Buscar

Relatório de observação ensino fundamental 1 / Município de Itapevi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O presente relatório consta o resultado da observação realizada na Escola Municipal Cemeb Ubiraan José Chalup , Situado no município de Itapevi -SP  R. Machado de Assis, 22 - Vila Santa Flora, Itapevi - SP, 06680-070. Com telefone (11) 4144-3326–A escola conta com a diretora: Maria Gleisse Alves da Silva, vice-diretora: Lady Dayane C. dos Santos; com duas coordenadoras pedagógicas: Viviane Coutinho e Michele de Oliveira. ( Pegar nomes )
O Estágio de observação iniciou-se no dia 16 de Março de 2015 e terminou no dia 22 de Abril de 2015( pegar datas). Durante esse período, tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos alunos do 1° , 2° , 3° , 4° e 5° ano do ensino fundamental.Iniciei o estagio no Sábado, data comemorativa do dia da família . A diretora me recepcionou muito bem e me apresentou a professora Eliana que das aulas no ensino municipal desde 2005. Observei que a professora era sempre muito amorosa com os alunos. Observei que ela tinha um vinculo afetivo com os alunos de todas as séries. 
Como estávamos fora da Sala de aula devida data comemorativa iniciamos a comemoração as 10 da manhã. Eu auxiliei a professora com a organização das crianças na quadra da escola para a apresentação de uma música ( Trevo) .A professora me informou que a alguns meses atrás iniciará o ensaio da sala, explicando a importância do vinculo familiar para as crianças . Explicou também o sentido da comemoração e a alteração do nome da comemoração que antes era dedicada apenas as mães e que agora se tratava da família pois muitos alunos eram cuidados por avós, tios ou irmãos. Achei bem interessante.
Observei que a diretora estava a par de toda organização da festa, auxiliando os professores no que era necessário, ela foi bem atenciosa comigo. 
A escola tinha uma quadra bem grande e espaçosa, nela foram acomodados os pais e familiares das crianças. Ajudei neste dia com a venda de um bingo beneficente, consegui vender muitas cartelas. Esta venda seria direcionada para compra de uma nova impressora para escola. 10 familiares foram beneficiados com prêmios.
Uma piscina de bolinha e alguns outros brinquedos foram colocados no pátio da escola e também na quadra, eu fiquei responsável auxiliar as crianças na piscina de bolinhas. As crianças estavam muito empolgadas com os brinquedos. Todos se divertiram muito.
Na semana seguinte continuei com a professora Eliana ,responsável pelo 1° ano A . Uma sala grande, com alguns brinquedos dentro de uma caixa de plástico e muitos livros com figuras bem coloridas. A sala tinha 43 alunos, fiquei nessa sala durante uma semana por 4 horas cada dia. 
Na semana em que fiquei em sala, observei que todas as a atividade foram baseadas no projeto que a escola estava realizando sobre a prevenção contra Dengue. Ela realizou algumas atividades de língua portuguesa como ditados, caça palavras e cruzadinhas . Os ditados eram feitos logo após a contação de histórias. No primeiro e segundo dia ela deu uma aula explicativa e expositiva sobre a Dengue, ela confeccionou um grande inseto e falou mais sobre o perigo que o mosquito da Dengue pode causar. Nos dias seguintes ela passou algumas atividades de matemática com blocos , soma com os dedinhos e atividades com desenhos para colorir . No ultimo dia em sala de aula ela fez varias atividades de matemática e como ela se encaixava no nosso dia a dia .Ela explicou a importância de aprender a matemática.O dia terminou com uma roda de conversa, atividades de recorte com o tema da Dengue.
Observei que a professora tinha que falar num tom um pouco alto pois todos falavam praticamente ao mesmo tempo . Saiam todo tempo de suas cadeiras para conversar com os coleguinhas. Em momentos de indisciplina as professoras era bem enérgica ai eles mantiveram o respeito. 
A professora tinha uma didática muito boa para com os alunos, ela elaborava todo( qual apostila a prof usa) material de acordo com os temas atuais e com a região da escola sem fugir do conteúdo fornecido pela escola.
Os alunos interagiram muito bem tanto com a professora comigo e colegas.
Me despedi da sala , me apeguei bastante a eles. Alguns foram sempre bem amorosos comigo, outros meio envergonhados.
Na semana seguinte eu fiquei no 2° ano, na sala da professora Marli Araujo.A professora das aulas a mais de 5 anos no município de Itapevi. Percebi que a sala tinha mais meninas do que meninos. Falavam bem mais e se comunicavam bem mais do que as crianças do primeiro ano. No primeiro dia de aula a professora passou um livro chamado “ Bailarina” , todos ficaram encantados com as figuras, um livro muito bonito. Ela fez a leitura e em seguida pediu um ditado sobre o livro. Perguntou para eles o que achavam do livro, foi uma aula bem expositiva e divertida, todos falaram o que pensaram sobre o tema. Ela passou em seguida alguns exercícios de cimetria e algumas operações matemáticas. Notei que alguns alunos levantavam a todo momento mais a professora era bem enérgica. Achei um pouco difícil de controlar a sala.Ela falava um pouco alto. No segundo dia a professora passou alguns caça palavras das famílias das letras, A e B, algumas crianças sentiram bastante dificuldade. Ela passou também algumas operações matemáticas, adição e subtração. No terceiro dia ouve uma roda de conversas, foi bem legal, sobre diferentes tipos de bairros e as pessoas que vivem neles. Ouve uma atividade dos desenhos com coisas que existem nos bairros. A professora passou duas atividades do livro, para que elas pudessem completar. No quarto dia ouve uma atividade chamada “ Escrita espontânea” onde a professora pode avaliou o nível de escrita de cada um. Foi passado também um exercício de gramática .Achei as aulas bem proveitosas. Achei que a professora passou atividades bem mais elaboradas sobre matemática. Achei que essa professora por ter sido mais enérgica do que a primeira acabou de certa forma transmitindo mais segurança aos alunos , isso foi demonstrado nas atividades feitas por eles durante a semana. Sem contar que ela deixava que eles pudessem levar um brinquedo na sexta feira , eles adoraram. Gostei bastante. Fui muito bem recepcionada e minha despedida foi difícil, me acostumei com eles assim como com a turma anterior.
A semana seguinte eu fiquei na turma do 3° ano, professora Maria José.Alunos maiores. Alunos com média de idade de 8 a 9 anos. Esses alunos se comportavam um pouco melhor e falavam um pouco mais baixo. Me recepcionaram super bem. Bem receptivos mesmo. Muitas meninas ficavam do meu lado, queriam compartilhar seus segredos comigo. No primeiro dia de aula foi passado um livro, a Rainha do Pijama,a professora fez a leitura e eles fizeram uma interpretação. Fizeram um tetro sobre o tema. Foi bem divertido, alguns meninos ficaram com vergonha de participar. No segundo dia ouve uma sondagem com frases enigmáticas e foi abordado um pouco sobre a água no nosso dia a dia. Ela passou algumas atividades de matemática e inseriu gráficos e expressões numéricas . Os alunos tiveram muitas dúvidas . A professora elaborou um ditado e passou atividades sobre pontuação.No terceiro e quarto dia ela focou nos números, fez uma atividade onde eles tinham que escrever de 1 a 400. Senti que eles tiveram muita dificuldade. Passou uma cruzadinha sobre os números. No quarto dia ela deu uma aula bem artística, deu um vídeo sobre a arte , com alguns pintores famosos. Os alunos ficaram bem atentos. Depois ela pediu para reproduzirem o que viram . Foi bem legal, alguns alunos se destacaram bastante. Desenham muito bem .

Continue navegando

Outros materiais