Buscar

Radiohead: Música Digital e Novos Modelos de Negócio

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM COMUNICAÇÃO E M ARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS
Fichamento de Estudo de Caso: Radiohead: 
música pelo preço que quiser pagar
Rodolfo Bendoraytes
Trabalho da disciplina Negócios Digitais
Rio de Janeiro - RJ 2018
Estudo de Caso : NEGÓCIOS DIGITAIS Radiohead: música pelo preço que quiser pagar
REFERÊNCIA: ELBERSE.Anita BERGSMAN.Jason 
Harvard | Business | School – 14 de setembro de 2009 – 513-P04 
 
O estudo do caso refere-se a um anúncio no site do Radiohead informava que inovadoramente as músicas de seu mais novo álbum estariam disponíveis para download através do site da banda, o que não era costume na época . 
O autor introduz o artigo falando sobre o lançamento do cd da banda Radiohead em 2007 totalmente no formato digital ficando a cargo do consumidor que poderia decidir o quanto desejaria pagar. Decisão esta que gerou grande especulação pelos meios de comunicação com relação ao próprio futuro das empresas fonográficas, já que esta era um a decisão que nunca fora tomada antes dentro deste mercado . A Radiohead era formada por cinco amigos que estudavam em uma escola particular inglesa e era uma das mais populares e de grande importância artística.
O estilo musical deles chamou atenção pelo uso excessivo de letras emotivas o que fez com o que seu álbum de abertura fosse um sucesso.
O autor introduz o artigo falando sobre o lançamento do cd da banda Radiohead em 2007 totalmente no formato do digital marketing daquele ano . 
O artigo nos trazem dados sobre como estas mudanças começaram a ocorrer e como o ambiente digital foi fator para a mudança de comportamento e preferência do indivíduo nas formas de consumo de mídias. 
 A análise das preferências de consumo assume grande importância ao se estabelecer o levantamento das variáveis envolvi das, o que nos traz a um dado importante apresentado pelo autor quando o mesmo conclui que em 2007 as vendas de álbuns em lojas de música não virtuais, dos EUA , representaram a penas 30% do total geral das vendas dos álbuns, comparando esse dado com 50 % em 1998 nos fazendo concluir que a forma de comercio digital era muito promissora.
Para que um novo álbum chegasse a o mercado, as gravadoras normalmente escolhiam uma música para a sua promoção em rádios e a produção de videoclipes, sendo milhões de dólares o custo p ara os trabalhos mais promissores deste mercado. Além disso, os artistas recebiam um adiantamento após os custos da s gravadora terem sido cobertos pelas receitas, o que nem sempre era realidade. 
As lojas de discos estavam perdendo grande participação no mercado para canais digitais de venda , como a loja iTunes da Apple, que oferecia as músicas com valores bem mais acessíveis, além de estimular a venda de faixas isoladas, sem depender da venda completa do álbum. Tais fatos apontavam para uma nova realidade de mercado e para o início de um declínio nos modelos de venda de música tradicionais.

Continue navegando