Buscar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
	Quando falamos em Tecnologia da Informação, são infinitas as possibilidades já existentes em nosso meio. Hoje em dia, pode se dizer que praticamente as organizações e a sociedade em geral usufruem desta ferramenta, que veio para expandir o conhecimento e para facilitar o armazenamento de dados. Há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue com exatidão determiná-la por completo. Ela é uma grande força nas áreas de finanças, planejamento de transportes, desing, produção de bens, na imprensa, nas atividades editoriais, na produção musical, no esporte, no rádio e na televisão.
	O armazenamento na nuvem é adquirido de um fornecedor externo de nuvem, que opera a capacidade de armazenamento físico de dados e entrega essa capacidade pela internet com um modelo de pagamento conforme o uso. Esses fornecedores de armazenamento na nuvem gerencia a capacidade, a segurança e a resiliência para disponibilizar dados aos aplicativos em todo mundo.
	Os aplicativos acessam o armazenamento na nuvem por meio de protocolos de armazenamento tradicionais ou diretamente usando uma API. Muitos fornecedores oferecem serviços complementares criados para ajudar a coletar, gerenciar, proteger e analisar dados em escala massiva.
	Quando as equipes de desenvolvimento estiverem prontas para executar os aplicativos, a infraestrutura não deverá ser um obstáculo. O armazenamento em nuvem permite que o departamento de TI disponibilize rapidamente o volume exato de armazenamento necessário, no momento que for preciso. Isso permite o departamento de TI que concentre-se na resolução de problemas complexos relacionados a aplicações, em vez de precisar gerenciar sistemas de armazenamento.
	A TI segue em avanço constante, mas ao mesmo tempo sua gestão no quesito segurança, não acompanha o mesmo ritmo das políticas de segurança e não está ainda em um patamar que pode ser considerado eficiente.
	Temos então um caso em que a tecnologia da informação se torna um risco devido a problemas de gerenciamento, é importante ressaltar os problemas que a tecnologia traz para as empresas além de seus benefícios, pois segurança também gera custos e, quando lidamos com alta tecnologia, os investimentos nem sempre são pequenos nessa área.
	O desenvolvimento da TI, segundo Keen (1996, p. XXV) pode ser dividida em quatro períodos distintos:
Processamento de dados (década de 1960);
Sistemas de informações (década de 1970);
Inovação e vantagem competitiva (década de 1980);
Integração e reestruturação do negócio (década de 1990).
São inúmeros segmentos do profissional de TI na organização: Programação, Segurança da Informação, Redes, Banco de Dados, Análise de Sistemas, Engenharia de Software, infraestrutura e hardware, entre outros.
O profissional de TI pode ser responsável por criar e desenvolver novas tecnologias.

Continue navegando