Buscar

Questoes-1---Poder-Judiciario

Prévia do material em texto

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL III
PROFESSOR: Álysson Nunes Santos
ALUNO(A): ________________________________________ 
 
PODER JUDICIÁRIO - QUESTÕES
1. (TRE/SP – 2006 – FCC) No que se refere ao Tribunal Superior Eleitoral, é certo que
a) poderá propor ao Poder Legislativo respectivo, observado os limites orçamentários, a alteração do número de membros dos Tribunais Regionais Eleitorais.
b) não poderá propor ao Poder Legislativo competente a alteração da organização e da divisão judiciárias, por serem privativas dos Tribunais Regionais Eleitorais.
c) suas decisões, em matéria eleitoral, são irrecorríveis, salvo as concessivas de habeas corpus ou mandado de segurança, devendo ser revistas pelo Superior Tribunal de Justiça.
d) suas decisões são sempre recorríveis, tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição e sua atuação no processo eleitoral democrático.
e) elegerá seu Presidente, Vice-Presidente e o Corregedor-Geral dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal.
2. (TRF/2ªR – 2007 – FCC) Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos e com vistas a assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, a Constituição Federal reserva a competência para suscitar o incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal, ao
a) Governador do Estado aonde o conflito se instalou, perante o Conselho Nacional de Justiça.
b) Advogado-Geral da União, perante o Supremo Tribunal Federal.
c) Presidente do Tribunal Regional Federal, da região do conflito, perante o Superior Tribunal de Justiça.
d) Procurador-Geral do Estado aonde o conflito se instalou, perante o Supremo Tribunal Federal.
e) Procurador-Geral da República, perante o Superior Tribunal de Justiça.
3. (TRE/SE – 2007 – FCC) O Tribunal Superior Eleitoral, com jurisdição em todo o território nacional, é composto por Ministros do Supremo Tribunal Federal, advogados e
a) dois juízes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça, mediante eleição e pelo voto secreto.
b) dois juízes dos Tribunais Regionais Federais dos Estados, escolhidos, mediante eleição e pelo voto secreto, pelo Supremo Tribunal Federal.
c) dois representantes do Ministério Público Federal, escolhidos pelo Tribunal de Justiça do respectivo Estado ou do Distrito Federal.
d) dois representantes dos partidos políticos, nomeados pelo Presidente da República.
e) dois Juízes dos Tribunais de Justiça dos Estados, escolhidos pelo Superior Tribunal de Justiça.
4. (TRT/23ªR – 2007 – FCC) No que concerne ao Tribunal Superior Eleitoral, é certo que
a) o Corregedor Eleitoral será necessariamente um Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
b) é composto por, no mínimo, nove membros, escolhidos por nomeação do Presidente da República.
c) é composto por, no mínimo, sete membros, todos escolhidos mediante eleição e voto secreto, e nomeados pelo Presidente da República.
d) suas decisões serão sempre irrecorríveis.
e) o seu Presidente será um dos Ministros do Supremo Tribunal Federal escolhido e nomeado pelo Presidente da República.
5. (TRE/PB – 2007 – FCC) A respeito do Tribunal Superior Eleitoral, é correto afirmar que
a) elegerá o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça que o compõem.
b) compor-se-á no mínimo de 6 membros escolhidos dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.
c) escolherá o seu Presidente e o Vice-Presidente mediante eleição e pelo voto secreto, dentre quaisquer de seus integrantes.
d) compor-se-á de 6 membros, todos escolhidos e nomeados pelo Presidente da República.
e) não tem caráter permanente, posto que funciona somente durante o período eleitoral até o julgamento do último recurso.
6. (TRE/PB – 2007 – FCC) João é Juiz de Direito da Comarca da Capital do Estado de São Paulo. Paulo é Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Pedro é Desembargador do Tribunal Regional Federal com sede na Capital de São Paulo. Mário é membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Manoel é Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Podem vir a integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo
a) João e Pedro.
b) Paulo e Pedro.
c) Pedro e Mário.
d) Mário e Manoel.
e) João e Manoel.
7. (PGE/ES – 2008 – CESPE) Estará correto o parecer de procurador do estado que, em resposta a consulta do governador, responda ser constitucional projeto de lei proposto pelo tribunal de justiça instituindo a justiça militar estadual, com a criação do tribunal de justiça militar, considerando que a polícia militar daquela unidade federativa tenha mais de vinte mil integrantes.
8. (OAB – 2008 – CESPE) Ao STF compete, 
I - Julgar, originariamente, o mandado de segurança contra atos do presidente da República, dos ministros de Estado e do procurador-geral da República. 
II - Julgar os conflitos de competência entre tribunais de justiça estaduais. 
III - Julgar o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, o estado, o DF ou o território. 
IV - Julgar, em recurso ordinário, o crime político. 
Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
9. (TRE/PI – 2009 – FCC) O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á, no mínimo, de sete membros, escolhidos mediante eleição, pelo voto secreto, sendo,
a) dois juízes dentre os membros dos Tribunais Regionais Eleitorais.
b) dois juízes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.
c) três juízes dentre os membros do Ministério Público Federal.
d) três juízes dentre os membros dos Tribunais Regionais Eleitorais.
e) quatro juízes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal.
10. (DPE/BA – 2010 – CESPE) No que diz respeito ao Poder Judiciário, a CF atribui à justiça militar, no âmbito da União, dos estados e do Distrito Federal e territórios, competência exclusivamente penal, restrita aos crimes militares definidos em lei.
11. (TRE/BA – 2010 – CESPE) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será composto, no mínimo, por sete membros, escolhidos mediante eleição pelo voto secreto de três juízes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois juízes entre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, por nomeação do presidente da República, de dois juízes entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo STF.
12. (MPE/RJ – 2011 – FUJB) NÃO é órgão da Justiça eleitoral:
a) o Ministério Público Eleitoral;
b) o Tribunal Superior Eleitoral;
c) a Junta Eleitoral;
d) o Juiz Eleitoral;
e) o Tribunal Regional Eleitoral.
13. (TRT/1ªR – 2011 – FCC) Relativamente ao Poder Judiciário, a Constituição prevê que 
a) a atividade jurisdicional será ininterrupta, sendo vedadas férias coletivas nos juízos e tribunais, funcionando, nos dias em que não houver expediente forense normal, magistrados em plantão permanente. 
b) é obrigatória a promoção do juiz que figure por duas vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento. 
c) na apuração de antiguidade, o tribunal somente poderá recusar o juiz mais antigo pelo voto fundamentado de três quintos de seus membros, conforme procedimento próprio, assegurada ampla defesa, repetindo-se a votação até fixar-se a indicação. 
d) não será promovido o juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder além do prazo legal, não podendo devolvê-los ao cartório sem o devido despacho ou decisão. 
e) o ato de remoção, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão pelo voto da maioria de três quintos do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa. 
14. (MPE/CE – 2011 – FCC) Nos termos da Constituição da República, compete originariamente ao Superior Tribunal de Justiça
a) processar e julgar os conflitos de competência entre os demais Tribunais Superiores ou entre estes e qualquer outrotribunal.
b) julgar as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País.
c) processar e julgar a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias.
d) julgar as causas em que for contestada a validade de lei local em face de lei federal.
e) processar e julgar as ações contra o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público.
15. (TRE/SC – 2011 – PONTUA) Considerando-se as normas da Constituição da República Federativa do Brasil sobre os tribunais e juízes eleitorais, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente Ministros do Supremo Tribunal Federal poderão ser eleitos Presidente e Vice-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
b) É competência do Presidente da República escolher e nomear o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
c) Em virtude do princípio da separação dos poderes, não compete ao Presidente da República nomear juízes para o Tribunal Superior Eleitoral e para os Tribunais Regionais Eleitorais.
d) Os Tribunais Regionais Eleitorais serão compostos por, no mínimo, nove juízes.
16. (TRE/SC – 2011 – PONTUA) Analise os itens abaixo: 
I.   Os integrantes das juntas eleitorais, no exercício de suas funções, estão protegidos pela garantia da inamovibilidade. 
II.  Os juízes dos tribunais eleitorais exercerão a função por, no mínimo, quatro anos, podendo ser reconduzidos uma única vez por igual período. 
III. O Tribunal Superior Eleitoral escolhe e nomeia o Presidente e o Vice-Presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais. 
Está(ão) CORRETO(S):
a) Apenas os itens I e II.
b) Apenas o item II.
c) Apenas o item I.
d) Apenas os itens II e III.
17. (CBM/DF – 2011 – CESPE) Ao dispor sobre os tribunais e juízes dos estados, a CF estabelece que lei estadual pode criar, mediante proposta do governador do estado, a justiça militar estadual.
18. (TJ/ES – 2011 – CESPE) Dada a impossibilidade de se constituírem, no âmbito dos estados, varas especializadas sobre questões agrárias, os tribunais de justiça devem designar juízes de entrância especial com competência exclusiva para dirimir conflitos dessa natureza.
19. (OAB – 2011 – FGV) O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem competência, entre outras, para rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais (se tiverem sido julgados há menos de um ano), zelar pela observância dos princípios que regem a administração pública e julgar os magistrados em caso de crime de abuso de autoridade. 
Assinale a alternativa em que se indique o ERRO na afirmação acima. 
a) O CNJ, sendo órgão do Poder Judiciário, atua apenas mediante provocação, não podendo atuar de ofício.
b) Não cabe ao CNJ, órgão que integra o Poder Judiciário, zelar por princípios relativos à Administração Pública.
c) O CNJ não pode julgar magistrados por crime de abuso de autoridade.
d) O CNJ pode rever processos disciplinares de juízes julgados a qualquer tempo.
20. (OAB – 2011 – FGV) Um juiz federal proferiu uma sentença em processo relativo a crime político e outra sentença em processo movido por Estado estrangeiro contra pessoa residente no Brasil. Os recursos interpostos contra essas duas sentenças serão julgados pelo
a) STF, no primeiro caso, e pelo TRF, no segundo caso.
b) TRF em ambos os casos.
c) STF, no primeiro caso, e pelo STJ, no segundo caso.
d) TRF, no primeiro caso, e pelo STF, no segundo caso.
21. (TRT/24ªR – 2011 – FCC) O Conselho da Justiça Federal funciona
a) junto ao Superior Tribunal de Justiça e lhe cabe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema e com poderes correicionais, cujas decisões terão caráter vinculante.
b) junto ao Supremo Tribunal Federal e lhe cabe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, como órgão superior do sistema e com poderes correicionais, cujas decisões terão caráter discricionário.
c) em cada Tribunal Regional Federal e lhe cabe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, como órgão superior do sistema e com poderes correicionais, cujas decisões terão caráter discricionário.
d) em cada Tribunal Regional do Trabalho e lhe cabe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema e com poderes correicionais, cujas decisões terão caráter vinculante.
e) junto ao Tribunal Superior do Trabalho e lhe cabe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, como órgão superior do sistema e com poderes correicionais, cujas decisões terão caráter discricionário.
22. (TRE/RN – 2011 – FCC) Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais será composto por membros do Ministério Público com mais de 
a) dez anos de carreira e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista elaborada pelos órgãos de representação das respectivas classes, contendo dois nomes de seus integrantes.
b) cinco anos de carreira e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de cinco anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
c) cinco anos de carreira e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de cinco anos de efetiva atividade profi sional, indicados em lista tríplice pelos órgãos de representação das respectivas classes.
d) sete anos de carreira e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de sete anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
e) dez anos de carreira e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
23. (TRE/ES – 2011 – CESPE) Ao apreciar a legalidade de ato administrativo praticado por membros ou órgãos do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça pode desconstituí-lo, sem prejuízo da competência do Tribunal de Contas da União.
24. (FNDE – 2012 – CESPE) Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira, por essa razão, é vedado ao Poder Executivo alterar as propostas orçamentárias encaminhadas pelos tribunais, ainda que elas estejam em desacordo com os limites estipulados na lei de diretrizes orçamentárias, hipótese na qual as propostas devem ser devolvidas aos órgãos que as formularam para os ajustes necessários.
25. (FNDE – 2012 – CESPE) Consoante o principio da liberdade de manifestação de pensamento, é permitido a juiz de direito dedicar-se à atividade político-partidária.
26. (FNDE – 2012 – CESPE) Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira, devendo os tribunais elaborar suas propostas orçamentárias, dentro dos limites estipulados, conjuntamente com os demais Poderes, na lei de diretrizes orçamentárias.
27. (PC/AL – 2012 – CESPE) O Poder Judiciário é autônomo e independente, dele fazendo parte, entre outros órgãos, o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça.
28. (ANATEL – 2012 – CESPE) Os juízes militares são órgãos do Poder Judiciário.
29. (ANATEL – 2012 – CESPE) Incluem-se entre os membros do Conselho Nacional de Justiça dois cidadãos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.
30. (TJ/RO – 2012 – CESPE) Acerca do Poder Judiciário, assinale a opção correta.
a) O Poder Judiciário goza de autonomia administrativa e funcional, mas não de autonomiafinanceira.
b) Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) são julgados pelo próprio tribunal por crimes comuns e de responsabilidade.
c) Os tribunais podem declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público somente pelo voto da maioria simples de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial.
d) Os magistrados podem exercer, desde que estejam em disponibilidade, outro cargo ou função, inclusive a de magistério.
e) As garantias asseguradas aos membros do Poder Judiciário visam conferir à instituição a necessária independência para o exercício da jurisdição, resguardando-a das pressões do Legislativo e do Executivo.
31. (ANATEL – 2012 – CESPE) A jurisdição do Tribunal Superior Eleitoral abrange todo o território nacional.
32. (PC/RJ – 2012 – FUNCAB) No que se refere às garantias do Poder Judiciário, com destaque à vitaliciedade conectada à noção de independência, marque a alternativa correta.
a) Diz-se garantia de independência dos órgãos judiciários porque, com a vitaliciedade, ocorre a estabilidade perpétua do magistrado.
b) Diz-se garantia de independência dos órgãos judiciários porque, com a vitaliciedade, os magistrados só perdem o cargo havendo sentença judicial transitada em julgado.
c) Diz-se garantia de independência dos órgãos judiciários porque a vitaliciedade se adquire tão logo ocorra o exercício do cargo.
d) Diz-se garantia de independência dos órgãos judiciários porque a vitaliciedade só se aplica ao juiz de carreira, não se estendendo aos advogados que integram a carreira da magistratura pela regra do quinto constitucional.
e) Diz-se garantia de independência dos órgãos judiciários porque, com a vitaliciedade, o magistrado só perde o cargo quando ocorre decisão da mais Alta Corte do País.
33. (PC/RJ – 2012 – FUNCAB) No que se refere às três funções do Estado, quando o Executivo, através do Presidente da República, adota medida provisória com força de lei; o Judiciário elabora seu regimento interno; o Legislativo julga o Presidente da República nos crimes de responsabilidade e, ainda, o Legislativo pratica atos de fiscalização financeira do Executivo, é correto afirmar:
a) Ocorrem respectivamente: função atípica do Executivo de natureza legislativa, função atípica do Judiciário de natureza executiva, função atípica do Legislativo de natureza jurisdicional e, por último, função típica do Legislativo.
b) Ocorrem respectivamente: função atípica do Executivo de natureza jurisdicional, função atípica do Judiciário de natureza legislativa, função típica do Legislativo e, por último, função atípica do Legislativo de natureza executiva.
c) Ocorrem respectivamente: função atípica do Executivo de natureza legislativa, função atípica do Judiciário de natureza legislativa, função atípica do Legislativo de natureza jurisdicional e, por último, função típica do Legislativo.
d) Ocorrem respectivamente: função típica do Executivo, função típica do Judiciário, função atípica do Legislativo de natureza executiva e, por último, função atípica do Legislativo de natureza executiva.
e) Ocorrem respectivamente: função atípica do Executivo de natureza jurisdicional, função atípica do Judiciário de natureza executiva, função atípica do Legislativo de natureza jurisdicional e, por último, função atípica do Legislativo de natureza executiva.
34. (TJ/RS – 2012 – OFFICIUM) Considere as assertivas abaixo sobre o Conselho Nacional de Justiça. 
I - Compete ao Conselho Nacional de Justiça o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. 
II - A função de Ministro-Corregedor, no Conselho Nacional de Justiça, pode ser exercida por 
qualquer um de seus membros. 
III - Nas ausências e nos impedimentos de seu Presidente, o Conselho Nacional de Justiça será presidido pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça que integra o Conselho. 
Quais são corretas?
a) Apenas I 
b) Apenas II 
c) Apenas III 
d) Apenas I e III 
e) I, II e III 
35. (CÂMARA – 2012 – CESPE) O Estatuto da Magistratura é matéria reservada a lei complementar de iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), observados os princípios dispostos na CF.
36. (OAB – 2012 – FGV) No  intuito  de  garantir  o  regular  exercício  da  prestação  jurisdicional,  a  Constituição  da  República  conferiu  aos  magistrados algumas prerrogativas. 
A respeito dessas prerrogativas, assinale a afirmativa correta.
a) A  inamovibilidade  pode  ser  excepcionada  no  caso  de  relevante  interesse  público  e  desde  que  a  remoção  seja  aprovada pela maioria absoluta do tribunal ou do CNJ. 
b) A irredutibilidade de subsídios consiste na impossibilidade de redução do poder aquisitivo do subsídio do magistrado e não somente do seu valor nominal.
c) O  magistrado,  apesar  da  vitaliciedade,  pode  perder  o  cargo  por  decisão  administrativa  da maioria  absoluta  do  tribunal ou do CNJ. 
d) A aposentadoria dos magistrados  seguirá  regime  jurídico  diverso  daquele  aplicável  aos  servidores  públicos  em  geral.
37. (DPE/TO – 2012 – COPESE) De acordo com a Constituição Federal de 1988 marque a alternativa CORRETA: 
a) Aos juízes é vedado exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outro tipo de cargo ou função.
b) Os juízes gozam da garantia da vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado.
c) Aos juízes não é atribuída a garantia da inamovibilidade. 
d) Aos juízes não é vedado receber custas ou participação em processo.
38. (CÂMARA – 2012 – CESPE) O Conselho Nacional de Justiça integra a estrutura do Poder Judiciário.
39. (TST – 2012 – FCC) Considere as seguintes assertivas a respeito do Poder Judiciário: 
I. Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação. 
II. As decisões administrativas dos tribunais dispensam a motivação, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada a ampla defesa e o contraditório. 
III. Nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno. 
IV. Pode a lei estabelecer período de férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, desde que determine a manutenção de juízes em plantão permanente durante o período. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
40. (TST – 2012 – FCC) A Constituição Federal permite aos juízes
a) dedicarem-se à atividade político-partidária. 
b) receberem custas em processo, desde que haja autorização do respectivo tribunal. 
c) titulares residirem em comarca distinta daquela onde exercem sua função, desde que haja autorização do respectivo tribunal.
d) impedirem a imediata distribuição de processos por razões de conveniência do serviço. 
e) exercerem a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastaram, independentemente do tempo de afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. 
41. (TST – 2012 – FCC) Determinado Tribunal de Justiça estadual possui Órgão Especial composto por seu Presidente e mais 24 membros, provendo-se
a) metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelos demais membros do Órgão Especial.
b) 2/3 das vagas por antiguidade e 1/3 por eleição pelo Tribunal Pleno.
c) metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo Tribunal Pleno.
d) 1/3 das vagas por antiguidade e 2/3 por eleição pelo TribunalPleno.
e) 2/3 das vagas por antiguidade e 1/3 por eleição pelos demais membros do Órgão Especial.
42. (PGE/SP – 2012 – FCC) O ato de remoção compulsória de magistrado, por interesse público, só pode ser efetivado pelo voto 
a) da maioria absoluta dos membros do respectivo Tribunal ou de seu Órgão Especial.
b) de três quintos dos membros do respectivo Tribunal ou de seu Órgão Especial ou do Conselho Nacional de Justiça.
c) de dois terços dos membros do respectivo Tribunal ou de seu Órgão Especial ou do Conselho Nacional de Justiça.
d) de dois terços dos membros do respectivo Tribunal ou de seu Órgão Especial.
e) da maioria absoluta dos membros do respectivo Tribunal ou de seu Órgão Especial ou do Conselho Nacional de Justiça.
43. (TST – 2012 – FCC) São órgãos da Justiça do Trabalho: 
a) as Juntas de Conciliação e Julgamento. 
b) as procuradorias do Ministério Público do Trabalho. 
c) o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho. 
d) o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior do Trabalho. 
e) os Juízes do Trabalho.
44. (TST – 2012 – FCC) Considere as seguintes hipóteses: 
I. Paulo, com 36 anos de idade, é advogado trabalhista renomado, de reputação ilibada, e exerce regularmente a sua atividade laborativa desde o ano de 2000 em escritório profissional situado em uma capital brasileira. 
II. Ricardo é membro do Ministério Público do Trabalho, com 45 anos de idade e 8 anos de efetivo exercício na carreira. 
III. Pedro, com 40 anos de idade, é advogado trabalhista renomado, de reputação ilibada e exerce regularmente sua atividade laborativa desde o ano de 2004. 
É possível recrutar e nomear como Juiz do Tribunal Regional do Trabalho:
a) Ricardo e Pedro.
b) Paulo e Ricardo.
c) Ricardo, apenas.
d) Paulo, apenas.
e) Paulo e Pedro.
45. (TRE/RJ – 2012 – CESPE) O magistrado fará jus à irredutibilidade de vencimentos, garantia prevista na CF, somente após o cumprimento do estágio probatório.
46. (TRE/RJ – 2012 – CESPE) O presidente do Supremo Tribunal Federal exerce também a presidência do Conselho Nacional de Justiça.
47. (TRE/RJ – 2012 – CESPE) O Conselho Nacional de Justiça, o Supremo Tribunal Federal e os tribunais superiores têm sede em Brasília, mas somente os dois últimos têm jurisdição em todo o território nacional.
48. (TRT/23ªR) Com base nas disposições do texto constitucional a respeito do Poder Judiciário analise as proposições abaixo e indique a alternativa correta:
I - São órgãos do Poder Judiciário: o Supremo Tribunal Federal; o Conselho Nacional de Justiça; o Superior Tribunal de Justiça; os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; os Tribunais e Juízes do Trabalho; os Tribunais e Juízes Eleitorais; os Tribunais e Juízes Militares; os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.
II - É obrigatória a promoção do juiz que figure por três vezes consecutivas ou alternadas em lista do merecimento.
III - Na apuração de antiguidade, o tribunal somente poderá recusar o juiz mais antigo pelo voto fundamentado de dois terços de seus membros, conforme procedimento próprio, e assegurada ampla defesa, repetindo-se a votação até fixar-se a indicação.
IV - O subsídio dos Ministros dos Tribunais Superiores corresponderá a noventa por cento do subsídio mensal fixado para os Ministros do Supremo Tribunal Federal e os subsídios dos demais magistrados serão fixados em lei e escalonados, em nível federal e estadual, conforme as respectivas categorias da estrutura judiciária nacional, não podendo a diferença entre uma e outra ser inferior a dez por cento, nem exceder a noventa por cento do subsídio mensal dos Ministros dos Tribunais Superiores.
V - As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria de dois terços de seus membros.
a) Apenas as proposições I e III estão corretas e as demais estão incorretas.
b) Apenas as proposições I e V estão corretas e as demais estão incorretas.
c) Apenas as proposições I, III e V estão corretas e as demais incorretas.
d) Apenas a proposição I está correta e as demais estão corretas.
e) Todas as proposições estão corretas.
49. (AGU – 2012 – CESPE) A CF veda aos juízes que se aposentarem ou forem exonerados o exercício da advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastaram até o decurso de três anos após o desligamento.
50. (TJ/PR – 2012) No que concerne à organização do Poder Judiciário e do Conselho Nacional de Justiça, assinale a alternativa correta. 
a) Os Ministros do STF devem ser bacharéis em Direito, de acordo com a Constituição. 
b) O Conselho Nacional de Justiça compõese de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução. 
c) As Zonas e Colégios Eleitorais são órgãos da Justiça Eleitoral, conforme menção expressa da Constituição. 
d) De acordo com a Constituição, os Tribunais Regionais Federais serão compostos de, no mínimo, 27 (vinte e sete) juízes. 
51. (CEDAE/RJ – 2012 – CEPERJ) Na estruturação do Poder Judiciário Nacional quanto à organização da Justiça do Trabalho é correto afirmar:
a) Os Tribunais Regionais do Trabalho devem atuar em um estado da federação e possuir, pelo menos, dez integrantes, nomeados pelo Presidente da República.
b) As Varas do Trabalho atuarão em composição coletiva com representante dos empregados e dos empregadores.
c) O Tribunal Superior do Trabalho é composto por integrantes originários da magistratura de carreira, do Ministério Público e da advocacia, nomeados pelo Presidente da República.
d) O Conselho Superior da Justiça do Trabalho é órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça e presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
e) A competência da Justiça do Trabalho abrange as relações estatutárias dos servidores públicos por sua natureza de relação de trabalho.
52. (CÂMARA – 2012 – CESPE) Pertence ao Supremo Tribunal Federal a iniciativa de propor ao Congresso Nacional a criação e a extinção de cargos em seu próprio âmbito e no âmbito dos tribunais superiores, bem como a fixação dos vencimentos de seus membros e dos juízes vinculados a esses tribunais.
53. (TJ/GO – 2012 – FCC) No que se refere às garantias e às vedações aplicáveis à magistratura brasileira, é correto afirmar que os juízes 
a) têm vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após três anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado.
b) têm inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público fundado em decisão por voto de maioria de dois terços do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa.
c) têm irredutibilidade de subsídio, não se lhes aplicando limites constitucionais, nem sequer o teto de remuneração.
d) não podem exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério.
e) não podem exercer a advocacia no juízo ou tribunal de que se afastaram, antes de decorridos dois anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
54. (TJ/BA – 2012 – CESPE) Em relação ao Poder Judiciário, assinale a opção correta. 
a) O CNJ é presidido pelo presidente do STF e, nas suas ausências e impedimentos, pelo vice-presidente do tribunal, cabendo, ainda, ao STF nomear os demais membros do conselho, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
b) Compete à justiça militar estadual processar e julgar os militares acusados da prática dos crimes militares definidos em lei ou da prática de crimes contra civis, assim como as ações judiciais contra atos disciplinares militares.
c) O ingresso na carreira da magistratura, cujo cargo inicial é o de juiz substituto, depende de aprovação em concurso de provas e títulos organizado e realizado, ao menos em sua fase preliminar, com a participação do conselho seccional da OAB.
d) A CF veda a promoção do juiz que, injustificadamente,retiver autos em seu poder além do prazo legal, não podendo devolvê-los ao cartório sem o devido despacho ou decisão.
e) O ato de remoção do magistrado por interesse público depende de decisão tomada pelo voto de dois terços do respectivo tribunal, conforme procedimento próprio, e desde que lhe seja assegurada a ampla defesa.
55. (TRT/6ªR – 2012 – FCC) No que concerne à organização dos Poderes da União, é correto afirmar, com base na Constituição Federal, que 
a) o Judiciário é hierarquicamente superior ao Executivo e ao Legislativo, na medida em que àquele incumbe decisão final sobre a constitucionalidade das normas vigentes.
b) são independentes e harmônicos entre si, impondo-se influências e limitações recíprocas que se prestam à limitação do poder estatal.
c) o Executivo é hierarquicamente superior ao Legislativo, na medida em lhe é autorizado legislar por meio de medidas provisórias.
d) o Legislativo é hierarquicamente superior ao Executivo, na medida em que pode derrubar o veto do Chefe do Executivo a determinada lei, tornando-a vigente.
e) são independentes e harmônicos, não se relacionando entre si, devendo eventual conflito ser dirimido por organismo supranacional.
56. (TRT/6ªR – 2012 – FCC) João, brasileiro naturalizado, com 62 anos de idade, é nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Presidente da República, depois de aprovada sua escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional. João não era juiz de carreira, atuava como advogado trabalhista e lecionava em uma Faculdade de Direito. A arguição pública a que fora submetido comprovou que tinha notável saber jurídico e reputação ilibada. Desta hipótese, conclui-se que o processo para a nomeação de João
a) cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade.
b) cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade, exceto quanto ao fato de João não ser juiz de carreira.
c) não cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade no tocante à condição de nacionalidade de João e ao órgão que aprovou sua escolha.
d) não cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade no tocante à condição de nacionalidade, profissão e idade de João, nem ao órgão que aprovou sua escolha.
e) cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade, exceto quanto ao órgão que aprovou sua escolha.
57. (STJ – 2012 – CESPE) O Conselho da Justiça Federal, que funciona junto ao STJ, tem competência para exercer a supervisão administrativa e orçamentária da justiça federal tanto de primeiro quanto de segundo grau de jurisdição.
58. (MPT – 2012) Quanto ao Poder Judiciário, aprecie as seguintes proposições, considerando o texto da Constituição da República e os pronunciamentos do Supremo Tribunal Federal: 
I - Aos juízes é vedado: exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério; receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo; dedicar-se à atividade político-partidária; receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei; exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. 
II - Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira. Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias. O encaminhamento da proposta, ouvidos os outros tribunais interessados, compete, exclusivamente, no âmbito da União, ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, com a aprovação do respectivo tribunal; e, no âmbito dos Estados e no do Distrito Federal e Territórios, aos Presidentes dos Tribunais de Justiça, com a aprovação dos respectivos tribunais. 
III - Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação. 
IV - Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvados os conflitos de competência entre o Superior Tribunal de Justiça e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal. 
Marque a alternativa CORRETA: 
a) apenas as assertivas I, III e IV estão corretas;
b) apenas as assertivas I e III estão corretas;
c) apenas as assertivas II e IV estão corretas;
d) todas as assertivas estão corretas;
59. (OAB – 2012 – FGV) Esculápio da Silva, advogado, candidata-se à vaga destinada ao Quinto  Constitucional  no  Tribunal  de  Justiça  do  Estado  W,  logrando  obter  aprovação,  é  nomeado  pelo  Governador  do  Estado.  Um ano após, candidata-se à  vaga  surgida  pela  aposentadoria  de  Desembargador  estadual  no  Superior  Tribunal  de  Justiça,  vindo  a  ser  escolhido.  Diante  de  tal  enunciado, revela-se correto afirmar:
a) No Superior Tribunal de Justiça existem vagas destinadas a Desembargador oriundo dos Tribunais de Justiça, desde que magistrados de carreira.
b) A  divisão  de  vagas  no  Superior  Tribunal  de  Justiça  permite  o  ingresso  através  de  três  origens:  Desembargadores  estaduais,  Juízes  dos  Tribunais  Regionais Federais e Advogados. 
c) O advogado oriundo do Quinto Constitucional nos Tribunais de Justiça concorre como magistrado para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justiça.
d) O ocupante do Quinto Constitucional poderá concorrer à  vaga  existente  no  Superior  Tribunal  de  Justiça  na  vaga  destinada aos advogados. 
60. (TRT/6ªR – 2012 – FCC) Em relação à Justiça do Trabalho, analise as seguintes assertivas:
I. São órgãos da Justiça do Trabalho: o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e os Juízes do Trabalho. 
II. Funcionará, junto ao Tribunal Superior do Trabalho, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante. 
III. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho. 
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
61. (TJ/MG – 2012 – FUMARC) Os Juízes de Direito gozam das seguintes garantias constitucionais, EXCETO: 
a) vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício.
b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público.
c) irredutibilidade de subsídios.
d) foro privilegiado do Supremo Tribunal Federal, para ser julgado pela prática de crimes no exercício da função.
62. (IRB – 2012 – CESPE) O processo e o julgamento de litígio entre a União e Estado estrangeiro ou organismo internacional constituem competências do Supremo Tribunal Federal (STF), cabendo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar as causas e os conflitos entre a União e os estados-membros do Brasil, a União e o DF, ou entre uns e outros entes federados, incluindo-se as respectivas entidades da administração indireta.
63. (PROCON/RJ – 2012 – CEPERJ) Determinado magistrado está lotado na Comarca Y mas vem a sofrer processo disciplinar instaurado pelo Conselho Nacional de Justiça, que determina a sua remoção. Sobre tal hipótese é correto afirmar, com base nas normas constitucionais e na sua interpretação:
a) Restou ferida a garantia constitucional da inamovibilidade que protege o magistrado.
b) É situação excepcional que caracteriza punição disciplinar e permite a remoção do magistrado.c) O Conselho Nacional de Justiça não tem competência para remover o magistrado.
d) O enunciado indica que foi quebrada a garantia da irredutibilidade com o afastamento do magistrado da Comarca.
e) Diante da proteção conferida pela vitaliciedade, o magistrado não poderia ser removido.
64. (TJ/RJ – 2012 – FCC) Nos termos da Constituição da República, é necessária a manifestação de dois terços dos membros do Tribunal para 
a) a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
b) o ato de remoção, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse público.
c) a aprovação de súmula de efeito vinculante, pelo Superior Tribunal de Justiça.
d) a produção de eficácia contra todos e efeito vinculante nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade.
e) a recusa ao prosseguimento de recurso extraordinário, por não demonstração da repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso.
65. (TC/DF – 2012 – CESPE) O Conselho Nacional de Justiça dispõe de poderes para, pelo voto da maioria absoluta dos seus integrantes, determinar a remoção de magistrado, a disponibilidade deste ou a sua aposentadoria compulsória, com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço, bem como para aplicar-lhe outras sanções administrativas.
66. (TC/DF – 2012 – CESPE) A regra do quinto constitucional se aplica aos tribunais regionais federais, aos tribunais dos estados, ao TJDFT e aos tribunais do trabalho.
67. (TRF/2ªR – 2012 – FCC) O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 membros com mandato de 2 anos, admitida 1 recondução e será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. Nas suas ausências e impedimentos, o referido Conselho será presidido pelo 
a) membro do Ministério Público da União.
b) Presidente do Superior Tribunal de Justiça.
c) Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.
d) Procurador-Geral da República.
e) membro do Ministério Público Estadual.
68. (TRE/SP – 2012 – FCC) Considere as seguintes afirmações a respeito dos Tribunais e Juízes do Estado, em conformidade com as disposições normativas constitucionais: 
I. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos na Constituição da República, sendo a competência dos tribunais definida na Constituição do Estado e a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça. 
II. A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça eleitoral estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelas juntas eleitorais. 
III. O Tribunal de Justiça instalará a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções da atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários. 
Está correto o que consta APENAS em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.
69. (TJ/MG – 2012 – VUNESP) Assinale a alternativa correta.
a) Somente a lei poderá dispor sobre a competência e o funcionamento de órgãos jurisdicionais.
b) O magistrado poderá ser removido contra sua vontade, por motivo de interesse público, mediante decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do CNJ, assegurada ampla defesa.
c) O Poder Judiciário brasileiro é constituído pelo Supremo Tribunal Federal, pelo Superior Tribunal de Justiça, tribunais e juízes da justiça federal, comum e especializada, bem como de tribunais e da justiça estadual, sendo que todos os seus membros ingressam na carreira mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da OAB em todas as fases.
d) As promoções dos magistrados sempre se darão pelo critério objetivo do merecimento, sendo obrigatória a promoção do magistrado que figurar por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento.
70. (MPE/RO – 2012 – FUNCAB) A Constituição Federal de 1988 disciplina que o Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, quantos Ministros?
a) Onze.
b) Vinte e cinco.
c) Trinta e um.
d) Trinta e três.
e) Vinte e sete.
71. (TRE/PR – 2012 – FCC) Em relação aos órgãos da Justiça Eleitoral, a Constituição da República prevê que 
a) tanto o Tribunal Superior Eleitoral quanto os Tribunais Regionais Eleitorais terão, em sua composição, dois juízes, nomeados pelo Presidente da República, dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral.
b) Tribunais Regionais Eleitorais, juízes de direito e juntas eleitorais terão sua organização e competência fixadas em lei ordinária, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal.
c) o Presidente e o Vice-Presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais serão escolhidos pelos membros do Tribunal respectivo, dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça ou juízes de direito que os integram.
d) o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral serão escolhidos, respectivamente, dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça que o integram.
e) os juízes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por três anos, no mínimo, e nunca por mais de dois triênios consecutivos, sendo seus substitutos escolhidos na mesma ocasião e pelo mesmo processo.
72. (OAB – 2012 – FGV) Durante competição esportiva (campeonato estadual de futebol), o clube “A” foi punido com a perda de um ponto em virtude de episódios de preconceito por parte de sua torcida. Com essa decisão de primeira instância da justiça desportiva, o clube “B” foi declarado campeão naquele ano. O clube “A” apresentou recurso contra a decisão de primeira instância. Antes mesmo do julgamento desse recurso, distribuiu ação ordinária perante a Justiça Estadual com o objetivo de reaver o ponto que lhe fora retirado pela Justiça arbitral. Diante de tal situação, é correto afirmar que 
a) como o direito brasileiro adotou o sistema de jurisdição una, tendo o Poder Judiciário o monopólio da apreciação, com força de coisa julgada, de lesão ou ameaça a direito, é cabível a apreciação judicial dessa matéria a qualquer tempo.
b) as decisões da Justiça Desportiva são inquestionáveis na via judicial, uma vez que vige, no direito brasileiro, sistema pelo qual o Poder Judiciário somente pode decidir matérias para as quais não exista tribunal administrativo específico.
c) como regra, o ordenamento vigente adota o Princípio da Inafastabilidade da Jurisdição (art. 5º, XXXV, da CRFB); todavia, as decisões da Justiça Desportiva consubstanciam exceção a essa regra, já que são insindicáveis na via judicial.
d) o Poder Judiciário pode rever decisões proferidas pela Justiça Desportiva; ainda assim, exige-se, anteriormente ao ajuizamento da ação cabível, o esgotamento da instância administrativa, por se tratar de exceção prevista na Constituição.
73. (TRE/PR – 2012 – FCC) A Constituição da República estabelece igualmente para membros do Poder Judiciário e do Ministério Público que
a) os integrantes das carreiras deverão residir na comarca da respectiva lotação, salvo autorização do Tribunal.
b) a vitaliciedade será adquirida após dois anos de exercício da função, dependendo a perda do cargo, inclusive nesse período, de sentença judicial transitada em julgado.
c) o exercício da advocacia no juízo ou Tribunal do qual se afastaram é vedado antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
d) o exercício de atividade político-partidária é proibido, salvo exceções previstas em lei.
e) o ato de remoção por interesse público será fundado em decisão do órgão colegiado competente, pelo voto de dois terços de seus membros, assegurada ampla defesa.
74. (SEPLAG/RJ – 2012 – CEPERJ) Após longa espera, a Presidenta da República indicou mais uma mulher para ocupar o honroso cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Nesse caso, a futura Ministra já integrava o Poder Judiciário no também reconhecido cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. A característica comum aos dois cargos citados é a exigênciade o nome do ocupante ser aprovado segundo a seguinte condição:
a) em sessão pública do Congresso Nacional.
b) por unanimidade pelo Senado Federal.
c) por maioria simples pela Câmara dos Deputados.
d) por maioria absoluta pelo Senado Federal.
e) após arguição secreta pelo Congresso Nacional.
75. (MPE/PI – 2012 – CESPE) O Conselho Nacional de Justiça exerce o controle interno e externo da atuação política, administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, competindo-lhe representar ao Ministério Público no caso de crime comum ou abuso de autoridade.
76. (TJ/PE – 2012- FCC) O litígio entre a França e o Estado de Sergipe deverá ser processado e julgado, originariamente, pelo 
a) Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
b) Supremo Tribunal Federal.
c) Superior Tribunal de Justiça.
d) Tribunal Regional Federal.
e) Congresso Nacional.
77. (PC/CE – 2012 – CESPE) Assim como todos os demais órgãos jurisdicionais, também o Supremo Tribunal Federal (STF) está submetido às deliberações do Conselho Nacional de Justiça.
78. (TJ/PE – 2012 – FCC) A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados funciona junto ao 
a) Ministério da Educação.
b) Conselho Nacional de Justiça.
c) Conselho da Justiça Federal.
d) Ministério da Justiça.
e) Superior Tribunal de Justiça.
79. (TCE/AP – 2012 – FCC) Segundo a Constituição Federal, a competência para homologar sentenças estrangeiras é do 
a) Chefe do Poder Executivo.
b) Superior Tribunal de Justiça.
c) Conselho Nacional de Justiça.
d) Supremo Tribunal Federal.
e) Congresso Nacional.
80. (TJ/PE – 2012 – FCC) Sobre os Tribunais e Juízes dos Estados, é INCORRETO afirmar que 
a) o Tribunal de Justiça instalará a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções da atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários.
b) a competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.
c) a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual, vedada a atribuição da legitimação para agir a um único órgão, cabe aos Estados.
d) o Tribunal de Justiça deverá funcionar de forma centralizada, proibida a constituição de Câmaras regionais.
e) para dirimir conflitos fundiários, o Tribunal de Justiça proporá a criação de varas especializadas, com competência exclusiva para questões agrárias.
81. (TJ/SP – 2013 – VUNESP) Nos Tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído Órgão Especial
a) com identidade de atribuições administrativas e jurisdicionais idênticas às do Plenário do Tribunal.
b) com provimento de um terço das vagas por antiguidade entre os juízes de carreira, um terço das vagas por antiguidade entre os juízes provenientes do quinto da Advocacia e do Ministério Público, alternadamente, e um terço por eleição do Tribunal Pleno.
c) o Plenário do Tribunal, nos termos da Constituição, tem absoluta discricionariedade em decidir ou não pela criação de seu Órgão Especial, em seu regimento interno.
d) aplicando-se a ele o quórum a que o Regimento Interno dispuser, no exercício das competências jurisdicionais e administrativas, inclusive disciplinares.
82. (TRT/8ªR – 2013 – CESPE) Considerando as normas constitucionais que versam sobre o Poder Judiciário, assinale a opção correta.
a) Compete ao STF processar e julgar, originariamente, a homologação das sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias.
b) Em se tratando de recurso extraordinário, o recorrente deverá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o STF examine a admissão do recurso, somente podendo o tribunal recusá-lo por manifestação da maioria absoluta de seus membros, em atenção à cláusula de reserva de plenário.
c) Compete ao procurador geral da República suscitar, perante o STF, incidente de deslocamento de competência para a justiça federal nas hipóteses de grave violação de direitos humanos.
d) Aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos quatro anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
e) A inamovibilidade do magistrado pode ser mitigada por motivo de interesse público, desde que fundada em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça.
83. (TRT/8ªR – 2013 – CESPE) Assinale a opção correta a respeito do Poder Judiciário.
a) Salvo autorização do CNJ, o juiz titular terá de residir na respectiva comarca.
b) Deverão ser motivadas e tomadas em sessão pública as decisões administrativas dos tribunais, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros.
c) Os servidores dos tribunais receberão delegação para a prática de atos de mero expediente, contudo referidas práticas só possuirão caráter decisório se a delegação for expressa nesse sentido.
d) A CF estabelece que as custas e emolumentos serão destinados ao custeio dos serviços afetos às atividades da administração pública em geral.
e) O CNJ é um órgão de natureza judicial, com sede na capital federal e jurisdição em todo o território nacional.
84. (TCE/RO – 2013 – CESPE) O Conselho Nacional de Justiça e o TCU são órgãos internos do Poder Judiciário, porém não possuem jurisdição, sendo apenas órgãos administrativos de fiscalização externa dos demais órgãos.
85. (PRF – 2013 – CESPE) Compete originariamente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, os estados ou o DF.
86. (DEPEN – 2013 – CESPE) Apesar de competir ao Conselho Nacional de Justiça o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, o texto constitucional não reconhece esse órgão como integrante do Poder Judiciário.
87. (MS – 2013 – CESPE) Lei complementar, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, disporá sobre o Estatuto da Magistratura.
88. (MS – 2013 – CESPE) O STF e o STJ possuem jurisdição em todo o território nacional.
89. (MS – 2013 – CESPE) São órgãos do Poder Judiciário, entre outros, a Defensoria Pública da União e a dos estados.
90. (MS – 2013 – CESPE) O Ministério da Justiça tem natureza jurídica de órgão do Poder Judiciário e subordina-se apenas ao STF.
91. (TRT/12ªR – 2013 – FCC) Mauricio é Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 12a Região, oriundo da magistratura da carreira, e pretende um dia ser um dos 27 Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Para tanto, antes de ser nomeado pelo Presidente da República, Maurício deverá ser brasileiro nato
a) e ter mais de 30 e menos de 60 anos de idade, ser indicado pelo próprio TST e aprovado pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal. 
b) ou naturalizado, ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, ser indicado pelo próprio TST e aprovado pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal. 
c) ou naturalizado, ter mais de 30 e menos de 60 anos de idade, ser indicado pelo próprio TST e aprovado pela maioria simples dos membros do Senado Federal. 
d) ou naturalizado, ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, ser indicado pelo Presidente da República e aprovado pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal. 
e) e ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, ser indicado pelo Presidente da República e aprovado pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal. 
92. (TRT/12ªR – 2013 – FCC) Conflito de competência entre um juiz do Trabalho e um juiz estadual deverá ser processado e julgado, originariamente, pelo:
a) Tribunal Regional Federal da região respectiva.
b) juiz federal da região respectiva.
c) Tribunal Superior do Trabalho.
d) Superior Tribunal de Justiça.
e) Supremo Tribunal Federal.93. (DPE/DF – 2013 – CESPE) A regra constitucional que proíbe o magistrado de exercer a advocacia no juízo ou no tribunal do qual se tenha afastado, antes de decorrido o período de três anos, contados do afastamento do cargo, aplica-se tanto ao Poder Judiciário estadual quanto ao federal de qualquer instância, incluindo-se o STF, o STJ e os demais tribunais superiores.
94. (DPE/DF – 2013 – CESPE) De acordo com a CF, é obrigação dos tribunais de justiça estaduais, dos tribunais regionais federais e dos tribunais regionais do trabalho a instalação da justiça itinerante com competência para realizar atividades jurisdicionais, inclusive audiências, dentro dos limites territoriais da respectiva jurisdição.
95. (TJ/RR – 2013 – CESPE) Considerando os contornos constitucionais dos poderes do Estado, a competência de cada um desses poderes e os direitos e as garantias constitucionais, assinale a opção correta.
a) Nas comarcas onde não forem instituídas varas do trabalho, a jurisdição trabalhista será exercida pelos juízes federais.
b) O cancelamento de súmula vinculante somente pode ser requerido pelo procurador-geral da República.
c) A independência judicial constitui um direito fundamental do cidadão.
d) O ingresso no cargo de ministro do STF é feito por nomeação do presidente da República, aprovada a escolha por maioria simples do Senado Federal, entre cidadãos com mais de trinta e cinco anos de idade e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e ilibada reputação.
e) O princípio do juiz natural, por ter foro constitucional, aplica-se ao juízo arbitral.
96. (MPU – 2013 – CESPE) A regra segundo a qual os juízes não podem, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo, exercer a advocacia no juízo ou no tribunal do qual tenham se afastado aplica-se tanto ao afastamento por aposentadoria quanto ao por exoneração.
97. (MPU – 2013 – CESPE) A regra do quinto constitucional aplica-se ao Superior Tribunal de Justiça, ao Tribunal Superior do Trabalho, aos tribunais regionais federais, aos tribunais dos estados e do DF e territórios e aos tribunais regionais do trabalho.
98. (SERPRO – 2013 – CESPE) O Conselho Nacional de Justiça, apesar de possuir natureza exclusivamente administrativa, foi arrolado pela CF como um dos órgãos do Poder Judiciário.
99. (TJ/SC – 2013) Observadas as proposições a seguir expostas, assinale a alternativa correta: 
I. Na apuração de antiguidade, o tribunal somente poderá recusar o juiz mais antigo pelo voto fundamentado de três quintos de seus membros, conforme procedimento próprio, e assegurada ampla defesa, repetindo-se a votação até fixar-se a indicação. 
II. O ato de remoção, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa. 
III. Nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por merecimento e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. 
IV. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
a) Somente as proposições I, II e IV estão corretas. 
b) Somente as proposições I e IV estão corretas.
c) Somente as proposições II e IV estão corretas. 
d) Somente as proposições II e III estão corretas. 
e) Somente as proposições I, III e IV estão corretas. 
100. (TJ/SP – 2013 – VUNESP) Segundo a Constituição Federal, é(são) órgão(s) do Poder Judiciário:
a) o Tribunal de Contas da União.
b) o Ministério da Justiça.
c) o Superior Tribunal Federal.
d) o Conselho Superior de Justiça.
e) os Tribunais e os Juízes do Trabalho.
101. (AL/PB – 2013 – FCC) Considere a seguinte situação hipotética: Carla é Desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba e Marco é Juiz federal. De acordo com a Constituição Federal brasileira, 
a) Carla e Marco poderão fazer parte da composição do Conselho Nacional de Justiça, se indicados pelo Supremo Tribunal Federal. 
b) Carla e Marco poderão fazer parte da composição do Conselho Nacional de Justiça, se indicados, respectivamente, pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal. 
c) Carla e Marco poderão fazer parte da composição do Conselho Nacional de Justiça, se indicados, respectivamente, pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça.
d) Carla e Marco não poderão fazer parte da composição do Conselho Nacional de Justiça. 
e) apenas Marco poderá fazer parte da composição do Conselho Nacional de Justiça, se indicado pelo Supremo Tribunal Federal.
102. (AL/PB – 2013 – FCC) Os Ministros do Supremo Tribunal Federal e os Ministros do Superior Tribunal de Justiça serão nomeados pelo Presidente da República depois de aprovada a escolha 
a) pela maioria absoluta do Senado Federal e pela maioria absoluta das Assembleias Legislativas, respectivamente. 
b) pela maioria absoluta do Senado Federal e pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, respectivamente.
c) pela maioria absoluta do Senado Federal. 
d) por, no mínimo, um terço do Senado Federal. 
e) por, no mínimo, um terço do Senado Federal e pela maioria absoluta das Assembleias Legislativas, respectivamente. 
103. (OAB – 2013 – FGV) Compete ao STF processar e julgar originariamente os litígios listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o. 
a) Entre Estado estrangeiro e Estado membro da federação.
b) Entre Estado estrangeiro e município.
c) Entre organismo internacional e a União.
d) Entre organismo internacional e Estado membro da federação.
104. (PC/PA – 2013 – UEPA) Assinale a alternativa correta acerca do Poder Judiciário. 
a) O juiz poderá exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, decorrido período de seis meses do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. 
b) Aos juízes é vedado exercer, ainda que em disponibilidade, todo e qualquer outro cargo ou função. 
c) Aos juízes é vedado dedicar-se à atividade político-partidária.
d) O encaminhamento da proposta orçamentária do Poder Judiciário, dentro dos limites estipulados em conjunto com os demais Poderes na Lei de Diretrizes Orçamentárias, compete, no âmbito dos Estados e no Distrito Federal ao respectivo Governador. 
e) Os pagamentos devidos pela Fazenda Pública Estadual, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, devendo ser expressamente designados os nomes dos credores nas dotações orçamentárias para este fim.
105. (PC/PA – 2013 – UEPA) Com relação ao Poder Judiciário, é correto afirmar que: 
a) o juiz titular somente residirá na respectiva comarca se assim determinar o tribunal. 
b) todas as decisões de seus órgãos serão fundamentadas, sob pena de nulidade, e todos os julgamentos serão acompanhados somente pelas partes e seus advogados, para preservar o direito à intimidade do interessado. 
c) a atividade jurisdicional será ininterrupta, exceto nos períodos de férias coletivas nos juízos e tribunais. 
d) as decisões administrativas serão motivadas em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria simples dos presentes.
e) um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetivaatividade profissional.
106. (TJ/DF – 2013 – CESPE) O cargo de juiz é vitalício, razão por que seu ocupante somente o perderá por decisão judicial transitada em julgado. 
107. (TJ/DF – 2013 – CESPE) O Conselho Nacional de Justiça poderá intervir no mérito da atividade jurisdicional exercida pelos juízes.
108. (TJ/DF – 2013 – CESPE) São da competência da justiça comum estadual o processo e o julgamento de todas as contravenções penais, ainda que cometidas em detrimento de bens, serviços ou interesses da União.
109. (TRT/10ªR – 2013 – CESPE) Entre as funções típicas do Poder Judiciário inclui-se a edição de normas regimentais que disponham sobre a competência e o funcionamento de seus órgãos jurisdicionais e administrativos.
110. (PC/GO – 2013 – UEG) Em razão das características da atuação do Poder Judiciário, são-lhe conferidas garantias institucionais e aos seus membros. Tais garantias são apontadas como imprescindíveis ao exercício da democracia, à separação de poderes e ao respeito dos direitos fundamentais. As garantias institucionais são as 
a) que garantem a liberdade e a imparcialidade do juiz, compreendendo a irredutibilidade de subsídios.
b) conferidas ao poder judiciário para a sua independência, garantindo a inamovibilidade e a vitaliciedade dos juízes.
c) que garantem a independência do poder judiciário, compreendendo a autonomia funcional, administrativa e financeira.
d) conferidas aos magistrados, como vitaliciedade e inamovibilidade, para lhes assegurar a atividade judicante.
111. (CNJ – 2013 – CESPE) A função típica do Poder Judiciário é a jurisdicional, sendo-lhe vedada a prática das funções administrativa e legislativa, que são reservadas, por força do princípio da separação dos poderes, ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo.
112. (CNJ – 2013 – CESPE) A inamovibilidade constitui garantia que é deferida apenas aos juízes titulares, não alcançando os substitutos.
113. (CNJ – 2013 – CESPE) O Poder Judiciário goza de autonomia administrativa, razão por que auto-organiza seus serviços, mas não detém autonomia financeira.
114. (TRT/10ªR – 2013 – CESPE) O Conselho Nacional de Justiça não é órgão do Poder Judiciário, mas sim ente autônomo cuja função é exercer o controle externo de todos os órgãos que integram o Poder Judiciário.
115. (TRT/10ªR – 2013 – CESPE) Estará em conformidade com a CF lei que condicione o acesso ao Poder Judiciário ao esgotamento das vias administrativas, pois a CF autorizou a existência da jurisdição condicionada ou instância administrativa de cunho forçado.
116. (TRT/10ªR – 2013 – CESPE) Leis e expedientes administrativos tendentes a intimidar o exercício dos juízes infringem o instituto das garantias judiciais e direitos fundamentais dos cidadãos, especialmente o direito à tutela judicial e ao processo e julgamento por um tribunal independente e imparcial.
117. (TRT/1ªR – 2013 – FCC) Dentre as normas da Constituição Federal aplicáveis ao Poder Judiciário encontra-se aquela segundo a qual 
a) cabe ao Poder Judiciário dispor sobre o período de férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau.
b) as decisões administrativas dos tribunais não necessitam ser motivadas.
c) o juiz titular residirá na respectiva comarca, salvo autorização do Tribunal.
d) é vedado aos servidores do Poder Judiciário receber delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório.
e) a distribuição de processos será imediata apenas em primeiro grau de jurisdição.
118. (TRT/1ªR – 2013 – FCC) Suponha que um indivíduo empossado como juiz no ano de 2010 tenha também assumido um cargo de magistério em instituição pública de ensino. Sem prévia comunicação ao Tribunal ao qual estava vinculado, filiou-se a partido político, vindo a perder o cargo em 2011 por decisão do respectivo Tribunal. No ano seguinte, passou a exercer advocacia junto ao mesmo juízo do qual se afastou. Considerando as normas da Constituição Federal, o indivíduo em questão 
a) agiu ilicitamente ao exercer um cargo de magistério em instituição pública de ensino, conjuntamente com o cargo de juiz.
b) somente poderia dedicar-se a atividade político-partidária mediante prévia e expressa autorização do respectivo Tribunal.
c) somente poderia dedicar-se a atividade político-partidária após tornar-se vitalício.
d) agiu ilicitamente ao exercer advocacia junto ao mesmo juízo do qual se afastou, antes de decorridos 3 anos do afastamento do cargo.
e) não poderia ter perdido o cargo por decisão do Tribunal ao qual estava vinculado.
119. (TRF/5ªR – 2013 – CESPE) Assinale a opção correta acerca do Poder Judiciário.
a) Advogado ou membro do MP que passe a integrar a carreira da magistratura por meio da regra do quinto constitucional adquirirá a vitaliciedade após dois anos de efetivo exercício do cargo.
b) A partir da publicação do enunciado de súmula vinculante do STF na imprensa oficial, ficam vinculados ao seu teor os demais órgãos do Poder Judiciário, assim como os órgãos do Poder Legislativo e do Poder Executivo.
c) De acordo com o entendimento do STF, o foro especial por prerrogativa de função estende-se aos magistrados aposentados.
d) O STF entende que, caso magistrado federal tenha sido indicado por três vezes consecutivas, em lista tríplice, para promoção por merecimento, a cargo de juiz de TRF, a Presidência da República é obrigada a nomeá-lo, por ser a nomeação um direito subjetivo público decorrente de garantia da magistratura.
e) De acordo com a jurisprudência do STF, confirmada pelo plenário do tribunal, é desnecessária a realização de sessão pública e de votação nominal, aberta e fundamentada para a promoção por merecimento de magistrados, bem como para deliberações sobre remoções voluntárias para membros do Poder Judiciário.
120. (MS – 2013 – CESPE) Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) são de livre nomeação do presidente da República, após aprovação por maioria absoluta dos membros do Senado Federal.
121. (TCE/RO – 2013 – CESPE) O Conselho Nacional de Justiça não pode apreciar de ofício a legalidade de ato administrativo praticado por membro do Poder Judiciário, mas, uma vez provocado, pode desconstituí- lo ou revê-lo, sem prejuízo da competência do Tribunal de Contas da União (TCU).
122. (DEPEN – 2013 – CESPE) O STF entende que a composição híbrida do Conselho Nacional de Justiça não compromete a independência interna e externa do Poder Judiciário, porquanto não julga nenhuma causa, nem dispõe de atribuição, cujo exercício interfira no desempenho da função jurisdicional.
123. (TJ/PE – 2013 – FCC) Uma das inovações introduzidas pela Emenda Constitucional nº 45/2004 foi a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sobre o CNJ é correto afirmar: 
a) Dentre seus 15 componentes, encontram-se o Presidente do Supremo Tribunal Federal, um juiz estadual indicado pelo Superior Tribunal de Justiça, um juiz de Tribunal Regional Federal indicado pelo Supremo Tribunal Federal, um juiz federal indicado pelo Superior Tribunal de Justiça e um juiz de Tribunal Regional do Trabalho indicado pelo Tribunal Superior do Trabalho.
b) Participam da composição do CNJ, com mandato de dois anos, admitida uma recondução, um membro do Ministério Público da União, indicado pelo Procurador-Geral da República, um membro do Ministério Público estadual, escolhido pelo Procurador-Geral de Justiça, dentre os nomes indicados pelo órgão competente de cada instituição estadual, dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e dois cidadãos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.
c) Compete ao CNJ rever, de ofício ou mediante provocação, os processos administrativos disciplinares e judiciais de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano, com a finalidade de verificar a aplicação das penas de crime contra a administração pública ou de abuso de autoridade.
d) Compete ao CNJ o controle da atuação administrativae financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.
e) Compete ao CNJ elaborar relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias, sobre a situação do Poder Judiciário no país e as atividades do Conselho, o qual deve integrar mensagem do Presidente da República a ser remetida ao Congresso Nacional, por ocasião da abertura da sessão legislativa.
124. (CNJ – 2013 – CESPE) De acordo com o entendimento do STF, o CNJ não exerce função jurisdicional, e os seus atos e decisões sujeitam-se ao controle jurisdicional da corte constitucional.
125. (MPU – 2013 – CESPE) Caso um militar de determinado estado pratique homicídio contra vítima civil, a justiça militar estadual não é competente para processar e julgar esse militar.
126. (TRT/18ªR – 2013 – FCC) Considere as seguintes assertivas sobre o Poder Judiciário, de acordo com a Constituição Federal de 1988: 
I. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público. 
II. O ato de disponibilidade do magistrado, por interes- se público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa. 
III. Lei Ordinária, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988. 
Está correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas. 
b) I, II e III.
c) II e III, apenas. 
d) I e III, apenas. 
e) II, apenas
GABARITO
1 – A
2 – E
3 – A
4 – A
5 – A
6 – A
7 – Correta
8 – D
9 – B
10 – Errada
11 – Correta
12 – A
13 – D
14 – C
15 – A
16 – C
17 – Errada
18 – Errada
19 – C
20 – C
21 – A
22 – E
23 – Correta
24 – Errada
25 – Errada
26 – Correta
27 – Correta
28 – Correta
29 – Correta
30 – E
31 – Correta
32 – B
33 – C
34 – A
35 – Correta
36 – A
37 – B
38 – Correta
39 – C
40 – C
41 – C
42 – E
43 – E
44 – D
45 – Errada
46 – Correta
47 – Correta
48 – A
49 – Correta
50 – B
51 – C
52 – Errada
53 – D
54 – D
55 – B
56 – C
57 – Correta
58 – A
59 – C
60 – E
61 – D
62 – Errada
63 – B
64 – E
65 – Correta
66 – Correta
67 – C
68 – E
69 – B
70 – D
71 – A
72 – D
73 – C
74 – D
75 – Errada
76 – B
77 – Errada
78 – E
79 – B
80 – D
81 – C
82 – E
83 – B
84 – Errada
85 – Errada
86 – Errada
87 – Errada
88 – Correta
89 – Errada
90 – Errada
91 – B
92 – D
93 – Correta
94 – Correta
95 – C
96 – Correta
97 – Errada
98 – Correta
99 – C
100 – E
101 – C
102 – C
103 – B
104 – C
105 – E
106 – Errada
107 – Errada
108 – Errada
109 – Errada
110 – C
111 – Errada
112 – Errada
113 – Errada
114 – Errada
115 – Errada
116 – Correta
117 – C
118 – D
119 – D
120 – Correta
121 – Errada
122 – Correta
123 – D
124 – Correta
125 – Errada
126 – A

Continue navegando