Buscar

MODELO DE PORTIFOLIO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL-UNINTER
Julia Camilo dos Santos RU: 1747673
PAP Guarujá/SP
Relato de experiência: Minha história
Neste portfólio será apresentado a minha trajetória escolar, explicarei os motivos pelo qual optei ao ensino a distância e as minhas influências sobre a escolha da faculdade e do curso, expondo as minhas expectativas ao decorrer do curso de pedagogia.
Meu nome é Julia Camilo dos Santos, tenho 19 anos, nasci em Mogi das Cruzes/SP,morei 18 anos em São Sebastião/SP com meus pais e meus três irmãos, atualmente resido na cidade do Guarujá/SP, sou casada e tenho uma enteada de sete anos.
Minha trajetória escolar iniciou-se em escolas públicas, estudei da pré-escola até o 2°ano do ensino fundamental em Juquehy, costa sul de São Sebastião na escolinha EMEI BRANCA DE NEVE e depois na ESCOLA MUNICIPAL DE JUQUEYH, depois me mudei para a costa norte, morei durante oito anos no bairro chamado Itatinga, próximo ao centro de São Sebastião.
Quando cheguei à costa norte, não me acostumei com a ideia de mudança, pois era um local movimentado totalmente diferente de Juquehy, morávamos próximo à praia e não tínhamos vizinhos tão próximos a nossa casa, meus pais trabalhavam de caseiros.
Sempre fui uma aluna boa,dedicada,organizada,tinha um ótimo comportamento, respeitava meus professores e colegas de classe, minhas notas eram boas, jamais fiquei de recuperação, porém eu era uma aluna tímida, cheguei a fazer teatro para interagir com as pessoas ao meu redor.
No Ensino Médio, passei pelo processo seletivo de 2012 da Etec de São Sebastião, é uma escola técnica pública muito boa e disputada pelos estudantes, fiquei na colocação de 45° para 80 vagas do curso do Ensino Médio, foram três anos estudando no período matutino no bairro do Porto Grande, eu ia de bicicleta, pois não gostava de ir de ônibus, por que viviam lotados de passageiros e sempre atrasava o horário de entrada na escola.
No primeiro ano foi de adaptação, a recepção foi bem criativa com apresentações e gincanas feita pelos próprios alunos veteranos, na primeira semana havia á tradicional ‘Semana Paulo Freire’, Ao qual, a escola inteira era sorteada e formavam-se equipes por cores, misturando todas as salas com o intuito de interação social, cada equipe tinha que criar um grito de guerra e a criar uma bandeira, arrecadar produtos perecíveis, recicláveis e produtos de higiene pessoal para doar á instituições de caridades como o asilo Lar Vicentino e para a prefeitura que ajudava famílias sem condições. Cada tarefa realizada cronometrada valia uma pontuação diferente, eram propostos vários desafios como apresentações de dança, teatro, música, libra, palestras com especialistas de diferentes temas e desafios on-lines, o maior critério deveria ser ligado diretamente no contexto pedagógico, no final da semana Paulo Freire, a equipe com maior pontuação era premiada com uma visita técnica á alguma faculdade.
No segundo ano do Ensino Médio, começaram algumas dificuldades, os professores eram rigorosos, mas auxiliavam muito bem nas atividades, nós tínhamos que elaborar o Pré-
tcc, formávamos grupos de até três alunos, havia uma aula somente para o desenvolvimento do TCC, o professor orientava e dava total suporte, fazíamos muito seminários para treinar, foi um ano de grande aprendizagem.
No 2° semestre de 2013, realizei outro processo seletivo pela Etec para o curso Técnico de Turismo Receptivo no período noturno com duração de 1ano e meio.
No meu 3° e último ano do Ensino Médio, reta final, a pressão da apresentação do TCC, Enem, vestibular, sentia-me confiante, mas ao mesmo tempo com o sentimento de medo, não tinha certeza se realmente queria fazer faculdade de direito, pois através do CIEE fui chamada para fazer estágio no Fórum de São Sebastião, no cartório da 1°Cível, os escreventes diziam que eu tinha muito competência para ser uma grande profissional nessa área.
Na minha apresentação do TCC foi uma experiência maravilhosa, pois encarei como se fosse uma apresentação de seminário, o difícil foi juntar todos os dados, as referências bibliográficas, as pesquisas de campo e elaborar o TCC, mas no final deu tudo certo, o tema do tcc estava relacionado sobre a influência da musicoterapia na vida das pessoas, o grupo era composto por mim e mais duas colegas de classes: A Larissa e a Isabela, sempre fomos dedicadas, unidas e cooperativas uma com as outras.
Foto 1: Turma do 3m3 ,minha colação de grau do Ensino Médio.
No 2° semestre de 2013, fiquei na colocação de 11° de 40 vagas para o curso Técnico de Turismo Receptivo no período noturno com duração de 1ano e meio.
No curso Técnico de Turismo Receptivo foi um grande leque para experiências e aprendizagem. A nossa turma era responsável pela realização dos eventos da instituição.
No 1° semestre tivemos bastantes aulas práticas, visitas técnicas, palestras com especialistas, a turma de Turismo Receptivo ficou conhecida pela ótima realização e execução dos eventos, em minha opinião á maior realização de eventos foi a recepção dos novos alunos e da realização do ‘Etec show’, era realizado apresentações de dança em grupos ou individuais, música em grupos ou individuais, Teatro e stand up no Teatro Municipal de São Sebastião, nós éramos responsáveis pela elaboração do regulamento, do apoio dos patrocinadores e dos prêmios, a venda dos ingressos optamos por brinquedos em bons estados, por que usaríamos para entregar para as crianças carentes no dia das crianças na escola Josefa Santana Neves juntamente com apoio de outras turmas do Técnico e do Ensino Médio com brincadeiras, pipoca, cachorro quente e picolés. Foi a melhor edição do Etec
show, entre trancos e barrancos conseguimos realizar o evento, na abertura tivemos a presença de uma banda local chamada ‘SR.BAMBA’,um grupo de Rock.
No ultimo semestre, depois de muitos eventos, de muitas visitas técnicas, finalmente iriamos apresentar o TCC, juntamente com as minhas colegas de Classe: Vanessa e Leticia Sayuri, o tema foi: A implantação de uma empresa de Recreação em São Sebastião.
Escolhemos esse tema, por que no litoral há uma decadência, às empresas contratadas são terceirizadas, tínhamos objetivo de fundar a empresa de Recreação’ Recrear pé na Areia’, porém, infelizmente, o destino fez com que cada uma seguisse o seu caminho.
Foto 2: Apresentação do TCC
Foto 3: Colação de grau do curso Técnico de Turismo Receptivo
O ensino á distância é uma modalidade de ensino/aprendizagem,é uma nova alternativa para adquirir conhecimento utilizando-se das novas tecnologias. Atualmente sabemos que a Internet é o maior meio de comunicação entre a polulação,pois isso,as faculdades estão abrindo oportunidades a esse ensino que vem crescendo e tem se mostrado muito mais
acessível que a modalidade presencial em diversos aspectos. Os motivos pelos quais um aluno decide estudar a distância são variados, poder trocar uma sala de aula pelo conforto da própria casa, realizar outras tarefas enquanto estuda, não precisar se deslocar até outra cidade ou até a universidade, ter flexibilidade em criar seus próprios horários, o preço da mensalidade mais acessível podem influenciar a escolha por estudar EAD.
Os materiais são disponibilizados num Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado AVA,com o login e senha haverá o acesso à sala de aula virtual, lá estará os guias do curso, materiais de áudio, vídeos, textos, livros on-lines,simulados, atividades, calendário escolar, avisos importantes,etc.
É a primeira vez que curso uma graduação, eu escolhi a modalidade EAD, por que o valor da mensalidade é mais acessível, por que consigo me concentrar melhor sozinha do que na companhia de outros colegas de classe, por ter a flexibilidade de estudar em qualquer horário e em qualquer local, cursar uma graduação sem sair de casa com diploma do mesmo peso de uma faculdade presensencial, quero focar totalmente no meu aprendizagem ao decorrer do curso e também por que me encaixo nas características de um aluno EAD: Ser Organizada e disciplinada criando métodos deestudos, ter a iniciativa e motivação á estudar ,pesquisando á fundo sobre os temas relacionados das aulas, ter a curiosidade de pesquisar além das aulas apresentadas e ter a facilidade com o uso da tecnologia.
Em relação á escolha da faculdade e ao curso, eu sempre tive vontade de ser professora, gosto bastante de crianças, adoro criar brinquedos com material reciclável, fazer dobraduras e pintura com tinta, amo livros, minhas principais características são: ser paciente e observadora. A escolha pela Uninter, foi através de amigos do meu marido que fazem graduação e todos recomendaram por ser uma ótima faculdade, o AVA, o ambiente virtual de aprendizagem é um portal simples e fácil de ser entendido, pelo qual, ficam disponíveis os conteúdos do curso e outras ferramentas de interação como as vídeos-aulas, matérias complementares como artigos, vídeos externos, livros onlines,chats,fóruns,e acesso de cronograma do calendário escolar,etc.
Diante dos fatos mencionados, o ensino Ead, está sendo uma experiência maravilhosa, ter a oportunidade de cursar uma faculdade sem sair de casa e com flexibilidade de horários, faz com que me sinta entusiasmada e motivada para continuar trilhando o meu caminho, futuramente com uma vocação profissional que eu me identifico e que me faça sentir prazer em transmitir o conhecimento e poder fazer parte da história dos meus futuros alunos. Minhas expectativas são as melhores possíveis, por que a educação é uma necessidade permanente, os empregos nessa área são garantidos, mesmo que o salário não seja tão estimulante, mas acredito que não há valor que pague a realização de um sonho de infância. Eu tenho que agradecer a Deus por ter sido uma aluna da Etec,a todos os professores que me ensinaram as noções básicas da Educação e pela oportunidade de estágio, a minha infância e juventude me fizeram muito feliz, que a faculdade possa continuar me dando motivos para acreditar no meu potencial podendo contribuir da melhor maneira possível atuando como professora.

Continue navegando