Buscar

Questionario Linguistica I Chomsky

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVESIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Marcos Vinícius da Silva Sousa
QUESTIONÁRIO SOBRE A LINGUÍSTICA DE NOAM CHOMSKY
Teresina
2018
Questionário
1 Diferencie o conceito de língua para Saussure e Chomsky.
Saussure definiu a língua como um sistema de valores que se opõem uns aos outros, numa relação de dependência mútua, isto é, num sistema em que os termos não se definem por si só, isoladamente, mas por uma relação de dependência recíproca. Para o estruturalista, a língua é um sistema homogêneo, um conjunto de signos exterior aos indivíduos que deve ser estudado separado da fala. Por outro lado, Chomsky em sua teoria gerativista afirma que os seres humanos apresentam uma predisposição genética que permite a aquisição da linguagem. Segundo ele, a língua é um sistema de princípios radicados na mente humana, diferentemente da teoria de Saussure que considera a língua um objeto fundamentalmente social. Noam Chomsky relaciona, ainda, a aquisição da língua a termos conhecidos como: competência e performance.
2 Comentar os conceitos de desempenho (performance) e competência explicitando qual a teoria linguística que aborda esses conceitos.
Chomsky acreditava que a tarefa do linguista era descrever a competência do falante, que seria a capacidade que todo falante ou ouvinte tem de compreender ou produzir todas as frases da língua. Essa competência seria inata, faz parte da natureza humana, em oposição ao desempenho: o uso concreto da língua; a performance, habilidade de uso do indivíduo. Em suma: você nasce com a competência, mas vai desenvolver o desempenho ao longo da sua vida de acordo com as exposições a que for submetido. 
3 Para Chomsky, o que é linguagem?
Linguagem é a faculdade inata e específica da espécie. Em Chomsky, linguagem não significa qualquer forma de comunicação humana e sim, especificamente, a capacidade para desenvolver uma língua natural. Seria um estágio inicial de uma língua. As outras formas de comunicação não se localizam na mente conjuntamente à verbal. A linguagem teria um módulo e as outras formas de comunicação teriam seus domínios e estes não são de interesse da Linguística.
4 Comente sobre o foco de estudo da Gramática Gerativa.
A Gramática Gerativa aprofunda seus estudos em três focos diferentes: a sintaxe, a semântica e a fonologia. No estudo da sintaxe, ela estuda a formação das frases, com base no conhecimento dos falantes busca, por exemplo, saber como ele é capaz de formar frases, etc. No estudo da semântica, busca interpretar as frases, investigado a como elas foram formadas ou qual o sentido delas. No estudo da fonologia, essa Gramática busca compreender o sistema sonoro dentro de um idioma. 
5 Explicar o conceito de Gramática Universal de Chomsky.
Ele caracteriza o conceito de Gramática Universal como a capacidade e habilidade linguística do sujeito. Se tomarmos com exemplo uma criança de 3 anos que já domina as formas da língua, sem ter ouvido e aprendido todas as possibilidades e formas da língua à qual está inserida, teremos a ideia propulsora da condição inata da linguagem humana, que seria explicada baseando-se no fato de que essa aquisição é possível porque a criança já nasce com uma gramática interna, à qual a língua se adapta.
6 Explicar como Chomsky formula seu modelo de faculdade da linguagem.
Chomsky parte da hipótese de que existe um módulo linguístico em nossa mente, constituído de princípios responsáveis pela formação e compreensão das expressões linguísticas, e especificamente dedicado à língua. Esse módulo linguístico é chamado de faculdade da linguagem. Essa faculdade da linguagem é inata, ou seja, todos os seres humanos nascem dotados dela. A faculdade da linguagem é parte da dotação genética da espécie humana. 
7 Diferenciar as ideias de faculdade da linguagem de Saussure e Chomsky.
Para Saussure, a faculdade da linguagem é algo que capacita os homens a produzirem e compreenderem todas as manifestações simbólicas, inclusive a língua. Diferentemente, o que Chomsky chama de faculdade da linguagem é um módulo da mente especificamente associado à língua, e não a outras linguagens (como a pintura, a música, a dança, etc.).
8 Por que Chomsky não se preocupa em explicar a relação de significado e significante?
Pois a atenção da Gramática Gerativa está voltada para questões estruturais da sentença, ou seja, para a sintaxe.
9 Qual a contribuição do modelo de princípios e parâmetros para a Gramática Universal?
Estabelecem que a Gramática Universal deve ser composta de dois tipos de princípios: alguns que são rígidos e invariáveis, e que são incorporados por todas as línguas; outros que são abertos, oferecendo em geral duas possibilidades de valores, que vão ser fixados ao longo do processo de aquisição, com base na informação obtida por meio do ambiente linguístico em que a criança se desenvolve. Esses princípios abertos são chamados parâmetros.
10 Explicar a relação de Gramática Universal e Gramática Gerativa.
A Gramática Gerativa vai se ocupar, privilegiadamente, da sintaxe das línguas, mas não é a sintaxe das línguas seu objeto de estudo. A sintaxe das línguas é apenas um meio para se descrever uma entidade teórica chamada de Gramática Universal. Este é o objeto de estudo da Gramática Gerativa.

Outros materiais