Buscar

AD 2. pronta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD 2 – 2018.1
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ALUNA: ANGÉLICA DOS SANTOS MELO GUELPELI
PÓLO: BARRA DO PIRAÍ MATRÍCULA: 14216080270
Questão 1: 
A capacidade de ler, escrever, envolver-se no pensamento crítico, compreender a comunicação falada e não verbal e usar símbolos dominantes apropriadamente.
A capacidade de ler e escrever com o objetivo de conduzir tarefas diárias da vida pessoal e profissional.
A capacidade de identificar e aplicar conceitos numéricos simples, incluindo a compreensão da matemática fundamental (adição, subtração, multiplicação e divisão).
Questão 2: 
–Todos os indivíduos são construtores de cultura; logo, no desenvolvimento da inteligência dos jovens e adultos, pode-se partir do imenso cabedal de saberes por eles acumulados (desenvolvimento real) e tentar provocar o nível potencial, fazendo “proximações” possíveis para outros saberes culturais e científicos.
Extremamente válida essa possibilidade de explorar os conhecimentos adquiridos pelos jovens e adultos, essa extensa colcha de retalhos nos possibilita leva-los a conhecimentos maiores.
Esses envolvimentos, motivações e interesses poderão encaminhar, com a devida percepção do ambiente educativo pelo educador, um planejamento, um caminho ou uma correção dele, de tal modo que os significados dos assuntos abordados sejam de relevância na formação escolar, auxiliando os alunos na direção de seus desejos e fazendo valer a pena o trabalho dos ensinantes, no sentido da motivação e satisfação pessoal.
Imerso nessa visão estreita de educação, dos processos educativos, de seu papel de educador e, sobretudo, o do aluno, o professor não percebe a dimensão do conjunto das relações que se estabelecem ali na sua frente, na sala de aula. Deixa, assim, de potencializar a aprendizagem, já em curso, de uma das dimensões humanas, ou seja, do grupo, das relações sociais e seus conflitos. (Dayrell, 2001, p.155)
Questão 3:
Hoje, é analfabeto também quem sabe ler e escrever, quem frequentou sem fuga o primeiro ciclo - mas não sabe pensar, no cotidiano, segundo as regras modernas de pensamento, quem não tem a cultura básica que permita manejar um computador, ler um livro, ler um jornal, compreender a imagem que vê na televisão compulsória e invasiva, conhecer e respeitar os sinais e as regras de trânsito, os direitos do outro, a vital reciprocidade da sociedade moderna. A rapidez da criação e da transformação cultural num certo sentido barbariza os que não conseguem acompanhar as mudanças. 
Questão 4: 
Penso que a contribuição de Paulo Freire, seja sim, um método. Método é sinônimo de recurso, arte, artifício, dispositivo, esquema, estratégia... e era isso que Freire propunha. Formas diferentes e dinâmicas para os professores utilizarem como meio à facilitar a aprendizagem dos alunos. A influência de Paulo Freire é extremamente rica e positiva, devido à metodologia criada por ele, a qual permite a ligação do educando com o mundo em que vive, sem causar no aluno a sensação de que se encontra fora dele. Freire valorizava a oralidade, os conhecimentos vividos, em formar cidadãos autônomos no seu processo de aprendizagem, para que pudessem ressignificar seus conhecimentos e o seu mundo. Paulo Freire deixou contribuições valiosas para o processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. Uma das contribuições mais importantes, é retirar do professor o papel de detentor do saber e transferir para o aluno o papel de construtor e modificador de seus conhecimentos.
Nas escolas que atendem à Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire e o seu método são extremamente citados. Não daria para separar o nome desse teórico da educação, da própria Educação de Jovens e Adultos. Apesar de diversas escolas afirmarem que utilizam o ‘Método Paulo Freire’, este já não é mais seguido fielmente. Pois, o governo não deseja que os educandos tenham um nível extremamente alto, de criticidade, quanto à sua posição social e política. A verdadeira intenção política fica nítida quando as escolas recebem pouco ou nenhum auxílio financeiro para a classe de jovens e adultos, quando os professores para essa modalidade de ensino são despreparados e, por falta de material adequado, utilizam recursos direcionados ao ensino infantil, quando não há reformas nas escolas, trazendo extremo desconforto para pessoas que vem de trabalhos exaustivos. Outro fato é que, na metodologia desenvolvida por Paulo Freire, o professor teria que dispor de um tempo maior para a construção do conhecimento advindo do educando, o que não acontece. O sistema restringe o tempo, os conteúdos e aborda de forma superficial a cultura da classe desprivilegiada, para que não fuja de forma tão radical, do que determina a LDB.
A educação brasileira requer mais atenção dos poderes públicos, requer também a elaboração de projetos educacionais eficazes, que proporcionem um ensino de qualidade. A Visão governamental não deve estar enfocada somente no Ensino Infantil, por serem os futuros contribuintes dos cofres públicos. Mas o governo deve ter uma visão panorâmica, abrangendo em potencial a Educação de Jovens e Adultos, a qual é formada por pessoas que são o alicerce de outras e que, saindo da condição de analfabetos, serão agentes multiplicadores de educação, incentivando os seus filhos a continuarem na escola e reduzindo, de forma significativa, a taxa de analfabetos no Brasil.

Outros materiais