Buscar

Questões CIVIL 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201505581580)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(27.º Concurso Promotor de Justiça - MPDFT) Ainda a respeito dos contratos, assinale a opção incorreta.
		
	
	Admite-se a intervenção judicial nos contratos quando ocorrer uma causa superveniente ao contrato, capaz de gerar mudanças nas condições econômicas sob as quais foi celebrado o contrato, ocasionando a onerosidade excessiva decorrente de evento extraordinário e imprevisível ou, nos contratos de consumo, por fatos supervenientes, mesmo previsíveis, que tornem as prestações excessivamente onerosas.
	 
	O contrato é um negócio jurídico resultante da manifestação da autonomia da vontade das partes, no qual devem coexistir harmonicamente a função econômica e a função social, esta no interesse individual da parte economicamente mais fraca da relação contratual e aquela no interesse da coletividade que necessita do equilíbrio econômico do mercado e da segurança jurídica.
	
	O princípio da equivalência material busca preservar a equação e o justo equilíbrio contratual, seja para manter a proporcionalidade inicial dos direitos e obrigações, seja para corrigir os desequilíbrios supervenientes.
	
	O dever de informar manifesta-se na fase pré-contratual pela imposição da obrigatoriedade de o contratante fornecer ao outro todas as informações necessárias para que ele possa formar uma opinião esclarecida quanto a firmar ou não o contrato.
	
	Tratando-se de relação de consumo e de contrato de adesão, há presunção legal do poder negocial dominante e presunção absoluta de que o consumidor e o aderente são juridicamente vulneráveis, pois submetidos ao poder negocial do outro contratante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505579585)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB/CESPE/2008.2) A respeito do transporte de pessoas, assinale a opção correta, de acordo com o Código Civil vigente:
		
	
	É nula a cláusula de exclusão da responsabilidade no contrato de transporte de pessoas, ao qual também não se aplica a excludente da força maior.
	 
	Em regra, o transporte feito por cortesia não se subordina às normas estipuladas para o contrato de transporte de pessoas.
	
	O transportador não poderá reter bagagem ou objetos pessoais de passageiros para garantir o pagamento de passagem que não tiver sido efetuado no início do percurso.
	
	O transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas, mas só responde pelo extravio das bagagens se o passageiro tiver declarado o valor a elas correspondentes.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505654488)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Tratando-se o contrato de espécie do gênero negócio jurídico, os seus elementos constitutivos são os mesmos dos Negócios Jurídicos, cuja estrutura pode ser organizada da seguinte forma: I. Plano da Existência, relativo ao ser, isto é, à sua estrutura, de acordo com a presença de elementos básicos, fundamentais, para que possa ser admitido; II. Plano de Validade, dizendo respeito à aptidão do negócio frente ao ordenamento jurídico para produzir efeitos concretos; III. Plano de Eficácia, tendo pertinência com a sua capacidade de produzir, desde logo, efeitos jurídicos ou ficar submetido a determinados elementos acidentais, que podem conter ou libertar tal eficácia; IV. Plano de Formalização, diz respeito ao momento em que a proposta é aceita pelo oblato; V. Plano de Materialização, refere-se à efetiva produção de efeitos decorrentes do contrato; Estão CORRETAS as seguintes assertivas:
		
	
	I, II, III, IV
	
	III, IV
	
	I, II, III, IV, V
	
	II, III
	 
	I, II, III
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505644135)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A formação dos Estados Democráticos, para além da conformação do monismo normativo, transformou a vida das pessoas no reconhecimento dos novos valores sociais e na convivência com as diferenças, propiciando novo corte na hermenêutica do Direito no que respeita ao pluralismo jurídico. Sobre a técnica de coordenação das diferentes fontes jurídicas, revelada na aproximação do CDC com o Código Civil de 2002, é CORRETO dizer:
		
	
	Pela dimensão coerência, para evitar contradições, os princípios de determinada norma são utilizados em caráter complementar por outra.
	 
	Pela dimensão coordenação, há a possibilidade de transposição da reflexão doutrinária e jurisprudencial de uma codificação para outra codificação mais recente.
	
	Pela dimensão da complementaridade, compreende-se que determinada lei sirva de base à outra, de forma que os conceitos básicos de uma codificação sejam utilizados por codificação congênere.
	
	Pela dimensão da subsidiariedade revela-se a adoção de topoi em determinada legislação que estende seu conceito à legislação afim.
	
	Pela dimensão coerência das contradições, os princípios de determinada norma são utilizados em caráter complementar por outra.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505497225)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto a função social dos contratos - é possível admitir:
		
	
	A função social figura como um princípio de segundo plano (de mera orientação), tanto que não consta sua previsão na Carta Constitucional.
	
	Transfere riquezas, com a plena capacidade das partes envolvidas, preservando o arbítrio dos integrantes.
	 
	Tem como escopo a transferência de riquezas, tutelando, sobretudo, o bem estar coletivo, impondo limites e prescrevendo condutoas
	
	Tem a única função de transferir riquezas e permitir o pleno funcionamento do sistema capitalista.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201505484498)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Fernanda celebrou contrato de conta corrente com determinada entidade bancária. Ao receber o instrumento do contrato ao qual aderiu, percebeu algumas ambiguidades e contradições em determinadas cláusulas relativas às tarifas bancárias. É correto afirmar, nesse caso, que:
		
	
	as mencionadas cláusulas contratuais devem ser interpretadas mais favoravelmente à entidade bancária;
	
	o contrato é nulo;
	
	o contrato é juridicamente inexistente;
	 
	as mencionadas cláusulas contratuais devem ser interpretadas mais favoravelmente a Fernanda;
	
	as mencionadas cláusulas contratuais serão nulas de pleno direito.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201505644129)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Nos chamados contratos de consumo regidos pelo Código de Defesa do Consumidor CDC, aprovado pela Lei 8.078, de 11.09.1990:
		
	 
	o rigor do dogma da intangibilidade do conteúdo do contrato (pacta sunt servanda) pode ser mitigado tanto para o consumidor, como para o próprio fornecedor, em hipóteses previstas no CDC das quais decorra onerosidade excessiva.
	
	somente por iniciativa das Curadorias de Proteção ao consumidor do Ministério Público as cláusulas abusivas poderão ser revistas, para o fim de adequá-las às disposições do CDC
	
	por ser aplicável a esses contratos o princípio pacta sunt servanda, nem consumidor, nem fornecedor poderão se furtar ao cumprimento de todas as cláusulas contratuais, mesmo que algumas dessas cláusulas estabeleçam prestações desproporcionais;
	
	só ao fornecedor é assegurado o direito de pleitear a revisão de cláusulas contratuais se delas decorrer onerosidade excessiva;
	
	o rigor do dogma da intangibilidade do conteúdo do contrato (pacta sunt servanda) pode ser mitigado pelo consumidor, em hipóteses previstas no CDC das quais decorra onerosidade excessiva.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201505644120)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Em face das asserções seguintes, assinale a alternativa correta: I todo contrato é um negócio jurídico e todo negócio jurídico é um contrato, pois em ambos existe sempre a conjunção de vontades. II segundo a teoria preceptiva, o negócio jurídico é um instrumento da autonomia privada. III a teoria normativista do negócio jurídicofoi desenvolvida sistematicamente, na Itália, por Santi-Romano. IV o reconhecimento de um filho, a elaboração de um testamento e a fixação de domicílio são atos jurídicos não negociais.
		
	
	todas as alternativas estão incorretas
	 
	somente a II está correta.
	 
	somente a III está correta.
	
	somente a II e a IV estão corretas.
	
	todas estão corretas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504578803)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	 
(Questão 14 29º Exame OAB-RJ) Quanto à classificação, o contrato de compra e venda de imóveis se apresenta da seguinte forma:
		
	 
	Consensual, bilateral, oneroso e solene;
	
	Bilateral, oneroso, formal e aleatório;
	
	Oneroso, bilateral, não formal e consensual.
	
	Consensual, bilateral, oneroso e não solene;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201505645177)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(MP/RJ ¿ FUJB/2012) Sobre a Teoria Geral dos Contratos, é correto afirmar que:
		
	
	contratos simplesmente consensuais são aqueles que se perfazem com a tradição efetiva ou simbólica do objeto material do contrato;
	
	a aplicação do princípio da boa-fé objetiva na fase pré-contratual é admitida pela doutrina pátria, não sendo cabível sua incidência após o término do contrato (boa fé pós-contratual), salvo nas relações de consumo, em que tem aplicação em todas as fases;
	 
	na sistemática do Código Civil, a oferta ao público equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato.
	
	nos contratos de adesão, as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente são válidas, em conformidade com o disposto no Código Civil;
	
	o dogma da função social do contrato somente tem aplicabilidade aos negócios jurídicos celebrados após a edição do Novo Código Civil, sob pena de violar o princípio da irretroatividade;

Continue navegando