Buscar

SEMINÁRIO TGA I

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
SEMINÁRIO FINAL DA DISCIPLINA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Como resolver a Equação: Liderança x Poder x Motivação
ITAPEVI
2012
CAMILA LEITE COURA MARIANO DE OLIVEIRA
ÍCARO AMADEU BUENO MARTINEZ
JONATAN JULIANO DOS SANTOS
REJANE ROSÁRIO
SUELI FURLAN
SEMINÁRIO FINAL DA DISCIPLINA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Como resolver a Equação: Liderança x Poder x Motivação
Trata-se o presente trabalho de um seminário onde falaremos sobre Liderança, Poder e Motivação tendo como base o Livro “O monge e o Executivo” de James C. Hunter e o filme “Duelo entre Titãs” de Boaz Yakin.		
ITAPEVI
2012
Sumário
1. Introdução										3
2. O filme “Duelo de Titãs”								3
3. O livro “O Monge e o Executivo”						3
4. Definições de Conceitos									a. Liderança									5
	b. Poder										5
	c. Motivação									6
5. Como resolver a equação Liderança X Poder X Motivação		6
6. Conclusão										7
7. Referencias										8
Introdução
Nosso trabalho falará da importância dos conceitos de Liderança, Poder e Motivação embasado no livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter e no filme “Duelo de Titãs” de Boaz Yakin. Abordaremos a importância desses conceitos para a formação do gestor moderno, afinal os tempos são outros e é cada vez mais exigida uma nova postura de quem está em um cargo de liderança efetiva, especialmente no setor público onde mais crescem as demandas de atendimento feitas pela sociedade. 
O filme “Duelo de Titãs”
O filme narra uma história de dois técnicos de um mesmo time de futebol americano, um negro e um branco. Os dois juntos vão tentar montar e treinar um time inter-radical em que os negros e brancos terão que jogar juntos, sendo nesta época um desafio, pois eles nem se quer estudavam nas mesmas salas de aulas e também nessa época o país passava por uma crise econômica e de muitos preconceitos, mas esses técnicos em suas posições de líderes não deixaram que nada frustrassem seus objetivos, passaram por muitos problemas e dificuldades para conseguir amenizar a distância que existia entre os brancos e os negros, apesar de todas as barreiras eles mantiveram uma forma resoluta para lidar com a desconfiança e a má vontade dos jogadores brancos, mesmo assim, como todo líder perseverante conseguiram treinar o time quebrando as barreiras criadas pelo racismo, promovendo a integração do grupo conseguindo fazer um time vitorioso e consagrado.
O livro “O Monge e o Executivo”
O livro narra à história de um executivo que esta a beira de um colapso por suas obrigações e responsabilidades como pai, marido e trabalhador. Pareci a que cada vez mais havia cobranças e desafetos por parte dos que o cercavam.Então lhe surgiu a oportunidade de participar de um retiro que se discutiria sobre liderança. Após receber muito incentivo de sua esposa e de seus colegas de trabalho, ele resolveu aceitar, não acreditando muito que pudesse obter resultados ou mudar alguma coisa. Mesmo sem acreditar, sabia que precisava de alguma forma ir a este encontro.O encontro se passa em uma semana num lugar muito bonito, onde monges habitavam o local.O palestrante, também monge, era um homem que já havia passado por muita experiência como executivo e tinha conhecimentos valiosos para passar a outras pessoas.Nesse período formou-se um grupo de sete pessoas, as quais trocaramexperiências da vivencia como profissionais em áreas distintas.O executivo por sua vez, a cada dia ele ficava mais interessado com o que aprendia com seus colegas de retiro e principalmente com o monge.Eles aprenderam o quão é importante o trabalho em equipe em qualquer tipo de organização, a importância de se relacionar bem com as pessoas, mesmo que seu nível hierárquico seja inferior e os princípios fundamentais de ser um bom líder.
Definições dos conceitos: Liderança
liderança é inspirar e influenciar com entusiasmo e trabalho para o bem comum, ou para a ação;
Definições dos conceitos: Poder
O poder é um elemento intrigante e digno de estudos. O filosofo Florentino Maquiavel certa vez definiu como o molde do caráter humano com a frase “Dê poder ao homem e conhecerás a sua verdadeira face”. O poder também é objeto de disputa ao longo da história da humanidade. Mas o que de fato se entende por poder, se não como o exercício de comando em determinada função, ou a faculdade de poder escolher o caminho “a” ao invés do ‘b”. Segundo o dicionário Aurélio poder é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força. Poder é um termo de origem latina, e é definida por diversas áreas.
No entanto, o poder em nosso contexto é a habilidade de liderar os membros em uma organização de uma forma humana e democrática e fazer com que os mesmos se motivem dentro da empresa. Logo o poder é um estágio da liderança, pois em nosso caso o poder não tem como ser exercicido sem a liderança. Uma ressalva deve ser feita, pois os maiores lideres da era contemporânea que exerceram um papel de lidernça obtiveram o poder ora por vias democráticas, ora por vias autoritárias. Portanto a palavra poder aceita várias adequações desde o lider responsabilizar as pessoas por determinada função até exercer um cargo de autoridade é estar imbuido de poder.
Definições dos conceitos: Motivação
No serviço público, a estabilidade que protege a administração e os servidores de arbitrariedades, está sendo agida de maneira inibidora na motivação e desempenho dos servidores. Desta forma, como um líder pode agir no setor público? E em relação à sua equipe? Podemos dizer que o líder, na gestão pública, possa ter desafios mais complexos em relação à um líder na gestão particular? Estas questões atingem diretamente na motivação do gestor, pois logo percebemos em que o gestor público precisa de se motivar para desempenhar bem sua função e também em sua equipe. 
A motivação, segundo Robins (2005), é “o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”. Ela é “tão individual como a personalidade do comportamento humano” (MEGGINSON, 1998).
Embora que as tecnologias e seus avanços trouxeram benefícios em algumas partes, ao mesmo tempo, fez com que o homem corresse cada vez mais para colocar-se à altura das ferramentas criadas por ele, e isso tem como consequência uma competitividade cada vez mais acirrada no mundo profissional. Isto chega a ser nítido nas iniciativas privadas, embora que há também os seus reflexos no setor público: a sociedade, torna-se mais informada, mais exigente em relação a seus direitos, e com parâmetros comparativos dados pela iniciativa privada, exige cada vez mais das instituições e dos servidores públicos.
Enquanto os servidores da iniciativa privada precisam ter desempenho acima da média e possuir uma capacitação cada vez mais contínua, os servidores públicos são assegurados pela estabilidade e, uma vez que ela é assegurada, ele pode perder o seu foco no trabalho. Porém existe alternativas de ação para que este problema não ocorra, só que ele .
Como resolver a equação Liderança X Poder X Motivação
A equação poder x liderança e motivação são ingredientes que se complementam a medida que cada uma das etapas é alcançada automaticamente. Vejamos cada elemento separadamente no livro o Monge e o Executivo. O protagonista da história começa a ter sua vida questionada de uma maneira geral, tanto no serviço quanto no trabalho começa sofrer problemas de relacionamento com as pessoas que o circunda. Isto exige com que o mesmo tome uma decisão sugerida pela esposa e pelo líder religioso local de se internar em monastério para reavaliar seu comportamento. Em retiro começa a ver os pontos em que estava errado e o porquê de estar errando. Como, por exemplo, ofato no livro de ter ocorrido uma greve na fabrica em que atuava e a condução não ter ido muito bem pela parte do protagonista. Este acontecimento de insatisfação dos funcionários com a condução do líder no episódio pode ser comparado à pesquisa e experiência realizada por Elton Mayo em 1924 na empresa de Hawthorne. O que foi constatado que não apenas motivações financeiras e muito menos estruturais que fazem com que os funcionários fiquem estimulados no serviço, mas o que aumentou a produção da fábrica foi a atenção que os cientistas deram aos funcionários.
Logo, o episódio serve para elucidar que embora o protagonista obtivesse a liderança dentro da fábrica, o mesmo não possuía as qualidades precisas para gerir de uma forma amistosa o poder levando os funcionários a insatisfação e deixando-os desmotivados. Portanto a equação liderança x poder x motivação são elementos que se complementam. A liderança moderna é democrática e participativa, mas com a tomada de decisão final do líder, este é o poder do qual ele é imbuído. Se houvesse tido perícia na condução da greve certamente os desdobramentos seriam outros, mas a mente do líder era a de um gerentão e não de um líder moderno. Outros episódios em sua vida pessoal demonstraram a imperícia para liderar, como na briga em que teve com seu filho por querer impor o seu modo e seu jeito de ser sem considerar s singularidades humanas que existem nos seres humanos. Além de ter conduzido o episódio erroneamente deixou o ambiente na fabrica hostil baixando a motivação dos demais funcionários.
A resolução da equação liderança x poder x motivação tem que ser resolvida passo a passo, pois nos dias de hoje é preciso saber ser líder. Os tempos são outros, a era é a da informação e do dinamismo e as questões humanas têm ganhado desde o final da segunda guerra mundial posição de destaque. As empresas têm contratado um aparato tecnológico para garantir a segurança física em todos os sentidos de seus funcionários e cabe ao líder zelar pela para estimular a motivação e a competitividade sadia dentro da empresa demonstrando novos horizontes, portanto o líder moderno exerce o poder democraticamente e ao mesmo tempo estimula os demais funcionários a abraçarem o objetivo da instituição e fazer com que ela cresça.
Conclusão
Podemos concluir, a partir da analise do livro e do filme, que os três conceitos são de grande importância na capacitação do gestor público. E também podemos considerar que eles se complementam, porém não existe uma ordem especificamente definida.
Logo, com a evolução do campo administrativo, todo gestor independentemente da área em que atuem tem que reunir estas três qualidades e torná-las exponenciais no seu dia-a-dia para que possa fazer com que seja mantido um equilíbrio dentro da organização. Ou seja, para que nenhum dos lados fiquem pensos.
Referências
MEGGINSON, Leon C.; MOSLEY C. Donald; PIETRI JR. Paul H. Administração: conceitos e aplicações. 4. ed. São Paulo, SP: Harbra, 1998.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed., São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2005.

Continue navegando