Buscar

Prova-AV2-Genética

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0010_AV2_201308039662 » GENÉTICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201308039662 - ANA BEATRIZ BARROS FARIAS
	Professor:
	CLEIDE APARECIDA FERREIRA DE REZENDE
	Turma: 9006/CF
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 15:22:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201308062839)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O albinismo é classificado como um distúrbio monogênico autossômico recessivo. O que significam os termos "autossômico" e "recessivo"?
		
	
	Significa que o gene alterado localiza-se nos cromossomos sexuais, e que a característica por ele determinada só se manifesta em heterozigose
	 
	Significa que o gene alterado localiza-se em um cromossomo autossômico, e seu fenótipo só é expresso na ausência do dominante
	
	Significa que o gene alterado não está localizado em cromossomos e seu fenótipo só é expresso na ausência do alelo dominante.
	
	Significa que o cromossomo onde o gene está localizado se replica de forma autônoma, e que a característica por ele determinada só se manifesta em homozigose
	
	Significa que o gene alterado localiza-se em um cromossomo autossômico, e seu fenótipo só é expresso na presença do alelo dominante
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308291418)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nos seus experimentos com ervilhas, Mendel observou que na geração F1 todos os indivíduos produziram sementes lisas, ou seja, a variedade rugosa não apareceu em F1. Depois, ele deixou ocorrer a autofecundação das plantas de F1 (F1 x F1) e analisou os descendentes (geração F2). Constatou que em F2 cerca de 75% das sementes eram lisas e 25% eram rugosas. Estas observações permitiram afirmar que:
		
	
	Os indivíduos da geração F2 não poderia apresentar tais características por não ter herdado o gene que determina a característica semente rugosa.
	 
	Na geração F1, embora estivesse presente no genótipo dos indivíduos, o gene que determina esta característica não se expressou.
	
	Os indivíduos da geração F1 não apresentaram a característica semente rugosa porque eles não possuíam o gene que determina esta característica.
	
	Os indivíduos da geração F1 só continham no seu genótipo o gene que determina a característica semente lisa e por isso só esta característica foi observada.
	
	Quando os indivíduos da geração F1 se autofecundarão, eles passaram a possuir o gene que determina a característica semente rugosa, por isso o resultado da F2.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308617773)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as diversas ferramentas utilizadas na Engenharia Genética, existem os vírus que infectam bactérias e que por vezes são utilizados para fazer a introdução de genes que desejamos nestas células, para que elas façam a sua clonagem molecular. Estes vírus são conhecidos como:
		
	
	Enzimas de restrição
	 
	Bacteriófagos
	 
	Vetores de clonagem
	
	Cosmídeos
	
	Plasmídeos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308264887)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre a Teoria Cromossômica da Hereditariedade, observe as afirmações a seguir: I- A Teoria Cromossômica da Hereditariedade afirma que os genes estão dispostos em fila sobre os cromossomos. II- A teoria Cromossômica da Hereditariedade defende que nem todos os caracteres são herdados segundo as Leis de Mendel. III- A Teoria Cromossômica da Hereditariedade afirma que na reprodução sexuada os genes podem ser herdados em separado aumentando a variabilidade genética dos descendentes. Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	 
	As afirmações I, II e III estão incorretas.
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308275204)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Baseados em vários trabalhos de Watson e Crick, o DNA pode ser descrito como uma dupla fita enrolada em hélice ao redor de um eixo, sendo as fitas antiparalelas. O DNA possui uma estrutura periódica que se repete a cada 10 nucleotídeos. As bases nitrogenadas das duas fitas estão voltadas para o interior da hélice e pareiam de forma complementar entre si, fazendo duas ou três pontes de hidrogênio. Com base no que foi mencionado acima, a base nitrogenada específica do DNA, que o diferencia do RNA é:
		
	
	guanina
	
	adenina
	 
	timina
	
	citosina
	
	uracila
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308276396)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conceito de crossing-over é:
		
	
	Processo onde há troca de material genético entre cromossomos heterólogos durante a meiose.
	 
	Processo onde há duplicação de material genético em um cromossomo durante a meiose.
	
	Processo onde há adição de material genético em um cromossomo durante a meiose.
	
	Processo onde há deleção de material genético em um cromossomo durante a meiose.
	 
	Processo onde há troca de material genético entre cromossomos homólogos durante a meiose.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308275213)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na espécie humana á a síndrome de Down a mais comum e o mais bem conhecido distúrbio cromossômico cuja característica mais comum é o retardo mental. Este distúrbio se caracteriza pela:
		
	
	monossomia do cromossomo 21
	
	Não-disjunção de cromossomos sexuais na gametogênese.
	
	ausência de um cromossomo sexual
	 
	trissomia do cromossomo 21
	
	trissomia de um cromossomo sexual
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308290197)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O diagnóstico molecular é uma poderosa ferramenta capaz de proporcionar informações fundamentais sobre a condição do paciente e seu prognóstico, podendo também, em muitos casos, auxiliar o médico na escolha do melhor tratamento para o paciente. A análise molecular pode ser realizada através de diferentes técnicas, que são definidas a partir de características moleculares específicas da doença em questão. Com relação a essas características cite pelo menos três delas:
		
	
Resposta: Problemas de infertilidade Neoplasias Problemas de desenvolvimento e crescimento.
	
Gabarito: ¿ ocorrência e frequência de mutações em determinadas populações ¿ localização da mutação; ¿ características específicas do gene em questão; ¿ tipo de mutação (mutação pontual, grandes deleções, inserções, etc.), entre outras.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308082362)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A herança genética se classifica de autossômica ou ligada ao sexo conforme o o cromossomo em que se apresenta. Qual a diferença entre herança autossômica e herança ligada ao sexo?
		
	
Resposta: Herança autossômica:significa que podera ser herdado tanto pelo pai quanto pela mae (X ou Y) Herança ligada ao sexo: quer dizer que pode ser herdado exclusivamente pelo pai (Y) ou exclusivamente pela mae (X).
	
Gabarito: Herança autossômica está presente nos pares cromossomos entre 1 e 22 chamados autossomos. Herança ligada ao sexo está presente no par 23 que são os cromossomos sexuais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308124358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(ENADE-2007) Em exames clínicos a técnica de amplificação de DNA pela reação da polimerase em cadeia (PCR, Polymerase Chain Reaction) é muito utilizada. No diagnóstico de infecção de um paciente por um determinado vírus, por exemplo, a técnica permite a amplificação específica de material genético do vírus. A especificidade da reação é garantida
		
	 
	pelos oligonucleotídeos iniciadores, complementares à seqüência do DNA viral.
	
	pelas temperaturas usadas na reação, que permitem a amplificação apenas do DNA viral.
	
	pela DNA polimerase do próprio vírus, que amplifica a seqüência do DNA viral.
	
	pelos sais e nucleotídeos fosforilados do tampão empregado, que reconhecemo DNA viral.
	
	pela coloração final da reação, que indicará a presença do DNA viral.

Continue navegando