Buscar

Perguntas sobre Motivação e Ética Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Você acredita que a motivação é do indivíduo apenas ou pode ser despertada por outras pessoas? A partir desse questionamento surgiu o entendimento sobre motivação intrínseca e extrínseca. Sobre esse tema analise a frase abaixo:
Existem duas vertentes sobre a motivação humana: uma que acredita que é possível motivar o ser humano¹, por meio de técnicas e ferramentas e outra que acredita que ninguém pode motivar ninguém², ou seja, as pessoas são auto motivadas ou não. 
 Identifique os conceitos assinalados como 1 e 2 e escolha a alternativa correta:
	A
	1-motivação extrínseca, 2-motivação intrínseca
Questão 2/5 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Historicamente, a ética foi palco de muitas reflexões filosóficas, em todas as sociedades e culturas. A ética filosófica buscou sempre nortear e encontrar soluções para os problemas básicos das relações entre os indivíduos de uma determinada sociedade. Desde a Grécia Antiga à Contemporaneidade, a Ética foi discutida, elaborada e referenciada por muitos filósofos, entre eles Sócrates, Platão e Aristóteles são exemplos de grandes filósofos.  Sócrates racionaliza a Ética e preconiza uma concepção do bem e do mal. Em Platão, a Ética ganha fôlego na política a partir de uma concepção metafísica e da sua doutrina da alma. Assim como Platão, Aristóteles fala do homem político, social, condenado a viver na pólis. Assim podemos perceber que os dilemas éticos não são temas estudados apenas na contemporaneidade, mas sim ao longo do tempo e vem se aprimorando. 
Neste sentido pergunta-se: Qual filósofo é considerado o “pai da ética” ao revelar uma necessidade de se refletir, de forma sistemática, sobre conceitos que antes eram dados de forma automática, como o bem, a virtude e a justiça?
	D
	Sócrates
Questão 3/5 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Leia o trecho do artigo intitulado “As virtudes de 2013. “Tradição de pensamento ético fundada pelos ingleses Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (Í806-1873), o utilitarismo almeja muito simplesmente o bem comum. Enquanto outras escolas - notadamente, as que seguem o alemão Immanuel Kant (1724-1804) - buscam grandes princípios primeiros nos quais fundar suas escolhas morais, os utilitaristas procuram, pragmaticamente, eficiência: servirá aos propósitos morais a decisão que diminuir o sofrimento ou aumentar a felicidade geral da sociedade. Essa fórmula na aparência tão simples tem seus abismos. (...) Tanto mais complicada é a situação dos povos nativos brasileiros. Há um justificado sentimento de dívida histórica para com os índios, mas essa culpa não basta para dar forma a políticas públicas eficientes. Já se destinou às reservas indígenas uma extensão de terra equivalente a 13% do território nacional, quase o dobro do espaço destinado à agricultura, de 7%. Mas a mortalidade infantil, entre a população indígena, é o dobro da média nacional, e, em algumas etnias, 90% dos integrantes dependem de cestas básicas para sobreviver. Este é um ponto em que o cômputo utilitarista de prejuízos e benefícios viria a calhar: a felicidade dos próprios índios não é proporcional à extensão de terra que lhes é dado ocupar.” Revista Veja - 23/12/2013
Acerca da Ética Utilitarista e da aplicação ao contexto do índio no Brasil, assinale a opção correta.
	E
	Somente a afirmação (ii) é verdadeira
Questão 4/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Análise o texto abaixo:
“Essas duas maneiras de pensar são a ilustração da crença de que existem diferentes maneiras de justificar as ações humanas. No primeiro caso, pressupõe-se que a força que conduz o comportamento motivado está fora da pessoa [...]. No segundo caso subjaz a crença de que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, uma vez que tem suas origens nas impulsões interiores traz em si seu potencial e a fonte de origem de seu comportamento motivacional (Bergammini, 1990, p.25 citado Barboza 2014).
Após a leitura do texto, leia as asserções a seguir:
I - No primeiro caso o autor está se referindo motivação extrínseca, e no segundo caso o autor está fazendo referência a motivação intrínseca.
PORQUE
II - A motivação extrínseca é a que vem do meio ambiente, pois acredita-se que a pessoa pode ser motivada através de técnicas e ferramentas externas; a motivação intrínseca vem do próprio indivíduo.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Questão 5/5 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Um adolescente chamado Pedro, a pedido do seu pai, foi de tarde à confeitaria para comprar bolo. Com dificuldades financeiras, o confeiteiro cobrou-lhe cerca de trinta por cento a mais pela mercadoria, considerando que este dinheiro por certo não faria falta a um adolescente de aparência tão saudável. Já no início da noite, João, o pai de Pedro, voltou à confeitaria para comprar rosquinhas, e ofereceu ao comerciante um valor maior que o preço das rosquinhas. O confeiteiro, no entanto, prontamente, restituiu ao freguês este valor pago a mais, considerando que o pai do menino era fiscal da prefeitura e que, em qualquer caso, seria conveniente manter boas relações com as autoridades locais.
Em conformidade com os pensamentos de Kant, assinale a alternativa correta.
I - A primeira atitude do confeiteiro (em relação ao Pedro) é contrária ao dever e imoral.
II - A segunda atitude do confeiteiro (em relação a João pai de Pedro) é conforme ao dever, mas imoral.
III - Tanto a primeira, quanto a segunda atitude do confeiteiro são imorais.
	C
	As afirmações (i), (ii) e (iii) são verdadeiras

Continue navegando