Buscar

AD1 (Gestão da Regulação) 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Gestão da Regulação
Nome da Atividade: AD I
Nome do aluno: Marcos Antonio Cardoso Pedroso
Pólo: Campo Grande-RJ
Matrícula: 16213110032
Disserte em no mínimo 30 e no máximo 50 linhas sobre as estruturas de mercados-tipo, citando as vantagens e desvantagens de cada um deles, bem como exemplos de cada um. Podem servir como fonte de pesquisa, livros doutrinários, sites oficiais do governo, revistas e jornais eletrônicos ou outras fontes devidamente indicadas. A atividade deve ser enviada formatada com Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5 e justificada.  
Podem servir como fonte de pesquisa, livros doutrinários, sites oficiais do governo, revistas e jornais eletrônicos ou outras fontes devidamente indicadas.
Data da entrega: até 17 de agosto, 23h e 55min.
Monopólio
Monopólio é uma condição de mercado caracterizada pelo controle, por um só produtor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores. Estes usuários e consumidores não possuem alternativas senão comprar do monopolista. Isso faz com que o monopolista opere sempre com lucros extraordinários. O preço cobrado pelo monopolista será sempre maior do que em competição perfeita e a quantidade vendida sempre menor. (KUPFER, 2002).
As causas da existência do monopólio são várias, algumas políticas, outras econômicas e outras técnicas. As principais causas apontadas pela teoria econômica neoclássica são: (KUPFER, 2002).
Vantagens: Produção em grande escala, como a elevação de rendimento propiciado pelas inovações tecnológicas e a redução dos custos; racionalização das atividades econômicas, eliminar os excessos de capacidade e evitar a concorrência desleal; garantia de um determinado grau de segurança no futuro, o que torna possível o planejamento a longo prazo. (VASCONCELLOS, 2004)
Desvantagens: Prejudica o consumidor ao restringir a produção e a variedade, e ao obrigá-lo a pagar preços arbitrariamente fixados pelo monopolista; Ausência de concorrência, que pode incidir negativamente sobre a redução dos custos e levar à subutilização dos recursos produtivos. (VASCONCELLOS, 2004).
Exemplos: A Petrobrás, em relação à exploração do petróleo em águas profundas no Brasil; A CPFL, qual distribui energia elétrica em São Carlos/SP; Determinada empresa de ônibus que serve a um determinado bairro.
Oligopólio
Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.
A característica fundamental do oligopólio é a existência da interdependência entre as empresas. Dado a importância de cada empresa no setor, as decisões de uma quanto a preços, qualidade, propaganda, etc., afetam o comportamento das demais. (MANKIW, 2005). Existem quatro formas básicas de oligopólio: Cartel, truste, holding e conglomerados. (TOSCHI, 2002).
Vantagens: As empresas em um mercado oligopolista são capazes de decidir os preços de acordo com sua escolha, embora essa prática seja ilegal, funciona em favor dessas empresas; Os agentes de mercado dominantes costumam fazer lucros a longo prazo em um ambiente de oligopólio; Os elevados lucros gerados pelas empresas podem ser usados para a inovação e desenvolvimento de novos produtos e processos; Para os clientes, o oligopólio é vantajoso porque eles podem facilmente fazer comparações de preços entre os poucos jogadores existentes no mercado.
Desvantagens: Ambiente de preços pode ser vantajoso para as empresas, mas se feito exageradamente, pode provar ser uma grande desvantagem para os consumidores; Idéias criativas ou planos de pequenas empresas no mercado oligopolista não conseguem perceber porque não conseguem superar o controle dos jogadores mais
Exemplos: Empresas aéreas: TAM, GOL, AZUL; Empresas de telefonia móvel e celular: Vivo, Claro, Oi, Tim; Empresas de Gases Industriais e hospitalares - White Martins, Oximil, Air Liquide; Montadoras de veículos: Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Ford; Indústria de Bebidas: Guaraná Antártica, Coca-Cola, Guaraná São Carlos, Tubaína.
Monopsônio
Em economia, monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. O termo foi introduzido por Joan Robinson.
Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Esta condição também pode ser encontrada em mercados com mais de um comprador. Nesse caso, chamamos o mercado de oligopsônio.
Vantagens: Maior lucro, controle de preço do produto, menor preço de custo, mão de obra barata, preferência na compra e mercado amplo.
Desvatagens: Risco de má qualidade do produto, demora da entrega, obrigação com os consumidores, e para os vendedores as desvantagens são: risco de prejuízo e menor lucro.
Exemplos: Petrobrás: única compradora nacional de petróleo e seus derivados, cooperativa de leite: única compradora de leite de determinada região (geralmente, no interior das grandes cidades), Produtor de automóveis: depende de um determinado número de fornecedores de algumas peças que não são utilizadas por outros fabricantes.
 
Oligopsônio
Em economia, oligopsônio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.
Os oligopsonistas tem poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo.
Vantagens: Gastos em pesquisa e desenvolvimento, economias de escala e coordenação da cadeia de suprimentos 
Desvantagens: Distribuição desigual das margens e potencial para ineficiência 
Exemplos: Algumas indústrias automobilísticas compram praticamente todas as peças das indústrias de auto-peças, e mercado de cacau, dominado pelas empresas: Cargill, Archer Daniels Midland e Callebaut que são responsáveis pela compra de maior parte da produção dos produtores de cacau.

Continue navegando