Buscar

O Papel Social do Psicólogo.docxformatado COMPLETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Papel Social do Psicólogo
 NP O psicólogo, em seu trabalho, usa o seu conhecimento para tratar e prevenir doenças mentais ou distúrbios, ela tem técnicas para diagnosticar problemas e possui também técnicas para recuperar a saúde mental que foi afetada.
CITAÇÃO Segundo Ferreira Giofilho (2010, pag. 57).
O papel do psicólogo é fundamental para entender como ser humano constrói suas histórias, quais a sua relação com o passado e com ele estão vivenciando e construindo o presente.
NP O Psicólogo ajuda o homem a conseguir a paz, para isso ele analisa os problemas para solucioná-los. O psicólogo não resolve os problemas do paciente, mas ajuda juntamente com a colaboração deles a resolver seus problemas que estão impedindo de ser feliz e de seguir sua vida sem traumas e muitas vezes sem medo de viver. 
CITAÇÃO Segundo Telles (2003, pág. 59).
A psicologia social passou a ser compreendida como estudos das interações humanas e sobre os problemas relativos. As atitudes e os valores.
NP Em agosto de 1962 a psicologia foi regulamentada como profissão no brasil. Os primeiros passos para o estudo da psicologia no Brasil foram dados por médicos. O médico Franco Da Rocha foi um nome importante para a psicologia, pois ele começou a usar em hospitais técnicas psicológicas e psiquiátricas.
CITAÇÃO Segundo Aparecida (2004, pág. 140).
O passado da psicologia no Brasil liga-se fundamentalmente a tradição do pensamento ocidental e, mais precisamente, europeu, que direta ou indiretamente os portugueses nos comunicaram prolongando além-mar da cultura da sociedade e Portugal, em mais de 3 séculos de história o brasil refletiu, bem ou mal, esta condição de herdeiro de uma cultura luso-europeia e, e isto também se aplica aos primórdios das considerações da natureza psicológica em nosso país.
NP A psicologia teve como base a filosofia e a Fisiologia, isso é evidente até nos dias de hoje, tanto é que a psicologia é a grande ponte entre filosofia e a Fisiologia, em uma como modelo dialógico entre a especulação e a experimentação. Mas a psicologia não depende da filosofia para sua existência, a filosofia apenas exerce sobre a psicologia certa influência. 
CITAÇÂO segundo AMORIM Paulo (2002, ed1, pag16) 
 A área de atuação do psicólogo estende se a consultórios, creches, escolas, associações comunitárias e empresas, sindicatos fundações, juizados de menores, da família, penitenciaria, associação esportiva e em núcleos rurais comunitários.
NP Quanto às áreas de atuação do psicólogo que são bastante amplas, a que é a mais procura atualmente é a Clinica que revela grande poder de atração diante dos q se graduam em Psicologia. A Psicologia clínica tem um índice baixo de desistência dos profissionais que nela ingressam.
CITAÇÃO segundo ARRUDA Carmem (vol 4 nº4 Brasília 1984)
A psicologia Escolar vem sendo considerada até agora como uma área secundária Da psicologia vista como relativamente simples, não requerendo muito preparo, nem experiência profissional. Dentro da instituição escola é pouco valorizada. Até mesmo dispensável, haja vista a inexistência de serviços dessa natureza, enquanto os de orientação educacional e supervisão escolar são previstos e regulamentados por lei.
NPA profissão de psicólogo é regulada pela Lei Federal nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, e pela lei Federal nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971. Onde passou a ser regulamentada a profissão de psicólogo e definidos os cursos para seu exercício Onde passou a ser regulamentada a profissão de psicólogo e definidos. 
CITAÇÂO Segundo HAMOTTO Oswaldo vol.20 nº4 Dec 2000
Uma primeira via de incidência será decorrência do estabelecimento das Diretrizes Curriculares em substituição aos Currículos Mínimos, promovendo reformulações profundas nos cursos de formação. Tais diretrizes são apenas anunciadas no texto da lei, na forma de recomendações gerais que deverão ser observadas pelas IES ao fixar seus currículos, como decorrência da proposição de atomia (Art.53, inciso ii).
A Lei também prevê a obrigatoriedade do registro dos diplomas no órgão do MEC, seja em cursos de bacharelado, licenciado e Psicólogo. A Lesgislação foi criada para organizar a estrutura da educação brasileira. A LDB é ligada diretamente á formação acadêmica e na pratica profissional do psicólogo. 
CiTAÇÃO segundo HOLANDA Adriano (prof. vol.17 no.1 Brasília  1997)
Quando a legislação estabelece que cabe ao Conselho Federal "servir de órgão consultivo em matéria de Psicologia"4, está determinando que esta autarquia possui poderes e direitos estabelecidos para traçar parâmetros dentro de um campo científico por demais vasto e complexo, e por que não assinalar, produto e criador de interfaces intelectuais significativas.

Continue navegando