Buscar

relatorio acido base fe, Hcl, H2

Prévia do material em texto

REAÇÕES INORGANICAS	 / FUNÇÕES INORGANICAS 			 *Alunos: Guilherme Pilantil da Rosa, Crislan Oliveira da Fonseca , Davi lazzaretti Mello, Adenor Wendling										
professor: Keller Paulo Nicolini, 	
Palavras Chave: Ácidos, bases sulfato ferroso							 
�
Introdução
Com o passar do tempo e com a descoberta de milhares de substâncias inorgânicas, os cientistas começaram a observar que alguns desses compostos podiam ser agrupados em famílias com propriedades semelhantes. Esses grupos são chamados de funções. Na Química Inorgânica as quatro funções principais são: ácidos, bases, sais e óxidos . Reações inorgânicas sempre envolvem substâncias: ácidas, bases , sais e óxidos são as mais comuns. 
Resultados e Discussão	
Materiais: pepitador, Tubos de ensaio, vidro de relógio, balança.			 Reagentes: sulfato ferroso, ferro em áparas , Ácido clorídrico , Vermelho de metila, Solução de sulfato ferroso, Hidroxído de sódio.
Usando a graduação própria de um conta gotas, mediu-se 2,0 mL de Fe2(SO4)3 , transferiu-se o volume para o tubo de ensaio e usando um outro conta gotas foi adicionado três gotas do indicador vermelho de metila à solução básica. Esse processo foi feito com todos os outros reagentes. Forram realizadas 6 reações, sendo uma em cada tudo de ensaio, conforme consta na tabela 1.
Tabela 1. Substâncias/reagentes e quantidades utilizadas em cada reação.
	TUBO
	Fe2(sO4)3 (mL)
	Fe (s)
(mL)
	HCL
(mL)
	H2O (mL)
	NaO4 (mL)
	Meio da reação
	1
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	2
	_
	0,1 
	2 
	_
	
	25 °C
	3
	
	0,1 
	_
	_
	2 
	25 °C
	4
	2
	
	
	
	
	3 gt
	5
	
	
	-
	-
	2 
	3 gt
	6
	
	
	2 
	_
	
	3 
							Conclusões
Com este trabalho concluímos que ao reagirmos óxidos, sais de base forte ou fraca, água e ácidos podemos obter elementos de varias propriedades como sólida, líquida e gasosa com pH’s bem diferenciados fazendo com que tais meios se tornem básicos, ácidos ou neutros além de mostrarem varias reações diferentes como síntese, dupla troca, neutralização e apresentarem também a formação de substâncias coloridas ou mesmo incolores, tendo em mente que quando unidas, certas substâncias reagem formando novas substâncias com características diferentes às de suas formadoras.

Continue navegando