Buscar

(20171107115257)PILATES TRABALHO ENTREGAR 1

Prévia do material em texto

Pilates
Pilates é um conjunto de mais de 500 exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, que são realizados no Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
Ele é balanceado entre o treino de força e flexibilidade que melhoram a postura, reduz o stress e tonifica a musculatura. Vários músculos do corpo são trabalhados ao mesmo tempo através de exercícios suaves e contínuos, com uma particular concentração na fortalização e estabilização do centro do corpo (o abdômen, as costas e a cintura pélvica).
O método trabalha com 6 princípios básicos importantes, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez.
Oque é pilates
A história do Pilates começa em 1883, com o nascimento do nosso guru do exercício, o criador do método Joseph H. Pilates. Ele nasceu em 9 de dezembro, numa cidadezinha perto de Dusseldorf, Alemanha.
Na adolescência,Joe era uma criança frágil, possuía asma,raquitismo e febre reumática. Sua superação para enfrentar estes problemas o levou a começou a estudar e aprofundar seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Por volta dos 14 anos, ele possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia. Pilates adorava esquiar e estar ao ar livre. Praticou e estudou musculação, ioga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica. As atividades influenciaram na técnica de Pilates, como o Long Stretch e o Up Stretch no Reformer, semelhantes a posições da ioga, exercícios de socos inspirados nas artes marciais. O movimento natural dos animais também inspirou Pilates, a exemplo do Cat Stretch no Cadillac.
História do Pilates
Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.
Benefícios do Pilates
Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, alguns deles como:
-Aumenta a resistência física e mental
-Aumenta a Flexibilidade
-Melhora os desvios da coluna
-Trata patologias
-Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
-Diminui ou acaba com as dores
-Corrige problemas posturais
-Aumenta a concentração
-Tonifica a musculatura
-Melhora a coordenação motora
Praticantes de qualquer atividade física;
- Indivíduos sedentários;
- Pessoas com estresse e dores nas costas;
Indivíduos que possuem patologias também podem fazer Pilates. Listamos algumas patologias abaixo que o Pilates é indicado:
Dores na Coluna;
Pacientes Neurológicos;
Esclerose Múltipla;
Mal de Parkinson;
AVC leve;
Deficiência Física;
Lesões do Esporte;
LER;
Fibromialgias;
Hérnia de disco, Bico de papagaio e Protusão discal;
Artrose e Artrite.
Indicação
Até o presente momento não existem contra-indicações listadas pelos especialistas. O método Pilates sempre se adapta ao aluno e a sua necessidade, por isso qualquer pessoa, de qualquer idade e em qualquer condição física pode fazer Pilates,desde que tenha autorização medica e pacientes hipertensos com controle de medicamentos.
Contra-indicação
Pilates solo x Pilates equipamentos
A diferença básica entre o Pilates com aparelhos e o solo, é que no primeiro você conta com a ajuda das molas, da cama, das empunhaduras, esses recursos auxiliam a realizar certos movimentos. No Pilates Solo, você depende da força do próprio corpo para realizá-los: o centro dos movimentos, no abdome e na coluna lombar. Alguns exercícios se tornam mais pesados no Pilates Solo porque o praticante não tem a ajuda do aparelho. Além de fortalecer o corpo inteiro, trabalha-se muito com alongamento e acrescenta-se uma parte lúdica ao exercício, porque geralmente os alunos acham divertido trabalhar com a bola. E, ao mesmo tempo em que se trabalha o fortalecimento e o alongamento, exercita-se o equilíbrio.
Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de uma atenção maior nos cuidados com a saúde, essas mudanças podem gerar dores e desconfortos para a futura mamãe.
Além do equilíbrio e conforto, o método auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico, área importante para o parto, beneficia a estabilização da coluna lombar e ainda pode diminuir as dores.
E não é só durante esse período que o Pilates pode ajudar: Há técnicas de respiração, passadas durante as aulas, que ensinam a inspiração lenta e expiração, e podem ajudar a futura mamãe durante as contrações e também para aliviar as dores.
Pilates para gestantes: benefícios
De maneira geral, exercícios moderados são saudáveis para mulheres com uma gravidez sem risco, mas é importante ter algumas precauções em mente:
Não force muito os músculos abdominais para evitar a separação dos músculos abdominais
Tome muito cuidado com a coluna lombar, que pode ser tencionada pelo peso do feto
Evite os exercícios que requerem que você deite de costas, pois esta posição pode comprometer o sistema circulatório da mãe e do feto
Esteja atenta que seu centro de gravidade e seu senso de equilíbrio foi modificado
Não inicie uma atividade totalmente nova no primeiro trimestre
Isto dito, muitos exercícios de alongamento e fortalecimento do Pilates podem ser bons para o corpo e a mente da mulher durante a gravidez. E importante: durante a gravidez, somente pratique Pilates sob a orientação de um instrutor que tenha sido especialmente treinado para ensinar mulheres em tal condição.
Precauções para Pilates em gestante
Essa é uma pergunta muito freqüente dentro dos Studios de Pilates, por alunos já praticantes e por pessoas que estão pensando em adotar o Método como forma de emagrecimento.
Se o Pilates emagrece ou não, vai depender muito da forma como ele será ministrado durantes as aulas, porém devemos lembrar que como atividade física, ele sempre terá um gasto energético considerável.
Uma das frases de Joseph Pilates que se encaixa muito bem nesse contexto é a que ele diz “Não interessa o que você faz, e sim como você faz”.
Todas essas mudanças positivas no corpo não necessariamente indicam que o indivíduo emagreceu, contudo, pesam no fator psicológico, que por si também influencia no fator emagrecimento.
Curiosidades : pilates emagrece? 
 Qual o benefício do Pilates para quem sofre com depressão?
A depressão é considerada uma doença que envolve alterações químicas no cérebro do indivíduo. Os exercícios físicos são capazes de melhorar as conexões do cérebro e regular todos os neurotransmissores, ajustando, assim, a química cerebral como um todo. A presença de hormônios é normalizada, como é o caso da serotonina – que regula o humor -, da endorfina – que aumenta o bem-estar – e da adrenalina – relacionada à emoção. O Pilates é uma técnica que trabalha o corpo e a mente em conjunto e apresenta um repertório variado de exercícios que não estimulam o desgaste físico, gerando bem-estar ao praticante e contribuindo com vários benefícios aos pacientes com sintomas depressivos.
As vezes, é preciso realizar muitos ajustes na aula, como por exemplo modificar exercícios, adaptar e até mesmo criar novos movimentos que se adéqüem a necessidade da Gestante.
É importante lembrar que alguns exercícios, especialmente os avançados, são proibidos, e alguns que não são recomendados pela posição, por poder causar desconforto.
“É preciso ficar atento com os primeiros três meses de gestação, pois nessa fase o corpo fica mais sensível então é preciso tomar cuidado com qualquer tipo de exercício físico.”
Em cada um desses períodos ocorrem mudanças diferentes no corpo, então é necessário adaptar os exercícios ao condicionamento físico da aluna.
O método pilates aplicado à ginecologia obstetrícia: benefícios durante o período gestacional e para o parto natural.ARTIGO
O presente estudo teve por objetivo identificar os benefícios do método pilates durante o período gestacional e para o parto natural, aplicado à ginecologia obstetrícia. Durante o período gestacional a mulher sofre grandes alterações musculoesqueléticas, fisiológicas e emocionais, sendo o pilates um método muito eficaz para que a gestante passe por esse momento com mais tranquilidade e mais disposição para suas atividades do dia a dia, com todos os benefícios que o pilates traz.
Resumo
São diversas as mudanças anatômicas e fisiológicas ocorridas durante o período gestacional da mulher, dentre elas:
 a) Ganho de peso na gravidez: O aumento de peso é necessário para nutrir o feto, o ganho ponderal é produzido pelo feto, placenta, líquido amniótico, útero e mamas, sangue e fluido e músculo e gordura (KISNER, 1998). 
b) Órgãos Sistêmicos
 a. Sistema reprodutor: O útero aumenta 5 a 6 vezes em tamanho, 3000 a 4000 vezes em capacidade, e 20 vezes em peso no final da gestação. 
b. Sistema urinário: Os rins aumentam cerca de 1 cm no comprimento. Maior probabilidade de desenvolvimento de infecções no trato urinário durante a gravidez devido a estase urinária, isto ocorre porque os ureteres penetram na bexiga em um ângulo perpendicular, já que o útero está alargado, isso pode resultar em refluxo de urina para fora da bexiga e de volta para o ureter (KISNER, 1998).
Alterações anatômicas e fisiológicas durante a gestação 
c. Sistema cardiovascular: Aumento do volume sanguíneo de 35% a 50% em todo período gestacional e volta ao normal por volta de 6 a 8 semanas após o parto.Distúrbios no ritmo cardíaco. Aumento da frequência cardíaca no final da gestação em média 10 a 20 bpm e retorna ao normal após 6 semanas do parto. Aumento do débito cardíaco em 30% a 60%. Diminuição da pressão sanguínea já no primeiro trimestre, ocorre uma diminuição na pressão sistólica e uma diminuição maior na pressão diastólica, embora o débito cardíaco aumente, a pressão sanguínea diminui devido a distensibilidade venosa (KISNER,1998).
d. Sistema musculoesquelético: Os músculos abdominais são alongados até o ponto de seu limite elástico no final da gravidez. 
e.Postura: Rotação interna de membros superiores com prostração escapular, devido o aumento das mamas e posicionamento para cuidado do bebê após o parto. Aumento da lordose cervical e desenvolvimento de anteriorização da cabeça para compensar o alinhamento dos ombros
Devido o aumento do peso do útero e seu conteúdo ocorre uma alteração para cima e para frente do centro de gravidade. Aumento da lordose lombar para compensar a mudança no centro de gravidade, hiperextensão dos joelhos que provavelmente ocorra devido a mudança no centro de gravidade. Transferência do peso corporal para os calcanhares para trazer o centro de gravidade para uma posição mais posterior. As alterações ocorridas na postura da gestante geralmente não se corrigem espontaneamente após o parto, e pode continuar como uma postura adquirida, e o ato de carregar o bebê no colo pode também perpetuar a má postura (KISNER,1998)
O primeiro objetivo do método é alcançar um melhor funcionamento do corpo baseando-se no fortalecimento do centro de força.De acordo com Mattos (2011) o fortalecimento da região do abdome, chamada de “power house” ou centro de força.
De acordo com Mattos (2011) os benefícios do pilates, são: melhora da postura, aumento da estabilidade para pélvis e os ombros, prevenção de doenças e reabilitação física, equilíbrio e coordenação, alivio de dores, do estresse e da tensão, desenvolvimento da função e da eficiência pulmonar, à promoção do bem-estar e ao aumento da consciência corporal, integração do corpo, mente e espírito. 
Trata-se de estudo de revisão bibliográfica de textos livros, revistas, artigos através de busca eletrônica de trabalhos divulgados na Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e em periódicos da UEM. As publicações foram do tipo revisões bibliográficas, estudos de caso, estudos clínicos. Os termos utilizados no levantamento foram: pilates, gestante, atividade física na gestação, fisioterapia obstétrica. Após localização das referências foi realizada a leitura dos respectivos artigos e livros e, em seguida selecionado os de interesse para o estudo.
Método
Uma atividade física regular com intensidade moderada é benéfica à saúde da mulher grávida, podendo não só melhorar a lombalgia, como proporcionar mais disposição para as atividades do cotidiano (NOVAES, 2006). De forma geral a atividade física praticada pela gestante tem por objetivos principais a manutenção da aptidão física e da saúde, a diminuição de sintomas gerados durante a gravidez, o melhor controle ponderal, diminuição da tensão no parto, uma recuperação no pós-parto imediato mais rápido, auxílio no retorno venoso prevenindo o aparecimento de varizes de membros inferiores e a melhora na condição de irrigação da placenta (LEITÃO, 2000). Para garantir uma boa relação entre risco/beneficio durante a prática de atividade física regular realizada pela gestante é importante obedecer a alguns fundamentos como duração, frequência, intensidade e modo de progressão, são os principais parâmetros a serem observados (LEITÃO, 2000).
O método pilates melhorará a postura, desempenho físico, saúde e bem estar geral.
Conclusão
Os movimentos calmos, controlados e fluidos dos exercícios promovem um sistema ideal de exercícios para a gravidez e para readquirir as formas após o nascimento do bebê (ENDACOTT, 2007). No pilates, a gestante reorganiza o centro de força, como o abdome, quadril e lombar, por meio de uma prática variada com poucas repetições, com concentração, precisão de movimentos e fluidez (FIGUEIRÓ, 2011). 
De forma resumida os benefícios são: melhora da postura (diminuição das compensações posturais), prevenção ou amenização das dores lombares, alongamento e relaxamento dos músculos, fortalecimento da musculatura perineal, estimulação da circulação, desenvolvimento da consciência corporal, melhora da respiração, sensação de bem estar e melhora da autoestima.
 È de interesse para os profissionais de saúde conhecer com mais profundamente as características das alterações ocorridas durante a gestação, com a finalidade de propor e realizar novos estudos, onde se possa verificar a efetividade dos diferentes tratamentos disponíveis que venha auxiliar ou amenizar sua repercussão sobre o bem-estar da gestante e sua integração com as atividades pessoais, domésticas e de trabalho.
Contudo, a gestação é um período onde ocorrem muitas mudanças hormonais e biomecânicas no corpo da mulher, podendo então causar dor e desconforto, levando a uma inatividade durante as atividades de vida diária e profissional, senda uma das principais causas dessas alterações na estática e na dinâmica do esqueleto da grávida e o aumento do útero.
OBRIGADA !!!
Exercícios de Pilates Solo
1) The Spine Stretch
Instruções
Posição Inicial: Depois de passar para a posição de transição, sente estendendo os joelhos, mantendo a coluna neutra e ombros fletidos paralelamente aos membros inferiores com cotovelos estendidos.
Ação: Inspire e expire fletindo primeiramente a coluna cervical, posteriormente a coluna torácica e lombar.
Inspire e expire estendendo a coluna lombar, torácica e cervical, em ordem, priorizando a mobilização da coluna vertebral.
Repetir 3 vezes.
2) The Jack Knife
Instruções
Posição Inicial: Em decúbito dorsal, com os com membros superiores ao longo do corpo apoiados no solo e quadris em adução e rotação externa com calcanhares unidos.
Ação: Inspire e flexione os quadris até 90 graus sem interromper o contato dos calcanhares e a rotação externa.
Após realize a flexão da coluna lombar e torácica com o mínimo de acréscimo à flexão de quadril possível.
Dê atenção à mobilização da coluna.
Energia nos braços contra o chão.
Expire contraindo os glúteos e procure realizar a extensão da coluna e quadril mantendo o apoio sobre a região escapular.
Inspire retornando a colunaem flexão, sem tocar o solo, e aos poucos vá estendendo a coluna a favor da gravidade com foco na mobilização, até chegar a posição inicial.
Repetir de 3 vezes.
3) The Double Leg Stretch
Instruções
Posição Inicial: Inicie o movimento com a posição final do exercício anterior.
Ação: Inspire e flexione o joelhos e quadris até que possam ser envolvidos pelos membros superiores.
Expire estendendo os quadris à 45 graus simultaneamente com a extensão completa dos joelhos. Ao mesmo tempo, flexione os ombros
com cotovelos estendidos.
Inspire e expire retornando à posição inicial.
Repetir de 5 a 10 vezes.
Exercícios de Pilates em aparelhos
1) Stretches Front
Instruções
1. Em pé, mantendo o crescimento axial em apoio unipodal, deixe um dos membros inferiores sobre o Barrel.
2. Flexione o tronco sobre o Barrel, movimentando vértebra por vértebra.
3. Retorne à posição inicial.
2) Sit Up
Objetivo: Fortalecer os músculos reto abdominal e oblíquos interno e externo.
Instruções
1. Em decúbito dorsal sobre o Barrel, deixe os cotovelos estendidos com as mãos atrás da cabeça. Os pés ficam apoiados no espaldar e os joelhos fletidos aproximadamente a 80°.
2. Enrole a coluna até retirar as escápulas do Barrel. Com o passar do tempo comece a aumentar a amplitude do movimento.
3. Retorne a posição inicial e tenha cuidado com a região cervical.
5) Horse
Objetivo: Fortalecer os músculos pectíneo, grácil, adutor longo, adutor curto, adutor magno e fibras inferiores e mediais do glúteo máximo.
Instruções
Sentado sobre o Barrel com os quadris abduzidos.
Realize adução dos M MII, fazendo força contra o barril.
Retorne a posição inicial.
Exercicios pilates para gestantes 
1. Contração do períneo
Deitada de barriga para cima, com braços ao longo do corpo ou suavemente posicionados em cima da barriga e pernas fletidas ou em cima de uma bola de Pilates, mantenha a posição neutra, deixando o espaço para uma ervilha no fundo das costas e as escápulas bem posicionadas no chão, com os ombros distantes das orelhas e imaginando que existem 2 faróis no seu quadril, que precisam permanecer apontados para cima.
A partir dessa posição deve inspirar e quando soltar o ar, contrair os músculos do pavimento pélvico, como se quisesse sugar uma ervilha com a vagina. Esta contração deve ser mantida enquanto inspira e solta o ar lentamente. Faça esta contração 10 vezes seguidas, mantendo a respiração e a posição correta
2. Elevação da perna reta
Deitada de barriga para cima, dobrar uma perna e elevar a outra estando esticada. Fazer 5 levantamentos com cada perna enquanto contrai os músculos pélvicos, fazendo movimentos lentos e bem controlados, sem elevar o quadril do chão em nenhum momento.
3. Ponte
Deitada de barriga para cima elevar o quadril do chão, como mostra a imagem. Fazer 5 levantamentos, enquanto contrai os músculos pélvicos.
4. Gato arrepiado
Na posição de quatro apoios, tentar encostar o queixo no peito enquanto traz o quadril para frente e estica as costas, como mostra a imagem. Fazer 5 repetições, enquanto contrai os músculos pélvicos.
6. Alongamento de pernas
Manter-se na posição que mostra a imagem durante pelo menos 20 segundos. Fazer o mesmo exercício com as duas pernas.
Especialmente durante a gravidez, os exercícios de Pilates devem ser realizados com concentração máxima, lentidão e precisão dos movimentos. Contrair os músculos do pavimento pélvico enquanto realiza os exercícios é indispensável porque eles melhoram a irrigação sanguínea e melhoram o tônus, combatendo a perda de urina.

Continue navegando