Buscar

Portfólio, Diario de campo.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GEOVANI CARVALHO PADILHA, 1701564.
PORTFÓLIO UTA 2
MÓDULO A – FASE 1
PORTO XAVIER
2018
Educação e Convívio em Fraternidade
Sobre o Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, localizado a rua Dr. Osvaldo Cruz, Porto Xavier/RS foi efetuado a entrevista em apenas 1 dia letivo, o qual foi elaborado terça-feira em contato com o 3° ano do ensino médio.
	A primeiro passo, já possuo conhecimento perante o interior da instituição, pois vista que tenha eu me formado neste ambiente. Chegando no ambiente escolar, aproximadamente 07:30h me deparo com alguns professores na sala de espera, reunidos, aguardando o soar da sirene a qual indicam o momento dos jovens e professores seguirem em direção a suas salas, e posicionar-se em suas carteiras.
	No pátio da escola possui algumas áreas de lazer como, esboço no pátio com a ideia de pular amarelinha, quadra de vôlei e basquete, além de ginásio de esportes e parquinho para as crianças, com diversos brinquedos. Em questão ao acesso a estes ambientes, todos possuem rampa para cadeirantes, além da ajuda de funcionários para alunos com deficiência visual.
A princípio, vejo que várias reformas foram tomadas, dentre as quais o acesso a diversos estabelecimentos da escola para diferentes idades e necessidades, isto é, alunos especiais, visto que nesse dia 17/04/18 contemplei a presença sobre a disciplina de história a mesma que me identifico. 
A partir das 07:45h da manhã inicia então a aula, ao nos dirigirmos a classe, é notável o convívio afetivo entre professor e aluno através dos cumprimentos e sorrisos, no entanto, logo após organizar-se em suas classes, a professora aborda a elaboração de um novo conteúdo, o qual relata a bipolaridade, causada pela guerra fria, período pós segunda guerra mundial.
Não obstante, a professora utiliza de método explicativo oral, o qual relata em formato de resumo toda a experiência contida ao longo do capítulo do livro em que envolve esse assunto. Sobre este contexto, muitos jovens sentem-se à vontade para dar opiniões e fazer questionamento sobre etapas das quais chamam mais sua atenção.
Por devido caso, esta turma possui um aluno com necessidades especiais, pois o mesmo é deficiente visual. Este jovem, possui boa interação com seus colegas, assim como os colegas vem a ele, afim de oferecer ajuda, seja em locomoção ou em conteúdo das aulas. Tenho em observação, que a escola possui estruturas para lhe oferecer um bom atendimento e aprendizagem desde materiais de estudos adaptados e digitalizados para leitura via seu notebook.
Em menção a este jovem, a professora tem cuidados específicos para que desenvolva o seu aprendizado, e construa um pensamento de capacidade e livre arbítrio. No entanto o aluno já possui técnicas de uso do seu notebook, o mesmo é ofertado com o sistema dosvox, o qual lê conteúdos, nesse caso, logo após a explicação do conteúdo pela professora a todos os alunos, vamos para a questão de conteúdos em pratica.
Neste momento, enquanto os alunos da turma em observação procuram copiar em seu caderno os pontos em que são prováveis em uma futura avaliação, a professora expõe ao aluno especial um pen drive o qual o aluno insere em seu notebook, a professora toma todos os procedimentos cabíveis e explica a ele como funcionam as partes do conteúdo e como o estudar com mais facilidade, obtendo com este processo, o acompanhamento do conceito em relação a seus colegas. 
Após todo esse contexto, explicação oral, questionamentos, é disposto o questionário relacionado ao tema do capitulo, o mesmo dispõe de questões as quais devem ser respondidas, sobre as quais em uma futura aula serão corrigidas via oralidade, os jovens se colocam em um círculo com suas carteiras e debatem sobre a correção, acompanhada de pensamentos de reflexão sobre o tema.
O conteúdo devidamente fica para objeto de trabalho casual. Sendo assim, foi possível notar que ao decorrer da aula, todos os jovens obtiveram conhecimento constante através das técnicas de aprendizagem utilizadas pela professora. 
Ao final deste período, com início às 07:45 horas e final 09:45 horas. Devo complementar como já relatado, sobre a expectativa de que a escola possui um bom atendimento com todos os que frequentam seu ambiente, seja funcionários, monitores, alunos, familiares e professores, possuem grande conhecimento sobre as leis que regem sobre a inclusão de alunos, portadores de necessidades especiais, sobre o mural da diretoria e salas de aula, possuem folhetos quais declaram sobre as mais diversas formas de boas convivências, agindo uns em auxilio de outros.
Com o intuito de inclusão educacional e social, devemos lembrar de que deve-se investir sem pretensão de custos a população, obtendo através deste caminho a fraternidade entre todos os que residem a esta localidade.

Continue navegando