Buscar

arte educação aula inicial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LUDICO E A ARTE
 NA FORMAÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA:
Um Momento de Reflexão
INTRODUÇÃO
A arte é forma de expressão, sentimento, emoção, e prazer.
Através dela o homem produz e transmite conhecimento, adquire cultura e se relaciona com o mundo, pois arte também é comunicação.
Arte como técnica, lazer, derivativo existencial, processo intuitivo, genialidade.
É criação humana com valores estéticos, ( beleza, equilíbrio, harmonia, revolta).
Para contribuir com a compreensão dos significados da arte podemos citar três elementos que são: o como fazer, como conhecer, e ou como exprimir;
ARTE É TUDO! ARTE É NADA! (VAUTIER, 1973)
HISTÓRIA DA ARTE: breve relato
Determinou o lugar, acontecimentos e fatos da época através dos desenhos no interno das cavernas. Toda arte tem seu tempo... E muitas vezes, mãe de nossos sentimentos. Cada época de uma civilização, cria uma arte que lhe é própria e que jamais se verá renascer.... (Kandinsky, 1990, p. 27).
A arte na história do homem se parte do conceito de que a arte faz presente desde as primeiras expressões, e enquanto linguagem, interpretação e representação do mundo, é parte de nosso crescimento intelectual, do crescimento mental, ligado as formas abstratas , que não constituem a sustentação não só das artes, assim como também a sustentação da lógica, da Ciência e do método Científico.
Podemos concluir que a arte é mero reflexo do tempo em o artista vive.
A ARTE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
 Não é possível conhecer um país sem conhecer compreender sua arte "Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se ele tem uma alta produção e também uma alta compreensão dessa produção”.
 Os professores do ensino fundamental e médio costumam priorizar a linguagem científica e discursiva, mas é preciso que o aluno tenha também uma alfabetização visual para compreender a linguagem que o rodeia em outdoors, na televisão, no computador. 
 A arte nas escola tem papel fundamental que é reconhecer e fazer com que o aluno se liberte das tensões, usando a criatividade para poder se expressar com liberdade e naturalidade. Podemos observar que os desenhos, pinturas, modelagem etc., que tem origem da linha, da cor, do volume recebem o nome de arte Infantil.
Constituição da Nova República de 1988 menciona cinco vezes as artes no que se refere a proteção de obras, liberdade de expressão e identidade nacional. Na Seção sobre educação, artigo 206, parágrafo II, a Constituição determina:
"O ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios (...). II - liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e disseminar pensamento, arte e conhecimento."
Esta é uma conquista dos arte-educadores que pressionaram e persuadiram alguns deputados que tinham a responsabilidade de delinear as linhas mestras da nova Constituição. Os arte-educadores no Brasil são politicamente bastante ativos. A politização dos arte-educadores começou em 1980 na Semana de Arte e Ensino (15-19 de setembro) na Universidade de São Paulo, a qual reuniu 2.700 arte-educadores de todo o País. Este foi um encontro que enfatizou aspectos políticos através de debates estruturados em pequenos grupos ao redor de problemas preestabelecidos como a imobilização e isolamento do ensino da arte; política educacional para as artes e arte-educação; ação cultural do arte-educador na realidade brasileira; educação de arte-educadores, etc.
FORMAÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DA ARTE
Sabemos que a cultura é produzida nas mais diferentes estâncias de vida social, mas na escolar - por um caráter obrigatório- desempenha em relação a disseminação cultural, um papel fundamental. Assim grande parte das reflexões e da responsabilidade dirigi-se também à escola.Várias referências bibliográficas analisam o fato da arte dentro do foco cultural, principalmente na educação infantil, como responsável pelo conhecimento das artes visuais, do teatro, da música, dança que são temas de cultura no espaço educativo. Embora a natureza das demais instâncias abordadas como a brinquedoteca, museus, biblioteca, seja diversa, mais dispersa menos sistemática, sua ação é crucial junto a escola: socializar conhecimentos e amplitudes e oportunidades de espaços culturais.
Estudar a Arte como fonte de cultura na educação infantil permite entender aspectos tão diversos quanto a política, estética ou antiguidades do avanço tecnológico, em particular as técnicas de produção que, de um lado, vulgarizam a arte ( obra), mas de outro permitem sua socialização multiplicam a muitas possibilidades que muitos se tornem autores, produtores e criadores. Favorece ainda a problematização das concepções de infância, de linguagem, de leitura e de arte. 
Quando o educador trabalha diversas formas de cultura de arte com as crianças é necessário que conheça a história da arte, pois só assim poderá escolher o que deverá ensinar, e em que momento.
O Objetivo desta pesquisa é colocar professores e profissionais que atuam com crianças em diferentes contextos, e partilhar reflexões que foram e vêm se delineando em ações voltadas a infância através de um fio condutor: a relação da criança com/nos espaços de cultura. Cada um de nós, individualmente ou em equipe, trabalha direta ou indiretamente com a criança, procurando percebê-la dentro do seu universo social como sujeito criado na cultura e pela cultura.
OBJETIVOS
METODOLOGIA
O presente trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas. Obtivemos as seguintes fontes: livros, artigos científicos, revistas pedagógicas, pelos seguintes autores: Ferraz e Fusari (1999) Barbosa(1983) Iavelberg (2003). A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundarias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferencias seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicada, quer gravadas.(LAKATOS, 1991, MARCONI, 1991).
Palavras – Chave: Arte- educação, formação cultural, criança, escola
DESENVOLVIMENTO
O que é Arte?
Arte no Brasil
O artista e a obra de arte na história. 
A arte na Educação Brasileira. 
A arte na escola
 A arte na educação infantil
Relações entre a criança e o artista
O impulso criativo. 
Notas sobre a criança, o primitivo e o artista do século xx
Os Parâmetros Curriculares Nacionais
Formação cultural da criança através da arte
Educador/cultura.
Quando o educador trabalha as diversas formas de cultura em arte, é preciso que ele conheça a história da arte, para aí sim escolher o que deverá ensinar, com o propósito de que as crianças entendam que os trabalhos de arte não existem isoladamente, mas que expõem as ideais e tendências de uma determinada época.
Várias referências bibliográficas analisam o fato da arte dentro do foco cultural, principalmente na educação infantil, como responsável pelo conhecimento das artes visuais, do teatro, da música, dança que são temas de cultura no espaço educativo.  
		Alunos talentosos merecem ter acesso a práticas educacionais que atendam às suas necessidades e habilidades.
				
Profa. Perussi 
				
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando