A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Apol 4   Sistemas de informações Gerenciais.

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
A utilização de sistemas de informações nos ambientes empresariais já é uma realidade para a maioria das empresas, pois estas perceberam nos SI a possibilidade de uma utilização mais efetiva de seus recursos informacionais e a possibilidade de alcance de vantagens competitivas por meio da utilização mais adequada de dados e informações disponíveis nos ambientes empresariais. Neste sentido, saber identificar e classificar os sistemas de informação pode ser uma ferramenta na hora de decidir que tipo de SI usar dentro da sua empresa. Desta forma, com base no material didático da disciplina, vemos que os SI podem ser classificados de várias maneiras e com base em inúmeros critérios. No entanto, as duas formas mais usuais para a classificação dos SI levam em consideração a sua abrangência e o nível decisório em que atuam.
A partir do exposto e com base no conteúdo da disciplina leia as assertivas a seguir e analise a relação entre elas:
I. A abrangência de um sistema de informação se refere à sua capacidade de atender a diferentes áreas dentro das organizações, pois quanto maior a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema.
Porque
II. Os sistemas de informação podem ser classificados em três categorias: primeira geração; segunda geração; e terceira geração, em que cada uma delas possui características e especificidades relacionadas com a abrangência dos SI dentro das empresas.
Assinale a alternativa que contempla a resposta correta:
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa;
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira;
	
	C
	As assertivas I e II são falsas;
	
	D
	As assertivas I e II são verdadeiras e a assertiva II é uma justificativa correta da primeira.
	
	E
	As assertivas I e II são verdadeiras, porém a assertiva II não é uma justificativa correta da primeira.
R-A
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Líderes autênticos são capazes de transmitir e receber críticas de forma humilde e profissional. Bond e Oliveira (2012) afirmam que a realização de feedback entre os profissionais é promovida em diversas empresas na atual conjuntura, visando colaborar no desenvolvimento das estratégias de melhoria de desempenho das equipes.
FONTE: BOND, M. T.; OLIVEIRA, M. Conhecendo as técnicas secretariais. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Coleção Manual do Profissional de Secretariado, v.2).
Considerando o feedback nas organizações como um processo de troca de críticas positivas entre as pessoas para o aprimoramento pessoal e profissional, pode-se afirmar:
I) O processo de feedback deve ser planejado pelos líderes das empresas, ou seja, deve-se estabelecer o objetivo do seu uso e os efeitos que ele pode causar nos profissionais.
II) As atividades diárias realizadas pelos colaboradores e consideradas satisfatórias pelos gestores não apresentam a necessidade de feedback, ou seja, não precisam de correções.
III) O foco da ferramenta feedback nas organizações está na promoção de um debate extremo entre líder e liderado para ver quem tem razão nas tarefas solicitadas e realizadas.
Estão corretas apenas as afirmações:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
R-A
Questão 3/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) dentro das empresas são utilizados em vários momentos e com finalidades distintas de acordo com a empresa, com o tipo do sistema e com o nível hierárquico onde estão sendo utilizados. Como resultados, os SIG proporcionam maior facilidade e agilidade na obtenção de dados, maior clareza nos processos decisórios, informações de qualidade, dentre outros resultados. Neste sentido, um dos elementos essenciais produzidos pelos SIG é o Relatório Gerencial, que são resumos estruturados de dados e informações necessárias ao processo decisório.
A partir do exposto e com base no material didático, leia as asserções a seguir e analise a relação entre elas.
I. Relatórios de exceção são aqueles gerados a partir da solicitação de usuários quando surgem situações operacionais específicas que necessitam ser analisadas.
Porque
II. O propósito de um relatório gerencial reside em sua capacidade de atribuir significado aos dados da organização sob uma ótica de gestão.
Assinale a alternativa que contempla a resposta correta:
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa;
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira;
	
	C
	As assertivas I e II são falsas;
	
	D
	As assertivas I e II são verdadeiras e a assertiva II é uma justificativa correta da primeira.
	
	E
	As assertivas I e II são verdadeiras, porém a assertiva II não é uma justificativa correta da primeira.
R-D
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir,  a qual aborda sobre a identificação do público-alvo.
"Quando se pensa em abrir um negócio, há uma série de fatores que precisam ser considerados para que o empreendimento saia do papel e consiga sucesso. Levantamento de capital inicial, definição do produto e planejamento financeiro são alguns exemplos. Nesse conjunto, entretanto, poucos são tão determinantes quanto um: a definição do público-alvo", é o que diz Simão Martins coordenador do site Administradores.com.br.
(Fonte: https://endeavor.org.br/como-definir-o-publico-alvo-para-sua-empresa/)
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as afirmativas abaixo e identifique aquelas que se mostram corretas sobre o que é preciso para a identificação do público-alvo ao se estruturar o planejamento de comunicação de uma empresa.
I - Um banco de dados que forneça informações sobre os clientes.
II - Observar a vizinhança é outra forma de delimitar o público-alvo.
III - É importante não haver discordância entre os sócios para a aceitação de mudanças.
IV - Deve-se reconhecer o que mais pode agregar valor ao seu produto.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a III.
	
	B
	Apenas a IV.
	
	C
	I e II.
	
	D
	II; III e IV.
	
	E
	I; II e IV.
R-E
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Analise o caso seguir,  o qual aborda sobre o planejamento da comunicação de uma empresa.
 
Maria Vitória conseguiu realizar seu sonho de montar um pet shop. Enquanto fazia o seu plano de negócios frequentou diversos cursos de comunicação organizacional. Nesses cursos, aprendeu que ao se estruturar o planejamento de comunicação de uma empresa é preciso considerar o que será comunicado para o público interno e para o público externo. O plano atual de comunicação definido de acordo com os objetivos do pet shop identificou a necessidade de investir no público externo. Maria Vitória, após rever o seu orçamento, decidiu em conjunto com a assessoria de marketing pela fidelização dos clientes, uma vez que o pet shop já está nas redes sociais. Vão implantar as seguintes ações: cartões de descontos, vale-presentes, jornal mural, boletim informativo e newsletter.
Considerando o caso acima e o livro base, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que está correta em relação a qual passo do plano de comunicação o caso do pet shop se refere.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O pet shop está na fase de definir os objetivos para a sua comunicação.
	
	B
	O pet shop está na fase de identificar os recursos e o orçamento necessários para as ações de comunicação
	
	C
	O pet shop, neste momento, segue o passo de identificar o seu público-alvo.
	
	D
	O pet shop segue o passo de designar os canais a serem utilizados para o envio de mensagens aos seus clientes. 
	
	E
	O pet shop já implementou as ações necessárias, neste momento, deve fazer uma avaliação das medidas tomadas.
R-D