Buscar

AVS PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇOES - 10 DEZ 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AVS_201402190727 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201402190727 - FABRICIO TAVARES FREIRE
	Professor:
	LUCIA CORDEIRO CHAGAS DE OLIVEIRA
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 10/12/2014 15:58:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201402442408)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Zanelli (2008) define as organizações como sistemas orientados, em essência, para o alcance de objetivos comuns, citando exemplos: família, fábricas, escritórios de serviços, hospitais, escolas, organizações militares, igrejas, sindicatos etc. Chiavenato (2000) acrescenta que as organizações existem para que possamos satisfazer necessidades que não satisfazemos sozinhos. A união de esforços para o alcance de necessidades leva à reunião de indivíduos, formando grupos. Para que haja sucesso nessa reunião, deve haver sucesso na interação (Bowditch & Buono, 1992). Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes, portanto, de grupos que trabalham para o sucesso organizacional. Assinale a única alternativa que inclui os 3(três) tipos:
		
	
	Equipes equivalentes; Equipes de criação; Equipes táticas.
	
	Equipes operacionais; Equipes de criação; Equipes táticas.
	
	Equipes de solução de problemas; Equipes de criação; Equipes integradas.
	
	Equipes de solução de problemas; Equipes de criação; Equipes orientadas.
	 
	Equipes de solução de problemas; Equipes de criação; Equipes táticas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402444479)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A qual grupo pertence o compartilhamento de afinidades proposto por Robbins em sua Estrutura e Processos de grupos?
		
	
	De interesse;
	
	De comando;
	
	De afiliação;
	
	De tarefa;
	 
	De amizade;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402442448)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todas as decisões requerem a interpretação e a avaliação de informações. Os dados costumam vir de diversas fontes e precisam ser selecionados, processados e interpretados. Quais dados, por exemplo são relevantes para urna determinada decisão num processo seletivo? A resposta fica por conta da percepção de quem toma a decisão. Tomando-se como referência o processo perceptivo e sua influência sobre a seleção de novos colaboradores, podemos afirmar que :
		
	 
	o processo perceptivo não influencia no processo de seleção e, consequentemente, não é considerado para o levantamento das alternativas adequadas.
	 
	o processo perceptivo é o responsável pela identificação ou não de competências e habilidades para determinado cargo ou função.
	 
	o processo perceptivo não é responsável por distorções, que por ventura surjam no momento da seleção.
	 
	o processo de seleção não requer muitos cuidados por parte do selecionador, para identificar competências e habilidades.
	 
	o processo de tomada de decisão sofre influência de outros fatores mais importantes do que a subjetividade do selecionador.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402777543)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A aprendizagem é o processo por onde conhecimentos, competências e comportamentos são modificados ou adquiridos e que tem como resultado de estudos e práticas vividas. Com isso a aprendizagem no meio organizacional segundo Knowles (1980) é: ( ) Predominantemente autodirigida, objetiva e centrada na vida; ( ) É bastante influenciada pelas vivências e pelos aspectos subjetivos e emocionais; ( ) A história de vida pode facilitar ou prejudicar a abertura ao novo; ( ) A capacidade de aprender se fundamenta apenas na capacidade racional e no nível acadêmico alcançado; ( ) Seu desempenho é baseado na relação familiar;
		
	
	F V V V F
	
	F F V V F
	 
	V V V F F
	
	F F F F F
	
	V V V V F
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402445649)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando que o estudo da psicologia é tão antigo quanto à própria existência humana, é correto afirmar que: Ao grego __________________________foi creditada a paternidade da psicologia pré-científica. Complete a lacuna abaixo com a única opção correta:
		
	
	Sócrates;
	 
	Aristóteles;
	 
	Platão;
	
	Freud.
	
	Pitágoras;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402220877)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas empresas, especialmente na área de Tecnologia, costumam selecionar os candidatos mais inteligentes. Bill Gates, por exemplo, acredita que ¿você pode ensinar qualquer coisa a uma pessoa inteligente¿. Outras empresas pensam diferente: selecionam os mais alegres, dispostos, cooperativos. Acreditam que a atitude e inteligência emocional é o que mais conta, pois se consegue ensinar coisas técnicas, mas ensinar atitudes é muito mais difícil. Discutindo tecnicamente estas duas estratégias de contratação, pode-se afirmar que, EXCETO:
		
	
	não há método correto, é preciso considerar o perfil e as necessidades do cargo
	
	O Q.I. hoje em dia costuma ser complementado com os conceitos de inteligência emocional e inteligências múltiplas
	 
	selecionar prioritariamente por Quoeficiente de Inteligência (Q.I.) sempre será um erro
	
	no segundo caso citado no enunciado, incorpora-se dimensões da inteligência emocional
	
	é necessária uma definição clara dos objetivos do cargo antes da decisão pelo método
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402453255)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir do que existe na literatura sobre Psicologia Organizacional e Personalidade, analise as seguintes afirmações e indique qual em sua opinião é a única incorreta:
		
	
	O ambiente formado a partir dos grupos de amizades dentro de uma organização representa um fórum excelente de análise para a compreensão do comportamento humano em organizações.
	 
	Dentro das organizações existem fenômenos formais e informais. A estrutura formal constitui-se em um elemento-chave para a compreensão do comportamento que um ser humano possui em uma organização. Contudo, o sistema informal de relações, visto que foge a regra do trabalho, não deveria ser levada em consideração pelo gestor quando de sua análise sobre o comportamento humano.
	
	Existem muitos fenômenos importantes que merecem ser analisados para a compreensão do comportamento humano em organizações, tanto fatores operacionais como analíticos. Dentre os analíticos cita-se: a personalidade, os valores de cada um, a relação espaço-tempo, a comunicação não-verbal, a cognição, a cultura, o poder, a afetividade, a vida simbólica, o prazer, o sofrimento, as relações interculturais.
	
	A personalidade de cada ser humano dentro da estrutura organizacional pode vir a ser um elemento vital para a compreensão do comportamento humano quando em organizações.
	
	Dificilmente compreender-se-ia a vida organizacional se dela fossem retirados os fatores humanos que a fazem viva e dinâmica. A estrutura organizacional jamais poderá ser bem delineada a revelia do comportamento dos seres humanos que a compõem.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402253959)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As emoções são consideradas responsáveis pelos sentimentos humanos, por isso trata-se de um aspecto subjetivo da personalidade de cada indivíduo. É considerada uma emoção:
		
	
	d) Percepção
	
	e) Aprendizagem
	 
	b) Alegria
	
	a) Conhecimento
	
	c) Liderança
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402459382)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Somos categóricos em predizer coisas a respeito do que o outro deve fazer sobre alguma coisa, mas quando se trata do próprio comportamento, muitas das vezes é o outro quem nos sinaliza e na maioria das vezes não nos damos conta. Quando esta situação ocorre, em psicologia dizemos se tratar de comprometimento dos processos psicológicos básicos. Considerando a afirmativa. Quais são os elementos deste processo? Aponte pelo menos dois deles e comente sua função.
		
	
Resposta: IT , EGO E O SUPEREGO. IT - É JUSTAMENTE O COMPORTAMENTOESPERADO PELA PRÓPRIA NATUREZA HUMANA. EGO - É JUSTAMENTE O QUE GOSTAMOS DE FAZER OU MELHOR DIZENDO , É AQUILO QUE MESMO CONHECENDO O QUE É CERTO ERRADO , FAZEMOS POR VONTADE PRÓPRIA.
	
Gabarito: O aluno devera descrever sobre os processos basicos que são: emoção, motivação, percepção. Emoção é a resposta inespecífica do organismo a determinados estímulos. Motivação é a força intrínseca propulsora que move o indivíduo.Percepção é a capacidade do indivíduo de discriminar as informações.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402439108)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Robbins (2005) observa que não existe objetividade nos processos de avaliação de desempenho, e que esta ferramenta (avaliação de desempenho) está diretamente ligada a motivação de todas as pessoas da organização. Que associação você faz entre a avaliação de desempenho e a motivação? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: A avaliação de desempenho é o processo que justamente contribui para a melhoria contínua dos funcionários de uma empresa e o consequente e posterior sucesso da Empresa. É o carro chefe da motivação para os empregados, pois é baseado nesta avaliação que os mesmos vislumbram uma promoção de cargo, salário mais atrativo, melhores condições de vida para sua família, entre outros. Exemplo concreto: as promoções pelo Critério de Merecimento no Exército Brasileiro baseam-se fundamentalmente no Sistema de Avaliação de seus Quadros , as quais são realizadas anualmente.
	
Gabarito: As pessoas precisam perceber que os esforços que elas realizam conduzem a uma avaliação de desempenho favorável e que essa avaliação vai resultar em recompensas às quais dão valor. No mundo real das organizações, uma das explicações para a falta de motivação dos funcionários é que a avaliação de desempenho costuma ser mais política do que objetiva. Muitos executivos colocam a objetividade depois de seus interesses pessoais, manipulando deliberadamente as avaliações para obter os resultados que desejam.

Outros materiais