Buscar

Funções e Características da Coluna Vertebral

Prévia do material em texto

Funções da Coluna Vertebral
Protege a medula espinhal e os nervos espinhais
Suporta o peso do corpo
Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça
Exerce um papel importante na postura e locomoção
Serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso
A coluna é formada de 33 vértebras:
24 pré-sacrais:
7 cervicais, 
 12 torácicas 
5 lombares; 
Sacro: 
5 vértebras fundidas
Cóccix: 
4 vértebras rudimentares fundidas
Todas as vértebras apresentam 7 elementos básicos:
1-Corpo
É anterior e a maior parte da vértebra, é representado por um segmento cilindro, apresentando uma face superior e outra inferior.
2-Processo Espinhoso
É a parte do arco ósseo que se situa medialmente e posteriormente.
3-Processo Transverso
São 2 prolongamento laterais, direito e esquerdo, que se projetam transversalmente de cada lado do ponto de união do pedículo com a lâmina.
4-Processos Articulares
São em número de quatro, dois superiores e dois inferiores. São saliências que se destinam à articulação das vértebras entre si.
5-Lâminas: 
São duas lâminas, uma direita e outra esquerda, que ligam o processo espinhoso ao processo transverso.
6-Pedículos
São partes mais estreitadas, que ligam o processo transverso ao corpo vertebral.
7-Forame Vertebral
Situado posteriormente ao corpo e limitado lateral e posteriormente pelo arco ósseo.
Canal Vertebral
É formado pela junção das vértebras e serve para dar proteção à medula espinhal. 
Forame Intervertebral
Trata-se de um orifício que se localiza lateralmente ao canal vertebral. Encontra-se relacionado ao espaço intervertebral e parte inferior do corpo da vértebra. Através desses forames emergem as raízes nervosas de dentro do canal vertebral. 
CARACTERÍSTICAS REGIONAIS
Permitem a diferenciação das vértebras pertencentes a cada região.
Vários são os elementos de diferenciação, mas será suficiente observar os processos transversos.
Vértebras Cervicais
Possuem um corpo pequeno exceto a primeira e a segunda vértebra. Em geral apresentam processo espinhal bífido e horizontalizado e seus processo transversos possuem forames transversos (passagem de artérias e veias vertebrais). 
Vértebra Torácica
O processo espinhoso se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas estão localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos. 
Vértebra Lombar
Os corpos vertebrais são maiores. O processo espinhal não é bifurcado, e disposto em posição horizontal. Apresenta o forame vertebral em forma triangular e processos mamilares. Apresenta um processo transverso bem desenvolvido chamado apêndice costiforme. Não apresenta forame no processo transverso e nem a fóvea costal. 
Vértebras atípicas – Atlas e Axis
Vértebras Torácicas
A 12º vértebra torácica por ser uma vértebra que se encontra em uma região de transição é semelhante a uma vértebra lombar, com seu corpo, pedículos, lâminas e processos mais espessos.
Curiosidade: superiormente, o corpo vertebral tem forma de coração.
Lateralmente cada lado do corpo vertebral apresenta duas pequenas depressões (fóvea costal superior e fóvea costal inferior) ponto para articulação das costelas.
T1 difere das outras porqueseu corpo apresenta uma fóvea completa para a 1◦ costela e meia fóvea para a 2◦ costela. AsTX-T-XII tem apenas fóveas únicas.
Vértebras Lombares
A 5º vértebra lombar, L5, tem o corpo mais baixo anteriormente para poder concordar com a articulação lombo – sacral.
Disco Intervertebral
ANEL FIBROSO = disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso; 
NÚCLEO PULPOSO = substância interna, elástica e macia.
Função do núcleo pulposoO núcleo pulposo age como se fosse uma borracha, permitindo à coluna a absorção de estresse compressivo.
Função do anel fibroso
As camadas exteriores consistem de ligamentos e as internas consistem de fibrocartilagem. A função principal dos anéis é conter o núcleo pulposo, limitando a sua expansão quando a coluna é comprimida.
Outra função importante dos anéis é manter juntas as vertebras adjacentes, resistindo à tensão sobre a coluna e absorvendo forças de compressão.
As fibras de colágenos das camadas adjacentes dos anéis fibrosos se cruzam (X) permitindo que a coluna resista às forças de torção.
Verificação de conhecimento
Qual parte do disco intervertebral se expande durante uma compressão? Qual parte resiste a forças de torção?
	R. o núcleo pulposo a parte interna do disco 	intervertebral, expande-se sob compressão. O anel 	fibroso externo, de fibrocartilagem, atua para resistir 	a forças de torção .
2. Quando e como as curvaturas secundárias da coluna vertebral desenvolvem-se?
	R. a curvatura cervical se desenvolve aos 3 meses, 	quando o 	bebê começa a levantar a cabeça; a 	curvatura lombar 	desenvolve-se aproximadamente 	com um ano de idade, 	quando começa andar.
3. Por que os discos intervertebrais geralmente desenvolvem hérnias na direção posterolaterais?
	R. o anel fibroso é mais delgado posteriormente, e os ligamentos 	longitudinais posteriores previnem a formação de uma hérnia 	no sentido posterior, assim, a maioria das hérnias ocorre na 	região posterolateral. 
Curvaturas Fisiológicas da Coluna Vertebral
Escoliose
A escoliose é a deformidade em que existe uma ou mais curvaturas laterais da coluna. Pode ser funcional (ou fisiológica) e estrutural (ou patológica). 
A escoliose estrutural, geralmente, aparece na infância e é progressiva. A causa é o crescimento desigual das vértebras, como a presença de vértebras em cunha ou hemivértebras
Anormalidades congênitas e adquiridas da coluna vertebral
hiperCifose
Geralmente, é um aumento exagerado na curvatura torácica. Quando ocorre uma inversão na direção das curvaturas lombar e cervical estas deformidades são conhecidas como cifose cervical e cifose lombar. 
hiperLordose
A lordose é um aumento exagerado nas curvaturas cervical e lombar. Pode ser uma compensação de uma cifose ou à flacidez muscular com ou sem aumento de peso anterior à coluna - como na obesidade e na gravidez. 
Escoliose
A escoliose é a deformidade em que existe uma ou mais curvaturas laterais da coluna. Pode ser funcional (ou fisiológica) e estrutural (ou patológica). 
A escoliose estrutural, geralmente, aparece na infância e é progressiva. A causa é o crescimento desigual das vértebras, como a presença de vértebras em cunha ou hemivértebras
Articulações dos Corpos Vertebrais
Os corpos vertebrais estão unidos pelos ligamentos longitudinais anterior e posterior e pelos discos intervertebrais. 
Ligamento Longitudinal Anterior: Extenso e resistente feixe de fibras longitudinais que se estendem ao longo das faces anteriores dos corpos das vértebras do áxis (C2) até o sacro. Continua-se superiormente com o ligamento atlantoaxial anterior.
Ligamento Longitudinal Posterior 
localizado no canal vertebral, nas faces posteriores dos corpos vertebrais de áxis (C2) até o sacro. Continua-se superiormente com a membrana tectória.
Sínfise intervertebral
Comumente referidas como “articulações dos corpos vertebrais” são sínfises designadas para a sustentação de peso e resistência. 
•As superfícies articulares das vértebras adjacentes estão unidas por discos intervertebrais e ligamentos. 
• Os discos intervertebrais permitem o movimento entre as vértebras adjacentes e sua deformidade elástica permite a absorção que choques. 
•Cada disco intervertebral é formado por um anel fibroso, uma parte fibrosa externa, composta de lamelas concêntricas de fibrocartilagem, e uma massa central gelatinosa, denominada núcleo pulposo. 
Articulações dos Arcos Vertebrais 
•São articulações do tipo sinovial: 
Articulações Zigoapofisárias
São articulações sinoviais do tipo plana que ocorrem entre os processos articulares superiores e inferiores das vértebras adjacentes. 
Ligamentos:Ligamentos Amarelos 
São ligamentos que unem as lâminas das vértebras adjacentes no canal vertebral de áxis (C2) até o primeiro segmento do sacro. Possui certa elasticidade que serve para preservar a postura vertical.
Ligamentos Interespinhais
Finos e quase membranáceos, unem os processos espinhosos adjacentes.
Ligamento Supra-espinhal
Corda fibrosa e resistente que une os ápices dos processos espinhosos a partir da 7ª vértebra cervical (C7) até o sacro. É considerado uma continuação do ligamento nucal.
Ligamento Nucal
Membrana fibrosa que estende-se da protuberância occipital externa até a 7ª vértebra cervical (C7)
TÓRAX
É uma caixa osteocartilagíneacobre parte dos órgãos abdominais.
A face dorsal é formado pelas doze vértebras torácicas e das doze costelas. A face ventral é constituída pelo esterno e cartilagens costais. 
COSTELAS
As costelas são classificadas em:
7 Pares Verdadeiras: Articulam se diretamente ao esterno 
3 Pares Falsas Propriamente Ditas: Articulam-se indiretamente (cartilagens) 
2 Pares Falsas Flutuantes: São livres
ESTERNO
É um osso chato, plano e ímpar. É um importante osso hematopoético. Apresenta 3 partes: manúbrio, corpo e processo xifóide.
Tem aproximadamente 15cm de comprimento
Pontos anatômicos
Incisura jugular – também chamada de fúrcula supraesternal, é a incisura central na margem superior do manúbrio. Se você deslizar o dedo para baixo, na superfície anterior do pescoço, ele vai pousar na incisura jugular.
Ângulo do esterno – essa articulação de fibrocartilagem age como uma dobradiça permitindo que o corpo do esterno desloque-se anteriormente quando inspiramos.
Articulação xifoesternal – é onde o corpo do esterno e o processo xifoide fundem-se. Está localizado no nível da nona vertebra torácica. Profundamente a essa articulação está o coração, sobre o diafragma.
SUTURAS
São encontradas apenas no crânio, são caracterizadas por fina camada de tecido conjuntivo denso irregular que une os ossos que se articulam.
As suturas se formam em torno de 18 meses de idade e substituem os flexíveis fontículos do crânio de uma criança.
Podemos distinguir 3 tipos de suturas pela forma da margem articular de cada osso: sutura serratil, sutura escamosa e sutura plana.
Gonfoses 
Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas. 
ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
É uma articulação sinovial do tipo gínglimo.
Articulações do tórax
As principais articulações do tórax são aquelas que estão envolvidas principalmente com os movimentos da parede torácica durante a respiração. São elas:
1.Articulações costovertebrais - feitas entre as costelas com as vértebras torácicas e são classificadas como sinoviais planas.
2.Articulações esternocostais - feitas entre o esterno e as cartilagens costais das costelas verdadeiras e são classificadas como sinoviais planas, sendo que a cartilagem costal da primeira costela faz uma articulação cartilaginosa com o esterno.
Obs. Todas as costelas se articulam posteriormente com as vértebras torácicas, porém, como as costelas flutuantes não se articulam anteriormente ao esterno elas apresentam maior mobilidade
MUSCULO DA EXPRESSÃO FACIAL
M procero
M nasal
M abaixador do septo nasal
m orbicular do olho
m corrugador do supercílio
m orbicular da boca
M risório
M zigomatico maior
m zigomatico menor
M levantador do lábio superior
m levantador do lábio superior e da asa do nariz
m abaixador do lábio inferior
m bucinador
m mentual
Os músculos da mastigação são os seguintes:
1.Temporal - atua na elevação e retrusão da mandíbula.
2.Masseter - atua na elevação da mandíbula.
3.Pterigóide medial - atua na elevação e protrusão da mandibula.
4.Pterigóide lateral - atua no protrusão e abaixamento contra-resistencia da mandíbula.
Obs. Os movimentos laterais são feitos pelo temporal e outros músculos do lado oposto.
Obs. Origem e inserção dos músculos da mastigação:
Musculos do pescoço 
Grupo superficial próprio do pescoço –  estão localizados próximo a superfície do pescoço.
A.Platisma - único músculo dérmico do pescoço que atua movimentando a pele do pescoço sendo inervado pelo nervo facial.
B.Esternocleidomastóide - atua na inclinação lateral e rotação e da cabeça com a face voltada para o lado oposto. Inervado pelo nervo acessório. Origem: face lateral do processo mastóide. Inserção: face anterior do manúbrio e face superior do terço médio da clavícula.
C.Esplênios da cabeça e pescoço - fazem a extensão da cabeça e pescoço.
Ação do músculo esternocleidomastóideo?
Ação respiratória.
Músculo do Dorso
Extrínsecos:Produzem e controlam os movimentos dos membros.
.São eles: Trapézio-Latíssimo do dorso-Romboide maior-Romboide menor-Levantador da Escápula-Serrátil posterior inferior-Serrátil posterior superior.
Intrínsecos: Atuam especificamente sobre a coluna
Músculos Eretores da Coluna 
Músculo Espinhal
Músculo longuissimo
Músculo Iliocostal
 Extensão e inclinação homolateral da coluna vertebral 
Músculo do Tórax
Peitoralmaior - Peitoral menor – Subclávio – Serrátil (Participam da respiração)
Músculo intercostal externo – ação: Elevação da costela na ação inspiratória
Músculo intercostal interno – ação: Depressão da costela na ação expiratória
Músculo Subcostal – ação: Estabilização intercostal
Diafragma: Principal musculo da respiração.
Músculo do Abdômen
Músculo Reto do abdômen
Músculo Oblíquo Externo
Músculo Oblíquo Interno
Músculo Transverso do abdômen

Continue navegando