Buscar

Av1 - Lic - Práticas Pedagógicas: Identidade Docente

Prévia do material em texto

1) 
"[...] Trata-se de oferecer aos futuros professores uma formação universitária de alto nível intelectual. O que se quer é desenvolver competências profissionais baseadas em conhecimentos científicos. As autoridades educativas desejam ainda fazer com que ensino e professores passem: 1) de uma visão rotineira da pedagogia a uma concepção inovadora; 2) do respeito às regras e rotinas escolares a uma ética profissional a serviço dos alunos e de seu aprendizado [...] ."
(TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. In: Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr.-jun. 2013)
A organização da docência de fato só ocorreu no século XX, quando a escola passou a ser obrigatória no Brasil. A respeito da profissionalização da docência no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Ocorreu juntamente com uma comissão científica reconhecida pelo Estado. 
II. Apresentou envolvimento nas gestões das instituições, práticas também voltadas aos problemas humanos e sociais. 
III. Não houve autonomia profissional suficiente e necessitou do Estado para gerir e tomar decisões.
Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
a)
Apenas, I.
b)
Apenas, II.
c)
 I e II.
d)
Apenas, III.
e)
I, II e III. 
2) 
"O currículo tem uma especificidade muito particular. Todos os que dele participam e todos os que têm ingerência sobre o currículo, não o fazem de maneira neutra. Trata‐se de uma área impregnada de valores, ideologias, forças, interesses e necessidades e exige, para uma definição mais exata, a explicitação de um quadro de referência filosófica, histórica, política".
(MALTA, Shirley Cristina Lacerda. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. In: Espaço do Currículo, v.6, n.2, p.340-354, maio a agosto de 2013). 
A partir do conhecimento sobre currículo, relacione as colunas abaixo:
A) Teoria Tradicional
B) Teoria Crítica
C) Teoria Pós – Crítica
1. Questionar o conhecimento corporificado no currículo e de deslocar a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder.
2. São as conexões entre significação, identidade e poder que passam, então, a ser enfatizadas. Para esta teoria, o currículo está irremediavelmente envolvido nos processos de formação pelos quais nós nos tornamos o que somos. O currículo é uma questão de identidade e poder.
3. O currículo era concebido como uma questão simplesmente técnica, pois se resumia em discutir as melhores e mais eficientes formas de organizá‐lo e aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes pretendendo ser apenas teorias neutras, científicas ou desinteressadas.
Assinale a alternativa que a apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
A1 – B2 – C3
b)
A3 – B1 – C2
c)
A3 - B2 – C1
d)
A2 – B1 – C3
e)
A2 – B3 – C2 
3) 
Analise as alternativas abaixo e complete com (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Para Vygotsky a aprendizagem se dá coletivamente, a partir do contato com o outro.
( ) Para Vygotsky o educador atua para ampliar a consciência do homem a partir dos elementos da cultura. 
( ) Para Piaget a aprendizagem depende diretamente do desenvolvimento
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
F - F - F 
b)
V - F - F 
c)
F – V – F 
d)
V – V – V
e)
F – V – V 
4) 
Leia atentamente o trecho a seguir:
[...] primeiramente, professar é exercer uma atividade em tempo integral. Isto significa que os religiosos formam comunidades cuja principal função, ou até mesmo a única, é ensinar. Ensinar torna-se uma ocupação de tempo integral naquele momento e homens e mulheres a ela consagram sua vida. 
(TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. In: Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr.-jun. 2013)
Sabe-se que a docência na América Colonial se iniciou através dos moldes europeus. A educação dos meninos e meninas das mais diferentes etnias que aqui habitavam era organizada de diferentes maneiras, como parte da vida comunitária, por um viés religioso. Qual o nome, dos primeiros professores que aqui exerciam sua atividade?
Alternativas:
a)
Bacharéis
b)
Oficineiros
c)
Confucionistas 
d)
Doutores
e)
Jesuítas
5) 
A respeito da representação social do professor preencha a lacuna a seguir:
"A representação dos professores no imaginário social e perante o poder público, que define e organiza seu papel profissional, transformou-se consideravelmente. A ______________ docente é marcada por subjetividades, constituída pela socialização, sem perder de vistas suas idiossincrasias. Ocorre uma dialética em que se percebe haver, no conceito, algo contraditório [...] em um movimento de transformação, marcado pelas experiências inter e intrapessoais [...]". 
(MOREIRA, Alessandro M., CHAMON, Edna M. Q. Ser Professor: Representação Social e Construção Identitária. Curitiba: Appris, 2015. p.63)
Assinale a alternativa que corresponde a lacuna:
Alternativas:
a)
identidade
Alternativa assinalada
b)
imaginário
c)
subjetividade
d)
profissão
e)
ação