Buscar

A função social da cidade

Prévia do material em texto

A função social da cidade
A propriedade atualmente em seu sentido literal vem sendo usada de maneiras distintas, querendo dizer o direito real, ou dizendo sobre adequação, como se apropriar de algo para um fim. O segundo sentido quer tentar impedir, ou pelo menos frear a violação do primeiro sentido literal apresentado. A função social da propriedade historicamente constitui um direito excludente, não para si, mas para a coletividade. Enquanto o detentor do bem cumprir sua função específica, ele fica salvaguardado pelo ordenamento jurídico, tendo eficácia “erga omnes”.
Como anteriormente esclarecido na resenha sobre o estatuto das cidades, o legislador ao formular o artigo 182 da constituição federal, em consonância com o artigo 1º da lei 10.257/2001, não quis somente estabelecer a área de atuação do direito urbano, mas adequá-la em comum acordo com a realidade social vigente, tentando de algum modo resolver os problemas urbanos. Nota-se que o descumprimento da função social geraria um ônus progressivo, então, o mal uso da propriedade na teoria geraria prejuízo, até a total perda do bem. 
É muito mais difícil determinar o que necessariamente quer dizer função social em solo urbano, tendo em vista que no caso do solo rural, as plantações e criações de animais já demonstraria o cumprimento deste instituto. Apenas a moradia garantiria o cumprimento da função social nas cidades, ou outros quesitos também deveriam ser analisados? Talvez não, pois uma pessoa que possuí mais de um imóvel não conseguiria morar em locais diferentes ao mesmo tempo, deixando claro que estamos excluindo a prática do aluguel por exemplo.
Como a propriedade privada é um dos princípios basilares das sociedades contemporâneas, o Estado garantindo a proteção do seu direito e a coletividade abrindo mão de sua expectativa de direito em relação à propriedade privada , sustentaria a propriedade individual. Práticas como o plano diretor, sanções diversas ao desuso e abandono, IPTU progressivo , edificação e parcelamento compulsório e desapropriação depois de esgotadas todas as sanções devem ser colocadas em prática e encorajadas.

Continue navegando