Buscar

AV2 Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0068_AV2_201301265421 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	REGINA FATIMA CURY AZEVEDO
	Turma: 9001/AB
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014 17:58:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201301354056)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Declaração de Salamanca foi um documento assinado por vários países em ocasião de uma reunião na Espanha que se constituiu como um importante marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas e pela participação social efetiva da pessoa com deficiência como cidadão.
Qual foi a principal premissa a ser defendida por essa declaração em relação ao sistema de ensino?
		
	
Resposta: A inclusão de alunos portadores de deficiência nas unidades de educação. O aluno especial é capaz de se desenvovler e se integrar a sociedade, bastava então uma forma de incluí-lo ao meio, desenvolvendo-os mediante as suas restrinções intelectuais ou motoras, então as unidades deveriam se adaptar à devida inclusão, recebendo-os e dando-as assim o papel como cidadãos, conforme os demais indivíduos.
	
Gabarito:
RESPOSTA
A educação deve se organizar de forma a atender a todos os alunos na rede regular.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301352115)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(Política Institucional para atendimento aos alunos com deficiência ou com dificuldades específicas de aprendizagem - de Vera Goffredo e Roberto Ramos, UNESA/2011 - questão adaptada). Fundamentado na pedagogia da inclusão, quais são os direitos que os alunos com deficiência, transtornos no desenvolvimento global e os com altas habilidades/superdotação possuem no contexto escolar, independente de nível de escolaridade?
		
	
Resposta: Os alunos especiais têm direito a receber a educação báscica, com qualidade. É necessário que a unidade escolar forneça recursos favoráveis à inclusão destes alunos, seja na questão arquitetônica (rampas de acesso, barras de ferro, alertas sonoros ou luminosos) à materiais de apoio (aparelhos eletrônicos adaptados que favoreçam a aprendizagem do aluno, como o computador e outros recursos). É preciso fazer adaptações quando necessárias no currículo, propondo atividades que estimulem o desenvolvimento dos alunos e que os qualifiquem de acordo com o desenvolvimento de cada um. Além do professor e os demais funcionários, toda a escola, incluindo os alunos, devem estar dispostos à trabalhar a favor da inclusão.
	
Gabarito: Na perspectiva da educação inclusiva, eles têm o direito de que suas necessidades educacionais especiais sejam atendidas através de um conjunto de atividades, de recursos de acessibilidade e pedagógicos de forma a complementar ou suplementar a formação desses alunos nos diferentes níveis e graus de ensino, sendo mantida a qualidade de ensino para todos e assegurando as condições necessárias para o seu pleno aprendizado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301524335)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		
	
	Tem uma proposta de integração,  visando  garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades   inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
	 
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
	Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência.    
	
	Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
	
	Possui  como orientação um  modelo inclusivo, onde toda  criança com deficiência  deverá ser matriculada em escolas especiais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301524371)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos,  realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um  atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para  o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo  educacional ?
		
	
	Paradigma médico-assistencialista.
	 
	Paradigma de suportes.
	
	Paradigma regular.
	
	Paradigma de serviços.
	
	Paradigma integrador.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301333287)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O paradigma da Institucionalização foi bastante representativo da Educação Especial porque trabalhava com três ideias e vertentes de tratamento. Quais foram elas:
		
	
	Criação de atendimento ambulatorial em postos de saúde, institucionalização do doente mental em hospitais dia e tratamento em instituições religiosas, pois somente a caridade poderia se ocupar de pessoas deficientes.
	
	Confinamento de em hospitais psiquiátricos, atendimento em escolas de rede regular para crianças portadoras de necessidades especiais e criação de associações de apoio à criança deficiente.
	
	Adoção de hospitais dia para humanizar o atendimento ao doente mental, escolas especiais para crianças deficientes e tratamentos religiosos para pessoas portadores de distúrbios neurológicos.
	 
	Confinamento de deficientes em conventos e asilos, internação em hospitais psiquiátricos e mantê-los em instituições especiais para educação.
	 
	Atendimento domiciliar sistemático com clínico geral e psicólogo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301333808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Patrícia é mãe de Fernanda, uma menina de 5 anos de idade que sofreu de Paralisia Cerebral e apresenta um comprometimento motor acompanhado de deficiências sensoriais na audição e na visão. Na última reunião de colégio ela foi convidada a retirar sua filha, pois a escola alegava não ter profissionais adequados para o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais. Qual das providenciais abaixo deveria ter sido tomada pela escola para assegurar uma boa inclusão de Fernanda.
		
	
	Fernanda deve continuar na escola e ter adaptações em sua mesa onde escreve, pois é cadeirante. Além disso, qualquer investimento na aprendizagem se torna desnecessária, pois a escolarização para ele é simplesmente para a socialização.
	 
	Matricular Fernanda na turma de educação infantil da rede regular e oferecer um atendimento em turno oposto para ela aprender a ter independência nas atividades da vida diária, como a se comunicar e estabelecer um vínculo de confiança com os professores.
	
	Fernanda deveria ter sido colocada numa turma especial, dadas as suas dificuldades sensoriais e nesta turma, deveria ser alfabetizada, pois essa será a principal conquista da menina.
	
	Ao matricular Fernanda, a escola inicialmente deve exigir da família que faça uma escolarização complementar da menina em escola para crianças com deficiências visuais e auditivas, pois ela precisa aprender a se comunicar e se orientar no espaço com profissionais especializados.
	
	As atividades educativas de Fernanda precisam ser apenas atendimentos na sala de recursos pois as suas deficiências são tão grande que ela pouco pode se apropriar do que está sendo estudado em sala de aula com os demais colegas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301333322)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que conceitua corretamente a pessoa cega.
		
	
	Pessoa que tem limitação visual e comprometimentos neurológico e intelectual.
	
	Pessoa que possui resíduos visuais em grau pequeno, mas que permite ler textos impressos à tinta, desde que com letras grandes.
	
	Pessoa com glaucoma ou perda parcial da visão por tempo indeterminado.
	 
	Pessoa que possui perda total ou um resíduo mínimo de visão.
	
	Pessoa que pode ter a visão corrigida por métodos cirúrgicos ou não.8a Questão (Ref.: 201301333325)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ana é professora do berçário da creche Gente Feliz e observa Miguel há 2 meses. Ele é um bebê de 10 meses de idade que quase não balbucia, não se interessa pelas canções e grita em momentos comuns do cotidiano. A creche já solicitou o resultado do Exame de AUDIOMETRIA, mas a família não tem recursos para fazê-lo. Essas características somadas ao fato de Miguel ainda não atender pelo nome podem levantar a suspeita de que seja portador de qual deficiência?
		
	
	Dislexia.
	
	Mudez.
	
	Hipotonia.
	 
	Surdez.
	
	Déficit de Atenção.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301341745)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com as orientações atuais do MEC, a proposta inclusiva de educação é reconhecida como a melhor alternativa para a escolarização do aluno com surdez. Podemos justificar essa afirmativa desenvolvendo os seguintes argumentos:
1- a valorização das diferenças no convívio social e o reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver na interação com a diversidade humana.
2- a valorização das diferenças e a necessidade de segregação social da pessoa surda.
3- o não reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver em ambientes heterogêneos de aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	Apenas a afirmativa 1 está correta
	
	As afirmativas 2 e 3 estão corretas
	
	Apenas a afirmativa 2 está correta
	
	As afirmativas 1 e 2 estão corretas
	
	Apenas a afirmativa 3 está correta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301333758)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Macedo escreveu: "A cultura da diferença supõe a cultura da fraternidade, em que diversidade, singularidade, diferenças e semelhanças podem conviver em uma inclusão, formando um todo, quaisquer que sejam as diferentes escalas que o compõem" (p. 15) Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed. Das respostas abaixo, qual delas apresenta corretamente uma premissa do paradigma inclusivo?
		
	
	Garantir uma escola de qualidade através do mérito da competitividade e da aceitação das diferenças pessoais.
	
	Dar acesso a todas as crianças ao bom ensino, sendo que a escola oferecerá uma estrutura e os alunos deverão se adaptar a ela.
	 
	Perceber que educação de qualidade é um direito de todos e dessa forma, a escola pode fazer flexibilizações necessárias para atender às necessidades dos alunos.
	
	Saber que uma boa escola deve apresentar um sistema avaliativo eficiente para promover uma real avaliação de desempenho dos alunos.
	
	Inclusão significa dar a todos os alunos as mesmas condições de entrada no sistema educativo, sem, no entanto, se comprometer como resultado da saída, pois a qualidade da aprendizagem depende do aluno.

Outros materiais