Buscar

avaliando aprendizado de Histologia e Embriologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703843994)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gametogênese é o processo de formação dos gametas masculinos e femininos onde estes, são formados e madurecidos por fatores genéticos e ação hormonal. Sobre a espermatogênese assinale a alternativa correta enumerada abaixo:
		
	
	Na espermiogenese ocorre um evento de divisão celular reducional onde observa-se a formação dos espermatozoides.
	
	A células de Sertoli são reesposáveis pela produção da testosterona que é o principal hormônio regulador da espermatogênese.
	
	A passagem de espermatócito I para espermatócito II ocorre por meio de sucessivas divisões celulares do tipo equacional (2n = 26)
	 
	O controle hormonal da espermatogênese é realizado por ação dos hormônios gonadotróficos como o LH e FSH produzido pela hipófise e o GnRH produzido pelo hipotálamo.
	
	As células de Leydig são encontradas na região basal dos túbulos seminíferos sendo estas, responsáveis pela sustentação dos espermatozoides.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703387186)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o início da 2ª semana do desenvolvimento embrionário, a formação da cavidade amniótica organiza as células do embrioblasto, modificando-o em um disco celular achatado embrionário didérmico ou bilaminar. Qual é o nome das duas camadas de células que formam o disco embrionário durante este período do desenvolvimento?
		
	
	Citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto.
	
	Sinciciotrofoblasto e pediculo do embriao.
	
	Hipoblasto e mesoderma extra-embrionário.
	
	Epiblasto e âmnion.
	 
	Hioblasto e epiblasto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703901498)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A produção dos espermatozóides é constante. Eles são produzidos e armazenados até o momento da ejaculação. Junto a eles são liberados líquidos nutritivos produzidos pelas glândulas do sistema genital masculino que garantem sobrevivencia e motilidade aos espermatozóides. Dentre os nutrientes encontramos açucares e vitamina C. Assinale a alternativa que contenha as glândulas produtoras do semen:
		
	
	glândulas seminais, túbulos seminíferos e próstata.
	
	glândulas seminais, testículo e glândulas bulbouretrais.
	
	glândulas bulbouretrais, próstata e testículo.
	 
	glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais.
	
	glândulas bulbouretrais, testículo e bexiga.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703967309)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desenvolvimento humano pode ser dividido em dois períodos: pré-natal e pós-natal. Após o nascimento, o desenvolvimento humano não cessa e, além do crescimento, mudanças importantes ocorrem, por exemplo: o desenvolvimento das mamas nas mulheres, o crescimento dos dentes, o desenvolvimento do cérebro etc. Na verdade, acredita-se que o desenvolvimento humano se prolongue até os 25 anos, idade na qual a maior parte do desenvolvimento já terminou. O período pré-natal pode ser dividido em duas fases: o desenvolvimento embrionário e o desenvolvimento fetal. A fase embrionária vai desde a fecundação, com a formação do zigoto, até a oitava semana do desenvolvimento, e a fase fetal se estende da nona semana do desenvolvimento até o nascimento. Abaixo, apenas uma alternativa não condiz com a fecundação e desenvolvimento embrionário:
		
	
	A clivagem ocorre enquanto o zigoto passa ao longo da tuba uterina em direção ao útero. Durante a clivagem, o zigoto fica dentro de uma zona pelúcida, espessa, gelatinosa, que se apresenta translúcida ao microscópio. A divisão do zigoto em blastômeros começa cerca de 30 horas após a fertilização. A partir desta divisão, inicia-se a vida do embrião.
	
	Na fase em que o concepto é denominado blastocisto, sua massa celular interna ou embrioblasto agora faz saliência na cavidade blastocística (blastocele), e o trofoblasto forma a parede do blastocisto.
	
	Logo depois de fixar-se ao epitélio do endométrio, o trofoblasto começa a proliferar rapidamente e a diferenciar-se gradualmente em duas camadas: uma camada interna de citotrofoblasto e uma massa externa de sinciciotrofoblasto que consiste em uma massa protoplasmática, multinucleada, na qual não se observam limites celulares.
	 
	Ao final da segunda semana o embrião encontra-se completamente fixado no endométrio. Caso ainda não tenha nidado, utilizará suas reservas nutritivas até a tuba uterina forme a placenta e este possa desenvolver-se normalmente.
	
	O estudo do desenvolvimento embrionário, especialmente o humano, é um dos aspectos mais importantes para o estudo da evolução e desenvolvimento dos órgãos, bem como para as prováveis causas das más formações congênitas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704050819)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os túbulos seminíferos dos testículos contêm células em vários estágios de espermatogênese, além das células de Sertoli e células de Leydig . O FSH induz as células de Sertoli a sinterizarem e secretarem a proteína ligadora de andrógenos (ABP) no lúmen dos túbulos seminíferos. A secreção de ABP, então, mantém elevada a concentração de testosterona para atender às necessidades do processo de espermatogênese normal (Mc. Pherson, R.; Pincus, M.R.Diagnósticos Clínicos e tratamentos por métodos laboratoriais de Henry. 21 ed. Barueri, SP: Manole, 2012). Verifique abaixo o item que relaciona na ordem correta de desenvolvimento as células da espermatogênese:
		
	 
	Espermatogônia, espermatócito I, espermatócito II, espermátide e espermatozoide;
	
	Espermatogênese, Espermatogônia, espermatócito I, espermatócito II, espermátide e espermatozoide;
	
	Espermatogônia, espermatócito I, espermatócito II, espermatozoide e espermátide;
	
	Espermatogênese, espermatozoide, ovogênese e óvulo;
	
	Espermatogênese, células de sertoli e células de leydig;
		
	 
1a Questão (Ref.: 201704166572)
	
Pontos: 0,1  / 0,1
	A esterilização masculina chamada vasectomia é um método contraceptivo que só deve ser utilizado por homens que não desejam mais ter filhos, pois sua reversão é muito difícil. O processo da vasectomia consiste em:
		
	
	inocular hormônios nos testículos para dificultar a ereção do pênis.
	 
	seccionar os canais deferentes, não sendo mais possível eliminação dos espermatozóides.
	
	remover a vesícula seminal para que o sêmen fique bastante diminuído.
	
	inutilizar os tubos seminíferos para que os espermatozóides não sejam mais produzidos.
	
	alterar o funcionamento da próstata, reduzindo a quantidade de espermatozóides produzida.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704377389)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à reprodução humana, marque a alternativa correta.
		
	
	O prepúcio é uma membrana que envolve a glande do pênis e que geralmente se solta durante a puberdade. Caso haja a persistência dessa membrana, recomenda-se cirurgia de laqueadura.
	
	O perimétrio uterino é o local onde se concentra grande quantidade de músculo liso, responsável pelas contrações do parto e das cólicas menstruais.
	
	Indivíduos vasectomizados têm os ductos seminíferos seccionados, o que impede a passagem dos espermatozoides.
	 
	Na criptorquidia, a temperatura do local onde os testículos se alojam é maior que a ideal para a espermatogênese, o que leva à esterilidade masculina.
	
	Os ovários localizam-se atrás do útero. Para a produção constante de ovócitos é necessário que os ovários estejam 2°C abaixo da temperatura abdominal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703971155)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A menarca é estabelecida com a puberdade e percebida quando ocorre a primeira menstruação. Esse processo depende de várias etapas que prepara ovários e útero para uma futura gestação. Assim, muitas mulheres por já estarem menstruando, acreditamque seu aparelho reprodutor seja realmente fértil e então passível de gravidez. Tal constatação coincide em alguns casos com a decepção da não procriação por métodos naturais, conduzindo muitos casais a tratamentos de fertilidade para então conceber seus filhos. Sobre o respectivo aparelho, responda:
		
	
	O óvulo é uma célula fértil, liberada no útero assim que ocorre o rompimento do folículo ovariano por ações hormonais.
	
	A liberação de progesterona permite o desenvolvimento do folículo ovariano, este que conduz em seu interior o ovócito I que então se desenvolve a ovócito II, célula fértil a espera do espermatozoide
	 
	A menina produz óvulo a cada ciclo fértil, e esta célula está protegida pelo folículo ovariano.
	 
	O folículo ovariano é uma estrutura que armazena em seu interior uma célula. Inicialmente essa é conhecida como ovócito I, que com o ação de hormônios passará a ovócito II, cuja recepção do espermatozoide permite ao máximo de seu desenvolvimento, o óvulo. .
	
	Ao nascer, uma menina já está com seus ovócitos II todos prontos. A partir de então, com as evoluções hormonais, haverá o desenvolvimento do ciclo e o surgimento do período fértil.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703844344)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o sistema reprodutor masculino, assinale a única proposição INCORRETA:
		
	
	O epidídimo é um túbulo altamente enovelado onde os espermatozóides terminam seu processo de amadurecimento, isto é, onde adquirem mobilidade e a capacidade final de fecundarem um óvulo;
	 
	O processo de produção de gametas masculinos é chamado de espermiogênese, enquanto o subsequente desenvolvimento dos gametas masculinos em um espermatozóide móvel é chamado de espermatogênese.
	
	As glândulas acessórias do trato reprodutor masculino produzem secreções que são misturadas ao esperma durante a ejaculação para a produção do sêmem e são essenciais para a reprodução;
	
	A fase final da produção espermática é o processo pelo qual as espermátides se diferenciam em espermatozóides, e inclui formação do acrossomo, condensação e elongamento do núcleo, desenvolvimento de um flagelo e perda de grande parte do citoplasma;
	
	Espermatogônias são células especializadas dos túbulos seminíferos que iniciam um longo processo de divisão mitótica, dando origem finalmente a uma célula denominada espermatócito primário;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703865984)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto a seguir e identifique entre as alternativas abaixo aquela que contém o nome do órgão com as características aqui relatadas: 'Órgão túbulo muscular localizado dentro do testículo, com a função de armazenar e amadurecer os espermatozoides até a ejaculação'. A frase acima descreve:
		
	
	o testículo
	
	a vesícula seminal
	
	a próstata
	 
	o epidídimo
	
	a glândula bulbouretral

Continue navegando

Outros materiais