Buscar

PROVA DISCURSIVA - MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO / ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Motivação e Satisfação no Trabalho
A Administração por Objetivos trabalha com a fixação participativa de metas tangíveis, verificáveis e mensuráveis, com o objetivo de motivar as pessoas e alcançar resultados. Identifique com qual teoria da motivação essa prática organizacional pode ser articulada.
Nota: 0.0
	Podemos articular o uso da Administração por Objetivos com a Teoria da Fixação de Objetivos, pois ambas trabalham com fixação de metas específicas e feedback. (p. 98, CAPÍTULO 3 - WALGER, VIAPIANA, BARBOZA, 2014)
Resposta: 
Questão 2/4 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Existem dois modelos de motivação, o Modelo Homeostático e o Modelo de Incentivo. Explique o Modelo de Incentivo:   
Nota: 12.5
	Incentivo - Os “incentivos são definidos como objetos, eventos ou condições que incitam a ação” (Davidoff, 2001, p.326). Para o modelo de incentivos, nossas experiências passadas e presentes, e os incentivos que sofremos afetam e alteram nossas cognições e emoções, levando à motivação. Esta motivação acionará um comportamento, que poderá influenciar novamente as cognições e emoções, as alterando. (p. 21-23 - CAPÍTULO 1 - WALGER, VIAPIANA, BARBOZA, 2014)
Resposta: Tem como objetivo reconhecer, incentivar, premiar o comportamento e desenvolvimento e a participação dos colaboradores e das equipes de trabalho, através de ideias e sugestões feitas pelo seus colaboradores. 
Questão 3/4 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
A responsabilidade social empresarial envolve temas e demandas diversos, que só podem ser efetivamente inseridos em uma organização por meio de várias ferramentas de gerenciamento. Entre as ferramentas de gestão mais utilizadas, temos o balanço social, que é uma ferramenta de comunicação dos resultados das atividades das empresas e de seus projetos.
 
Como essa ferramenta deve ser conceituada?
Nota: 20.0
	é um tipo de demonstração de resultados parecido com as demonstrações financeiras publicadas anualmente, no qual as empresas apresentam um conjunto de informações sobre os projetos, os benefícios e as ações sociais dirigidas aos empregados, aos investidores, aos analistas de mercado, aos acionistas e à comunidade.
Resposta: Conjunto de informações demonstrando atividades com uma entidade privada com a sociedade que a ela está diretamente relacionada, com o objetivo de divulgar sua gestão econômico social, e sobre o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.
Questão 4/4 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Combatemos a corrupção e a discriminação e estimulamos a ética na relação com e entre os funcionários. Estabelecemos códigos e políticas de conduta que são reforçados em ações de comunicação interna e treinamentos. Conheça nossas principais ações: Respeitamos a legislação trabalhista e temos dois documentos internos que norteiam nossa atuação nesse sentido: Código de Ética e Política de Direitos Humanos. Além disso, o Santander possui compromissos formais que determinam boas práticas nas relações de trabalho em toda a sua cadeia de valor. Com o objetivo de informar e orientar nossos funcionários sobre o tema (Assédio Moral) criamos o programa “O Santander Contra o Assédio Moral nas Relações de Trabalho”. A iniciativa inclui ações como: palestras de sensibilização e orientação para gestores da capital e do interior de São Paulo; inserção do tema no programa institucional de formação de gestores; divulgação na intranet de cartilha digital sobre o tema e publicação do acordo firmado entre o Banco e o Ministério Público do Trabalho; distribuição de cartilhas em papel e curso online disponível a todos os funcionários. O Santander, ainda, possui um canal interno exclusivo para receber manifestações relativas ao não cumprimento de políticas internas ou de legislação, uso indevido de senhas, gestão inadequada e discriminação de qualquer tipo, assédio moral e/ou sexual, riscos à integridade física, corrupção e suborno, uso indevido de informações confidenciais ou estratégicas, conflitos de interesses, dentre outras. Todos os casos são avaliados e recebem retorno em até 45 dias. Após investigação, as ocorrências podem resultar em medidas disciplinares, corretivas, transferências de função, mudança no local de trabalho, ou mesmo no desligamento e processo cível competente.
 
 
BANCO SANTANDER. Ética nas Relações com Funcionários. Disponível em: < https://sustentabilidade.santander.com.br/pt/Praticas-de-Gestao/Paginas/Etica-nas-Relacoes-com-Funcionarios.aspx>.
 
A partir do exemplo prático apresentado na contextualização da questão, onde se discorre a respeito de práticas empregadas pelo Banco Santander, descreva quais são as obrigações das organizações para com seus funcionários.
Nota: 25.0
	A empresa tem uma série de obrigações morais e legais para com seus empregados, que se materializam nas tomadas de decisões em relação as ações relacionadas ao recrutamento e seleção, contratação, promoção, remuneração, rescisão de contrato, entre outros. Para tanto, ela deve além de cumprir a lei, garantir a liberdade de seus empregados, não permitir abusos e assédios (moral e sexual), garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e não permitir que preconceitos ou discriminações possam interferir no dia a dia organizacional (Capítulo 03, p. 90).
 
Resposta: A empresa tem uma serie de obrigações morais e legais com seus empregados, que se materializam nas tomadas de decisões em relações a ações relacionadas ao recrutamento e seleção, contratação, promoção, remuneração, rescisão de contrato, entre outros. Para tanto, ela deve ser além de cumprir a lei, garantir a liberdade de seus empregados, não permitir abusos e assédios moral e sexual, garantir a saúde e segurança no ambiente de trabelho e não permitir que preconceitos ou discriminação possam interferir no dia a dia organização.

Continue navegando