Buscar

Trabalho aço

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Neste trabalho, abordaremos as vantagens e desvantagens no Brasil em se trabalhar com estruturas metálicas ou com estruturas de concreto armado. Trataremos dessa comparação através dos critérios técnico (prazo e execução) e comercial (custo e viabilidade), bem como as vantagens e desvantagens de cada um destes processos construtivos.
– ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
– VANTAGENS
A estrutura de concreto armado convencional permite variabilidade de formas. O custo dos materiais é baixo. Possui bom comportamento contra incêndios e seu processo construtivo é conhecido.
Podem ser executadas praticamente em qualquer local independentemente de fornecedores específicos. Podem atender a praticamente qualquer formato proposto pela arquitetura. O concreto pode receber subprodutos de outros processos industriais, como, por exemplo, a escória de alto-forno, o que lhe confere características de sustentabilidade. São duráveis e robustas, com baixo custo de manutenção.
Apresentam elevada durabilidade e resistência ao fogo, características que resultam em maior segurança à edificação e redução de custo na contratação de seguro. Podem ser moldadas in loco ou pré-moldadas – em canteiro ou não –, flexibilidade que permite adequar o custo da estrutura a diferentes condições. São versáteis e para qualquer das modalidades de produção existe ampla rede de fornecedores qualificados (projetistas, construtoras, pré-fabricadores) em todo território nacional. Segurança contra o fogo. Boa resistência aos esforços dinâmicos (choques e vibrações).
 – DESVANTAGENS
Possui peso próprio elevado. Requer fôrmas para moldagem. Pode apresentar fissurações, dificuldade para reformas e demolições e a execução é demorada.
Aplicam grande quantidade de mão de obra local e são mais pesadas. Formas e escoramentos.
– ESTRUTURAS METÁLICAS
2.1– VANTAGENS
Esta opção possui estrutura leve e propicia aumento do espaço útil, maiores vãos livres, ganho de prazo, melhor assertividade no dimensionamento. A estrutura é de precisão milimétrica, mais resistente e sua execução é rápida.
O menor peso próprio facilita o transporte e a montagem. Usualmente, possuem prazo de execução menor. Atendem a vãos elevados e grandes sobrecargas e podem ser produzidas com aços resistentes à corrosão, aumentando a vida útil e reduzindo a manutenção.
Estruturas em aço pesam menos, reduzindo cargas nas bases e custos das fundações em até 30%. Uma de suas características é a rapidez construtiva. A alta resistência permite estruturas com componentes mais leves, vencendo grandes vãos livres. Pode chegar pronta ao canteiro e ser montada no mesmo dia, sendo ideal para locais com espaço reduzido. Permite adaptações, reforços e ampliações com poucos transtornos e menores custos. Ao final de sua vida útil pode ser desmontada e reaproveitada. A maior precisão, com tolerâncias milimétricas, associada à característica de modularidade, facilita a compatibilização com sistemas. Por serem expostas, permitem inspeções periódicas, com tempo e custo reduzidos. A tecnologia confere aos arquitetos liberdade. Industrializada, racionaliza o uso de materiais e mão de obra. O aço é 100% reciclável, tem comportamento constante e responde bem a ações dinâmicas, como impactos, vibrações e terremotos. Produzem menos ruídos e poeira e não geram entulhos.
2.2 – DESVANTAGENS
Exige cuidados contra agressões químicas. Requer mão de obra especializada e medidas de proteção contra incêndio. Baixa liberdade arquitetônica, processo construtivo pouco conhecido e o custo é alto.
O menor peso das estruturas de aço não favorece fundações com tendência para cargas de tração. A rapidez na execução pode significar maior velocidade no desembolso. As vantagens podem não aparecer quando a edificação tem vãos livres muito pequenos e sua montagem exige planejamento prévio. Exigem maior precisão e não aceitam com facilidade ajustes ou improvisos. As estruturas aparentes exigem manutenção periódica da pintura. Podem apresentar maiores deformações e movimentações, que, caso não sejam tratadas adequadamente, podem gerar danos em outros componentes.
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
-INTERNET, Pesquisa Textual, www.cbic.org.br/sites/default/files/11%20CEZAR%20VALMOR%20MORTARI%20-%20COMPARATIVO%20T%C3%89CNICO%20FINANCEIRO%20ENTRE%20CONCRETO%20ARMADO%20CONVENCIONAL%20E%20ESTRUTURADOS%20EM%20A%C3%87O-CONCRETO.pdf
-INTERNET, Pesquisa Textual, construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/128/estrutura-metalica-x-estrutura-de-concreto-confira-a-opiniao-299127-1.aspx
-INTERNET, Pesquisa Textual, blog.construir.arq.br/estrutura-concreto-x-estrutura-metalica-vantagens-desvantagens/
-INTERNET, Pesquisa Textual, www.metalica.com.br/analise-comparativa-estrutura-metalica-x-concreto
-INTERNET, Pesquisa Textual, www.fec.unicamp.br/~almeida/au405/Fundamentos.pdf

Continue navegando