Buscar

Exercício 01-Aula 03 - Tipos de Contratos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL1329_EX_A3_201801075115_V1 
	07/09/2018 13:52:19 (Finalizada)
	Aluno(a): ANA PAULA CRUZ 
	2018.3 EAD 
	Disciplina: CEL1329 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS  
	201801075115
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Donald Trump insulta mexicanos ao anunciar sua candidatura (El País, 17/06/2015). "O multimilionário Donald Trump anunciou na terça-feira, dia 16 de junho, sua candidatura à presidência dos Estados Unidos com insultos contra o México, que acusou de enviar "drogas" e "estupradores" através da fronteira. Além disso, Trump prometeu que se chegar à presidência construirá um muro na fronteira (que são mais de 3.000 quilômetros) e que fará com que "o México pague por ele". Trump entra, com essas palavras, na corrida republicana, na qual há outros 11 candidatos, apelando ao discurso mais visceral contra a imigração em um momento no qual a mobilização do voto latino, para o qual as políticas de imigração são uma prioridade, pode decidir eleições nos Estados mais importantes". O discurso proferido pelo candidato à presidência dos Estados Unidos expressa uma postura: 
		
	
	Relativista, pois classifica a cultura mexicana a partir dos visão de mundo sua e de seus seguidores.
	
	Relativista, pois os mexicanos são relamente mais atradados e perigosos que os norte-americanos.
	
	Relativista, pois classifica a cultura mexicana a partir dos visão de mundo dos prórios mexicanos a respeito de si mesmos.
	
	Etnocêntrica, pois classifica a cultura mexicana a partir dos visão de mundo dos prórios mexicanos a respeito de si mesmos.
	
	Etnocêntrica, pois classifica a cultura mexicana a partir dos visão de mundo sua e de seus seguidores.
	
Explicação: 
Trata-se de uma postura etnocêntrica, que hieraquiza padrões culturais a partir da visão de mundo de quem avalia outras culturas, e não leva em consideração nenhuma variável interveniente e relativista.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A cozinha dos índios brasileiros era primitiva e rudimentar. Eles nos deixaram, no entanto, alguns pratos à base de milho, como a pamonha e a canjica; à base de mandioca (Manhiot utilíssima), como a farinha, o beiju, o mingau, a tapioca etc. (...) Extraído de RAMOS, A. Notas sobre a culinária negro-brasileira. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977.p. 85. Em relação à primeira frase desta descrição feita por Ramos sobre a cozinha dos índios brasileiros o conceito que se aplica é: 
		
	
	Diversidade Cultural
	
	Socialização
	
	Etnocentrismo
	
	Identidade Cultural.
	
	Relativismo Cultural
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) compara, no texto abaixo, as guerras das sociedades Tupinambá com as chamadas guerras de religião dos franceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes.
"(...) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (.) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo] , mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (.) Podemos portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades." (MONTAIGNE: 1984). 
De acordo com o texto pode-se afirmar que, para Montaigne,
		
	
	a ideia de relativismo cultural baseia-se na hipótese da origem única do gênero humano e da sua religião.
	
	a ingenuidade dos indígenas equivale à racionalidade dos europeus, o que explica que os seus costumes são similares.
	
	os indígenas são mais bárbaros do que os europeus, pois não conhecem a virtude cristã da piedade.
	
	a barbárie é um comportamento social que pressupõe a ausência de uma cultura civilizada e racional.
	
	a diferença de costumes não constitui um critério válido para julgar as diferentes sociedades.
	
Explicação: 
Para Montaigne seria necessário relativizar a situação de cada sociedade, observando seus atos a partir de seu contexto sócio-cultural. Nesse sentido as guerras européias eram tão violentas quanto as guerras entre indígenas.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Marque a alternativa correta a partir da perspectiva antropológica: Ao ouvirmos uma afirmativa do tipo: "a família de João é maluca. Ele ficou doente e ao invés de eles procurarem um médico, foram a um Centro Espírita, fazer uma consulta com a Vovó Maria Conga. Que horror! Que falta de civilização!", podemos afirmar que:
		
	
	Este é um exemplo claro de relativismo cultural, porque o autor da frase reconhece, sem estabelecer hierarquias, o saber do outro.
	
	Quem usa uma afirmativa deste tipo está certo, uma vez que atitudes deste tipo, como a realizada pela família de João, podem acabar matando as pessoas.
	
	Existem pessoas, como a que expressou essa frase, que revelam em suas atitudes a preocupação com a saúde da população.
	
	Este é um exemplo claro de etnocentrismo, porque o autor da frase não reconhece, estabelecendo hierarquia, o saber do outro.
	
	Este é um exemplo claro de uma postura tolerante em relação ao outro.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Antes de cogitar se aceitamos ou não a cultura do outro, a antropologia nos convida a compreende-la e verificar que ao seu jeito outra vida é vivida segundo outros pensamentos, modelos e costumes. Neste caso estamos nos referindo ao conceito de:
		
	
	ETNOGRAFIA
	
	ETNOLOGIA
	
	RELATIVISMO CULTURAL 
	
	SOCIALIZAÇÃO
	
	ETNOCENTRISMO 
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Recentemente têm provocado reações algumas ¬declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como:
		
	
	paranoica.
	
	relativista.
	
	preconceituosa.
	
	xenófoba.
	
	etnocêntrica.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Diz respeito a diversidade cultural:
		
	
	Diz respeito a cada localidade adotar uma cultura específica e restrita.
	
	Diz respeito a seguir uma cultura, tida como ideal, para o desenvolvimento da sociedade local.
	
	Diz respeito a estabelecer uma cultura central, como um padrão, para a partir da qual, poder ser comparadas diferentes culturas e estabelecida uma hierarquia, da mais desenvolvida para a menos.
	
	Refere-se a multiplicidade de formas de ver, sentire se inserir no mundo, sendo a convivência de diferentes formas de agir, de padrões culturais e de estilos de vida.
	
	Significa a tendência a uma cultura única, influenciada fortemente por culturas mais desenvolvidas.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	"Todo ano tem Carnaval ¿ e todo ano é o Carnaval que, talvez mais do que qualquer outra instituição nacional, nos certifica da continuidade do Brasil. Imaginar um Brasil sem Carnaval seria como imaginar uma noite sem lua ou um arroz sem feijão. Existem planos para acabar com tudo no Brasil, menos para proibir o Carnaval¿. Roberto Damatta, Revista Época,10/02/2013. Sobre o texto do referido antropólogo é correta a seguinte análise:
		
	
	O indivíduo que curte o carnaval não gosta de trabalhar.
	
	O carnaval é uma festa para um grupo específico da sociedade.
	
	O Brasil é um país subdesenvolvido porque ainda não acabou com o carnaval.
	
	O fenômeno do carnaval não pode ser explicado por ser complexo.
	
	O Carnaval é um ritual intrínseco a cultura brasileira.
	
Explicação: O carnaval é um ritual importante e muito valorizado pela sociedade brasileira.

Outros materiais

Outros materiais