Buscar

O gestor tem grande participação na avaliação na escola seminário (Salvo Automaticamente) (elisangela mezzari) (1)

Prévia do material em texto

A FUNÇÃO DA GESTÃO NA PARTICIPAÇÃO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.
Ana Eliza da Silva Gabriel
Elisangela Mezzari
Gisele Costa
Julia da Silva
Prof.ª Tutora Externa Elen Marcelino Jaques
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 1167) – Seminário Interdisciplinar VIII
07/05/2018
RESUMO
O presente trabalho irá abordar a importância da participação do gestor perante todo o processo de avaliação e planejamento escolar, colocando que o gestor deve ser participativo em todas as questões escolares, desde o processo administrativo até os professores, funcionários, a todos que envolvem o ambiente escolar, para que obtenha uma educação com qualidade e participativa, buscando sempre a inovação e incentivando os professores a buscarem o aperfeiçoamento para assim transmitir seus conhecimentos com qualidade aos alunos e atingindo seu objetivo preparando seus alunos para a grande sociedade.
Palavras chave: Avaliação Educacional. Gestor Escolar. Educador.
1 INTRODUÇÃO 
Os gestores escolares são os responsáveis pela administração, organização, avaliação e orientação pedagógica da escola devem sempre estar preocupados em trabalhar a cultura e aprendizado profissionais, para tornar seus alunos cidadãos prontos para a sociedade. O diretor da escola tem a maior responsabilidade de tornar isso possível a seus alunos, e trazer para sua escola os melhores resultados. Os auxiliares, orientadores e coordenadores buscam junto ao diretor trazer a melhor organização para o ambiente escolar onde atuam.
A gestão escolar precisa estar focada nas diretrizes e políticas educacionais públicas, para assim terem o entendimento de como devem agir e ajudar nas avaliações escolares junto ao professor, dando todo o apoio necessário. Tudo precisa ser muito bem planejado, o planejamento escola é de suma importância para o desenvolvimento das atividades curriculares da escola.
Todos os gestores precisam trabalhar juntos, para assim terem uma escola e comunidade unidas, planejando e executando sempre para o mesmo lado, e assim formarem bons cidadãos para a sociedade.
2 A FUNÇÃO DA GESTÃO NA PARTICIPAÇÃO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
O gestor tem grande participação na avaliação na escola, contribuindo para ter uma visão de um todo. A avaliação deve ser realizada antes durante e depois, e é de extrema importância os educadores e o gestor estarem envolvidos, pensando articulando e desenvolvendo juntos. É preciso conhecer cada aluno, ter domínio do que está trabalhando, para ter sucesso e qualidade no ensino. Avaliar estimular orientar, ter o lado afetivo com o educando são importantes para que haja essa conquista.
 O gestor é o responsável pela escola é ele quem organiza o funcionamento do ambiente escolar, onde participa ativamente com todo o contexto e obtém o relacionamento com professores, alunos, pais e comunidade.
 Heloísa Lück afima;
A gestão educacional corresponde à área de atuação responsável por estabelecer direcionamento e a mobilização capazes de sustentar e dinamizar o modo de ser e de fazer dos sistemas de ensino e das escolas, Para realizar ações conjuntas, associadas e articuladas, visando o objetivo comum da qualidade do ensino e seus resultados. (Lück, 2006, p. 25)
As mudanças, a sofisticação da tecnologia e a velocidade da comunicação em termos globais exigem de qualquer gestor um perfil aberto a novas ideias e de valorização aos saberes de cada membro da equipe para contar com a participação de todos e construir uma gestão democrática, fundamental na formação de jovens cidadãos. O gestor educacional é o principal responsável pela escola, por isso deve ter uma visão coletiva, articular e integrar setores, trazer resultados para a instituição educacional, que podem ser obtidos se feito em um bom planejamento, alinhado com comportamento otimista e de autoconfiança, com propósito bem definido, além de uma comunicação realmente coerente. O fato de a equipe institucional cultivar sensações positivas, compartilhar aspirações profissionais, atitudes de respeito e confiança, gera valores realmente significativos para a instituição, pois professores e funcionários ao estarem num ambiente estimulante sentem-se mais dispostos e encorajados para trabalhar e ainda promover um trabalho coletivo cooperativo e prazeroso.
É de extrema importância o papel do gestor para o desenvolvimento integral de todo ser humano que integra uma escola. É estar empenhado na capacitação dos seus docentes para melhorar seu desempenho e seu trabalho em equipe. O gestor deve se comunicar constantemente com os professores e funcionários da sua escola, pais dos alunos e demais membros da comunidade, para que os mesmos participem da vida escolar e contribuem para o melhoramento.
Sabe-se que a qualidade de ensino é uma das atribuições que mais preocupa o gestor escolar, sendo assim é necessário que a escola incentive a formação continuada do professor, para que o mesmo promova um ensino de qualidade ultrapassando a troca de conhecimento sistemático, ou seja, a escola é um lugar de convivência e também de troca de saberes e descobertas.
Para que a escola atinja um ensino de qualidade e a aprendizagem aconteça com todos os educandos é necessário que o gestor seja participativo e articulador nas questões que envolvem o pedagógico da escola.
A gestão pedagógica é, de todas as dimensões da gestão escolar, a mais importante, pois está mais diretamente envolvida com o foco da escola que é o de promover aprendizagem e formação dos alunos, conforme apontado anteriormente. Constitui-se como a dimensão para a qual todas as demais convergem, uma vez que esta se refere ao foco principal do ensino que é a atuação sistemática e intencional de promover a formação e a aprendizagem dos alunos, como condição para que desenvolvam as competências sociais e pessoais necessárias para sua inserção proveitosa na sociedade e no mundo do trabalho, numa relação de benefício recíproco. Também para que se realizem como seres humanos e tenham qualidade de vida (LUCK,2009, p. 95).
A gestão democrática na escola ultrapassa os limites de apenas mobilizar pessoas, vai muito, além disso, a gestão escolar passa por planejar e especialmente implementar as políticas educacionais definidas previamente com toda a comunidade escolar, passando pelos professores chegando até a sociedade envolvida na escola.
O gestor deve estar comprometido com a formação continuada dos professores, com o bom ambiente entre os servidores, com a implementação e uso nacional dos novos processos tecnológicos cuidando também da parte da sustentabilidade e por fim com a boa avaliação e cobrança do aprendizado dos alunos da sua escola.
Portanto cabe ao gestor o papel principal dentro de uma escola ou comunidade escolar. Deve estar atenta as reinvindicações de professores, servidores e associações de pais, bem como o poder de viabilizar tais solicitações quando de acordo com as diretrizes traçadas para a escola.
Todas as escolas devem buscar a excelência na qualidade do ensino oferecida aos alunos, mas cabe ao gestor organizar e acompanhar a execução da proposta pedagógica sempre orientada pela LDB n° 9,394/96, artigo 12 que diz:
I – elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II – administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiro;
III – assegurar cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecidas;
IV - zelar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V – prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
VI – articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;
VII – informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;
VII – notificar ao conselho tutelar do município, ao juiz competente da comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentemquantidades de faltas acima 50% (cinquenta por cento) do percentual permitido em lei.
Perante as avaliações educacionais onde é a responsável pelo processo de ensino e aprendizagem, podemos afirmar que é importante para o crescimento do aluno e contribui com a melhoria e qualidade da educação para com todo.
A função do gestor perante as avaliações é de organizar e planejar juntamente com professores e comunidade, deve observar, mas principalmente planejar, não se chega a lugar algum se não tiver um bom planejamento, pois é ele quem guia, para que se a escola está atingindo a qualidade de ensino para com os alunos, pois os alunos são de extrema importância para a escola, e a escola deve transmitir seu conhecimento para tornar seus alunos melhores cidadãos, diante disso:
A gestão escolar consiste no processo de mobilização e orientação do talento e esforço coletivos presentes na escola, associados com a organização de recursos. Processos, instigando, mobilizando competências, superando o enfoque administrativo a partir do reconhecimento da dinâmica humana, promovendo a formação dos professores, dos alunos, inovando, criando espaços de aprendizagens significativas, desempenhando de forma efetiva seu papel social (Lück, 2012).
Perante a citação podemos perceber que o autor está se referindo a gestão como um trabalho coletivo, onde todos participam e ganham com as atividades escolares.
Quando nos referimos ao termo avaliação educacional, queremos dizer que é uma avaliação que acompanha o processo de ensino e aprendizagem dos Alunos para que o professor tenha uma visão continua dos resultados esperados com o aluno.
O gestor educacional precisa ir além de conhecimentos, precisam ser colaborativos com os professores, funcionários da escola, para que agregue um ambiente de paz e harmonia dentro da escola, e assim fazer com que sua escola seja de acolhimento e paz não somente para os alunos, mas também para os professores e funcionários que também são importantes para a escola.
A escola deve ser um ambiente de troca de conhecimentos entre todos, onde o gestor é o principal responsável pelas decisões, onde pode contar com os professores e funcionários para que todos concordem com as decisões tomadas.
Para Martins (1999, p.136):
O educador é, sem dúvida, o elemento fundamental da comunidade educativa, pois desempenha a missão de formar a alma do educando. Em função disso, não pode limitar-se a um mero transmissor de conhecimento ou a ser apenas alguém que faz da educação um meio de ganhar a vida. Antes disso, o educador deve irradiar entusiasmo, vibrando com a ação educativa.
	
Perante isso o educador nada mais é que um transmissor de conhecimento, e quando o conhecimento é transmitido com entusiasmo e alegria o conteúdo fica mais alegre e o aprendiz, recebe o conteúdo com mais leveza, adquirindo o saber para toda a vida. Diante disso o gestor educacional deve se sentir privilegiado com a qualidade de ensino e assim estar construindo valores pedagógicos.
Sendo que para que isso aconteça é necessária à participação de todos os envolvidos dentro e fora da escola, pois é de extrema importância que a comunidade participe das decisões escolares e entendam quais os seus direitos perante isso.
Quando todos caminham juntos a chance de alcançar o objetivo é bem mais rápida, e isso também conta dentro do ambiente escolar, onde seu maior desafio é alfabetizar e tornar crianças e adolescentes em grandes cidadãos.
A gestão responde por processos burocráticos da escola, para que possa ser um bom gestor ele precisa ser também um bom educador, seria irônico termos um diretor que não foi um educador, pois ele agora nesse momento de gestão e passa a ser educador de educadores, pois tudo que envolve suas decisões tem relação com alunos, comunidade e colaboradores.
Desta forma, percebemos que algumas atividades são inerentes à função de gestor, como de organizar e dirigir as situações de ensino e aprendizagem, conhecendo as estruturas das disciplinas, os conteúdos a serem trabalhados e os objetivos de aprendizagem. Envolver os professores e estudantes em atividades de pesquisa, incentivar para que participem de projetos de conhecimento. Além disso, o gestor deve oferecer apoio integrado e constante para que os professores, funcionários e estudantes sintam-se amparados. (ALTHAUS, 2009 pg 38)
O trabalho da gestão esta ligada diretamente ao aluno, fazendo com que ele seja integrado no meio social participando dos projetos que o ajudaram a desenvolver habilidades necessárias para o futuro. Ele é um intermediário entre o aluno e a sociedade, precisa conhecer os estudantes, assim ajudando com o trabalho pedagógico junto ao professor. Ele tem o papel de fazer com que a família tenha um bom relacionamento junto aos colaboradores da escola, com esses comportamentos, a gestão poderá ajudar ainda mais no processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação escola existe para ajudar na construção do aluno, ela serve para qualificar tanto a aprendizagem que é passada aos alunos quanto à instituição de ensino. Quando se fala em avaliação logo se remete a notas ou provas, mas não se trata só disso e sim de um parecer do desenvolvimento do aluno diante do processo de ensino. A avaliação deve ser de forma investigativa onde precisa que gestão, professor e pais estejam sempre juntos opinando para um melhor desempenho do aluno.
O professor é o principal autor no ensino e na avaliação, e para que ele possa realizar seu trabalho com sucesso precisa de apoio da gestão, precisa de um ambiente de trabalho adequado para a realização de suas atividades. A maneira como a gestão é direcionada no ambiente escola pode influenciar muito no ensino da escola. Professor e gestão precisam caminhar junto a comunidade para assim fazer um ambiente escolar propicio aos alunos, transformando a avaliação escolar uma forma de crescimento para o aluno.
Compreender a escola como um espaço de produção e socialização do conhecimento e das relações traz subsídios para transformações e mudanças na educação. Por isso, a concepção de avaliação tanto pedagógica tanto institucional necessita estar associada a um processo que deve abranger a organização escolar como um todo: as relações internas a escola, o trabalho docente, a organização do ensino, o processo de aprendizagem do aluno e, ainda, a relação com a sociedade. (ALTHAUS, 2009, pg. 20)
A qualidade de ensino passado nas escolas é uma preocupação constante da gestão, sendo assim a formação continuada dos professores se torna primordial ao desenvolvimento educacional. O processo de direção da escola vai muito além de criar regras e condutas para o meio, precisa ser avaliativo diante os alunos e problemas existentes no meio, para haver soluções adequadas.
O gestor educacional é o líder da escola, pois coordena e determina atividades a serem realizadas na escola pelos funcionários. Enquanto aos professores ficam a responsabilidade de desenvolver o ensino e aprendizagem dos alunos, o gestor tem a função de apoiar os professores, ajudando sempre que necessário. 
 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para uma gestão participativa de avaliações junto aos professores e comunidade é necessário muito empenho e trabalho em equipe. É necessária seguir as normas e condutas para uma educação de qualidade que preze em primeiro lugar o aluno como um cidadão. A gestão é maior responsável no bem estar dos colaboradores do meio escolar, precisa estar atualizada com as novas diretrizes e meios de comunicação para um melhor desempenho de seu papel.
4 REFERÊNCIAS 
ALTHAUS, Noeli. Avaliação e gestão escolar: da tradicional aos novos rumos. Tio Hugo, RS Brasil.2009.Disponívelem: http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1060/Althaus_Noeli.pdf?sequence=1.
Acesso em: 29 de Abril de 2018.
LUCK, Heloísa. Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. Positivo, Curitiba, 2009.
BRASIL. Lei n° 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.

Mais conteúdos dessa disciplina