sinais comportamentais
Comportamento exagerado
Agir por impulso
Consumo de drogas e álcool
Mudança frequente de emprego
Insatisfação
Baixa auto-estima
Isolamento nos relacionamentos
Sentir uma agitação constante
Fobias e ataques de pânico
Stress, trabalho e família
Fases de Evolução:
 É a luta do organismo conta a fase de alerta o indivíduo pode controlar-se (neste caso o stress passa despercebido) ou continuar stressado. Normalmente nessa fase o corpo responde com mudanças de comportamento, insônia, tristeza e descontentamento.
	Fases de exaustão:	
 Se persiste o stress pode provocar uma série de doenças crônicas. Neste último estágio podem aparecer problemas emocionais complexos, hipertensão, ulceras, gastrites, fadiga crônica, diabetes, alterações no sono entre outros.
Fases de Alerta:
 Ocorre quando existe reação e uma ação externa. Surgem os problemas físicos como taquicardia (batimento mais rápido e forte do coração), respiração acelerada e suor frio.
Lidar com o Stress
 O stress ocasional não é prejudicial ao organismo, porque ele está preparado para reagir a acontecimentos inesperados. Mas permanecer neste estado, pode causar uma série de complicações, entre elas o enfraquecimento do nosso sistema natural de defesa, e as doenças que surgem. Um dos efeitos mais negativos do stress é a redução da qualidade de vida, com reflexos prejudiciais no seu desempenho no trabalho. Situações que provocam faltas e atrasos ao serviço, com queda na produtividade. Estudos comprovam que os prejuízos decorrentes do stress são dez vezes maiores do que várias greves em simultâneo.
 O aparecimento do stress pode estar relacionado a situações reais ou imaginárias, e suas principais causas podem ser:
Excesso de atividade/ má distribuição do tempo.
Acúmulo de raiva e sentimentos negativos.
Problemas de relacionamento.
Descontrole diante de situações críticas.
Preocupação excessiva.
Falta de descanso e lazer.
Dificuldade de lidar com as perdas
Prevenção
 É importante tentar evitar o stress ou quando não é possível, interromper sua sequência mudando alguns sinais graves do stress.
MUDE O ESTILO DE VIDA:
Alimente-se de maneira saudável e regular.
Reavalie suas atividades e modo de pensar.
Não use tranquilizantes sem prescrição médica.
Evite o fumo, café e bebidas alcoólicas.
Mantenha uma atividade física periódica, com orientação médica.
Administre seu tempo realizando uma atividade por vez.
Programe e tire férias anuais.
Crie e mantenha atividades de lazer.
Durma o suficiente para o seu descanso.
Resolva os problemas de forma racional, encarando-os positivamente.
Delegue atividades e aprenda a trabalhar em grupo.
Procure ser mais compreensivo e menos exigente.
Mantenha a mente alerta e o corpo relaxado.
Desenvolva um bom relacionamento interpessoal.
Procure conhecer seu organismo e respeite-o, não ultrapassando seus limites.
Procure a sua paz interior.
Melhore a qualidade de sua vida.
Estratégias de gestão dos sintomas
 Existem várias abordagens para ajudar a controlar e a lidar com o stress: técnicas cognitivo-comportamentais, treino de aptidões sociais, técnicas de relaxamento, a terapêutica medicamentosa...
 RELAXAMENTO
 - Ocupação dos tempos livres. Criar um espaço de relaxamento através da realização de atividades que proporcionam prazer: conversar, ir as compras, ler, ouvir música, ver filmes, praticar desportos...
 - Existem técnicas de relaxamento que visam induzir um estado de relaxamento nos quais assume particular relevo respiração abdominal, relaxamento muscular progressivo, o Yoga, Tai- Chi, musicoterapia, permitem um melhor conhecimento e controlo do corpo bem como das suas capacidades de concentração. Para um máximo de eficácia é importante iniciar com um profissional e fazer regularmente.

Continue navegando